terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Portal Imprensa


Jornal Negritude

Carta Capital


 
 
As múltis no alvo dos sem-terra
14/03/2008 20:33:12
 
Redação CartaCapital (apenas esta parte inicial foi publicada na edição impressa)
 
Em ações voltadas à comemoração do Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, agricultores ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e à Via Campesina invadiram terras e ocuparam áreas de grandes empresas, como a mineradora Vale do Rio Doce, a Aracruz Celulose e a sueco-finlandesa Stora Enso.

Na segunda-feira 10, trabalhadoras rurais ocuparam um trecho da ferrovia da Vale, em Resplendor (MG). As manifestantes protestavam contra a construção da barragem de Aimorés e contra a concentração de terras nas mãos da empresa. De acordo com o movimento, a mineradora estaria comprometendo o meio ambiente na região.

As invasões se estenderam ao todo por 17 estados do País nas últimas duas semanas, mobilizando um total de mais de 5 mil trabalhadores, no que pode ser considerada a maior onda de ocupações dos últimos anos.

Um dos principais alvos das ações do movimento, a Vale afirma que desconhece a motivação das invasões. “Nós não mantemos nenhum tipo de diálogo com o MST, até porque o que o MST se propõe a defender não diz nenhum respeito à Vale”, explica Tito Martins, diretor-executivo de assuntos corporativos e energia da mineradora.

O coordenador nacional do MST, João Pedro Stedile, diz que essa movimentação acontece “contra o abuso do avanço do capital internacional e de suas empresas, que passaram a dominar a agricultura brasileira, sem controle nenhum”.

Especificamente contra a Vale, Stedile diz que as invasões foram feitas “porque a empresa desrespeita sistematicamente populações locais e o meio ambiente”, atitude que a mineradora afirma não tomar.

“Nós tomamos muitos cuidados com as populações dos locais onde estamos, porque a mineração é um negócio que pode ter impactos negativos, em especial os relacionados ao meio ambiente”, diz Martins. “Então eu não consigo entender como podem fazer alegações de que nós tratamos mal os municípios, não falamos com as comunidades e coisas do gênero. É só ir nas comunidades e perguntar.”
 
As razões do MST para invadir as múltis
14/03/2008 18:22:42
Daniel Pinheiro 
 

Inter de Lages SC


Luan e Leo Kanu reforçam o Inter para a sequência do Catarinense
O volante Luan e o zagueiro Leo Kanu são os novos reforços do Internacional de Lages para a sequência do Campeonato Catarinense. Ambos já assinaram contrato com o clube e só aguardam a publicação de seus nomes no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF para poderem ser utilizados pelo treinador Joel Cornelli.
Luan José Niedzielski, de 26 anos, construiu praticamente toda a sua carreira no Figueirense. Ele começou na base do clube da capital estado, pelo qual foi campeão da Taça São Paulo de Futebol Júnior, em 2008. Como atua também como lateral direito, Luan dá mais uma opção a Joel Cornelli também nessa posição - Duda, titular durante a pré-temporada, lesionou-se, e Marcelinho agora é o único lateral direito de ofício do grupo.
Leonardo Medeiros da Silva, ou Leo Kanu, tem 29 anos e passagens por equipes como Ponte Preta, Náutico e Belenenses, de Portugal. Até sua chegada ao Inter, o zagueiro estava defendendo o Treze na disputa do Campeonato Paraibano. Com sua chegada, o técnico Joel Cornelli ganha uma opção extra para a defesa, desfalcada desde a lesão de Fernando Belém, que fraturou o rosto em um choque acidental com um adversário na partida contra o Criciúma, na quarta rodada.
O Inter também vai ter novidades no ataque. Os nomes dos reforços para o setor serão anunciados ainda nesta semana.

Em recuperação, Fernando Belém deve retomar treinos físicos
O zagueiro Fernando Belém segue em recuperação, mas já com a perspectiva de retomar os trabalhos. A previsão é que ele comece a fazer treinos físicos dos membros inferiores já a partir da próxima semana, sob a orientação do preparador físico Alexandre Andreis e do fisioterapeuta Betinho Souza.
O atleta fraturou ossos do nariz e da face em choque acidental com um adversário na partida contra o Criciúma, na quarta rodada, que acabou com empate por 1 a 1. Belém passou por duas cirurgias para correção dos ossos.
Até o incidente, Belém, de 33 anos, era titular e capitão da equipe. Desde sua contusão, a dupla de zaga do Inter tem sido formada por Victor e Renato Camilo. Ainda não há previsão de retorno do zagueiro aos gramados.

Avaí x Inter em novo horário
A partida Avaí x Inter de Lages, neste domingo, será em novo horário. O jogo passou das 16h para 18h30 para se enquadrar à grade da TV.

NOS ANEXOS:
- volante Luan (Foto: Luiz Henrique/Figueirense)
- O zagueiro Leo Kanu (Foto: reprodução)
- O zagueiro Fernando Belém em ação pelo Inter (Foto: Fom Conradi)
 
-- 
Inter de Lages
Imprensa

www.interdelages.com.br

23 em Dança em Vacaria RS 2016






Outras Palavras

Esta mensagem está truncada