quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Folias de Reis


Edição especial comemora 10 anos do Encontro de Folias de Reis do Distrito Federal

Com a presença de diversos grupos de Folia e shows de Zé Mulato e Cassiano, Irmãs Galvão e Pereira da Viola, dentre outras atrações populares e tradicionais, evento reúne milhares de pessoas no Parque da Cidade, entre os dias 18 e 19 de fevereiro.

Realizado sem interrupções há dez anos pelo Clube do Violeiro Caipira de Brasília, o Encontro de Folias de Reis ultrapassou em muito as fronteiras do Distrito Federal, reunindo grupos de Goiás, Minas Gerais e Tocantins. São Paulo e Santa Catarina também já estiverem representados e até um grupo do Morro da Mangueira, Rio de Janeiro, já participou do evento. Sempre tendo como sede a Granja do Torto, desta vez, o encontro acontecerá no Parque da Cidade.

A importância das Folias de Reis para a cultura do Distrito Federal e o formato do encontro, que respeita a dinâmica tradicional dos grupos, garantiu a sua inclusão no Calendário Oficial de Eventos com a aprovação da Lei nº 3.252 de 19 de dezembro de 2003. As atividades pretendem mostrar a diversidade das expressões artísticas associadas ao festejo, como a Catira, a Sussa e o Lundu, através de apresentações, oficinas, exposições e rodas de prosa. Manifestações espontâneas de violeiros e outros músicos dão colorido especial à festa que também propicia a discussão dos problemas comuns aos grupos e a busca de soluções coletivas, como a proposição do registro das Folias como patrimônio imaterial, surgida no último encontro.

“Em janeiro de 2010 o evento recebeu cerca de 1.200 foliões, originários de seis Estados, e reuniu 80 artistas, locais e nacionais, em 75 diferentes apresentações. Agregamos ainda o artesanato, a culinária e as tradições orais. Cerca de 50.000 visitantes compareceram nos quatro dias”, relata Volmi Batista, presidente do Clube do Violeiro.

As Folias de Reis ocorrem em toda a região central e sul do país e são guardiãs de saberes muito antigos, transmitidos de geração a geração pelos guias e embaixadores aos foliões mais novos. Todo ano, no período das festas natalinas, as Folias percorrem as casas dos moradores. Em retribuição, aqueles que recebem a visita das Folias ofertam alimentos e outros bens que são utilizados para a realização da festa de Reis, de preferência no dia 06 de janeiro. Por conta desta tradição o encontro promove a coleta de alimentos que são doados aos grupos e a outras entidades assistenciais.


Serviço
Encontro de Folias de Reis do Distrito Federal – Edição Especial 10 Anos
Data: 18 e 19 de fevereiro
Local: Pavilhão A – ExpoBrasília – Parque da Cidade, Brasília/DF
Entrada franca


Programação
SEXTA-FEIRA - 18/02
18h-19h
Entrada do Pavilhão
Chegada das Folias de Reis e saudação aos organizadores

19h-19h30
Palco
Representação da Chegada dos Três Reis Magos e Encontro das Bandeiras

19h30-21h
Palco
Início das apresentações das Folias de Reis

19h30
Refeitório
Início do jantar oferecido aos foliões

21h
Palco
Bendito de Mesa (Canto de agradecimento)

21h30
Palco
Abertura Oficial – Benção aos Foliões - Entrega de presentes às autoridades

22h
Palco
Show - Vanderley e Valtecy

23h
Palco
Show - Irmãs Galvão

Após o show
Barracas de alimentação
Cantorias e bailes a cargo dos foliões

SÁBADO - 19/02
8h-10h
Palco
Missa Sertaneja com Padre Adão e a Pastoral dos Foliões de Formosa/GO

9h-12h
Espaço de atividades
Oficinas

10h-12h
Espaço de atividades
Roda de Prosa

12h-14h
Refeitório
Início do almoço oferecido aos foliões

Palco
Shows - Foliões e músicos convidados

14h
Palco
Bendito de Mesa (Canto de agradecimento)

14h-17h
Espaço de atividades
Oficinas

15h-17h
Espaço de atividades
Reunião dos foliões com o Fórum de Cultura Popular do Distrito Federal e Entorno

17h-22h
Palco
Apresentações das Folias de Reis

20h
Refeitório
Início do jantar oferecido aos foliões

21h30
Palco
Bendito de Mesa (Canto de agradecimento)

22h
Palco
Show – Kleuton e Karen

22h30
Palco
Show – Pereira da Viola

23h30
Palco
Show – Zé Mulato e Cassiano

Após o show
Barracas de alimentação
Cantorias e bailes a cargo dos foliões

Atrações diárias e permanentes
- Exposições de Instrumentos Musicais das Folias de Reis e Presépios;
- Danças Associadas às Folias de Reis - Catira, Lundu, Curraleira, São Gonçalo, Sussa e Tambor.
- Comidas típicas e artesanato.


Informações
Tel. (61) 3301-5888 ou (61) 3301-1267
foliadereis2011@gmail.com
www.encontrodefoliadereis.com.br


__._,_.___

John Herbert

John Herbert

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gnome globe current event.svg
Este artigo é sobre uma pessoa que morreu recentemente.
Algumas informações relativas às circunstâncias da morte podem mudar a qualquer instante. Quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
John Herbert
Nome completoJohn Herbert Buckup
Nascimento17 de Maio de 1929
São Paulo, SP
Nacionalidade Brasil
Falecimento26 de janeiro de 2011 (81 anos)
São Paulo, SP
CônjugeEva Wilma (1955-1976) Claudia Librah (1981-2011)
John Herbert Buckup (São Paulo, 17 de maio de 1929São Paulo, 26 de janeiro de 2011) foi um ator, diretor e produtor brasileiro. Em alguns trabalhos, foi creditado como Johnny Herbert.

Índice

[esconder]

[editar] Biografia

Descendente de alemães tanto pelo lado materno como pelo paterno, Herbert chegou a se formar em Direito e trabalhar no Departamento de Patentes de uma grande empresa mas, após seis meses, desistiu e voltou para a carreira de ator.
Foi casado com a atriz Eva Wilma de 1955 a 1976, e ambos são pais da também atriz Vivian Buckup. Com Eva Wilma fez grande sucesso na televisão brasileira nos anos 1950 e 60, com o seriado Alô Doçura.
Outros personagens marcaram a carreira do ator na TV em novelas e minisséries da Rede Globo e TV Tupi como em O Machão, O Profeta, Plumas e Paetês, Vereda Tropical, Que Rei Sou Eu?, Perigosas Peruas, A Viagem, O Quinto dos Infernos, Cabocla e Sinhá Moça tendo como um de seus últimos trabalhos o seriado Faça sua História ao lado de Vladimir Brichta e Paulo Ascenção.
No cinema foram mais de 60 filmes contracenando com atores como Oscarito, Paulo Autran, Grande Otelo, Jardel Filho e Cacilda Becker.
Herbert, que sofria de enfisema pulmonar, morreu em São Paulo no dia 26 de janeiro de 2011, aos 81 anos.[1]

[editar] Carreira

[editar] Televisão

[editar] Atuação

Telenovelas
Minisséries
Seriados

[editar] Direção

[editar] Cinema

[editar] Atuação

[editar] Direção

[editar] Produção

Referências

  1. Campanha, Diógenes (26 de janeiro de 2011). Ator John Herbert morre aos 81 anos em São Paulo (em português). Redação Folha de S.Paulo. Página visitada em 26 de janeiro de 2011.

[editar] Ligações externas

Maria Schneider

Last Tango In Paris Trailer

Futebol

Em virtude do clássico entre Corinthians e Palmeiras que será realizado no Pacaembu dia 06/02/2011, a promoção “Traga seu avô, Traga seu Neto ao Museu do Futebol” será válida até sábado (05/02).
Aproveite esses dias para fazer um super programa em família e voltar no próximo mês.

Museu Afro


Museu Afro Brasil inaugura a exposição  “Antífona” destacando trabalho do fotógrafo ensaísta Gal Oppido

27 imagens apresentam a visão do artista sobre o feminino liberto


Abertura: 26 de fevereiro
Hora: 12h00
Duração: 26 de fevereiro a 17 de abril
Funcionamento: de terça a domingo, das 10 às 17 horas (permanência até às 18h)
Estacionamento: Portão 3 – Zona Azul
Entrada: Grátis
Classificação: Livre
Para maiores informações: faleconosco@museuafrobrasil.org.br
Para agendar visitas: agendamento@museuafrobrasil.org.br ou
Fone: 55 11 3320-8900 ramal 121


O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, inaugura no próximo dia 26 de fevereiro a exposição Antífona de Gal Oppido.  São 27  registros de rostos e corpos  de intensa feminilidade produzidos como forma de retomar a discussão sobre o papel da mulher da atualidade.  Cada uma das fotos apresenta mulheres com personalidades e características diferentes, traduzindo a visão do artista sobre o feminino liberto. “ A mulher que recentemente tem sua sexualidade afirmada igualitariamente perante uma sociedade até então de acento masculino, abrindo um horizonte para a compreensão dos inúmeros vínculos afetivos possíveis entre os humanos”, explica Gal .
Para conceituar este novo trabalho, e o sentido de liberdade que ele impõe,  o fotógrafo  mergulhou  na obra do poeta Cruz e Souza, de onde emprestou o título da exposição. “Ele (Cruz e Souza) de vasta erudição dirige sua crítica para esta sociedade serpenteada pelo racismo, preconceito e discriminação, sem abandonar o seu fazer poético, donde escolhi o poema Antífona, para animar as imagens resultantes deste ensaio”, conclui.
“Forças originais, essência, graça
De carnes de mulher, delicadezas...
Todo esse eflúvio, que por ondas passa
do éter nas róseas e áureas correntezas” [Cruz e Souza, Antífona]


Fotógrafo ensaísta, Marcos Aurélio Oppido é nome marcante quando o assunto é a fotografia aplicada às áreas de artes cênicas, expressão corporal e arquitetura. Expondo desde 1981, seus trabalhos integram acervos do MASP, MAM e MIS.
Formado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP), em 1975, Gal inicia sua carreia aliando a fotografia ao desenho, fortalecendo-se anos depois como fotógrafo independente. Conhecido por seu trabalho extremamente autoral, explora o corpo, a efemeridade do tempo, a simbologia de objetos abandonados e a relação do homem com a matéria.


Sobre o Museu Afro Brasil
O Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura, vinculado à Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, é um espaço de preservação e celebração da cultura, memória e da história do Brasil na perspectiva negro africana, assim como na difusão das artes clássicas e contemporâneas, populares e eruditas, nacionais e internacionais.
Localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, foi inaugurado em 23 de outubro de 2004 e possui um acervo de mais de cinco mil obras. Parte das obras, cerca de duas mil, foram doadas pelo artista plástico e curador, Emanoel Araujo, idealizador e atual Diretor Curador do Museu. A biblioteca do museu, cujo nome homenageia a escritora, “Carolina Maria de Jesus”, possui cerca de 6.800 publicações com especial destaque em uma coleção de obras raras sobre o tema do Tráfico Atlântico e Abolição da Escravatura no Brasil, América Latina, Caribe e Estados Unidos. A presença negra africana nas artes, na vida cotidiana, na religiosidade, nas instituições sociais são temas presentes na biblioteca.
O museu mantém um sistema de visitação gratuita para todas as exposições e atividades que oferece; um Núcleo de Educação com profissionais que recebem grupos pré-agendados, instituições diversas, além de escolas públicas e particulares. Através do Núcleo de Educação também mantém o programa “Singular Plural: Educação Inclusiva e Acessibilidade”, atendendo exclusivamente pessoas com necessidades especiais e promovendo a interação deste público com as atividades oferecidas.

 Diretor curador: Emanoel Araujo
Diretor executivo: Luiz Henrique Marcon Neves
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº
Parque Ibirapuera- Portão 10
São Paulo- SP - Brasil
CEP: 040094-050
Fone: 55 11 3320-8900

Assessoria de Imprensa - Claudia Alexandre
11. 3320-8900 // 3782-9304 ou cels: 7881-2688/ 9172-4662


Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque Ibirapuera - Portão 10
São Paulo / SP - Brasil - 04094 050
Fone: 55 11 5579 0593//  11 7881-2688
http://www.museuafrobrasil.org.br/

Grêmio 3 x 1 Liverpool-URU - Libertadores 2011

Obras do Ministério Público

Obras da Promotoria Pública devem iniciar nos próximos dias

As obras de construção do novo prédio da Promotoria de Justiça da Comarca de Vacaria serão iniciadas nos próximos dias.

O prédio da Promotoria estará localizado ao lado do novo Fórum, nas proximidades da empresa Transcavalinho.

Os investimentos das obras serão em torno de dois milhões de reais e, serão realizadas pela empresa Oros Engenharia Ltda da cidade de Curitiba, Estado do Paraná e deverão estar concluídas até o final deste ano.

O prédio onde hoje está instalado a Promotoria de Justiça, na Rua Dona Laura, próximo ao Clube Guarani, no Centro da cidade, ficará com as entidades ligadas ás áreas das crianças e adolescentes.


Data: 02/02/2011 - 16:23
Fonte: Betão Carneiro/Rádio Esmeralda FM

Grêmio Vence Liverpool

Mais do que certo na Libertadores

André Lima perdeu um gol incrível no primeiro tempo, mas depois abriu o caminho para a vitória gremista sobre os uruguaios<br /><b>Crédito: </b> pedro revillion
André Lima perdeu um gol incrível no primeiro tempo, mas depois abriu o caminho para a vitória gremista sobre os uruguaios
Crédito: pedro revillion
André Lima perdeu um gol incrível no primeiro tempo, mas depois abriu o caminho para a vitória gremista sobre os uruguaios
Crédito: pedro revillion
A classificação veio, porém o torcedor sofreu um pouco. A vitória, de virada, por 3 a 1 sobre o Liverpool garante o Grêmio na fase de grupos da Libertadores.

O Liverpool chegou a assustar em alguns momentos, provando que não veio ao Brasil apenas para se defender. Apesar de se arriscar no ataque, quem teve as melhores chances no primeiro tempo foi o Grêmio. Aos 15 minutos, um lance inacreditável de André Lima. Lúcio tirou do goleiro Castro, e o centroavante, sozinho, sem ninguém à frente, concluiu para fora.

A primeira oportunidade dos uruguaios foi aos 23 minutos, na cobrança de falta de Franco. Entretanto, não é apenas de bola aérea que vive o Liverpool. O contra-ataque também é uma das armas uruguaias. Aos 35, lançamento, entre Gabriel e Paulão, para Alfaro. O atacante não desperdiçou e com um chute certeiro fez 1 a 0.

A alegria uruguaia durou pouco, apenas três minutos. Renato Gaúcho já havia colocado Vinícius Pacheco no lugar de Adilson. O meia nem havia tocado na bola quando Rochemback cobrou falta na cabeça de André Lima. Dessa vez ele não deixou a chance passar e empatou. "Quando eu perdi o gol, pedi a Deus uma outra chance. Felizmente ela veio e consegui fazer o gol", disse o jogador.

Na segunda etapa, logo aos 9 minutos, tudo ficou mais fácil com a expulsão de Acosta. Em seguida veio a virada. Contragolpe puxado por Rochemback e a bola sobrou para Vinícius Pacheco, que marcou o seu primeiro gol com a camisa do Grêmio.

Aos 18, Douglas, de cabeça, colocou a bola na trave. O gol que sacramentaria a vaga era apenas questão de tempo. Dez minutos depois, Vinícius Pacheco pegou o rebote e, de fora, da aérea fez 3 a 1. O Grêmio vai para o Grupo 2, junto com Oriente Petrolero, da Bolívia, Junior Barranquilla, da Colômbia, e León de Huánuco, do Peru.

Leandro, que atualmente está treinando em separado, interessa ao Vasco. A direção aceita liberá-lo de graça, o maior empecilho é o alto salário que o atleta recebe. O argentino Damián Escudero chegará na sexta-feira pela manhã a Porto Alegre.

O que vem por aí

- 17/2 - Grêmio x Oriente Petrolero

- 24/2 - Junior Barranquilla x Grêmio

- 03/3 - Grêmio x León de Huánuco

- 15/3 - León de Huánuco x Grêmio n 05/4 - Grêmio x Junior Barranquilla

- 14/4 - Oriente Petrolero x Grêmio

Grêmio x Liverpool

- Grêmio: Victor; Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Bruno Collaço; Adilson (Vinícius Pacheco), Rochemback, Lúcio e Douglas; Viçosa (Lins) e André Lima (Clementino). Técnico: Renato Gaúcho

- Liverpool: Castro; Souza Motta, Alvez, Bonjour e Hugo Souza; Felipe (Blanes), Macchi, Acosta e Montero (Figueredo); Alfaro e Franco. Técnico: Eduardo Favaro.

- Arbitragem: Sergio Pezzotta, com Alejo Castany e Gustavo Esquivel (trio argentino).

- Local: Olímpico

- Público: 34.681 torcedores.

- Renda: R$ 857.750,00




 

Fórum de Vacaria RS

Obras do Fórum de Vacaria está na fase final


Prosseguem em ritmo acelerado as obras das novas instalações do Fórum da Comarca de Vacaria, localizado próximo a empresa Transcavalinho (FOTO).

Segundo informações, ás obras tem investimentos em torno de 7 milhões de reais e, estarão concluídas neste primeiro semestre.

O prédio onde hoje está instalado o Fórum, deverá ser ocupado pelas três delegacias de Polícia que atendem em Vacaria.


Data: 02/02/2011 - 16:21
Fonte: Betão Carneiro e Foto de Adelar Gonçalves/Rádio Esmeralda FM

Perdigão no Glória de Vacaria RS

Perdigão está em Vacaria para acertar com o Glória

Anúncio oficial deve ocorrer até esta sexta-feira

Atleta esteve no Altos da Glória na tarde desta quinta-feira. (Foto RD Fátima)
A tão esperada chegada de Perdigão em Vacaria ocorreu na tarde desta quinta-feira, 03/02. O jogador esteve no estádio Altos da Glória para acertar os últimos detalhes de seu contrato com o Glória e assim, disputar a Segundona deste ano pelo clube. O atleta lembra que já esteve em Vacaria em duas oportunidades, mas como adversário.

O jogador comenta que alguns detalhes serão acertados, para que ele possa vestir a camisa do Glória.

O Presidente Ivar Saraiva, afirma que o atleta está na cidade para negociar com o clube, mas ainda não confirma o acerto.

Apesar da não confirmação do presidente, Perdigão deverá ser anunciado até o início da próxima semana. Além dele, outros três jogadores são esperados na Avenida Militar até segunda-feira.
por Neto Ferreira , dia 03/02/2011 às 18:31

Ronaldinho Estreia no Mengão

Fla vence na estreia de Ronaldinho

Jogador teve boa atuação e ajudou seu time a bater o Nova Iguaçu: 1 a 0<br /><b>Crédito: </b> alexandre loureiro / vipcomm / cp
Jogador teve boa atuação e ajudou seu time a bater o Nova Iguaçu: 1 a 0
Crédito: alexandre loureiro / vipcomm / cp
Jogador teve boa atuação e ajudou seu time a bater o Nova Iguaçu: 1 a 0
Crédito: alexandre loureiro / vipcomm / cp
Ronaldinho, sonho do Grêmio, Palmeiras e de clubes europeus, finalmente fez ontem sua estreia com a camisa do Flamengo. Jogando no estádio do Engenhão, pela quinta rodada da Taça Guanabara, o craque gaúcho jogou todos os 90 minutos e ajudou na vitória de 1 a 0 sobre o Nova Iguaçu, gol de Vanderlei aos 43 minutos da segunda parte.

Com a vitória, a equipe treinada por Vanderlei Luxemburgo manteve a liderança do grupo A, com 15 pontos ganhos em 15 disputados. A renda foi de R$ 1 milhão, proporcionada por 37.042 pagantes (42.108 presentes).

Hoje é a vez de o Vasco ir a campo para enfrentar o Volta Redonda em São Januário. Ainda sem pontuar na competição, o time terá a estreia do técnico Ricardo Gomes, ex-São Paulo.




Timão Fora da Libertadores

Corinthians está fora

Timão perde para o Tolima na Colômbia e adia sonho da Libertadores

Ronaldo tenta vencer a marcação. Derrota por 2 a 0 e eliminação precoce<br /><b>Crédito: </b> mauricio lima / afp / cp
Ronaldo tenta vencer a marcação. Derrota por 2 a 0 e eliminação precoce
Crédito: mauricio lima / afp / cp
Ronaldo tenta vencer a marcação. Derrota por 2 a 0 e eliminação precoce
Crédito: mauricio lima / afp / cp
O Corinthians está fora da Libertadores. Ontem, no estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué, na Colômbia, o Timão perdeu para o Tolima por 2 a 0 e não se classificou para a fase de grupos da principal competição sul-americana. O técnico Tite deve perder o emprego.

O primeiro tempo foi fraco tecnicamente, com o Tolima tendo as melhores oportunidades de marcar. Na segunda etapa, aos 20 minutos, Santoya recebeu de Chara dentro da grande área e, na saída de Júlio César, chutou forte, abrindo o placar. Aos 32, Wilder Medina ampliou e decretou a derrota do Corinthians, 2 a 0.




Twitter da Banda Lingerie de Vacaria RS

A Banda Lingerie de Vacaria RS está no twitter o endereço @lingerierockers
http://twitter.com/#/lingerierockrs
Parabéns grizada pelo bom rock de vocês contem com o nosso apoio

Grêmio em Busca do Tri

Vitória mantém sonho do tri

<br /><b>Crédito: </b> PEDRO REVILLION

Crédito: PEDRO REVILLION

Crédito: PEDRO REVILLION
Grêmio levou a melhor sobre o Liverpool e, de virada, fechou a partida com 3 x 1 ontem à noite no Olímpico