quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Outras Palavras




http://www.outraspalavras.net

Boletim de atualização - Nº 709 - 29/9/2016


Foucault, as Palavras e as Coisas
É sintomático que Temer odeie o termo "golpe". Nas "democracias" esvaziadas, não se tenta usurpar apenas o poder político, mas também o sentido dos termos. Por isso, a Resistência é também um ato linguístico. Por Fran Alavina (Outras Palavras)

Boaventura descreve a erosão da democracia brasileira
Qual a natureza do regime político do Brasil depois do golpe parlamentar-judicial? Qual o significado do ato de rendição judicial? Quais os desafios para as forças democráticas? Por Boaventura de Sousa Santos no Sul21 (Outras Mídias)

Como Pedro Parente tenta desmontar a Petrobras
Mesmo em dificuldades financeiras, empresa obtém conquistas operacionais expressivas. Mas seu presidente adota medidas que podem inviabilizá-la, aproveitando-se do silêncio da mídia e da distração da sociedade. Por Paulo Kliass, na Carta Maior (Outras Mídias)
Por que “Aquarius” incomoda a “Folha”
Revelador: jornal mobiliza colunista para sugerir, com base no filme, que Previdência Social é injusta. Ela sabota o “progresso” oferecido pela especulação imobiliária… Por Glauco Faria (Outras Palavras)

A marcha ao estado de exceção – e como freá-la
Um tribunal federal já tenta dar carta branca às ilegalidades da Lava Jato. Alexandre Moraes articula nacionalmente repressão pela PM. Mas há divisão entre golpistas. Sociedade civil reagirá? Por Luis Nassif, no GGN (Outras Mídias)

O que você não sabia sobre os zapatistas
Um pesquisador que acompanha há duas décadas a insurgência indígena do México destaca dois aspectos pouco conhecidos: a enorme presença feminista e a opção radical pela agroecologia. Por Levi Gahman (De Olho nos Ruralistas)

Elas não cabem na “democracia” brasileira
Levantamento inédito revela: mulheres negras compõem cerca de 1/4 da população e têm influência crescente na sociedade civil, mas apenas 1,3 em cada mil candidatos a prefeito. Negros e índios também estão extremamente sub-representados. Por Carmela Zigoni (Blog da Redação)

Diálogo no coração do sistema
Jacques e a Revolução, breve em cartaz no Rio, debate, em tempos de democracia golpeada pelas elites, a dialética da relação entre empresário e empregado (Outras Palavras)

A destruição por trás de certa cultura alimentar
"Atlas da Carne" sai finalmente em português. Em 26 artigos, e dezenas de gráficos, obra traz estudo completo sobre modelo de criação devastador para sociedade e ambiente. Leia um capítulo. Por Inês Castilho (Outras Palavras)

Para receber o Atlas da Carne
Livro que discute fatos alarmantes sobre os animais que comemos, será lançado em evento na sede de Outras Palavras. Se você financia nosso site, pode concorrer ao sorteio de 20 exemplares. Por Simone Paz Hernández (Outros Quinhentos)
--Boletim de atualização do site Outras PalavrasA reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook
 

_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Entidades do Comércio Entregam Carta aos Candidatos a Prefeito de Vacaria RS