quinta-feira, 19 de julho de 2018

Spor Clube Rio Grande

A Wikipédia em português chegou a 1 000 000 de artigos
em 26 de junho de 2018.
Leia o texto completo de nosso comunicado.

Sport Club Rio Grande

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Rio Grande
S.C. Rio grande.jpg
NomeSport Club Rio Grande
AlcunhasVovô e Veterano
MascoteVovô
Principal rivalSão Paulo de Rio Grande
Fundação19 de julho de 1900 (117 anos)
EstádioArthur Lawson
Capacidade4.500 (3.800 sentados)
LocalizaçãoRio GrandeRS
PresidenteMiguel Duarte, até dezembro de 2018
TreinadorMarcelo Moreira
CompetiçãoSegundona Gaúcha.
Websitehttp://www.scriogrande.com/
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
 Temporada atual
editar
Sport Club Rio Grande (conhecido apenas por Rio Grande) e pelos apelidos de "Vovô", "Veterano" e "Tricolor", é um clube de futebol brasileiro da cidade de Rio Grande (Rio Grande do Sul). Foi fundado em 19 de julho de 1900. Suas cores são o verde, vermelho e amarelo, em referência à bandeira do estado do Rio Grande do Sul. Manda seus jogos no Estádio Arthur Lawson, inaugurado em 31 de agosto de 1985, em partida vencida pelo Rio Grande contra o Grêmio Santanense por 5 a 2.[1] Atualmente, disputa o Segundona Gaúcha.
É o clube de futebol mais antigo ainda em atividade no Brasil.[2] Tendo em vista que foi fundado 23 dias antes da Ponte Preta (fundada em 11 de agosto de 1900). Bem como ao fato de que o Flamengo, o Vasco da Gama e o Vitória, que são anteriores a 1900, não nasceram como clubes de futebol, esporte que viriam a conhecer posteriormente. Ainda, em que pese houvesse clubes de futebol fundados antes, como São Paulo Athletic ClubInternacional-SPGermania e Mackenzie College, todos fecharam ou abandonaram o futebol. Dado a todos estes fatos, o Sport Club Rio Grande é considerado o clube de futebol mais antigo do Brasil e em sua homenagem o dia 19 de julho, data de sua fundação, foi escolhido pela CBF como o "Dia do Futebol".[3]
Já foi campeão do Campeonato Gaúcho em 1936, vencendo o Internacional pelo placar agregado de 5 a 2, e vice-campeão em 1941; bicampeão do Campeonato do Interior Gaúcho e campeão do Campeonato Gaúcho - Série B em 1962, além possuir dezessete títulos do Campeonato Citadino de Rio Grande. Segundo pesquisa do Instituto Pesquisa de Opinião (IPO), o Rio Grande possui a quarta maior torcida da cidade de Rio Grande, atrás de GrêmioInternacional e São Paulo-RG.
Em 2014, o Sport Club Rio Grande garantiu uma marca histórica no futebol gaúcho, com o título da Série B do Gauchão e é, juntamente com o Guarany Futebol Clube, um dos únicos clubes a conquistar o título de todas as divisões estaduais, vencendo a Primeira Divisão em 1936, a Segunda Divisão em 1962 e a Terceira Divisão em 2014.
O Sport Club Rio Grande foi rebaixado, pela terceira vez na sua história, à terceira divisão gaúcha, em 2014, após ter feito uma péssima campanha na segundona de 2013, ficando na última colocação geral, dentre os catorze clubes participantes.
O Vovô do futebol brasileiro participou 15 vezes da primeira divisão gaúcha: 1936, 1941, 1942, 1951, 1952, 1963, 1964, 1965, 1966, 1967, 1968, 1969, 1971, 1975 e 2000. Além de ter sido campeão em 1936, foi vice em 1941.

História[editar | editar código-fonte]

Fundação[editar | editar código-fonte]

No fim do século XIX, o futebol era pouco conhecido no Brasil. Um grupo de descendentes de Albion resolveu iniciar a prática do esporte, fundando um clube na cidade de Rio Grande. As primeiras jogadas foram realizadas na rua e as dificuldades a serem vencidas eram muitas. Até mesmo a bola era importada da Inglaterra, pois não existiam fábricas no continente sul-americano.
Monumento ao S. C. Rio Grande, em Rio Grande (RS)
Assim surgiu o clube que, mais tarde, se tornaria o mais antigo ainda em atividade no Brasil: o Sport Club Rio Grande. Embora a data de fundação seja 19 de julho de 1900, o clube já jogava desde 1898.[4]
Foram os seguintes os fundadores e componentes do S.C. Rio Grande, no seu período de fundação: Johannes Minnemann, Rodolfo Dietkier, M. Ernesto de Castro, Sinclair W. Robinson, Eugênio Kunz, Alfredo Kladt, Gustavo Kladt, Rude Kladt, Amadeu Schmidt, Gustavo Poock, Gustavo Kramer, Carlos Neckiele Junior, J. Trail, E. Stevart, Carlos Oleckels, André Legeren, Arthur Lawson, Henrique Buhle, Max Bornhorst, A. Nenet, W. Gerardin, H. Wolkens, Boge Schmidt e R. Bennet.
Com quase um ano de fundação, o Rio Grande disputou seus primeiros jogos contra uma equipe estrangeira. Em 19 de maio de 1901, o clube enfrentou um time de tripulantes da canhoneira inglesa HMS Nymphe.[5] A partida, realizada no campo junto às oficinas da estrada de ferro, terminou empatada em 2 a 2. Em 23 de maio, os dois times voltariam a se enfrentar, desta vez com vitória do Rio Grande por 2 a 1.
As cores-símbolo do clube (verde, vermelho e amarelo), inspirada na bandeira do Rio Grande do Sul, foram oficializadas somente em 12 de julho de 1901.

Exibição na Capital[editar | editar código-fonte]

Em 1903, o Sport Club Rio Grande excursionou pela primeira vez à capital do Estado e, no dia 7 de setembro, em um campo improvisado no atual Parque Farroupilha (então conhecido como Várzea da Redenção), o povo porto-alegrense assistia à primeira exibição do futebol na cidade. Enfrentaram-se as equipes A e B do Rio Grande e o jogo encerrou com um empate sem gols.[6] Esta partida serviu de inspiração para a criação, ainda em 1903, dos primeiros clubes de Porto Alegre: Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e Fussball Club Porto Alegre.
Em 1904, o Rio Grande adquiriu o seu campo no Boulevard Buarque de Macedo. Este campo foi comprado pela importância de Cr$ 1.200,00. Até então, as partidas eram disputadas no local onde existiam as oficinas da Viação Férrea, na cidade marítima.

Primeira partida intermunicipal[editar | editar código-fonte]

Em 1906, o Rio Grande excursionou pela primeira vez a Pelotas, a fim de realizar uma partida intermunicipal. O seu adversário foi o E.C. Internacional. O time do Rio Grande estava assim escalado: Müller; Minorman e Lawson; Laudares, G. Wigg e Buhlo; A. Rheinhantz, P. Rheinhantz, Bowon e Asoghilin. Neste dia, o Sport Club Rio Grande obteve a sua primeira vitória intermunicipal. O resultado foi 6 a 0.
No mesmo ano, o Rio Grande excursionou a Bagé, onde empatou[7] por 0 x 0 com o Sport Club Bagé, que foi fundado no dia da partida (15 de novembro de 1906), e teve vida efêmera. Apesar disto, o S.C Bagé foi o embrião do futebol em Bagé, e a partir deste amistoso, anos mais tarde, em 1920, resultou na fundação do Bagé.
Ainda em 1906, o Rio Grande esteve novamente na capital gaúcha. O vapor "Vênus" foi aguardado em Porto Alegre por uma verdadeira multidão. As festas sucederam-se em homenagem aos esportistas visitantes. Na primeira partida, contra o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, os rio-grandinos venceram por 3 a 1. No segundo compromisso na capital, contra o Fussball Club Porto Alegre, registrou um empate em 3 a 3.

Taça Centenário da Independência[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 1922, o Rio Grande conquistou na capital do Estado a rica taça denominada Centenário da Independência, instituída pelo Governo do Estado. Este troféu foi disputado entre os seguintes clubes: Grêmio, Rui Barbosa, Fussball Club Porto Alegre e o Sport Club Rio Grande.

Adversários interestaduais e internacionais[editar | editar código-fonte]

Em 1912, o Sport Club Rio Grande enfrentou o Combinado Paulista e o público rio-grandino conheceu as jogadas do saudoso Rubens Sales, nome que foi admirado por todos esportistas brasileiros da época. Em 1932, o Rio Grande empatou por 2 a 2 com o Botafogo do Rio de Janeiro, numa partida memorável. Naquele ano, o Botafogo havia se sagrado campeão carioca. Faziam parte do time do Botafogo jogadores de grande classe, como Martim Silveira, Nilo, Carvalho Leite e outros.
Em 1936, o Rio Grande enfrentou o Combinado Carioca, com o qual empatou por 1 a 1. Defendendo o Combinado Carioca estava o famoso Leônidas e outros renomados jogadores. Por várias vezes, o Rio Grande mediu forças com adversários de outros países. O Estudiantes de Montevidéu, o Wanderers de Melo e o Rampla Juniors de Montevideojá pisaram no campo do veterano Rio Grande.

Campeão estadual[editar | editar código-fonte]

Em 1936, em Porto Alegre, o S.C. Rio Grande levantou o título de Campeão Estadual de Futebol do Rio Grande do Sul, abatendo o Vitoriense de Santa Vitória do Palmar, o Farroupilha de Pelotas, o Novo Hamburgo (da cidade de mesmo nome) e, finalmente, o Internacional de Porto Alegre, campeão porto-alegrense. O título veio em melhor de duas contra o Internacional.
O time do Rio Grande que levantou o Campeonato Estadual de 1936 estava assim constituído: Ernestinho, Darinho, Paulinho, Pesce, Fruto, Juvêncio, Sanguinha, Cazuza, Curruíra, Munheco, Chinês, Tocco, Marzol e Roberto; e esteve confiado à seguinte comissão técnica: presidente, dr. Oswaldo Miller Barlem; secretário-tesoureiro, Oscar Lema Garcia; técnico, Comte. Gustavo Kramer Filho.

2000 - Ano do centenário[editar | editar código-fonte]

Em 2000, como homenagem ao centenário do clube, o Rio Grande foi convidado pela Federação Gaúcha de Futebol para participar da 1ª divisão do Gaúchão. Esse campeonato recebeu o nome de "Copa Sport Club Rio Grande - Um Século de Futebol".
Jogou a 1ª fase no Grupo 1, junto com Esportivo, Caxias, São José-POA, Veranópolis, Pelotas e Inter-SM. Acabou em 5º, com 12 pontos em 12 jogos. Pela campanha, não seria rebaixado, mas voltou para Segunda Divisão por ter sido apenas convidado. Naquele mesmo ano, acabou também jogando a Segunda Divisão (pois essa começou meses depois), fazendo uma péssima campanha.
Além do convite para disputar o Gaúcho, o Rio Grande realizou um jogo festivo para comemorar os 100 anos, recebendo no Estádio Colosso do Trevo (do rival Rio-Grandense) o Fluminense, do Rio de Janeiro.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Cscr-featured.png Campeão invicto
Estaduais
CompetiçãoTítulosTemporadas
Rio Grande do SulCampeonato Gaúcho11936Cscr-featured.svg
Rio Grande do SulCampeonato do Interior21936Cscr-featured.svg e 1941
Rio Grande do SulCampeonato Gaúcho - 2ª Divisão11962
Rio Grande do SulCampeonato Gaúcho - 3ª Divisão12014
Municipais
CompetiçãoTítulosTemporadas
Brasão Rio Grande.jpgCitadino de Rio Grande171914191919221926193419361956194119421944194919511961196219641965 e 2001[8]
Campanhas em destaque
CompetiçãoTítulosTemporadas
Rio Grande do SulCampeonato GaúchoVice-campeão1941
Rio Grande do SulCampeonato Gaúcho 3ª DivisãoVice-campeão1985
Brasão Rio Grande.jpgCitadino de Rio GrandeVice-campeão1999 e 2009[9]

Outras conquistas[editar | editar código-fonte]

Torneios estaduais[editar | editar código-fonte]