terça-feira, 23 de junho de 2009

Alexandre Criciuma Glória de Vacaria RS


Alexandre Cizeski da Luz (Criciúma)
Posição: Zagueiro
Clube anteriorAlexandre Cizeski da Luz (Criciúma)
Posição: Zagueiro
Clube anterior: Oeste-SP
Idade: 24
Data de nascimento: 08/10/1984

: Oeste-SP
Idade: 24
Data de nascimento: 08/10/1984

Ações buscam formas de inibir o crescimento da droga em Vacaria RS


Ações buscam formas de inibir o crescimento da droga


Cartaz criado pela Promotoria Criação de uma ala no Hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria, para desintoxicação dos usuários, contando com um mínimo de 10 leitos. Esta é uma das diversas ações do Ministério Público do Município que buscam a implementação de medidas para minimizar os efeitos do crack na comunidade dos Campos de Cima da Serra.
Também serão realizadas, em parceria com a Polícia Civil e a Brigada Militar, palestras e atividades em todas as escolas para conscientizar as crianças e os jovens sobre os graves efeitos causados pela droga.

Visando o tratamento para aqueles que já são usuários, haverá o cadastramento de todas as entidades que ajudam os dependentes, para que seja realizada a troca de experiências entre elas. Essa medida facilitará o encaminhamento individualizado de cada usuário para a entidade que possa melhor lhe atender no enfrentamento ao crack.
Para os municípios menores, como uma forma de evitar a chegada ou maior proliferação do uso do crack, serão criados Núcleos de Resistência às Drogas, em pareceria com a Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra, Amucser.
O promotor de Justiça Luis Augusto Gonçalves Costa espera que todas as ações sejam implementadas no prazo máximo de seis meses. “Tal conjunto de iniciativas se faz necessário e urgente, pois o uso do crack tem levado diversas pessoas à morte, além de causar a desestruturação familiar e um forte problema na segurança pública”, ressalta o Promotor.

Constatação

Conforme levantamento feito junto aos presidiários e acusados de crimes pelo Ministério Público, pelo menos 50% deles são usuários de drogas, sendo que destes, 90% antes se tornaram dependentes da droga para depois cometerem seu primeiro delito.
A pesquisa revelou, ainda, que o uso da droga leva a uma escalada criminosa, na medida em que o consumidor de crack, para manter seu vício, começa a praticar crimes como furto e agressões a familiares, para, depois, cometer roubos e até homicídios.
“Devemos ter em mente que no início é apenas um problema individual, que em seguida passa a ser familiar, se espalhando, logo após, para toda a sociedade, perturbando, transtornando, prejudicando e marcando, para sempre, a vida das pessoas atingidas direta e indiretamente pelo crack”, alerta Luis Augusto.
Informações da Agência de Notícias do MP


Rádio Fátima AM (Jornalismo), 23/06/2009, 14h43

Motoristas são flagrados pela Lei Seca

Mais de 120 motoristas são flagrados pela Lei Seca
Os orgãos de segurança de Vacaria detiveram no primeiro ano da Lei Seca 123 condutores por estarem dirigindo sob efeito de álcool

No primeiro ano de vigência da Lei Seca os órgãos de segurança de Vacaria flagraram 123 condutores dirigindo sob efeito de álcool . Conforme levantamento realizado pelo jornalismo da Rádio Fátima a Policia Rodoviária Federal deteve 82 motoristas nas BRS 116 e 285 . Destes 26 foram encaminhados a Delegacia de Policia e 56 foi confeccionado o termo circunstanciado que é encaminhado diretamente ao Poder Judiciário . Por sua vez a Brigada Militar e a Guarda Municipal detiveram de 20 de junho de 2008 a 20 de junho deste ano 41 motoristas por embriaguez . Segundo o Delegado de Policia Carlos Alberto Defaveri foram lavrados 62 flagrantes conforme prevê a Lei Seca , sendo que 36 condutores pagaram fiança de mil reais para não ser encaminhados ao presidio . O próprio Delegado Defaveri informa que vários motoristas em Vacaria já tiveram a carteira de habilitação retida pela DETRAN e estão realizando aulas no Centro de Formação de Condutores – CFC . O chefe da Sexta Delegacia da PRF Inspetor Tiago Pires de Souza afirma que a Lei Seca diminuiu o número de acidentes na região de Vacaria . No ano anterior a vigência da Lei de junho de 2007 a junho de 2008 a PRF registrou 21 mortes na sua área de abrangência . Já de 20 junho do ano passado a 20 de junho deste ano foram nove mortes .


Rádio Fátima AM (Jornalismo), 23/06/2009, 07h32

Concurso Público em Vacaria RS

Prefeitura de Vacaria vai realizar concurso público
As inscrições para 24 vagas já estão abertas sendo que a prova de seleção será feita em agosto


Até o dia 22 de julho deste ano estão abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Vacaria . Estão sendo oferecidas vagas para os seguintes cargos : Cargos Nível Superior – Assistente Social , Bibliotecário , Nutricionista ,Farmacêutico- Bioquímico , Médico Clinico Geral , Odontologo, Procurador do Município, Piscólogo e Professor para algumas disciplinas . A carga horária varia entre 20 e 40 horas dependendo do cargo . Ao todo são 16 vagas , sendo que o valor da inscrição varia entre 50 e 80 reais . Os vencimentos ficam entre 581 reais e Dois mil 496 reais , dependendo a função que o candidato optar em realizar o concurso .
Cargos de Nível Médio e Técnico :: Uma vaga para Técnico de Enfermagem e uma vaga para Agente Administrativo-Auxiliar . Carga horária Semanal 40 horas . Valor da inscrição 35 reais . Os vencimentos variam entre 487 reais e 998 reais .
Cargos de Nível Fundamental são Seis vagas para agente comunitário e Fiscal Sanitário . Carga horária semanal de 40 horas . Valor da inscrição 35 reais . Os vencimentos ficam entre 487 reais e 998 reais .
Cargos de Nível Fundamental Incompleto : Uma vaga para Eletricista , Merendeira e Motorista . Carga horária semanal de 44 horas . Valor da inscrição 25 reais . Os vencimentos ficam entre 487 reais e 766 reais dependendo da função . Inscrições e maiores informações no seguinte endereço – www.fundatec.com.br ou pelo telefone 51 33 20 10 49 . Para todos os cargos também haverá vagas para os aprovados serem chamados conforme houver necessidade . A prova será aplicada no dia 23 de agosto deste ano .

Rádio Fátima AM (Jornalismo), 23/06/2009, 07h40

Reunião de Lideranças do Consepro

Goularte se reúne com lideranças dos Consepros e discute parcerias
23/06/2009 15:28


O secretário da Segurança, Edson de Oliveira Goularte esteve reunido, na tarde desta terça-feira (23), com lideranças de vários municípios do Estado. A reunião ocorreu na sala da Federação dos Conselhos Comunitários Pró-Segurança Pública (FECONSEPRO/RS), no 8º andar do prédio da SSP, sala 803, à Rua Voluntários da Pátria, 1.358, centro de Porto Alegre. Na pauta principal do encontro, o incentivo às parcerias entre a SSP e as comunidades do todo o Estado monitoradas pelos Consepros municipais.

O presidente da FECONSEPRO, Jovino Antônio Demari, que coordenou a reunião, afirmou que a entidade está interessada em participar das jornadas de interiorização da SSP, mobilizando os presidentes dos Consepros nos eventos dos quais participar o secretário Goularte em todos os municípios. Da reunião de hoje com o secretário participaram representantes de Imbé e Tramandaí (Litoral SUL), Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul (Grande Porto Alegre).

O QUE É O CONSEPRO?

O Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO) é a união de um grupo de empresários e moradores das localidades com o objetivo de diagnosticar, planejar e subsidiar, em parceria com a Brigada Militar, Polícia Civil e Defesa Civil, mais segurança à população através de maior qualidade no policiamento.
A FECONSEPRO atende pelo telefone 51-32881969 e o e-mail é:
feconsepro@terra.com.br. O endereço do site da entidade é
www.feconsepro.org.br

Xeretando a vida

Poa, 23/06/09

Quem mandou ser xereta??

Beijos.

Deise Nunes.

- Carmen, você está doente? Te pergunto porque eu vi sair um médico da sua casa, esta manhã.
- Olha, minha querida, ontem eu vi sair um militar da sua e nem por isso você está em guerra, não é verdade?

Brigada apreende drogas em Vacaria RS


Brigada apreende mais de três quilos de drogas em Vacaria
O suspeito atualmente cumpre pena no regime semi-aberto e está retornando de Caxias do Sul com maconha e crack


Droga estava em uma sacola(Foto: Rádio Fátima) Em uma ação de combate ao tráfico de drogas a Brigada Militar deteve nesta terça feira, 23/06, por volta das 15h, um rapaz que atualmente cumpre pena no regime semi-aberto . Quando ele chegava de Caxias do Sul em um Monza com placas de Vacaria ao perceber a viatura da Brigada Militar na Avenida Samuel Guazzelli quase esquina com Avenida Moreira Paz – Bairro Borges – o suspeito jogou no chão uma sacola com aproximadamente três quilos de maconha e crack . Fugiu em alta velocidade com o Monza sendo que no trevo da Avenida samuel Guazzelli com a BR 116 cruzou por cima dos canteiros centrais . Houve perseguição envolvendo mais de quinze policiais militares em quatro viaturas .
Nas proximidades do Bairro São João o rapaz foi detido encaminhado a delegacia de policia para o flagrante . Juntamente com o rapaz estava a sua sogra que conseguiu fugir a pé , mas ela já foi identificada e também irá responder processo judicial por tráfico de drogas .


Rádio Fátima AM (Jornalismo), 23/06/2009, 15h36

Conselho Municipal de Educação

Conselho Municipal de Educação sofre reestruturaçãoFoto: Arquivo
O Poder Executivo enviou a Câmara de Vereadores pedido de alteração do Projeto de Lei nº 44/2009, para o bom andamento das instituições de ensino municipais e escolas particulares de educação infantil instaladas no Município, no que tange a proposta pedagógica, regimentos, localização dos estabelecimentos educacionais e propostas de ensino entre outras prerrogativas. Por isso propõe-se a ampliação de números de conselheiros de onze para dezenove membros, para atingir mais segmentos da sociedade.

O Conselho Municipal de Educação passará a ter a seguinte composição:

a) 4 (quatro) membros indicados pela Secretaria Municipal de Educação, sendo um da Educação Infantil, um do Ensino Fundamental, um da Educação de Jovens e Adultos e um da Educação do Campo;
b) 1 (um) membro indicado pela rede privada de Educação Infantil;
c) 2 (dois) membros indicados pelo SIMVA, sendo um professor municipal da Educação Infantil e um professor municipal do Ensino Fundamental;
d)1 (um) membro indicado pelo Círculo de Pais e Mestres das Escolas Municipais;
e) 2 (dois) membros indicados pelas instituições de ensino superior com campus no município;
f) 1 (um) membro indicado pela APAE;
Fonte: Câmara de Vereadores

Código de Posturas


Código de Postura começa a ser discutidoFoto: Arquivo
Na noite de hoje (15) acontece a quinta Sessão Ordinária do mês de junho, na pauta constam três Projetos. São Eles; Projeto de Lei Executivo nº 40/2009. 2ª Discussão. “ Adota o diário oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, instituído e administrado pela FAMURS, como meio oficial de comunicação dos atos normativos e administrativos do Município de Vacaria”. Projeto de Lei Executivo nº 45/2009. 2ª Discussão. “Altera o art. 1º da Lei nº 2.390/2006”.( A autorização do Legislativo é necessária para alterar a delimitação dos bairros São José, Haideé e Distrito Industrial I). Projeto de Lei Complementar nº 1/2009.1ª Discussão. “Dispõe sobre o Novo Código de Posturas do Município de Vacaria e dá outras Providências”.

Este último Projeto dispõe sobre o Novo Código de Postura do Município de Vacaria, são 237 artigos que serão amplamente discutidos pelos vereadores visando atualizar o referido Código , vez que a Lei em vigor é de 12 janeiro de 1995, ou seja, há mais de 13 anos, necessitando adequação a outras leis vigentes, bem como mudanças ocorridas com o passar do tempo. A Câmara de Vereadores nos próximos dias promoverá Audiência Pública para discutir o referido Código.
Fonte: Câmara de Vereadores de Vacaria Rs

Vereadora indica Sessão Solene


Vereadora indica Sessão solene e Título de Cidadão EméritoFoto: Arquivo
Foi aprovado Requerimento de autoria da Vereadora Elisabete Ritter de Vargas Silva – PMDB, para a realização de uma sessão Solene que acontecerá dia 23 de junho alusiva aos 75 anos da CIC – Câmara da Industria e Comércio de Vacaria, e Projeto de Decreto Legislativo nº 3/2009 também de autoria da Vereadora Elisabete Ritter de Vargas Silva – PMDB, que Concede o Título de Cidadão Emérito de Vacaria ao Senhor Carlos Rigotti, este a data previamente marcada é para o mês de Outubro de 2009.

Data: 09/06/2009
Fonte: Câmara de Vereadores de Vacaria/RS

Lei Seca

Tamanho do texto: A- A+Mais de cento e vinte condutores flagrados pela Lei Seca
Os orgãos de segurança de Vacaria detiveram no primeiro ano da Lei Seca 123 condutores por estarem dirigindo sob efeito de álcool

No primeiro ano de vigência da Lei Seca os órgãos de segurança de Vacaria flagraram 123 condutores dirigindo sob efeito de álcool . Conforme levantamento realizado pelo jornalismo da Rádio Fátima a Policia Rodoviária Federal deteve 82 motoristas nas BRS 116 e 285 . Destes 26 foram encaminhados a Delegacia de Policia e 56 foi confeccionado o termo circunstanciado que é encaminhado diretamente ao Poder Judiciário . Por sua vez a Brigada Militar e a Guarda Municipal detiveram de 20 de junho de 2008 a 20 de junho deste ano 41 motoristas por embriaguez . Segundo o Delegado de Policia Carlos Alberto Defaveri foram lavrados 62 flagrantes conforme prevê a Lei Seca , sendo que 36 condutores pagaram fiança de mil reais para não ser encaminhados ao presidio . O próprio Delegado Defaveri informa que vários motoristas em Vacaria já tiveram a carteira de habilitação retida pela DETRAN e estão realizando aulas no Centro de Formação de Condutores – CFC . O chefe da Sexta Delegacia da PRF Inspetor Tiago Pires de Souza afirma que a Lei Seca diminuiu o número de acidentes na região de Vacaria . No ano anterior a vigência da Lei de junho de 2007 a junho de 2008 a PRF registrou 21 mortes na sua área de abrangência . Já de 20 junho do ano passado a 20 de junho deste ano foram nove mortes .

Rádio Fátima AM (Jornalismo), 23/06/2009, 07h32

Glória empata com o Panambi

Tamanho do texto: A- A+Glória suporta pressão e empata com o Panambi
Partida foi marcada por forte pressão do adversário. Leão da Serra teve jogador expulso, saiu atrás no placar mas mesmo assim conquistou um ponto

O Glória superou a forte pressão da SER Panambi e empatou por 1 a 1 no último sábado no Complexo Piratini. Antes mesmo do jogo começar já havia tumulto envolvendo dirigentes do Panambi e integrantes da comissão técnica do Glória. Quando a bola rolou o adversário seguiu pressionando e antes dos 10 minutos já havia marcado o gol com Juba após uma indefinição da zaga do Leão da Serra dentro da pequena área.
O gol reduziu a tensão fora do gramado mas provocou a tomada de medidas não pouco compatíveis com a prática do futebol: bolas que sumiam, maqueiros expulsos e gandulas sendo retirados pelos policiais militares. O volante Júnior Negrão foi expulso ainda aos 20 minutos da primeira etapa.
O Glória reagiu no segundo tempo principalmente aproveitando-se dos contra-ataques. Após cruzamento que partir dos pés de Roberto Jacaré surgiu o empate do Glória. O centroavante Giancarlo surgiu atrás da zaga do Panambi e marcou o gol de empate.
O Glória segue líder do grupo com 14 pontos, seguido de Aimoré com 10(saldo 4) e Brasil de Farroupilha também com 10 pontos(saldo 3), Panambi tem 09, Rio Grande 03 e Flamengo 02 pontos.
O Glória voltará a jogar nesta quarta-feira,24/06,às 16h, no Altos da Glória contra o Rio Grande.

Panambi: Rodrigo, Flavio, Valdomiro, Kaiser, Leandro Xavier(Fábio), Toto, Douglas, Adilson, Dennes(Rafinha), Juba, Juninho(Tinga). Técnico: Rodrigo Bandeira.

Glória: Marcelo Pitol, Jovany, Alexandre, Vagson, Anderson(Dudu Figueiredo), Ivanildo, Júnior Negrão, Xavier, Marcelo Müller(Ronaldo), Roberto Jacaré, Giancarlo(Pansera). Técnico: Bagé.
Acesse www.redesul.am.br/gloria

Rádio Fátima AM (Jornalismo), 22/06/2009, 10h19

Prefeitura Inaugura Centro de Saúde Bucal

Prefeitura inaugura Centro de Saúde Bucal
Além dos serviços de restauração e extração haverá ainda tratamento de canal e atendimento para pessoas especiais.

Nesta segunda-feira 22/06 as 10 horas acontece a inauguração do Centro de Saúde Bucal da Prefeitura de Vacaria. Quatro odontolóogos estão diariamente atendendo a população gratuitamente pela manhã e a tarde . Os modernos consultórios estão instalados no centro médico da rua Borges de Medeiros. Além dos serviços de restauração e extração haverá ainda tratamento de canal e atendimento para pessoas especiais. O Centro de Saúde Bucal também dispõe de um aparelho para radiografia. A partir de agosto a Prefeitura de Vacaria vai oferecer atendimento para os trabalhadores das cinco horas da tarde as 8 horas da noite. O atendimento odontológico no Postos dos bairros continuará normalmente onde são prestados em média três mil e 500 atendimentos por mês .

Rádio Fátima AM (Produção), 22/06/2009, 08h25

Terneira de duas cabeças em Vacaria RS




Terneira de duas cabeças nasceu no interior de Vacaria
O fato foi registrado nesta semana no sexto distrito de Vacaria.


A terneira de duas cabeças nasceu já sem vida após parto realizado na propriedade rural de Moacir Peruchin de Almeida, em Coxilha Grande, sexto distrito de Vacaria. A terneira nasceu de uma vaca da raça Zebu cruza com Hereford. Segundo o médico veterinário Ivalcir Peruchin que realizou o parto, este é um caso raro que ocorreu nos últimos anos em Vacaria. Por sua iniciativa, a terneira foi encaminhada a Caxias do Sul para serviço de Taxidermia, ou seja, para que seja feito o empalhamento para posteriormente ser entregue para a Universidade.

Rádio Fátima AM (Jornalismo), 19/06/2009, 17h08

Ostermann vai entrevistar Maestro em Vacaria RS

Ostermann vai entrevistar maestro em Vacaria
O convidado será o maestro e compositor Antônio Carlos Borges-Cunha. A conversa acontece no Jockey Club (Rua Júlio de Castilhos, 166), às 19h30min. A entrada é franca

Em mais uma itinerância pelo interior do Rio Grande do Sul, o Encontros com o Professor chega à cidade de Vacaria no dia 30 de junho (terça-feira). Comando por Ruy Carlos Ostermann, o evento receberá como convidado o maestro e compositor Antônio Carlos Borges-Cunha para um bate-papo descontraído, com a participação do público. A conversa acontece no Jockey Club (Rua Júlio de Castilhos, 166), às 19h30min. A entrada é franca!

As atividades em Vacaria contam com a parceria da Rádio Fátima AM. Ainda em 2009, outras sete cidades recebem o evento. Essa itinerância vem acontecendo desde o ano passado, quando oito cidades do interior gaúcho também foram contemplados com a visita de Ostermann e sua equipe.

Perfil do convidado – Compositor e regente, Antônio Carlos Borges-Cunha nasceu em uma fazenda situada no segundo distrito de Bom Jesus, mas fez os seus estudos fundamentais em Vacaria. Manifestando interesse por música desde a infância, inventava os seus próprios instrumentos, tendo ganhado o seu primeiro acordeão já na adolescência. Iniciou a sua carreira na Rádio Esmeralda de Vacaria e foi fundador de Os Caudilhos, um dos mais destacados conjuntos de baile dos anos 1970 e 1980. Mestre em Música pelo New England Conservatory e doutor em Música pela Universidade da Califórnia, ambas instituições americanas, Borges-Cunha é professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, regente titular da Orquestra Sesi/Fundarte e diretor artístico da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro. Participa, como convidado, de eventos nacionais e internacionais. Como regente, Borges-Cunha vem contribuindo para a atualização permanente do repertório e renovação do interesse do público pela música orquestral. A superação das fronteiras entre a música de concerto e a música popular tem sido outra característica de sua atuação, por acreditar que a canção popular é central na cultura brasileira e deveria ser incorporada ao repertório orquestral. Desde 1996, o regente tem levado a música orquestral para todas as regiões do Rio Grande do Sul, realizando, de forma continuada, 30 concertos anuais para comunidades que não tem acesso a esse tipo de apresentação. Com o objetivo de contribuir para a educação de crianças e adolescentes, realiza anualmente 10 concertos para estudantes de escolas públicas e particulares. Os concertos ocorrem no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, por meio do projeto Concertos Banrisul para Juventude.

Leve o Encontros para casa – No dia e local do evento, é possível adquirir os três volumes da série Encontros com o Professor – Cultura Brasileira em Entrevista, que trazem uma síntese das conversas de 2004 a 2007, com 50% de desconto do valor das livrarias. O valor da coleção inteira fica ainda mais em conta: R$ 40. A promoção só é válida no local.

O Encontros com o Professor é uma iniciativa da Signi e conta com o patrocínio da Fiat e do Banrisul, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Saiba mais:

O Encontros com o Professor ocorre quinzenalmente em Porto Alegre, e tem como objetivo valorizar expoentes da cultura brasileira pela sua trajetória e não por estarem presentes na mídia. A proposta é aproximar o público de temas e pessoas que circulam normalmente em espaços restritos e elitizados, por isso é um evento com entrada franca.

Mais informações: www.encontroscomoprofessor.com.br


Rádio Fátima AM (Jornalismo), 22/06/2009, 09h38

Beco das Garrafas

Agenda do Beco das Garrafas
Cristóvão Colombo, 933 - Porto Alegre -RS
Fone 51-30131307
Aberto de terças a sábados, a partir das 20:30horas
terça, 23/06 - Marcio Barbosa, Telmo Martins, Daniel Petersen, Ricardo Pacheco, Lauro Dornelles, Celso Campos, Marcelo de Marchi e mais - MPB - couvert R$ 6,00
- aniversário Anne Braga
quarta, 24/06 - Ricardo Pacheco - MPB - couvert R$ 6,00
quinta, 25/06 - Telmo Martins, Daniel Petersen e convidados - MPB - couvert R$ 7,00
sexta, 26/06 - Celso Campos - MPB - couvert R$ 7,00
sábado, 27/06 - Barbbã - Tributo a Cazuza - couvert R$ 7,00

Boa Terça-Feira


Poa, 23/06/09

Desejo que tenhas uma terça-feira iluminada.

Beijos.

Deise Nunes.


--------------------------------------------------------------------------------

Entrevista com Mauro Ovelha Técnico da Chapecoense


cidade Porto Alegre/RS Entrevista com Mauro Ovelha Técnico da Chapecoense
23 de junho de 2009
JN: Mauro o que achou desse amistoso contra o Glória de Vacaria?

Mauro Ovelha: Acho nós ainda em fase de preparação em relação a competição ainda temos 20 dias, para dar inicio em relação a nossa produção está muito a quem que nós necessittamos a competição, vamos trabalhar para que ver as coisas consigam melhorar a gente num nivel bom quando tiver na nossa estréia.

JN: A série D que se projeta agora tu, mais ou menos sabe os adversários, está pensando em trazer mias contratações como é que está pensando?

Mauro Ovelha: - Bem por enquanto a gente tem esse grupo, está trabalhando lógicamente se for necessário, nós necessitar nesse momento de mudar alguma coisa, em relação alguns atletas a gente vai fazer principalmente é o inicio do trabalho, o segundo amistoso e ter paciência e calma para continuar trabalhando e melhorar com o trabalho que está sendo feito.

Reportagem: Paulo Furtado e Foto Gabriel Waldrigues

Ulbra prepara Cientista Políticos

22/06/2009
Artigos

ULBRA PREPARA CIENTISTAS POLÍTICOS PARA MERCADO POLÍTICO E EMPRESARIAL
por Paulo G. M. de Moura

Perdidos nos “escaninhos” em que o conhecimento hiperespecializado se meteu os tomadores de decisões não conseguem recuperar a visão do todo. O impacto dos avanços tecnológicos nos impõe, a todo o momento, novos desafios de aprendizagem. Ou nos submetemos ou corremos o risco de perdermos poder e de ser desalojados do mercado. Líderes políticos que não compreendem a dinâmica desses acontecimentos ainda não perceberam que para lidar com as tecnologias modernas de comunicação e relacionamento em redes distribuídas são necessários conhecimentos específicos que não se obtêm sem o estudo sistemático. Entender a realidade contemporânea, hipercomplexa, veloz e permanentemente cambiante, tornou-se um imperativo para nossa sustentabilidade, tanto mais quanto mais avança o processo de globalização. Por trás de todos os principais líderes políticos do mundo contemporâneo existe um arsenal tecnológico (marketing político, comunicação política, pesquisas quantitativas e qualitativas, novas formas de gestão, planejamento e controle de políticas públicas) que o cidadão leigo sequer imagina. Entender as relações entre os processos sociais, econômicos, culturais, políticos e psicossociais que acontecem de forma descontrolada na sociedade global; e antecipar suas conseqüências, tornou-se condição para prevenir eventuais obstáculos interpostos pelo ritmo tenso e nervoso da economia em fase de globalização, ou para tirarmos partido dessas mudanças e transformando as crises em oportunidades.


--------------------------------------------------------------------------------

Dr. Paulo G. M. de Moura
Consultoria em Comunicação & Análise Política
www.professorpaulomoura.com.br


--------------------------------------------------------------------------------

Você está recebendo este informativo porque está
cadastrado no site Professor Paulo Moura.






Sair da Lista

Sossella Defende Gestão Compatilhada do SUS



SOSSELLA DEFENDE GESTÃO COMPARTILHADA DO SUS

Proposta foi apresentada durante congresso da Famurs



“Em 20 anos de existência, o Sistema Único de Saúde se firmou como a maior política de inclusão social no Brasil.” A afirmação é do presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, deputado Gilmar Sossella (PDT), feita durante o 21º Seminário de Municipalização da Saúde, promovido pela Famurs. O tema em discussão foi o financiamento da saúde pública.



Conforme Sossella, é preciso a construção solidária de soluções que eliminem os gargalos que ainda persistem no sistema. Ele defende que a gestão do SUS seja compartilhada entre as três esferas de governo.



“A ausência do Estado e da União no oferecimento dos serviços de média e alta complexidade, compromete os municípios que são obrigados a redirecionar os recursos da rede básica de saúde’, afirmou o parlamentar para uma platéia composto por gestores municipais de saúde.



Sossella afirma que a regulamentação da Emenda Constitucional 29 e o cumprimento dos percentuais de investimentos em saúde pública por parte do Estado e União, são atos determinantes para resolver as demandas do Sistema Único de Saúde.



"No Rio Grande do Sul, os gastos efetivamente orçados para ações e serviços de saúde representam para 2009, apenas 6,56% da receita corrente líquida de impostos e transferências. A obrigação do Estado é de 12%", denuncia Sossella.



Foto: Fernando Rezende

Uma Justiça Aqui, Outra Diferente Lá

UMA JUSTIÇA AQUI, OUTRA DIFERENTE LÁ



Um motorista lagoense, radicado em Farroupilha, completou 18 dias na prisão da Vila Prudente em São Paulo, pelo porte de arma na cabine do seu caminhão.



O fato que revolta os caminhoneiros ocorre em meio ao debate provocado pela decisão de um juiz de Canoas, que deixou em liberdade dezenas de assaltantes de cargas e caminhões e a inusitada decisão da 5ª Câmara do Tribunal de Justiça, que colocou em prisão domiciliar vários criminosos, alguns acusados de “crime hediondo”.



ANTÔNIO ADONIR MASSOCO foi preso em flagrante no dia 5 de junho passado, quando encontrava-se estacionado defronte a Transportadora 2001, aguardando na fila para carregar. Para proteger sua mulher e sua neta, que o acompanhavam e com medo de assalto naquele local, o motorista comprou a arma apreendida.



Sua decisão também levou em conta a segurança de sua filha Marisete, também carreteira, que sofria constrangimentos quando estacionava no local (a área do terminal de cargas da transportadora é insuficiente para abrigar todos os caminhões).



Para proteger sua família, o motorista adquiriu a arma, sem saber que estava cometendo um crime, infringindo o Estatuto do Desarmamento, aprovado em 2004.



Francisco Appio, coordenador do SOS CAMINHONEIRO, critica o Estatuto que “desarma as pessoas de bem e dá mais liberdade à bandidagem”.



O Estatuto foi “arranjado” pelo deputado Luiz Grenhald, presidente da Comissão de Constituição e Justiça, conhecido advogado dos Sem Terra, em meio ao conflito entre MST e UDR, na cidade gaúcha de São Gabriel. Os proprietários conseguiram evitar o avanço dos invasores, o que provocou a reação no governo Lula.



“Este Estatuto tem cunho ideológico, veio para desarmar o proprietário rural e evitar que ele se defenda contra invasões. Usaram o pretexto de combater a violência, mas a criminalidade não diminuiu, pelo contrário, os criminosos sentiram-se mais fortes”, opina Francisco Appio, um dos 88 que votaram contra o Estatuto.



“No Referendo das Armas, a máscara caiu e o povo rejeitou a proibição da comercialização, mas ficaram pendentes várias situações, entre as quais a do porte de arma. Apenas uma minoria privilegiada consegue o porte de arma, expedido pelo Ministério da Justiça. É o Estado controlando o cidadão”.



Quanto a decisão de Justiça de Canoas e a inusitada decisão da 5ª Câmara do TJ gaúcho, que pôs em prisão domiciliar dezenas de criminosos, Appio questiona se o motorista preso em São Paulo, por porte ilegal de arma, merece continuar na prisão.



Sua mulher e uma neta ficaram nestes 18 dias dormindo na cabine do caminhão e fazendo refeições na gaveta do veículo, enquanto o advogado da transportadora tentava um habeas corpus. Na quinta-feira o Ministério Público deu parecer favorável, a que responda em liberdade, mas só hoje será examinado pelo juiz do processo.



A filha Marisete foi de carona para São Paulo, para conduzir o veículo do caminhoneiro.

“Meu pai deve estar tão abalado, que não terá condições para dirigir na volta. Vamos convencê-lo a parar e se aposentar. A estrada está muito perigosa, mas as leis dos homens estão mais injustas ainda”, desabafou a carreteira gaúcha.







Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Problema no Serviço

Poa, 22/06/09

Isso que dá ser muito compreensiva.

Beijos.

Deise Nunes.

Marido chega preocupado em casa e diz à esposa:
- Tenho um problema no serviço.
Esposa muito compreensiva :
- Não diga tenho um problema, diga temos um problema, porque os teus problemas são meus também.
Marido:
- Tá bem, temos um problema no serviço, a nossa secretária vai ter um filho nosso.

Novo Titular da Susepe

Mario Santa Maria Junior é o novo titular da Susepe
22/06/2009 12:38


O Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (22) publica a nomeação do agente penitenciário Mario Santa Maria Junior como novo superintendente dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul. Santa Maria estava respondendo interinamente pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e substitui ao procurador Paulo Roberto Zietlow, que foi designado para cargo na Secretaria Estadual de Cultura. O novo superintendente é funcionário de carreira da Susepe e constitui-se no primeiro a exercer como titular esta função.

Com a nomeação, Mário Santa Maria Júnior deixa a direção da Escola Penitenciária (ESP), cargo que ocupava desde 2008. Entre as funções que ocupou na Susepe está a de corregedor penitenciário, chefe da Fiscalização do Trabalho Externo dos Apenados dos Regimes Aberto e Semiaberto e chefe da Assessoria de Inteligência. Foi criador do núcleo de inteligência do Instituto Penal de Viamão e trabalhou no Departamento de Inteligência e Assuntos Estratégicos (DIAE), da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Sossella sugere modifcação do código Florestal


Sossella sugere alterações no Código Florestal



O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, deputado Gilmar Sossella (PDT) afirma que a reserva legal é motivo de preocupação para agricultores, municípios e o Estado do Rio Grande do Sul. O decreto que determina prazos e regras para averbação de área pode comprometer grande parte da área produtiva do Estado.



A polêmica trouxe à discussão diversos pontos, sendo um deles a produção agrícola já tradicional no país, realizada em áreas de várzeas, encostas e topos de morros (as APPs). Para negociar, ambientalistas não abrem mão de que as discussões sobre a Amazônia sejam feitas em separado das dos outros biomas.



Sossella acesso aos resultados de pesquisa desenvolvida pela Embrapa, que se propôs a analisar qual espaço sobraria no Brasil para aplicação da atividade econômica tradicional, caso o novo Código Florestal seja aprovado sem modificações. O estudo indica que, somadas as áreas para reservas indígenas, terras legais, Áreas de Preservação Permanente (APP) e preservação de biodiversidade alta, restariam apenas 23% do território nacional.



Filho de agricultores, Sossella concorda que devemos debater melhoramentos na área ambiental, porém algumas leis inviabilizam a segurança alimentar e principalmente a produção agrícola no Estado.



“É preciso também mantermos a soberania nacional, sendo que, há grande participação de ONG´s internacionais influenciando na aplicação e fiscalização destas leis inviabilizadoras”, alerta o deputado.



A Reserva Legal foi instituída pela Lei Federal nº 4.771/65 (Código Florestal), alterada pela Lei Federal nº 7.803, de 18 de julho de 1989, e pelas Medidas Provisórias 2166 e 2167, de 2001, versando a respeito dos 20% das áreas de propriedades rurais que devem ser preservadas, sendo que o prazo limite para a regularização destas áreas é dezembro de 2009.



Alterações



O deputado Gilmar Sossella sugere a alteração de três pontos na legislação para que seja viabilizada sua execução.



1º) Que as áreas de Áreas de Preservação Permanente possam ser computadas na averbação da reserva legal.



2º) Manutenção das áreas de produção agrícola já tradicional no país, realizadas em áreas de várzeas, encostas e topos de morros (APPs). Ou seja, que a obrigatoriedade da lei seja flexibilizada conforme as regiões e comunidades. Tornando os aspectos como relevo, fitogeografia e tipo de solo, relevantes na proposição da lei.



3º) Implantação do manejo e a sustentabilidade na área de reserva legal, ou seja, produção sustentável em pelo menos metade desta área. A manutenção seria em conjunto com as empresas de pesquisa que já detenham o conhecimento necessário para aplicação de projetos.



Foto: Marcos Eifer

--------------------------------------------------------------------------------

O Voto Nos Pedágios

O VOTO NOS PEDÁGIOS



O atual Modelo de Concessões, considerado perverso (falta de transparência, fiscalização e regulação) e cruel (tarifas exorbitantes e poucas obras), estará no palanque das próximas eleições de 2010, para deputados e governadores.



Não são poucos os que se opõem a este tipo de pedágios, gerador de despesas (mais de 60%), TIR (Taxa Interno de Retorno) de 27% e aplicação de apenas 13% no pavimento.



As estradas são conservadas precariamente (qualidade rejeitada pela AGERGS em 2005), bem sinalizadas, mas nenhuma ampliação e melhoria.



Comparado com os comunitários (caso de Portão), os privados perdem de longe em retorno aos usuários, das taxas pagas nas praças de pedágios. No caso do Pedágio Comunitário de Portão, além de duplicar a rodovia, fez melhorias como contornos, elevadas, viadutos e duplicação de pontes, cobrando menos da metade das taxas dos privados.



“A falta de transparência está liquidando com o atual modelo, pois tira a confiança dos usuários nos serviços pagos. Até 2007, o site do DAER (fiscalizador) na Internet, publicou as despesas, detalhadamente. No último ano, apenas uma síntese dos gastos, e nenhuma menção à receita das praças”, denuncia o deputado estadual Francisco Appio.



Uma forma de estimar a arrecadação está garantida em Lei aprovada pela Assembleia Legislativa. As concessionárias obrigam-se a publicar na internet o número de veículos passantes e pagantes, mas ninguém atesta a autenticidade destas informações.



O DAER é apontado como responsável pelo descontrole e será objeto de investigação pela CPI proposta por 19 deputados. “Quando assinei a CPI do DAER (fui o 19º), dois retiraram suas assinaturas, mas deverão ser substituídos por parlamentares interessados em apurar as relações promíscuas entre o poder concedente e as concessionárias de rodovias”, advertiu o deputado.



O descontrole na fiscalização, descumprimento de cláusulas contratuais e revisão ajustada para dezembro de 2004 ampliaram os lucros das empreiteiras, com super-receita e aplicação mínima. Graças à mudança nos contratos para a cobrança nos dois sentidos introduzida em 2000, o Estado tem as mais altas tarifas por km rodado.



Francisco Appio, coordenador da Frente Parlamentar Contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágios, lamenta que a AGERGS – AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DELEGADOS DO RIO GRANDE DO SUL-não tenha conquistado autonomia. “Trata-se de um órgão de Governo, quando deveria ser de Estado, onde os usuários não têm assento”, lamenta.



O parlamentar rejeita a acusação tese de que ser “contra o modelo é ser contra a iniciativa privada e fazer o jogo da oposição. Nada disso, até por que o PT e o PSB eram os governantes na edição do malfadado Aditivo de 2000”. Neste caso houve uma completa “apropriação do DAER, AGERGS e de alguns manipuladores de opinião pública, que gastam milhões em consultorias de imagem, para preservar o grande negócio, com dinheiro pago pelos motoristas”.



E quando alguém tenta legislar para minimizar os danos da situação das cidades sedes é processado pelos mais famosos escritórios de advocacia, com honorários pagos pelos mesmos usuários de rodovias.



Appio alerta ainda que nas eleições de 2010 os lobistas do atual modelo de concessões de rodovias vão tentar ampliar o bloco dos apoiadores, lançando candidatos que prejudiquem em suas bases os deputados contrários ao atual e perverso modelo.



“Aos deputados eleitos em 2010 caberá a tarefa de manter ou modificar o atual Modelo de Concessões Rodoviárias do Rio Grande do Sul”, conclui.



Leia mais em www.appio.com.br

SOS Caminhoneiro (51)935-11222