terça-feira, 25 de agosto de 2009

Nota Pública

NOTA PÚBLICA SOBRE O

ASSASSINATO DE ELTON BRUM PELA BRIGADA MILITAR

DO RIO GRANDE DO SUL

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra vem a público, manifestar novamente seu pesar pela perda do companheiro Elton Brum, manifestar sua solidariedade à família e para:

1. Denunciar mais uma ação truculenta e violenta da Brigada Militar do Rio Grande do Sul que resultou no assassinato do agricultor Elton Brum, 44 anos, pai de dois filhos, natural de Canguçu, durante o despejo da ocupação da Fazenda Southall em São Gabriel. As informações sobre o despejo apontam que Brum foi assassinado quando a situação já encontrava-se controlada e sem resistência. Há indícios de que tenha sido assassinado pelas costas.

2. Denunciar que além da morte do trabalhador sem terra, a ação resultou ainda em dezenas de feridos, incluindo mulheres e crianças, com ferimentos de estilhaços, espadas e mordidas de cães.

3. Denunciamos a Governadora Yeda Crusius, hierarquicamente comandante da Brigada Militar, responsável por uma política de criminalização dos movimentos sociais e de violência contra os trabalhadores urbanos e rurais. O uso de armas de fogo no tratamento dos movimentos sociais revela que a violência é parte da política deste Estado. A criminalização não é uma exceção, mas regra e necessidade de um governo, impopular e a serviço de interesses obscuros, para manter-se no poder pela força.

4. Denunciamos o Coronel Lauro Binsfield, Comandante da Brigada Militar, cujo histórico inclui outras ações de descontrole, truculência e violência contra os trabalhadores, como no 8 de março de 2008, quando repetiu os mesmos métodos contra as mulheres da Via Campesina.

5. Denunciamos o Poder Judiciário que impediu a desapropriação e a emissão de posse da Fazenda Antoniasi, onde Elton Brum seria assentado. Sua vida teria sido poupada se o Poder Judiciário estivesse a serviço da Constituição Federal e não de interesses oligárquicos locais.

6. Denunciamos o Ministério Público Estadual de São Gabriel que se omitiu quando as famílias assentadas exigiam a liberação de recursos já disponíveis para a construção da escola de 350 famílias, que agora perderão o ano letivo, e para a saúde, que já custou a vida de três crianças. O mesmo MPE se omitiu no momento da ação, diante da violência a qual foi testemunha no local. E agora vem público elogiar ação da Brigada Militar como profissional.

7. Relembrar à sociedade brasileira que os movimentos sociais do campo tem denunciado há mais de um ano a política de criminalização do Governo Yeda Crusius à Comissão de Direitos Humanos do Senado, à Secretaria Especial de Direitos Humanos, à Ouvidoria Agrária e à Organização dos Estados Americanos. A omissão das autoridades e o desrespeito da Governadora à qualquer instituição e a democracia resultaram hoje em uma vítima fatal.

8. Reafirmar que seguiremos exigindo o assentamento de todas as famílias acampadas no Rio Grande do Sul e as condições de infra-estrutura para a implantação dos assentamentos de São Gabriel.

Exigimos Justiça e Punição aos Culpados!

Por nossos mortos, nem um minuto de silêncio. Toda uma vida de luta!

Reforma Agrária, por justiça social e soberania popular!

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra



www.cepdh.blogspot.com - cepdh@correios.net.br







NOTA PÚBLICA





O Centro de Estudos, Pesquisa e Direitos Humanos (CEPDH) manifesta sua indignação à ação da Brigada Militar do estado do Rio Grande do Sul na desocupação da Fazenda Southal, que resultou na morte de Elton Brum da Silva, além de dezenas de pessoas feridas, na manhã do dia 21 de agosto de 2009, em São Gabriel.



O CEPDH manifesta seu apoio e solidariedade aos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e à família de Elton Brum da Silva e todos/as os/as feridos/as, manifestando-se ainda contra a criminalização dos movimentos sociais que está em prática no Rio Grande do Sul



A forma agressiva e truculenta da ação da Brigada Militar é inaceitável, pois reflete uma agressão à democracia e aos que se organizam para lutar por seus direitos fundamentais.



É de extrema importância que o relacionamento da sociedade com as forças da ordem seja marcado pelo respeito, e não pela agressão (como é próprio nos regimes ditatoriais).



Assim, esperamos que haja das autoridades competentes uma rigorosa investigação e punição dos responsáveis diretos e indiretos, com a maior brevidade.





Caxias do Sul, 21 de agosto de 2009.





Centro de Estudos, Pesquisa e Direitos Humanos – CEPDH

NOTA PÚBLICA DO PT/RS



O Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul manifesta seu pesar pelo falecimento do trabalhador rural sem terra, Elton Brum da Silva, morto com um tiro disparado durante ação truculenta realizada pela brigada militar do Estado hoje pela manhã, em São Gabriel.

Entidades que lutam pelos direitos humanos no Rio Grande, no Brasil e internacionalmente, tem pré-anunciado que acabaria em tragédia a atual política de segurança que busca, a todo momento, criminalizar e tratar como caso de polícia os movimentos sociais no RS.

Esperamos que haja das autoridades competentes uma rigorosa investigação e punição dos responsáveis diretos e indiretos por mais este episódio que mancha a história do nosso Estado.

O PT reafirma seu compromisso histórico com a reforma agrária e os que por ela lutam.



Porto Alegre, 21 de agosto de 2009.



Olívio de Oliveira Dutra

Presidente do Partido dos Trabalhadores - RS

Uol Esportes

Sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Jamaicano Usain Bolt supera expectativas em Berlim com recordes dos 100 m e 200 m
Descontraído velocista se transforma na grande sensação do Mundial de Berlim com vitórias e novas marcas: 9s58 nos 100 m e 19s19 nos 200 metros, respectivamente

EFE/Rainer
Eliminatórias para a Copa
Com Adriano, Dunga convoca a seleção para os confrontos diante de Argentina e Chile

Favorita Isinbayeva fracassa no salto com vara em Berlim
Nas telonas
Inter lança documentário do centenário com taças e causos de fanatismo Escândalo
Por falta de lei, máfia do apito de 2005 termina sem pena a envolvidos Futebol argentino
Apertura começa sob crise de TV e pressão sobre Boca e River

Adriano mereceu a chance concedida por Dunga de regressar à seleção brasileira?

Rodrigo
Pela Copa-10, Palmeiras lança camisa azul para ter a Itália próxima

Divulgação
Barrichello usa o capacete em homenagem a Massa no GP da Europa
Atletismo Ator de novela no Panamá, Saladino tenta o sucesso no Mundial
Basquete Depois dos gramados, Real Madrid monta "galácticos" nas quadras
Ginástica Um ano após Pequim, Liukin volta à seleção e Shawn vira 'celebridade'
Boxe Cuba rejeita boxe feminino em 2012: "elas não foram feitas para socos"
Receba notícias: Celular | Clipping | Widgets |

Boletim do Deputado Federal Pepe Vargas



Em Brasília

Sindicatos e governo retomam negociação de aposentadorias
Reunião sobre reajuste será na próxima segunda

Governo e centrais sindicais voltam a se reunir na próxima segunda-feira, 24 de agosto, às 15h, no Centro Cultural Banco do Brasil para negociar o valor das aposentadorias pagas a partir de 2010. A rodada de negociação, prevista para a última segunda-feira, foi adiada a pedido das centrais sindicais. O deputado federal Pepe Vargas (PT-RS), que trabalha para assegurar um reajuste superior à inflação disse que o governo tem condições para dar reajuste superior ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para os aposentados que ganham acima do mínimo. “Essa proposta foi negociada com a área econômica tendo em vista o atual momento de queda de arrecadação e maior dificuldade financeira para o governo”, explicou.
Crédito: Wilson Dias

Pepe é o relator do projeto substitutivo ao Fator Previdenciário
O Poder Executivo ainda não apresentou um índice de reajuste, mas sinaliza com um aumento acima da inflação para aposentadorias superiores a um salário mínimo. Em contrapartida, o governo propõe unificar quatro propostas de interesse dos aposentados que tramitam no Congresso Nacional: o PL 3.299/08, que acaba com o fator previdenciário; o PL 4.434/08, que recompõe o valor das aposentadorias com base no número de salários mínimos recebidos na data de concessão do benefício; a emenda do senador Paulo Paim (PT-RS) ao PL 1/07, que vincula o reajuste das aposentadorias ao aumento do salário mínimo; e o reajuste de 16,7% para aposentados e pensionistas, aprovado pelo Congresso Nacional e vetado pelo Palácio do Planalto.
O aumento vai favorecer 8 milhões de aposentados e pensionistas.
Pavilhão industrial de Santo Cristo em pauta

A construção de um pavilhão industrial para abrigar pequenas e médias empresas no município de Santo Cristo, localizado na região Noroeste do Rio Grande do Sul, foi tratada no encontro entre o prefeito Jose Luiz Seger (PT) e o diretor do Departamento de Indústria e Comércio da Secretaria de Planejamento Emerson Fernando Bernardi com o deputado federal Pepe Vargas (PT/RS). Durante a reunião ocorrida na quarta-feira, 18 de agosto, o projeto foi detalhado ao parlamentar que destinou emenda ao orçamento da União no valor de 200 mil reais. O pedido de recurso foi encaminhado ao Ministério de Indústria e Comércio.
Crédito: Divulgação/Gab. Pepe Vargas

Prefeito Seger, Pepe e Bernardi
Recursos à agricultura familar de Taquaruçu do Sul
O prefeito de Taquaruçu do Sul Mauro Sponchiado (PT) visitou o deputado federal Pepe Vargas (PT/RS) na quarta-feira, 18. O prefeito do município da região da Produção do Rio Grande do Sul esteve em Brasília para encaminhar junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário o projeto de construção de um centro de agricultura familiar. Emenda de Pepe ao orçamento de 2009 destina 100 mil reais para o projeto.
Sponchiado também acertou detalhes do projeto de pavimentação de 2,6 km dentro da Rota das Pedras Semi-Preciosas entre Taquaruçu do Sul e Ametista do Sul. A ligação também serve para o núcleo da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), instituição federal instalada pelo governo Lula. Os recursos devem ser encaminhados junto ao Ministério do Turismo.
Crédito: Divulgação/Gab. Pepe Vargas

Pepe com o prefeito Sponchiado
No Rio Grande do Sul

Novos leitos no HG têm apoio de Pepe

O deputado federal Pepe Vargas (PT/RS), em visita ao Hospital Geral de Caxias do Sul na última segunda-feira, 17, conheceu o plano de expansão para disponibilizar mais 136 leitos. Atualmente o hospital conta com 236. Pepe foi recebido pelo diretor geral Sandro de Freitas Junqueira e pelo reitor da Universidade de Caxias do Sul Isidoro Zorzi. O parlamentar em 2008 destinou emenda no valor de R$ 398 mil para o Pronto Atendimento do HG. Agora Pepe vai buscar apoio junto à bancada federal gaúcha e no Ministério da Saúde para ampliação do número de leitos. “A expansão do Hospital Geral qualificará o Sistema Único de Saúde (SUS) na Região da Serra”, justificou. Através de convênio com a Fundação Universidade de Caxias do Sul o hospital atende aos usuários do SUS desde o Pronto Atendimento Ambulatorial de Urgência até os Serviços Auxiliares de Diagnóstico.
Crédito: divulgação/ Hospiserra

Emenda de Pepe destina R$ 398 mil para o Hospital Geral
Pepe busca asfaltamento da estrada do Salto Ventoso

O deputado federal Pepe Vargas (PT/RS) se comprometeu em trabalhar, em conjunto com a bancada gaúcha e governo federal, pelo asfaltamento da estrada que liga a área urbana do município de Farroupilha, na Serra gaúcha, ao Salto Ventoso. O assunto foi tratado na última quarta-feira, 19, em conversa com o prefeito Ademir de Baretta (PMDB).
Crédito: Dal Monte/div. Pref.Farroupilha

Salto Ventoso é um dos principais pontos turísticos de Farroupilha

www.pepevargas.com.br

Gabinete Regional
Av. Júlio de Castilhos, 3658 - CEP 95010-002 - Bairro Cinquentenário, Caxias do Sul, RS - Tel.:(54) 3025.1301

Gabinete Nacional
Câmara dos deputados, Anexo IV, gabinete 545 - CEP 70160-900, Brasília, DF - Tel.:(61)3215.5545 / Fax:(61)3215.2545 - dep.pepevargas@camara.gov.br

Estatuto da Igualdade Racial divide Movimento Negro

Votação do Estatuto da Igualdade Racial divide movimento negro
24 de agosto de 2009 • 09h22 • atualizado às 09h22

* Notícias

imprimir
reduzir tamanho da fonte tamanho de fonte normal aumentar tamanho da fonte

O governo federal espera que, até a próxima quarta-feira (26), a comissão especial da Câmara conclua a votação do substitutivo ao Projeto de Lei nº 6.264 de 2005, que cria o Estatuto da Igualdade Racial. O parecer do relator, deputado Antônio Roberto (PV-MG), foi lido em 13 de maio, mas a votação não foi concluída. Sete deputados estão inscritos para discursar antes da deliberação.

Para o ministro-chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, o projeto será votado na quarta-feira. "Já tem ambiente propício, as posições já estão consolidadas, não tem por que adiar muito". O ministro acredita que até parlamentares da oposição poderão votar com o governo, mas reconhece que o projeto poderá ainda ter um longo percurso até a aprovação final.

Como a proposta original, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) foi alterada pela Câmara, o projeto deverá voltar ao Senado para nova apreciação. Após a tramitação na comissão especial, os deputados poderão requerer que o substitutivo seja apreciado no plenário da Casa. O prazo é de cinco sessões legislativas e o pedido deve ser assinado por pelo menos 53 deputados.

"Trata-se de uma inovação, um novo formato de política pública", destaca o ministro Edson Santos, reconhecendo a polêmica da discussão e a possibilidade de lentidão na aprovação do Estatuto da Igualdade Racial.

"A conjuntura é de ataque conservador contra as políticas afirmativas", ressalta Alexandre Ciconello, assessor de direitos humanos do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), ao citar ação do Democratas (DEM) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a política de cotas da Universidade de Brasília (UnB).

Entidades do movimento negro, no entanto, criticam o projeto que será votado na comissão especial. O Movimento Negro Unificado (MNU) avalia que o substitutivo não contempla fontes de financiamento das políticas definidas no próprio estatuto; não regulamenta a ocupação da terra por comunidades remanescentes de quilombos; e não obriga a adoção das políticas, mas apenas autoriza a adoção.

"Queremos uma lei que mude as condições de vida da população negra", assinala a coordenadora nacional do MNU, Vanda Gomes Pinedo. Para ela, "melhor seria não mexer no projeto que chegou do Senado" e, com o substitutivo, "o governo fragiliza a lei". Apesar das críticas, Vanda ressalta que a demora da tramitação não deve à oposição do MNU ou de qualquer outra entidade do movimento negro.

O relator do projeto, deputado Antônio Roberto, defende o substitutivo afirmando que o projeto original tinha problemas de redação e até de inconstitucionalidade. Segundo ele, a Constituição Federal "prevê claramente" o reconhecimento da propriedade das terras pelos quilombolas e não é preciso uma lei ordinária para regulamentá-la, basta um decreto presidencial como o nº 4.887 de 2003, também questionado no STF pelo DEM por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 3.239 de 2004.

O parlamentar reconhece "certo recuo" na definição de um fundo de financiamento. Segundo ele, venceu o argumento de que "seria mais fácil" a tramitação do projeto de lei se todos os custos das políticas e programas estivessem nas diversas áreas do orçamento. "O substitutivo é um marco simbólico. É um começo", diz o relator, ao acrescentar que apresentará projetos detalhando políticas previstas no Estatuto da Igualdade Racial.

Outras entidades do movimento negro são favoráveis ao relatório do deputado Antônio Roberto. Flávio Jorge, da Soweto Organização Negra (filiada à Coordenação Nacional de Entidades Negras), avalia que a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, assim como a Lei de Cotas, será um marco importante, mas "a eficácia e a implementação dessas leis vão depender sempre da pressão do movimento social".

Agência Brasil

Duas Pulgas

Poa, 25/08/09

 

Achei o texto muito interessante.

 

Espero que também gostes.

 

Beijos.

 

Deise Nunes.


 

As duas pulgas  - por Max Gehringer 


Duas pulgas estavam conversando e então uma comentou com a outra: - Sabe qual é o nosso problema? Nós não voamos, só sabemos saltar. Daí nossa chance de sobrevivência quando somos percebidas pelo cachorro é zero. É por isso que existem muito mais moscas do que pulgas.
 
Elas então contrataram uma mosca como consultora, entraram num programa de reengenharia de vôo e saíram voando.



Passado algum tempo, a primeira pulga falou para a outra: - Quer saber? Voar não é o suficiente, porque ficamos grudadas ao corpo do cachorro e nosso tempo de reação é bem menor do que a velocidade da coçada dele.

Temos de aprender a fazer como as abelhas, que sugam o néctar e levantam vôo rapidamente.
 
Elas então contrataram o serviço de consultoria de uma abelha, que lhes ensinou a técnica do chega-suga-voa. Funcionou, mas não resolveu.. . A primeira pulga explicou por quê: - Nossa bolsa para armazenar sangue é pequena, por isso temos de ficar muito tempo sugando. Escapar, a gente até escapa, mas não estamos nos alimentando direito. Temos de aprender como os pernilongos fazem para se alimentar com aquela rapidez.

E então um pernilongo lhes prestou uma consultoria para incrementar o tamanho do abdômen. Resolvido, mas por poucos minutos.
.. Como tinham ficado maiores, a aproximação delas era facilmente percebida pelo cachorro, e elas eram espantadas antes mesmo de pousar. Foi aí que encontraram uma saltitante pulguinha, que lhes
perguntou:

 - Ué, vocês estão enormes! Fizeram plástica?
 
- Não, reengenharia. Agora somos pulgas adaptadas aos desafios do século XXI. Voamos, picamos e podemos armazenar mais alimento.

- E por que é que estão com cara de famintas?

- Isso é temporário. Já estamos fazendo consultoria com um morcego, que vai nos ensinar a técnica do radar. E você?
 
- Ah, eu vou bem, obrigada. Forte e sadia.

Mas as pulgonas não quiseram dar a pata a torcer, e perguntaram à pulguinha: - Mas você não está preocupada com o futuro? Não pensou em uma reengenharia?

- Quem disse que não? Contratei uma lesma como consultora.

- Mas o que as lesmas têm a ver com pulgas. quiseram saber
as pulgonas..

- Tudo. Eu tinha o mesmo problema que vocês duas. Mas, em vez de dizer para a lesma o que eu queria, deixei que ela avaliasse a situação e me sugerisse a melhor solução. E ela passou três dias ali, quietinha, só observando o cachorro e então ela me disse: "Não mude nada. Apenas sente na nuca do cachorro. É o único lugar que a pata dele não alcança".

MORAL: Você não precisa de uma reengenharia radical para ser mais eficiente. Muitas vezes, a GRANDE MUDANÇA é uma simples questão de reposicionamento.

Penitenciária de Caxias do Sul busca a ressocialização

Mailing SSPPenitenciária de Caxias do Sul busca a ressocialização através da costura
25/08/2009 13:30


A Penitenciária Regional de Caxias do Sul (PRCS) recebeu das mãos do Conselho Pró Segurança Pública (Consepro) do município, a doação de uma máquina overloque, juntamente com tecidos, linhas e agulhas. A iniciativa visa a ressocialização dos apenados através da costura.

A PRCS tem como norma a utilização de uniformes nos seus internos. Segundo o diretor da penitenciária, Gustavo Fuhrmann, a administração da casa busca através do conserto e confecção dos uniformes dos presos, a auto-suficiência, gerando com isso economia para o Estado, além de contribuir para a socialização dos detentos.

Sob a orientação da agente penitenciária Paula dos Santos Póla, moldes para calças e jalecos já começaram a ser desenhados, e em breve deve ser iniciada a confecção dos primeiros uniformes, para isso um apenado está sendo treinado para trabalhar no atelier. A previsão é de que sejam produzidos 50 uniformes por mês, além de consertos.

Fonte: Ascom/ Susepe




Policiamento Ambinetal

Policiamento Ambiental da Brigada Militar pode obter Arraias Amador
25/08/2009 13:59
Nesta terça-feira (25/8), no Iate Clube Guaíba, em Porto Alegre, oficiais do Curso de Especialização em Gestão de Policiamento Ambiental (CEGPAM), do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM), encerraram a instrução para Arraias Amador com aula prática de embarcação no Lago Guaíba.A capacitação se constituiu de 16 horas/aula, em dois dias, e os oficiais poderão prestar a prova junto à Marinha para obter a habilitação de Arraias Amador, que permite conduzir embarcações nos limites da navegação interior, ou seja, em portos, rios, lagos, bacias e baías abrigadas.

O CABM prestou agradecimento ao Iate Clube Guaíba pela cedência de suas instalações para a instrução, entregando ao vice-comodoro administrativo, Roberto Araújo, um bracelete emoldurado do Comando Ambiental.Fonte: Ascom/ PC

Palácio Piratini




Boletim de Notícias do Piratini
Nº 42 de Terça-feira, 25 de Agosto de 2009 - Porto Alegre - RS - Brasil

* Boletim
* Enviar para um amigo
* Receber por e-mail
* Edições Anteriores
* Fale Conosco

Galeria de Fotos - Gestão
Remuneração por desempenho no serviço público tem mais de 70% de aprovação
Resultado de pesquisa será a base para projeto de lei a ser enviado para Assembleia Legislativa.
Seviço Público
Governo divulga calendário de pagamento do funcionalismo em agosto
No contracheque está incluída a terceira parcela da Lei Yeda, que restitui valores, beneficiando cerca de 93% dos servidores do Executivo com reajustes entre 4,9% e 8,2%.
Expointer 2009
Escolas públicas terão acesso gratuito ao Parque Assis Brasil
Parque Estadual de Exposições disponibilizará, na segunda-feira (31) e na terça-feira (1º), visitações gratuitas para professores e alunos.
Administração
Anunciada a publicação do edital de venda da área da extinta Corlac
Habilitação de interessados na compra se dará em 45 dias após o edital ter saído no Diário Oficial.
Desenvolvimento I
Governo entrega Licença de Operação para empresa de laticínios em Passo Fundo
Empreendimento de R$ 60 milhões deve gerar 400 empregos diretos e aproximadamente três mil indiretos.
Desenvolvimento II
Financiamentos do BRDE crescem 27% no primeiro semestre
Investimento total de R$ 3,267 bi garantiu 60.130 empregos no RS, em Santa Catarina e no Paraná.

Editorial Opinião

* Uma senhora sofreu um assalto dentro de um supermercado no centro da cidade de Vacaria Rs duas mulheres observavam quando a mesma deixou sua bolsa no carrinho de compras e levaram a sua carteira. Pasmém o Supermercado não possue nenhum segurança e não possue câmara de video. Um Supermercado de renome em Vacaria RS. Autoridades fiquem alertas com as duas ladras soltas no centro de Vacaria RS.
Paulo Furtado
http://paulofurtado.blog.terra.com.br

Editorial de Opinião

* Neste Blog nós publicamos várias foto da sinaleira da BR 285, segundo informações que recebemos de um morador do Bairro Jardim América que tem o seu estabelecimento situada no mesmo bairro nos informou que a sinaleira está no pisca para privilegiar os caminhões para o Porto Seco que fica localizado na Rede Ferroviária.
* Temos que parabenizar a Prefeitura de Vacaria RS por regularizar a 15 de Novembro e fazer a Borges de Medeiros preferencial.
* Infelizmente na tarde de hoje fomos vitimas mais uma vez da ignorância vacariana novamente, uma pessoa me agrediu verbalmente somente porque comentava com outra sobre política. Fiz um Registro de Ocorrência aliás com o ignorante a gente que tem levar para lei.
* Finalmente o telecentro de Vacaria/RS está funcionando para o acesso a internet mais uma opção para os usuários da internet.
Paulo Furtado
http://paulofurtado.blog.terra.com.br
MSN:paulofurtado64@hotmail.com






19:41 » DF: programa que monitora desmatamento da Amazônia deve entrar em vigor em janeiro
19:21 » MS: Seprotur levará ao RS mostruário de couros exóticos do Estado
19:17 » MS: secretária Tereza Cristina destaca consolidação do setor sucroalcooleiro no Estado
18:53 » SP: curso de atualização em café acontece nesta terça e quarta em Campinas
18:45 » ES: tomate inicia a semana com aumento de 95% na Ceasa
18:44 » RS: Associação Brasileira de Hereford e Braford em ritmo de Expointer 2009
18:40 » GO: Lavoura Comunitária produz 312 toneladas de alimentos
18:39 » GO: Morrinhos comemora produção de tomate
18:37 » RJ: produtor de cana tem até 30 de setembro para requerer subsídio
18:35 » RJ: Maricá pode ganhar fábrica de aviões agrícolas
18:33 » SC: projeto de pesquisa internacional valoriza produtos da agricultura familiar
18:31 » RS: mais de cem animais já ingressaram no Parque Assis Brasil para a Expointer 2009
18:29 » SC: abertas inscrições para monitores da pesca artesanal no Estado
18:27 » RS: Centro de Treinamento de Canguçu sedia capacitação para classificação de arroz e feijão
18:21 » MG: pesquisadores preparam novas avaliações genéticas para touros girolando
17:50 » MT: confira o Boletim Semanal de Milho do Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária
17:50 » ES: 4º Noroeste Cafés reúne produtores de arábica e de Conilon em Mantenópolis nesta terça
17:42 » MT: 2º Congresso Brasileiro de Peixes Nativos de Água Doce começa nesta terça-feira
17:40 » MT: confira o Boletim Semanal de Soja do Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária
17:39 » RJ: citricultura se expande no Noroeste do Rio
17:36 » PR: Porto de Paranaguá registra alta de 19,3% nas exportações de soja
16:52 » MT: confira o Boletim Semanal de Bovinocultura do Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária
16:51 » MG: agricultor de Astolfo Dutra ganha feira do produtor rural
16:45 » PR: Iapar disponibiliza avaliação de cultivares de milho da última safra
16:38 » AM: enxertia de tomate é tema de curso em Manaus
16:32 » Embrapa Solos oferece curso de recuperação de áreas degradadas
16:28 » SP: Lagoa lança a edição 2009 do Sumário Paint
16:15 » GO: Itaberaí abre rodada de Seminários Regionais de Pecuária de Leite
16:10 » PR: Conab libera R$ 25 milhões para os produtores de feijão do Estado
16:08 » SP: Basf vai investir 50,1 milhões de euros no segmento de proteção de cultivos
16:03 » PR: Palotina recebe amanhã Fórum Agronômico Regional 2009
15:58 » RS: curso capacita dirigentes de cooperativas em Sped e Nota Fiscal Eletrônica
15:53 » RS: Kepler Weber apresenta KW Fazenda durante a Expointer 2009
15:50 » SP: vendas de automóveis flex aumentam 5% em 2009
15:45 » DF: Embrapa investe na destoxificação do pinhão manso
15:42 » SP: marketing no agronegócio é tema de programa intensivo na ESPM
15:39 » RS: Prêmio Gerdau Melhores da Terra registra aumento de 80% na inscrição de máquinas e equipamentos
15:34 » MG: projeto do IMA aposta no uso correto de agrotóxicos
15:34 » BA: Estado fica fora dos leilões de PEP para o milho mais uma vez, diz Aiba
15:31 » MG: ABS Pecplan apresenta 20 novos touros no catálogo Corte Europeu 2010
15:21 » EUA: confira o fechamento do mercado futuro do algodão hoje na Bolsa de Nova York
15:20 » EUA: confira fechamento do mercado futuro do trigo nas bolsas de Chicago e Kansas
15:18 » EUA: confira o fechamento do mercado futuro da soja na Bolsa de Chicago
15:07 » RS: lançado em Santa Rosa o 26º Encontro Estadual de Hortigranjeiros
15:06 » RS: Emater alerta para nova praga em Tarde de Florestas
14:58 » AL: servidores da Seagri agora são educadores ambientais
14:54 » RN: semana da bovinocultura revitaliza bacia leiteira na região do Potengi
14:51 » PA: Estado fomenta pecuária leiteira em Pacajá
14:49 » PA: X Festa Estadual do Cacau demonstra o potencial da cultura no Estado
14:48 » TO: Seagro e parceiros montam plano de ação de combate à morte de eqüídeos
14:37 » PR: Curitiba sedia VI Congresso Brasileiro de Agroecologia
14:31 » RS: chegam ao Parque Assis Brasil os primeiros animais para a Expointer 2009
14:24 » MS: governador abre Canasul 2009 e diz que usina no Pantanal "só se matarem o André"
14:21 » MG: tecnologia de aplicação de herbicida é tema da Bayer CropScience em evento da área agroflorestal
14:16 » MG: Encontro de Controladores de Leite da ABCZ enfoca a padronização do serviço
14:10 » SP: abertas as inscrições para Desafio de Máxima Produtividade para Safra 09/10
14:04 » DF: certificação de armazenamento passa a ser necessidade legal em janeiro de 2010
14:01 » SP: Mongaguá sedia I Seminário de Extensão Rural e Pesqueira do Litoral Paulista
13:59 » MS: Embrapa articula projetos em pecuária de corte com Venezuela
13:29 » DF: Comissão de Agricultura da Câmara terá semana agitada
13:22 » DF: confira agenda do ministro da Agricultura
13:00 » PR: dia de campo aborda culturas de inverno em Marechal C. Rondon
12:49 » SP: conheça os premiados do Top Ciência 2009
12:26 » RS: Afubra vai incrementar projeto experimental de produção de biodiesel
12:11 » DF: Embrapa discute incremento da cultura do dendê com bases tecnológicas
12:03 » RS: Irga promove Encontro do Arroz em Barra do Ribeiro
11:34 » MG: Expogenética termina enfocando a pecuária leiteira
11:32 » MG: Expogenética atrai universitários do Pará
11:25 » DF: leilões de milho serão retomados nesta sexta-feira
10:07 » MS: Iagro anula autos de infração em decorrência da vacinação contra febre aftosa
09:51 » MS: Estado investe em tecnologia para agregar valor ao couro
08:43 » SP: Simpósio Brasil-França promove debate sobre agroenergia

Ver todas notícias







INDICADORES
FUTURO
Índice Venc. Valor %
Açúcar . . .
Álcool . . .
Algodão . . .
Bezerro . . .
Boi Gordo Set 79,15 -0,48
Café Set 139,90 -1,51
Etanol . . .
Milho Set 19,62 +0,10
Soja Nov 26,06 +2,00

Índices: 24/08 - Fonte: BM&F
Para saber mais clique aqui
FÍSICO
Índice Praça Valor %
Açucar SP 47,10 +0,36
Algodão SP 116,50 +0,52
Arroz RS 26,74 +0,54
Bezerro MS 608,78 -0,31
Boi Gordo SP 76,34 +0,53
Café SP 251,02 +0,27
Etanol PR . .
Milho Camp. 19,32 +0,23
Soja PR 48,01 +1,80

Índices: 24/08 - Fonte: CEPEA
Para saber mais clique aqui

ARTIGOS
Salinidade em áreas irrigadas. Soluções?


A irrigação é uma prática agrícola muito antiga e bastante utilizada no mundo inteiro, principalmente nas regiões tropicais em que predomina o clima quente e seco, como, por exemplo, o Semi-Árido do Nordeste brasileiro, cuja taxa de evapotranspiração excede a de precipitação pluvial durante a maior parte do ano. Nessas áreas, em que as culturas não dispõem de água suficiente para suprir suas necessidades hídricas durante todo o ciclo vegetativo, a irrigação assume papel de fundamental importância no que se refere à garantia de boas safras agrícolas.
Leia mais
MULTIMÍDIA



SP: Prêmio Top Ciência valoriza e incentiva busca de inovação tecnológica na agricultura


O vice-presidente de Proteção de Cultivos da Basf para a América Latina, Walter Dissinger, fala sobre a 4ª edição do Prêmio Top Ciência, do conceito Open Inovation e também sobre o lançamento da soja transgênica desenvolvida pela Embrapa e pela Basf para o agricultor brasileiro. O Top Ciência contempla os cultivos de soja, milho, arroz, feijão, trigo, girassol, café, algodão, cana-de-açúcar, citros e hortifruti (tomate, batata, uva, maçã).

Ouvir áudio

Folder

Expointer

Segurança Pública presente na 32ª Expointer
25/08/2009 10:03

A Secretaria da Segurança Pública, por meio de seus órgãos vinculados, estará presente na 32ª edição da Expointer 2009 (http://www.expointer.rs.gov.br/site2009/), que acontece de 29 de agosto a 6 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A Brigada Militar, Polícia Civil e Instituto-Geral de Perícias estarão prestando serviços públicos em todo o perímetro da Feira. Conheça as atividades que serão desenvolvidas na área da segurança pública.

POLÍCIA CIVIL

Nesta edição da Feira a Polícia Civil disporá de um Posto Policial, com atuação 24 horas, e uma equipe de 30 policiais, que trabalharão vinculados diretamente ao Posto. Estarão integradas ao trabalho uma equipe de agentes e uma viatura por Departamento Especializado: Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), da Criança e do Adolescente (DECA), de Investigações do Narcotráfico (DENARC) e o Grupo de Operações Especiais (GOE), que atuarão em operações vinculadas a suas áreas específicas.

O Posto Policial da Expointer funcionará do início ao final da Feira, sendo que as ocorrências de flagrante delito serão encaminhadas a outro órgão policial fora do Parque (DPPA Canoas). Tal medida tem como foco principal o bom atendimento ao público presente no evento. Além dos policiais, o Posto contará com uma viatura que estará à disposição para pronto-atendimento. Também o perímetro externo da Expointer é preocupação da Polícia Civil, que atuará com três equipes-volantes. Elas terão a missão de reprimir a criminalidade, principalmente nas áreas de acesso ao parque.

Na intenção de informar e aproximar as pessoas que participam da Feira, a Polícia Civil estará realizando ainda palestras e distribuição de material informativo do DECA, DENARC, Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso (DPPI) e Delegacia de Polícia para Mulher (DM), em dias que serão previamente agendados. O contato do Posto Policial da Expointer 2009 poderá ser feito pelo telefone (51) 8446-6803, com o delegado Guilherme Pacífico, e no (51) 8427-6861 com o inspetor Ernani.

BRIGADA MILITAR

Durante os nove dias do evento a Brigada Militar se fará presente diuturnamente no Parque de Exposição Assis Brasil. O planejamento e a coordenação de todas as modalidades de policiamento da corporação ma Feira é responsabilidade do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), cujo titular é o coronel Jorge Luis Agostini.

Dentro do Parque, o Posto da Brigada Militar estará sob coordenação do comandante do 34º BPM, tenente-coronel Roberto Kraid Pereira. Em toda a extensão do local serão instalados 21 Postos de Observação, além do policiamento ostensivo, objetivando intensificar ações, abordagens e revistas em locais de risco. Para tal, serão empregados também efetivos com motocicletas e policiamento montado. Haverá reforço de efetivo da Capital e do interior do Estado. Os Bombeiros também estarão presentes na Expointer com ações preventivas, caminhão de combate a incêndio e ambulância para atuar em socorro a vítimas. O Grupamento Aéreo de Polícia Militar realizará o patrulhamento aéreo do evento e o Departamento de Saúde disponibilizará enfermeiros, médicos e médicos veterinários.

Uma das novidades será a inauguração da Casa do Comando-Geral da Brigada Militar, na rua principal da feira, que contará com um posto de atendimento de ocorrência e com a Comunicação Social, que divulgará as ações da Corporação e coordenará exposição de materiais e equipamentos característicos das atividades do Comando Ambiental, Comando Rodoviário, Comando de Bombeiros, do Departamento de Ensino (Museu, Proerd, Colégio Tiradentes), do Batalhão de Operações Especiais (GATE e controle de tumulto), bem como a participação da Banda de Música da BM e dos bonecos institucionais.

Outra novidade será a realização do Programa Brigada Amiga, destinado ao público infantil, que acontecerá no período entre 31 de agosto e 04 de setembro, na pista do gado leiteiro, a partir das 14h, contando com diversas atividades lúdicas e educativas.

INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS

O Instituto-Geral de Perícias estará disponibilizando os serviços de emissão de carteiras de identidade, atestado de antecedentes e computadores para o agendamento eletrônico de CIs, durante a realização da 32ª Expointer. O stand do IGP terá duas estações de captura completas e quatro funcionários, atendendo o público durante o horário de funcionamento do evento.

Notícias do Piratini



Notícias do Piratini
Nº 478 de Domingo, 23 de Agosto de 2009 - Porto Alegre - RS - Brasil

Destaques do Dia
[Exibir Imagem]

Yeda Crusius participa da votação na Consulta Pública sobre a área do antigo Estaleiro Só
A governadora Yeda Crusius, participa do processo de votação na Consulta Pública sobre a área do antigo Estaleiro Só, em urna localizada no Instituto Porto Alegre(IPA).

Local: Porto Alegre - RS
Data: 23/08/2009
Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
Código: 31094
[Exibir Imagem]

Rua da Cidadania em Frederico Westphalen
A presidente do Comitê de Ação Solidária, Tarsila Crusius, durante visita ao estande da Corag na Rua da Cidadania em Frederico Westphalen.

Local: Frederico Westphalen - RS
Data: 22/08/2009
Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
Código: 31092
[Exibir Imagem]

Rua da Cidadania em Frederico Westphalen
Casais que participaram da cerimonia de Casamento Coletivo durante a Rua da Cidadania em Frederico Westphalen posam para foto oficial diante da Catedral Santo Antonio, no município.

Local: Frederico Westphalen - RS
Data: 22/08/2009
Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
Código: 31089
[Exibir Imagem]

Rua da Cidadania em Frederico Westphalen
Movimentação intensa de público durante a realização da Rua da Cidadania em Frederico Westphalen.

Local: Frederico Westphalen - RS
Data: 22/08/2009
Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
Código: 31077

Celular

Paulo Borges reside atualmente em Vacaria, onde engarrafa sucos e iogurte, na antiga Coval. Girou pelo mundo nos últimos 30 anos, destacando-se como pioneiro da Kibon no RS e do celular. No Rio, ganhou a exclusividade na venda da água mineral no Maracanã, água e suco no encontro mundial do meio ambiente, na cidade carioca.



Foi com o celular que ficou mais conhecido, pela ousadia e pioneirismo. Nos anos 80 percebeu o grande negócio e criou uma empresa com venda do celular, tratando de patentear imediatamente. Quando a ATT americana lançou a marca Celular, a do Paulo Borges já estava funcionando. Na disputa jurídica ganhou o gaúcho, tendo como patrono o Dr. Jauro Ghelen, advogado renomado e desembargador aposentado.



Vitória no STF, esgotando todos os recursos. Agora na Liquidação de Sentença, arbitram o valor, que poderá recuperar bom dinheiro, merecido pela sua criatividade, pioneirismo e ousadia. Paulo sempre está um passo à frente, descobrindo novidades.





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Celular

Paulo Borges reside atualmente em Vacaria, onde engarrafa sucos e iogurte, na antiga Coval. Girou pelo mundo nos últimos 30 anos, destacando-se como pioneiro da Kibon no RS e do celular. No Rio, ganhou a exclusividade na venda da água mineral no Maracanã, água e suco no encontro mundial do meio ambiente, na cidade carioca.



Foi com o celular que ficou mais conhecido, pela ousadia e pioneirismo. Nos anos 80 percebeu o grande negócio e criou uma empresa com venda do celular, tratando de patentear imediatamente. Quando a ATT americana lançou a marca Celular, a do Paulo Borges já estava funcionando. Na disputa jurídica ganhou o gaúcho, tendo como patrono o Dr. Jauro Ghelen, advogado renomado e desembargador aposentado.



Vitória no STF, esgotando todos os recursos. Agora na Liquidação de Sentença, arbitram o valor, que poderá recuperar bom dinheiro, merecido pela sua criatividade, pioneirismo e ousadia. Paulo sempre está um passo à frente, descobrindo novidades.





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Editorial de Opinião

* Fiquei surpreso quando recebi ontem pelo correio o jornal impresso a de Brasilia-DF o Irohin sobre a morte de Jonatas da Conceição, o qual o conheci em 1993 no congresso do MNU em Goiânia-GO. Um militante com uma grande biografia e contribuição para o Movimento Negro.
* A convenção do PSDB de Vacaria/RS foi de grande a tenção para o PT local, o qual a chapa do Vereador Amadeu foi vitoriosa, com isso a influência do PT chega até outros partidos. O que vai ficar engraçado será o ano que vem parte do PSDB faz parte da atual administração Municipal e o ano que vem PSDB e PT farão uma disputa na eleição para o Governo do Estado. O PT rasgou a ética agora vale tudo para ficar no poder. e quando eu debatia na Fapa em Porto Alegre em 1999 e 2000 eu era louco.
* A questão do crack e outras drogas em nossa cidade no meu ponto vista algumas ong's de nossa cidade tratam o dependente químico como bandidos e marginais. Se utilizam de um discurso autoritário. Isso observei numa palestra que assisti em 2007. A nossa Prefeitura não faz nada não apoia projetos sociais, educativos e esportivo para disputar as crianças e adolescente com o tráfico. A omissõa de projetos e é claro a abertura de frentes de trabalho para oportunizar o o jovem ao trabalho e aprendizado.
Paulo Furtado
Editor - Chefe
http://paulofurtado.blog.terra.com.br
MSN: paulofurtado64@hotmail.com

Morte de Jonatas da Conceição


SEMUR em luto pela morte de Jônatas Conceição
Entidades do movimento negro, os tambores e os microfones da liberdade choram a morte do professor e radialista Jônatas Conceição da Silva. Jônatas faleceu na manhã de hoje, vítima de um câncer no intestino. Ele deixa a viúva com um filho. O sepultamento será às 16h no cemitério Jardim da Saudade, em Brotas.

Em nota, a Secretaria Municipal da Reparação e lamentou o fato. “A equipe da SEMUR está em luto. Foi com bastante pesar que recebemos a notícia. Oferecemos aos familiares nossas condolências, bem como nossos mais estimados préstimos”, declarou Maria Alice da Silva, secretária municipal da Reparação.


“A Bahia perde um grande homem. Jônatas teve a coragem de denunciar práticas racistas e a ousadia de estragar a suposta tranqüilidade em torno do mito da ‘democracia racial’ do Brasil”, assinalou a secretária.

Líder do movimento negro, escritor, poeta, e radialista Jônatas foi um dos mais importantes militantes das causas negras em Salvador. Sua atuação voltada para a defesa dos direitos do homem, no combate ao racismo e nas lutas pela igualdade reservaram a ele, um lugar destacado na cidade.

Jônatas foi um dos fundadores do Movimento Negro Unificado (MNU), e atuou como diretor e coordenador pedagógico do Bloco Afro Ilê Aiyê, responsável pela série Cadernos de Educação e dos projetos sociais.

Na área da comunicação, Jônatas foi idealizador e atuava como um dos coordenadores do programa “Tambores da Liberdade”, veiculado semanalmente na Rádio Educadora.
Como professor da Universidade do Estado da Bahia desenvolveu pesquisas na área de cultura e etnia. Foi autor do livro “Vozes Quilombolas – Uma Poética Brasileira”, publicado em 2005, fruto do trabalho de mestrado sobre a poesia dos quilombos.


Fonte: Semur

Horários visitas serão ampliados

HNSO vai ampliar horários de visitas para pacientes

Novas medidas do Grupo de Humanização busca beneficiar a reperação das pessoas internadas

A partir do próximo mês, através de um projeto do Grupo de Humanização do Hospital Nossa Senhora da Oliveira serão ampliadas as visitas aos pacientes internados.
A medida busca implementar ações que beneficiam a recuperação dos pacientes internados. De acordo com a coordenadora de enfermagem do hospital, Sílvia Regina Benca foi observado que a visita dos familiares acelera o processo de recuperação. Além disso, os visitantes oferecem inúmeras informações sobre o paciente, o que pode colaborar no diagnóstico médico.
Agora, será necessária a apresentação de um documento de identificação com foto para que seja permitido o acesso ao interior do HNSO. Será ampliado o horário de visitas, que passa a ser das 12:00 às 13:30, com direito a dois visitantes por vez.
Já a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) passa a ter dois horários de visita, das 08:30 às 09:00 e das 18:00 às 18:30, com direito a quatro visitantes, sendo dois por vez. Não será mais permitida a entrada de alimentos, roupas de cama e crianças menores de 12 anos no Hospital Nossa Senhora da Oliveira.

Rádio Fátima AM (Jornalismo), 25/08/2009, 08h17