terça-feira, 20 de julho de 2010

Revista Veja

Movimento Negro Nunca Mais

Quando chega o momento de eleições ao Governo do Estado e a Deputado Estadual me lembro de 1998, quando residia em Porto Alegre e do ano de 1999 quando injustamente fui expulso do MNU- Movimento Negro Unificado por um documento apócrifo, sem assinatura de autoria de Emir da Silva e compactuado com a direção nacional da dita organização negra nacional. Fui julgado num verdadeira inquisição com agressões verbais tratado como um marginal aliás eles gritam e falam grosso para os ditos irmãos negros, com os brancos eles não tem o mesmo discurso, são ovelhinhas do pastor. Muitos anos se passaram é aquele marginal de Emir da Silva parece que continua enganando com a sua vozinha de bom moço, ele é mau caráter da pior espécie e igual é o MNU e sua Coordenação Nacional e Estadual do RS que dá apoio para aquele pilantra. Emir da Silva que gosta de escrever documentos apócrifos falando da vida pessoal dos outros, armando dossies falsos, deveria escrever e falar da sua vida pessoal, que roubou mulheres de outros companheiros, deveria falar que abandonou sua mulher e filho, deveria falar da politicas lençóis que se utiliza para dormir com o ex-deputado para chegar ao poder e fora a compra de companheiros, juiz, testemunhas, e ainda tem a cara de pau de falar em justiça branca, a mesma que o ajudou em 2001. Isso ele não escreve do mensalão, do dinheiro do jogo do bicho, do fórum Social Mundial que não prestaram conta. É fácil atacar a honra dos outros e depois na frente do juiz pousar de santinho que não fez nada. aqui em Vacaria ele distribuiu uma cartilha me difamando como ele é covarde e nem homem é, fiz um registro de ocorrência em 2002 mas pela incompetência da defensoria pública local perdi o tempo hábil e o processo foi arquivado.Infelizmente o Movimento Negro e os partidos políticos mantém esses vermes parasitas em seus quadros destroem vidas de pessoas, difamam e caluniam os outros. Talvez a justiça divina esteja a espera deles para o julgamento final

A Falta de Consciência Coletiva

Eu ainda sinto que parte de mim ficou em Porto Alegre muita coisa mal resolvida deixei por lá. Aqui infelizmente na dita Vacaria RS dos Pinhais, uma cidade muito parada e inerte. As pessoas aceitam tudo, não se indignam com as coisas que acontecem por aqui, aceitam tudo passivamente. Não lutam por seus direitos, não protestam e nem se organizam para enfrentar as pessoas que atrasam essa cidade. A toda eleição elegemos vereadores e Prefeitos com a esperança que as coisas melhorem mas nada acontece. Assumem o poder e o povo fica a ver navios. Enquanto cobramos os jogadores de futebol, deveriam cobrar os nossos políticos as suas ações e até votações. Mas simplesmente ficamos em casa olhando a novela idiota da Rede Globo. Mas infelizmente a cultura vacariana é essa cuidar da vida privada das pessoas e não da vida politica dos nossos representantes legais.

Policia Rodoviaria Federal

Neste dias observamos na Rede Record o belo trabalho da Policia Rodoviária Federal de São Leopoldo no combate a prostituição infantil, abordando motéis e fazendo um monitoramento a esses estabelecimentos que favorecem a prostituição de crianças e adolescentes. Infelizmente por aqui ainda não observamos as autoridades federais de Vacaria RS agirem contra o bailão da Av. Militar, contra bordéis e boates no limite da BR 285 e 116. Esperamos que o exemplo de São Leopoldo inspire as nossas autoridades locais combaterem a prostituição infantil de crianças e adolescentes em nossa cidade.

Paulo Furtado e Familia

Paulo Furtado e Ludi na Campanha de 2008

Cracha antigo do Paulo Furtado

Operações da Brigada Militar

Brigada Militar efetua 237 prisões nas 24 horas de operações em 18/07
19/07/2010 18:04

A Brigada Militar divulga os dados atualizados da produção operacional, das atividades de rotina e das operações Centauro- Lei Seca, Centauro-Caixa Forte, Centauro-Segurança no Campo, Centauro-Cadeado, Centauro-Sensação, Centauro- Capacete Limpo e Centauro-Transporte Seguro, realizadas pela corporação nas últimas 24 horas. Destaque para 237 prisões efetuadas neste período.

AÇÕES TOTAL
Posse de Entorpecentes: 10;
Tráfico de Entorpecentes: 05;
Total de Veículos Fiscalizados: 13.547;
Total de Veículos Autuados: 461;
Total de Veículos Recolhidos: 148;
Total de Veículos Recuperados: 05;
CNH Apreendidas: 21;
Prisões Realizadas (Exceto Foragidos): 229;
Foragidos: 08;
Total de Prisões Realizadas: 237;
Armas Brancas: 11;
Armas de Fogo Apreendidas: 14;

Apreensão Maconha (gramas): 46,75;
Apreensão Cocaína (gramas): 85,7;
Apreensão Crack (gramas): 2,44;
Apreensão de Munições: 71;
Apreensão de Espécie: R$ 550,00;
Bares Fiscalizados: 1.101;
Casas Noturnas Fiscalizadas: 192;
Desmanches Fiscalizados: 03;
Inspeções a Bancos: 2.358;
Acidentes de Trânsito - Danos Materiais: 83;
Acidente de Trânsito - Lesões Corporais: 10;
Art 306 - Dirigir Embriagado: 12;
Art. 165 – Embriaguez ao Volante: 20;
Máquinas de caça-níqueis apreendidas: 25;
Barreiras Policiais: 262.


Fonte: PM5-Imprensa/BM

Azeite






Os segredos do azeite

O azeite dá sabor, aroma e cor. Melhora as texturas. Versátil como poucos ingredientes culinários, ele integra os alimentos, personaliza e identifica um prato. O bom e velho azeite de oliva faz parte dos hábitos das regiões mediterrâneas e está presente em boa parte de nossa história.

Você conhece aquele ditado popular que diz: "A melhor cozinha é a azeiteira", Não? Pois bem, o azeite de oliva produto tradicional que confere gosto e aroma únicos à alimentação, é a gordura mais saudável de que se tem notícia se não alterada sua temperatura. O azeite de oliva virgem e extra virgem deve ser consumido cru. Para alterar a temperatura utilize o azeite de oliva refinado ou um óleo como o de canola. O óleo que aguenta maiores temperaturas ainda é o óleo de soja.

A palavra azeite vem do árabe Az + zait e quer dizer sumo de azeitona. Ele está presente em inúmeros mitos e lendas, principalmente das eras Egípcia, Grega e Romana. O azeite de oliva é um óleo vegetal extraído da azeitona, fruto de uma árvore de porte médio de várias ramas e troncos retorcidos muito resistente e com raízes que podem atingir seis metros, conhecida como oliveira (olea europea). Também chamada de "árvore da eternidade", pois pode viver mais de 500 anos, foi introduzida nas regiões do mediterrâneo por fenícios e sírios, nos primórdios da civilização. Ela foi cultivada pela primeira vez há mais de 5.000 anos, na região onde se encontram atualmente a Síria, o Líbano, a Palestina e Israel. Foram achadas em camadas que correspondem ao início da Idade do Bronze - com vestígios de instalações que serviam para a produção de azeite, além de inúmeros fragmentos de grandes potes destinados a guardar este precioso líquido.
Porém, há indícios que os egípcios usavam o azeite há 6.000 anos! A seleção das azeitonas, a separação de ramos e impurezas são tarefas importantes. Os demais azeites são extraídos de um grão, uma semente ou noz.

Desde a Síria, o cultivo dos campos de oliva se estendeu e com decorrer dos tempos os gregos foram os primeiros a exportar o azeite. A bacia do Mediterrâneo apresenta os níveis mais elevados de produção e consumo de azeite. Não é à toa que no ano passado, o Brasil importou cerca de 30 mil toneladas. A Grécia é o maior consumidor per capita (19 litros) e os espanhóis lideram a produção com mais de 600 mil toneladas anuais.
Dieta mediterrânea
Quer numa cozinha tradicional, quer na mais sofisticada, o fundamental é escolher um azeite de qualidade. Utilizado em cru (como tempero), em cozinhados (como ingrediente) , bem quente (como meio de cozedura) ou a frio (como agente conservador de enchidos e queijos), o azeite marca presença na cozinha, não conhecendo limites nos doces e salgados. Ele pode acompanhar tanto saladas quanto massas, além de integrar no preparo de maioneses, frituras, pães, torradas...hum.

O resultado de pesquisas realizadas em todo o mundo tem apontado para os benefícios do azeite de oliva na dieta que se convencionou chamar de Dieta mediterrânea constituída ainda por peixes, frutas, legumes, massas e vinho. Rico em vitamina E, ácidos gordos monoinsaturados, o azeite favorece a mineralização óssea, combate o envelhecimento dos tecidos e órgãos em geral, contribui para o bom funcionamento da vesícula biliar e o restante do aparelho digestivo. Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e diabetes. Na pele tem efeito protetor da epiderme. Quando o azeite é extravirgem, os seus benefícios para a saúde são imensos: pode-se prevenir doenças coronarianas, câncer, principalmente de intestino e mama e o envelhecimento.

Acidez
Os melhores azeites são aqueles que têm no máximo 1% de acidez. Já aqueles com mais de 3,3% precisam ser refinados e submetidos a tratamentos químicos, antes de ser comercializados. O Azeite de oliva virgem é o azeite de baixa acidez, extraído da azeitona madura, somente por processos mecânicos, isto é, para sua obtenção não é usado nenhum processo térmico ou químico.

Podendo ser submetido apenas aos tratamentos de lavagem, decantação, centrifugação e filtração. O fator mais importante na determinação da qualidade do azeite de oliva virgem é a baixa acidez.

Para garantir o sabor, aroma e qualidade do azeite, é necessário mantê-lo em temperatura constante. Evite que a lata ou a garrafa fique aberta em ambiente claro e de alta temperatura. Guarde o azeite usado em frituras em recipiente esmaltado ou inoxidável, pois assim você estará protegendo da oxidação. Lembre-se de proteger o azeite da luz, principalmente se a embalagem for de vidro.
O melhor local para guardá-lo é em armários fechados. Dica: Ao comprar o azeite, lembre-se também de fazer a escolha de acordo com a utilização pretendida. Do mesmo modo que se escolhe um bom vinho para cada prato, também o azeite será diferente no alimento e o cozinhado a preparar. Bom apetite!

Tipos de Azeite

*
Azeite de Oliva extravirgem
Este tipo tem sabor e aroma excelentes! Acidez máxima de 1g/100g. Ideal para temperar pratos crus, saladas, molhos e carpaccios.
*
Azeite de Oliva virgem fino
É o azeite obtido nas mesmas condições que o extravirgem. A diferença é a acidez, em torno de 1,5g/100g.
*
Azeite de Oliva virgem semifino
Possui bom aroma e sabor. A acidez chega a 3g/100g.
*
Azeite de Oliva refinado
É o azeite obtido da refinação do tipo virgem, processo que não altera a estrutura glicerídica original do azeite e nem os seus aspectos nutricionais. Entretanto, o sabor e aroma são inferiores aos do azeite virgem. Possui mais de 3g/100g de acidez.
*
Azeite de Oliva puro
É conhecido como azeite de oliva. Ele é oriundo da mistura de dois tipos: virgem e refinado. Possui abaixo de 2g/100g de acidez.
*
Azeite de Oliva orujo
É o azeite obtido dos resíduos (pasta) de prensagens das azeitonas com solventes. Para ser consumido necessita ser refinado.
*


Cozinhando com azeite
Além das suas qualidades dietéticas, o azeite ocupa um lugar insubstituível no plano gastronômico. Atualmente, faz parte de uma certa "arte de viver" e o seu consumo não se restringe às zonas de origem do cultivo da oliveira. É um dos sinais de uma culinária de qualidade, que atribui a cada alimento o lugar que lhe compete numa alimentação inteligente e equilibrada.

Em cru
O azeite conserva todas as suas propriedades como condimento de saladas, peixes ou legumes cozidos, ou quando é utilizado em molhos, como por exemplo a maionese.
Em sopas, acabadas de cozer, o azeite mantém igualmente as suas propriedades gustativas e dietéticas, ainda que perca um pouco do seu aroma. Por isso é aconselhável juntar à sopa um segundo fio de azeite, quando a sua temperatura tenha já baixado um pouco.

Em guisados e estufados
Em fogo brando, a cozedura faz-se com o suco das carnes ou legumes que se desprende destes alimentos e do líquido que se lhes junta. Mantêm-se sabores e os aromas concentram-se, sobretudo se o cozinhado se processar num recipiente fechado.

Em assados
As temperaturas para assar, especialmente carnes, são inevitavelmente altas. Dada a sua estabilidade, o azeite não é a gordura mais indicada para assados. Utilize óleo de canola.

Em grelhados
Na brasa, o azeite ajuda a cozinhar, protegendo o alimento perfumado, ou não, de ervas, para que este, à mistura com a própria gordura do alimento, lhe empreste um sabor e aroma irresistíveis.

Em frituras
Para uso em frituras o azeite é considerado frágil e inapropriado, pois contém gordura saturada em pequena quantidade e altera o aroma dos alimentos quando exposto ao calor EXCESSIVO das frigideiras e fritadeiras. Utilize óleo de soja ou de canola.

Azeite e Saúde: uma combinação que dá certo
Você sabia que o azeite, além de dar um toque especial na sua comida, ainda pode ajudar a manter sua saúde em ótimas condições?

Pois é, ao estudar os hábitos alimentares das diferentes populações, a comunidade médica internacional verificou que a alimentação, rica em azeite, dos países costeiros do Mediterrâneo podia explicar os níveis reduzidos de colesterol no sangue e uma baixa incidência de doenças cardiovasculares, em comparação com os habitantes da América do Norte e da Europa Central.

Surgiu, assim, a expressão "dieta mediterrânica" , na tentativa de recuperar as tradições alimentares dos habitantes da bacia do Mediterrâneo (Portugal, Itália, França, Grécia e Espanha, entre outros).
Essa dieta é caracterizada por


* Abundância de alimentos vegetais, pão, produtos cerealíferos, vegetais e legumes;
* Fruta;
* Quantidades baixas a moderadas de produtos animais;
* Azeite como principal fonte de gordura;
* Escassez de ácidos gordos saturados;
* Abundância de hidratos de carbono e fibras.


Os resultados deste estudo revelaram que países como Itália, Grécia, Jugoslávia e Japão, onde a dieta é tradicionalmente rica em gorduras vegetais (como o azeite), registam uma incidência muito menor do enfarte do miocárdio, enquanto nos EUA, Finlândia e Holanda, onde se verifica um consumo elevado de gorduras de origem animal, há uma alta incidência de doença coronária.

O azeite virgem é um sumo de fruta 100% natural, que conserva o sabor, aroma, vitaminas, antioxidantes e todas as propriedades da azeitona. É rico num tipo de gordura saudável ("gordura monoinsaturada" ), que reduz o "mau" colesterol (LDL) no sangue, mantendo o nível do "bom" colesterol (HDL). Deste modo permite um equilíbrio saudável entre estes dois tipos de colesterol.

O "mau" colesterol deposita-se nas paredes internas das artérias, estreitando- as e causando aterosclerose, que pode conduzir a um enfarte do coração e a paragem cardíaca. O "bom" colesterol (HDL), pelo contrário, protege-nos do enfarte do coração. Pelos seus efeitos saudáveis sobre a gordura do sangue, o azeite diminui o risco de enfarte cardíaco.


-----Anexo incorporado-----

_______________________________________________
Cartaoberro mailing list
Cartaoberro@serverlinux.revistaoberro.com.br
http://serverlinux.revistaoberro.com.br/mailman/listinfo/cartaoberro

Memorial



Memorial em homenagem a estudantes mortos e desaparecidos na ditadura
Estudantes de Arquitetura, Belas Artes ou áreas afins de todo o Estado do Rio de Janeiro podem participar do processo seletivo que vai escolher o projeto de construção de um memorial em homenagem aos estudantes mortos e desaparecidos durante a Ditadura Militar. As inscrições vão até o dia 30 de julho. O ato de lançamento do concurso ocorreu na última quarta-feira (14/7), no auditório Archimedes Memória da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UFRJ), no prédio da Reitoria da UFRJ.

O memorial ficará localizado na praça central do Restaurante Universitário Edson Luiz de Lima Souto, no campus da Cidade Universitária. A inauguração é prevista para dezembro deste ano, coincidindo com as comemorações pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos. O concurso é promovido pela FAU e pela Escola de Belas Artes (EBA-UFRJ), com patrocínio do Comitê Técnico do Plano Diretor (CTPD) da UFRJ e apoio da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. A apresentação do concurso contou com a presença de Pablo Benetti, professor da FAU e presidente do CTPD, Carlos Gonçalves Terra, professor da EBA, e Carlos Vainer, professor titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippur-UFRJ).

Benetti explicou que há uma área disponível para a construção do memorial em torno de 300m2 em frente ao restaurante universitário, local de grande circulação de estudantes e servidores na Cidade Universitária. O espaço para implantação do marco já estava contemplado no Plano Diretor da universidade. A iluminação, os aspectos paisagísticos e a viabilidade econômica do projeto serão avaliados pelo júri do concurso, formado por experientes profissionais da área. Há recursos disponíveis da ordem de R$ 250 mil para a obra.

Homenagem à vida

Para Carlos Vainer, que sofreu perseguição política no período do regime militar quando estudava na UFRJ, a criação do memorial em homenagem aos estudantes mortos e desaparecidos na ditadura não apenas objetiva olhar para o passado. Ele ressalta o significado que a iniciativa assume no presente e para as futuras gerações. “O silêncio dos horrores cometidos no passado permite que esses horrores voltem a acontecer. É por isso que o memorial faz sentido. Faz sentido porque não é apenas uma homenagem. Aqueles que morreram merecem ser homenageados, mas serve como ação presente que diz respeito ao futuro”, afirma Vainer.

O professor do Ippur salienta que, ao contrário de países vizinhos, como a Argentina e o Chile, onde torturadores estão presos, o Brasil nem sequer conseguiu abrir os arquivos da ditadura. Segundo ele, as famílias brasileiras têm o direito de saber onde estão seus filhos e netos desaparecidos na época do regime militar. O memorial, nesse sentido, vem reforçar a campanha pelo Direito à Verdade e à Memória, lançada por segmentos da sociedade civil.

“Isso aqui é um ato político e também um ato cultural, histórico e um projeto de futuro. Queremos homenagear aqueles que morreram nessa época, mas queremos homenagear a vida, homenagear aqueles que lutaram para construir uma sociedade diferente”, destaca Vainer.

Os interessados podem fazer as inscrições pelo email extensãofauufrj@gmail.com. Mais informações diretamente na Diretoria Adjunta de Extensão da FAU-UFRJ.



-----Anexo incorporado-----

_______________________________________________
Cartaoberro mailing list
Cartaoberro@serverlinux.revistaoberro.com.br
http://serverlinux.revistaoberro.com.br/mailman/listinfo/cartaoberro

Carnaval




Samblog - clicRBS


* Daniel Collête é o intérprete da Apito de Ouro
* O transporte que falta ao Porto Seco
* Tem sotaque gaúcho no Festival da Mangueira

Daniel Collête é o intérprete da Apito de Ouro

Posted: 19 Jul 2010 09:03 AM PDT

Tricampeã de Tapes, a Apito de Ouro se fará ouvir em sua estreia no Grupo de Acesso de Porto Alegre. Para o Carnaval de 2011, a escola contratrou o consagrado intérprete carioca Daniel Collête para ecoar seu samba na avenida.

Voz conhecida em Uruguaiana, Daniel começou sua trajetória na Beija-Flor, onde foi ritmista por quase duas décadas, além de ter ajudado a dirigir a bateria por três anos. Como intérprete, defendeu a Mocidade Alegre entre 2000 e 2007. Depois, foi para X-9 Paulista, onde ficou até o Carnaval passado. Em 2011, será o puxador da escola do grupo de acesso paulista Dragões da Real, que representa a torcida organizada do São Paulo.

Recentemente, a Apito de Ouro anunciu também a contratação do casal de mestre-sala e porta-bandeira Tadeu Pé de Vento e Jocasta (foto abaixo). O casal se integra ao carnavalesco Silvio Oliveira e ao diretor de Carnaval Julião. No próximo Carnaval, a tricampeã do Carnaval de Tapes desfilará com o enredo Halloween, a Festa das Bruxas.

Share/Save/Bookmark

O transporte que falta ao Porto Seco

Posted: 19 Jul 2010 09:01 AM PDT

Lembra do último post sobre as atrações do Barracão do Samba, onde fizemos um discreto apelo por transporte público que atenda melhor o público?

Pois o apelo — que não é novidade nos comentários dos samblogueiros — está sendo ouvido e a falta de ônibus com terminais mais próximos à entrada do Complexo do Porto Seco deve deixar de ser problema.

O vice-presidente da Aecpars, Victor Hugo Amaro, declarou ao “Chora, Cavaco” que a associação está discutindo com a EPTC a colocação de uma linha de transporte especial nos sábados de Barracão. O contato com o diretor-presidente da empresa de transporte, inclusive, já foi feito. Nos resta esperar para que o projeto de Carnaval O Ano Todo ofereça essa segurança ao povo carnavalesco.


Share/Save/Bookmark

Tem sotaque gaúcho no Festival da Mangueira

Posted: 18 Jul 2010 07:39 PM PDT

m samba gaúcho vai ecoar no Palácio do Samba. Entre as 131 obras inscritas no Festival de Samba-Enredo da Estação Primeira de Mangueira, uma é de autoria de compositores do Rio Grande do Sul. A identidade da gurizada, no entanto, ainda é secreta.

Para evitar favoritismos, a escola repetiu a cláusula do regulamento do ano passado que impede a revelação dos nomes dos autores na primeira fase do concurso. A disputa, aliás, já começa no próximo sábado, dia 24.

Quer ouvir o samba que pode ser o hino mangueirense no Carnaval de 2011, quando a verde e rosa levará para a avenida a história de Nelson Cavaquinho? Dê o play e acompanhe a letra abaixo.

SOU FILHO FIEL A TUA BANDEIRA
A VOZ DO POVO É MANGUEIRA
EM MEU CORAÇÃO A “TRISTEZA ACABOU”
SE A VERDE E ROSA CHAMAR… EU VOU!

É MAIS QUE PAIXÃO, A POESIA TÃO BELA
UM CASO DE AMOR QUE FICOU
EU, AS FLORES E ELA
VOLTO QUERENDO LHE VER
E PRA FESTEJAR COM VOCÊ
COMPUS A MAIS LINDA CANÇÃO
RECANTO DE INSPIRAÇÃO
“TEM CHEIRO DE ROSAS NO AR”
NO BERÇO DA CULTURA POPULAR
NÃO VÁ CHORAR… SE A MELODIA TE EMOCIONAR
O ACORDE INVADE A SUA ALMA
NÉLSON, A SAUDADE FAZ CANTAR

MALANDRAGEM, BOEMIA, SE VESTIU NA FANTASIA
NO QUINTAL DA POESIA A VIOLA É PARCEIRA
ENTRE NOTAS MUSICAIS, “CAVAQUINHO” A NOITE INTEIRA
NO MORRO! NA ESTAÇÃO PRIMEIRA!

VAGANDO EM “BARES DA VIDA”
COMPONDO, CANTEI NAS MADRUGADAS
ASSIM “APRENDI A SORRIR”
EM “FOLHAS SECAS” PISEI!… “MINHA JORNADA!”
“ESSA FLOR” O DESTINO LEVOU. “QUE MALDADE”!
ME BUSCAR LÁ VEM ELA: “Ê SAUDADE!”
POETA… A VOZ DO MORRO HOJE VEIO LHE CHAMAR
“NOME SAGRADO” MANGUEIRENSE A ETERNIZAR
MEU SURDO UM TRÁS NA MEMÓRIA
“É FESTA”… NA AVENIDA O BOEMIO VOLTOU (ÔÔ… ÔÔ)
QUEM NÃO VIU, “VAI LHE VER”,
“ETERNAMENTE… IRÁ VIVER!”
Share/Save/Bookmark
You are subscribed to email updates from Samblog
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610

Maçã Gaúcha

Faltam recursos para subsidiar o seguro da maçã, e os produtores estão preocupados com a próxima safra. O seguro agrícola para a proteção dos pomares enfrenta enormes dificuldades por falta de recursos, da dotação federal de 450 milhões apenas um terço dos recursos foi disponibilizado para as seguradoras, isso quer dizer que a maioria dos produtores de maçã e boa parte dos produtores de uva não terão seus pomares protegidos na próxima safra.



Reunidos na Confraria da Maçã, em Vacaria, no último sábado (17/07) cerca de duas dezenas de produtores elaboraram um documento que será encaminhado ao Ministério da Agricultura. A AGAPOMI oficializará esta posição mobilizando lideranças políticas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina junto ao Ministério da Agricultura solicitando audiência com o ministro para que este encaminhe nota ao Ministério do Planejamento tratando do assunto.



A colheita da maçã foi encerrada, mas não totalmente comercializada, o setor ainda enfrenta problemas de preço no mercado devido à baixa cotação da fruta não compensando os custos de sua comercialização. A Confraria da Maçã tem mobilizado setores da sociedade mostrando a importância da divulgação da fruta e de suas propriedades nutracêuticas, campanhas serão feitas junto a restaurantes e hotéis visando a ampliação da oferta de maçã aos turistas. A grande dificuldade atualmente é a da colocação de frutas de qualidade em postos de venda nas BR’s 116 e 285, nas travessias urbanas de Vacaria, onde normalmente atravessadores apresentam maçãs de má qualidade por causa do preço.



Por outro lado, a maçã na merenda escolar está incentivando escolas a ampliarem a oferta de frutas aos alunos, através da Lei Estadual 13.369/2010 que já está em vigor e sendo regulamentada pelo Estado. Nas próximas horas a Governadora Yeda Crusius deverá sancionar o Projeto de Lei 235/2009, dos deputados Francisco Appio e Jerônimo Goergen, que instituiu o Corredor Fitossanitário que protegerá os pomares do Rio Grande do Sul contra possíveis pragas oriundas de pomares da Argentina, Uruguai ou Chile. Nenhuma fruta ingressará no país ou transitará pelo Estado sem uma rigorosa fiscalização fitossanitária. O prazo fatal para a sanção da lei encerra no dia 22 de julho de 2010.



Acesse www.appio.com.br e veja a Lei 13.369/2010 e o PL235/2009 na íntegra







Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Novos Diretores

Polícia Civil empossa novos diretores nesta terça-feira
20/07/2010 09:15

A Polícia Civil empossa nesta terça-feira (20/07) novos diretores da instituição. Os delegados Abílio Andreoli Pereira, Gerson Mello, Hilton Müller Rodrigues, Cleber Moura Ferreira e Mário Wagner assumem respectivamente o Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), Academia de Polícia (Acadepol), Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE), a Delegacia de Polícia Regional de Porto Alegre (DPRPA) e a Divisão de Assessoramento Jurídico (DAJ).

A cerimônia de posse ocorre às 14h30min, no Auditório Delegado Cícero do Amaral Viana, do Palácio da Polícia, na Capital, com a presença do chefe de Polícia, delegado Álvaro Steigleder Chaves, e demais autoridades.

Fonte: Ascom/ PC

Destaque Vermelho


DESTAQUES DA EDIÇÃO DE
HOJE DO PORTAL VERMELHO

TV Vermelho

Pedágio de Serra alimenta paródia no cinema

Soldados israelenses dançam em zona de guerra na Palestina


Dilma e Lula falam para 15 mil pessoas no Rio


Fidel e Raúl: unidade da Revolução
Luta de ideias
Por que a mídia reacionária mente sobre o retorno de Fidel

A presença de Fidel Castro em eventos públicos despertou uma furiosa reação da mídia a serviço do imperialismo. Os inimigos de Cuba fizeram inúmeras tentativas frustradas de assassinato de Fidel e hoje lamentam que a natureza, caprichosa, apresente-o lúcido na batalha de ideias. Por José Reinaldo.


Eleições 2010
PSB propõe a Dilma governo com "papel hegemônico" da esquerda
América Latina
Evo Morales completa ciclo de reformas na Bolívia
Dilma e os movimentos
Questão social não é caso de polícia
Márcio Pochmann
Brasil caminha para índice inédito de emprego formal


Ofensiva da mídia golpista contra os governos progressistas da AL


Mauro Panzera
Serra bravo!!!

Carlos Pompe
Religião na escola estimula o preconceito e a intolerância

Gilson Caroni
Serra quer instalar República Midiática

Mazé Leite
A arte e a rebeldia de Caravaggio

Marco Albertim
Aos clássicos, o licor, mas aos novos...

Bruno Padron "Porpeta"
Copa do Mundo: ficou de bom tamanho



Esta é uma mensagem automática, favor não responder

Destaques do Vermelho é um serviço diário gratuito do www.vermelho.org.br

Para cancelar


Alterar seus dados

Inquérito em Novo Hamburgo

Polícia Civil apresenta conclusão de inquérito em Novo Hamburgo
20/07/2010 13:43

O delegado Clóvis Nei da Silva, da 2ª Delegacia de Polícia (DP) de Novo Hamburgo, apresenta às 14 horas desta quarta-feira (21/07) a conclusão do inquérito que apurou a lesão corporal sofrida por um menino, de 12 anos. O garoto teria sido baleado acidentalmente, na cabeça, por um guarda municipal em 23 de abril deste ano durante incidente de trânsito. A coletiva será na sede da 2ª DP de Novo Hamburgo, localizada na Rua Graça Aranha, 55, bairro Ideal, naquele município.

Fonte: Ascom/ PC

Delegadas Afastadas

Caso Bruno: delegadas são afastadas do inquérito sobre desaparecimento de Eliza

Seg, 19 Jul, 08h43

BELO HORIZONTE (MG) - O chefe de Polícia Civil de Minas Gerais, Marco Antônio Monteiro, afastou nesta segunda-feira a delegada Alessandra Wilke da presidência do inquérito que apura os supostos sequestro e assassinato de Eliza Samudio. A delegada Ana Maria dos Santos, que trabalhava junto com Alessandra, também não atua mais no caso. A decisão foi tomada devido ao vazamento do vídeo em que Bruno acusa o amigo Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, do crime. As imagens foram gravadas no avião da Polícia Civil mineira que trouxe Bruno e Macarrão do Rio para Belo Horizonte, na semana passada. A polícia abriu uma sindicância para apurar, em até 48 horas, como a gravação vazou. As duas estavam no voo e eram responsáveis pela condução dos presos.
PUBLICIDADE

O vídeo foi veiculado no domingo pelo "Fantástico", da TV Globo. A partir de agora, o inquérito será presidido pelo delegado Edson Moreira, chefe do Departamento de Investigações (DI) de Homicídios. Por determinação da Chefia de Polícia, a Corregedoria da instituição vai apurar o responsável pelo vazamento do vídeo num prazo de 48 horas. O corregedor-adjunto da Polícia Civil, Antônio Gama Júnior, está no DI conversando com o delegado Edson Moreira sobre o caso.

De acordo com Monteiro, "essas medidas visam dar prioridade absoluta à apuração, restringindo o acesso a informações de forma a resguardar o trabalho para conclusão do inquérito com agilidade, no menor tempo possível".

Advogado de Bruno, Ércio Quaresma disse que o goleiro será ouvido por conta do vazamento do vídeo.

- Por obrigação da polícia, este vídeo não poderia ter sido veiculado. Isso é ilegal. Já conversei com o chefe de polícia e ele me disse que no avião havia 2 tripulantes e nove passageiros: Bruno, Macarrão, duas delegadas, uma assessora de imprensa da Polícia Civil e quatro agentes. Eles vão ser identificados e espero que sejam punidos. O fato é grave. Se isso acontece com o Bruno, que é uma pessoa pública, imagine o que acontece nessas delegacias por aí - afirmou Quaresma.
Fonte: Yahoo

Macarrão Agredido por Delegado Mineiro

Macarrão faz exame no IML após denunciar agressão

Ter, 20 Jul, 10h56

Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, amigo do goleiro Bruno Fernandes Souza, passou por um exame de corpo de delito no fim da noite de ontem após prestar depoimento do Departamento de Investigações (DI) em Belo Horizonte, informou a polícia. O exame foi feito a partir de uma denúncia de seu advogado de que ele teria sido agredido com um tapa no peito no interior do DI. Macarrão também teria sido jogado no chão. De acordo com a polícia, o laudo deve sair em dez dias e será comparado ao primeiro exame, feito antes de sua prisão, no começo do mês.
PUBLICIDADE

A ex-amante de Bruno e suspeita de envolvimento no desaparecimento de Eliza Samudio, Fernanda Gomes Castro, vai prestar depoimento na tarde de hoje. O horário para a oitiva no Departamento de Homicídios, na capital mineira, ainda não foi confirmado, informou a polícia. Fernanda é citada seis vezes nos depoimentos e investigada no inquérito e teria ajudado a cuidar do bebê de Eliza. Ela chegou a Belo Horizonte no sábado.

Eliza, de 25 anos, está desaparecida desde o início de junho. Nove pessoas, incluindo um adolescente de 17 anos, foram presas por homicídio, sequestro/cárcere privado e lesão corporal. A polícia trabalha com a hipótese de que a morte da ex-modelo tenha sido premeditada. Ex-amante de Bruno, Eliza tentava provar na Justiça que o goleiro do Flamengo era pai de seu filho.
Fonte: Yahoo

Caso Bruno


Advogado do goleiro Bruno critica a polícia, diz que Eliza está viva e que seus clientes passam por tortura em BH

Ter, 20 Jul, 10h50

RIO - O advogado Ércio Quaresma, que defende o goleiro Bruno e outros cinco envolvidos no caso do desaparecimento de Eliza Samúdio, disse que seus clientes estão passando por tortura psicológica. A declaração foi feita em entrevista à Rádio CBN. Ele citou ainda o fato de Luiz Romão, o Macarrão, passado por exame de corpo de delito na madrugada desta terça-feira (19).
PUBLICIDADE

- O Macarrão foi agredido dentro da delegacia de polícia. Também ontem o Bruno recebeu soro contra a mentira - declarou.

O advogado voltou a afirmar que Bruno e Macarrão são inocentes, até que a polícia prove o contrário.

- Enquanto eu não verificar um atestado de óbito ou exame de necropsia, essa moça está viva - afirmou.

Ele acredita que o desaparecimento de Eliza pode ser uma vingança:

- A maior vingança de uma mulher é colocar o homem na cadeia injustamente. Há vários casos assim.

Questionado se ela abandonaria o filho para se vingar do goleiro, Ércio respondeu:

- A mãe dela a abandonou em tenra idade. O pai dela é estuprador. Olha o histórico dessa moça? Ela era atriz pornô, trabalhava em produções pornográficas, era profissional do sexo.

Quaresma foi informado pela apresentadora Lúcia Hippólito que seu pedido de habeas corpus teria sido negado pelo ministro Hamilton Carvalhido, presidente interino do Superior Tribunal de Justiça.

- Eu não tenho a menor ideia disso, mas acredito que alguma pessoa sem autorização minha impetrou esta ordem. Vou tomar providencia - disse.

O advogado disse ainda que até quinta-feira volta a defender a mulher de Bruno, Dayanne Souza:

- Ela volta a ser patrocinada (sic) por nós até quinta-feira. Nós vamos conversar com a família dela hoje.

Na sua avaliação, o que está acontecendo em Minas é "coisa da idade média".

- O menino é um adolescente. Ora ele fala que a moça foi esquartejada por um negro, depois fala que o Macarrão estava junto. Eu não preciso fazer defesa, não. Já fizeram por mim. A polícia faz tanta besteira... A mentira sucumbiu ontem. Aquele depoimento divulgado custou a cabeça de duas delegadas, tem mais dois para cair - disse.

Leia também:

* Macarrão faz exame no IML após denunciar agressão
* Amante do goleiro Bruno depõe hoje. Flamengo adia demissão do goleiro
* Vídeo derruba delegadas do caso Bruno
* Mulher de Bruno diz que viu Eliza viva no dia 10/6
Fonte: Yahoo