quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Glória 2 x 1 Guarani de Venâncio Aires (85)

Glória 2 x 1 Guarani de Venâncio Aires (85)

Glória 2 x 1 Guarani de Venâncio Aires (84)

Livro Outras Vozes


“As cicatrizes servem para lembrar que o passado foi real. Não o que é e nem o que será”

No dia 3 de Outubro de 2015, lancei em São Paulo – capital – a minha mais nova coletânea de contos: “Outras Vozes

A obra mescla ficção a fatos reais, em 33 contos, e dá ao negro do período escravocrata uma voz dissonante, situando-o como protagonista, ora o oprimido, ora o opressor. Temas sobre os quais pouco se fala na historiografia oficial, como a inúmera presença de negros muçulmanos na Bahia, são tratados de forma bastante original.

Segundo Zulu Araújo (militante do movimento negro brasileiro e presidente da Fundação Pedro Calmon - Bahia): Texto firme, melodioso, articulado. Impressão primeira de quem lê o livro de contos de Plínio Camillo. Mais que isto, texto criativo e ousado, como tem sido a vida dos escravizados desde quando pisaram, pela primeira vez, nas terras do além-mar africano – a Terra Brasilis. São contos de todos os cantos que mostram de forma simples e profunda a dor, o sofrimento e a alegria de gente de vários lugares do continente africano, sejam eles n’golas, iorubas, congos, fulas ou hauçás. Ou mesmo afro-brasileiros. São contos da vida e de vidas vividas. São contos. São cantos. Às vezes lamentos. Lamentos indignados, incontidos, diante do tormento vivido por tanta gente ao longo de tanto tempo. Mas são tão bonitos e bem escritos que nos remetem à nossa saga de todos os tempos – a busca permanente pela liberdade. Liberdade de ir, de vir, de sorrir, de sambar. De amar e de trabalhar. Livre, leve e solto.” e também que “Plínio Camillo passeia por histórias acontecidas ou vividas tanto no continente africano quanto em terras brasileiras, no período escravocrata e pós. Neste passeio, com os pés fincados na África e no Brasil, ora Plínio se faz acompanhar do escritor togolês Kangni Alem, autor de um dos livros mais interessantes sobre a migração forçada para o Brasil e a consequente formação da comunidade afro-brasileira no país, intitulado Escravos, ora se aproxima da contundência histórico-ficcional de Ana Maria Gonçalves, no seu célebre Um Defeito de Cor.  O que significa dizer - “boa romaria faz, quem em sua casa fica em paz”. E me senti verdadeiramente em paz ao escrever sobre estas Outras Vozes. Até porque, não são vozes comuns, apesar de tratar da vida de tantos seres comuns. São vozes ditas com outras palavras de quem domina a arte do bem escrever, do bem contar. São vozes que, quando acompanhadas das palavras escritas de forma poética pelo autor, revelam parte da nossa história que teimam em esconder dos nossos livros.”

Peço, sendo possível, a gentileza de divulgar este livro:


Outras Vozes
Autor: Plínio Camillo
Edição Original: 2015
ISBN: 978-85-69013-03-7
Editora: 11Editora (www.11editora.com.br - 14 3032-2513)


Turismo em Garibaldi

Concerto Comunitário Zaffari

O domingo será novamente dedicado à cultura em Garibaldi. O município receberá, no próximo dia 8 de novembro, a apresentação do Concerto Comunitário Zaffari, com participação especial da Orquestra e do Coral Unisinos Anchieta, sob a regência de Evandro Matté.

// Leia +

Créditos: Divulgação

Comemoração dos 115 anos

A Ermida Nossa Senhora de Fátima foi o lugar escolhido para encerrar as comemorações dos 115 anos do município garibaldense no último sábado, dia 31. O eventou encerrou uma série de inaugurações e ações que iniciaram ainda no dia 17 de outubro.

// Leia +

Créditos: Alexandra Ungaratto

Exposição no Museu

Após a abertura oficial ser realizada na última sexta-feira, dia 30 de outubro, a exposição dos intendentes e ex-prefeitos de Garibaldi segue até o dia 10 de janeiro, no Museu Municipal de Garibaldi. A data contemplada vai de 1900 até 2014.

// Leia +

Créditos: Gabriele Baruffi

Vinícolas com horários diferenciados

Todas as vinícolas que atendem turistas e integram a Rota dos Espumantes de Garibaldi abrirão em horários diferenciados nos meses de novembro e dezembro. O objetivo é oferecer mais opções de visitas aos finais de semana.

// Leia +

Créditos: Vicente Silveira

Encontro de Coros

O Coral Carlos Gomes promove para o próximo sábado, dia 7 de novembro, o 4º Encontro de Coros de Garibaldi. O evento terá início às 20h, no Marisa Restaurante. A entrada é franca  e toda a comunidade está convidada a prestigiar.

// Leia +

Créditos: Alexandra Ungaratto

Concurso Fotográfico

Quem deseja participar do concurso fotográfico  que exalta as particularidades e belezas da Rota dos Espumantes tem até o dia 27 de novembro para enviar o material solicitado. Fotógrafos amadores e profissionais devem captar a essência e o encantamento da Rota.

// Leia +

Créditos: Vicente Silveira

Rodeio Crioulo Estadual

Garibaldi sedia, de 6 a 8 de novembro, o 23º Rodeio Crioulo Estadual. A abertura oficial do evento ocorre nesta sexta-feira, dia 6, às 20h, na Sede do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela da Serra

// Leia +

Créditos: Valéria Loch

Estande no Festuris 2015

Pela primeira vez, Garibaldi terá um estande no Festival de Turismo de Gramado (Festuris) – considerado o evento de negócios com resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano.

// Leia +

Créditos: Divulgação

Feira do Livro de Garibaldi

A Feira do Livro de Garibaldi ocorrerá de 10 a 15 de novembro, das 9h às 21h, na Praça Loureiro da Silva e, neste ano, homenageará a Imigração Italiana. Com este tema, o Patrono da Feira será o Escritor Remy Valduga, que retrata em suas obras a saga dos imigrantes.

// Leia +

Créditos: Gabriele Baruffi

Mesa Produtora e Slow Food

A Mesa Produtora lança oficialmente suas atividades com a realização do evento Mesa de Cinema em colaboração com o Slow Food Primeira Colônia Italiana, na Serra Gaúcha. O evento ocorre no próximo dia 21 de novembro, no tradicional e elegante Hotel Casacurta, em Garibaldi.

// Leia +

Créditos: Divulgação
// Garibaldi na mídia:
Guia Vinho e Cia
"5 vinícolas da América do Sul interessantes para conhecer"

// Acesse
Trivago
"5 destinos tranquilos para o ano-novo no Brasil."

// Acesse
Vinho Capital
"A nova série Confraria foi gravada na Serra Gaúcha e vai abordar o tema vinho de maneira descontraída."

// Acesse
// Horários de atendimento:
Tim-Tim:
O passeio de Tim-Tim, caminhão de guerra de 1944, adaptado para o transporte de turistas com capacidade de 50 lugares, será realizado todos os sábados, às 11h. A saída ocorre em frente ao Centro de Atendimento - CAT, da Avenida Independência, ao lado da Cooperativa Garibaldi.

Arquivo Histórico:
- Sob agendamento no número (54) 3462-8119.
Centro de Atendimento - CAT: 
- Segunda a sábado das 9h às 16;
- Domingos das 9h às 13h.

Museu Municipal:
- Terça a sábado das 9h às 17h;
- Domingos e feriados das 10h às 16h.

Biblioteca Pública Municipal Frei Miguel:
- Segunda a sexta das 8h às 20h;
- Sábados das 8h às 12h.
Os melhores espumantes, vinhedos e gastronomia, a toda hora no seu celular. Siga @turismogdi no Snapchat. :)

 
Baixe o app Garibaldi Turismo e conheça as atrações do município. Disponível para os sistemas iOS e Android. 
Website
Facebook
Instagram
Email
Você está recebendo este e-mail pois se cadastrou no envio de news da Secretaria de Turismo de Garibaldi.

Secretaria de Turismo de Garibaldi
Rua Júlio de Castilhos, nº 254
Bairro Centro
GaribaldiRS

Caso esteja com problemas, você pode visualizar este e-mail no navegador.

Não quer mais receber esses e-mails? 
Você pode cancelar a assinatura.

Conexão Repórter 11/10/2015 Barbie Do Crime

Glória 2 x 1 Guarani de Venâncio Aires (83)

Geledés

Você está recebendo as atualizações do Portal Geledés.
Portal Geledés
Para sair desta lista, clique aqui.

Geledés

Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.

Ruth de Souza qualifica como despeito ataques a Taís Araújo e diz como enfrenta o preconceito: ‘Nunca baixar a cabeça’

Like Ruth de Souza qualifica como despeito ataques a Taís Araújo e diz como enfrenta o preconceito: ‘Nunca baixar a cabeça’ on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Ruth de Souza qualifica como despeito ataques a Taís Araújo e diz como enfrenta o preconceito: ‘Nunca baixar a cabeça’Em 94 anos de vida e 70 de carreira, Ruth de Souza não esperava que em pleno 2015 ainda testemunharia uma colega de profissão ser alvo de ataques racistas: “O que fizeram com a Taís Araújo foi uma estupidez. Para mim, é tudo fruto de muita inveja e despeito. Ela virou alvo porque é uma […] Leia mais »

CyberQuilombo: uma galera resolveu tirar do papel o ensino de cultura negra nas escolas

Like CyberQuilombo: uma galera resolveu tirar do papel o ensino de cultura negra nas escolas on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
CyberQuilombo: uma galera resolveu tirar do papel o ensino de cultura negra nas escolasO que gêneros musicais como soul, jazz, funk e samba têm a ver com os 400 anos de escravidão? Por Maryane Silva no É Nóis A música é consequência da violência contra os negros e fazendo essa ligação entre o dia a dia e a história que começa um dos vídeos do CyberQuilombo, um projeto que usa vídeoaulas […] Leia mais »

Referências da cultura negra auxiliarão a formular políticas

Like Referências da cultura negra auxiliarão a formular políticas on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Referências da cultura negra auxiliarão a formular políticasO Ministério da Cultura (MinC) terá, a partir de agora, o auxílio de representantes de peso da cultura negra na formulação de políticas públicas e na salvaguarda da cultura afro-brasileira. A ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, o diretor de cinema Jeferson D e o ator Jorge Coutinho, entre outros, passarão a fazer parte do Conselho Curador […] Leia mais »

Sim e não

Like Sim e não on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Sim e nãoA palavra trabalho vem do latim tripalium – instrumento de tortura formado de três paus. Horripilante origem, considerando que passamos a maior parte de nossas vidas ralando, seja em cima de livros ou fogões. Para cada época da História e estágio tecnológico, o trabalho foi realizado e percebido de maneira diferente. Há uma fileira de […] Leia mais »

Olodum realiza ensaio e inicia festejos pelo mês da consciência negra

Like Olodum realiza ensaio e inicia festejos pelo mês da consciência negra on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Olodum realiza ensaio e inicia festejos pelo mês da consciência negraFesta está marcada para começar às 14h deste domingo, no Pelourinho. Banda promete repertório dançante e animado para ensaio. Do G1 O bloco Olodum realiza ensaio no domingo (8), na Praça Tereza Batista, Pelourinho, em Salvador, iniciando as comemorações pelo mês da Consciência Negra. O ensaio do grupo, batizado de Festiquilombo, celebrará ainda os 28 […] Leia mais »

CUT São Paulo abre inscrições para Sarau da Consciência Negra

Like CUT São Paulo abre inscrições para Sarau da Consciência Negra on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
CUT São Paulo abre inscrições para Sarau da Consciência NegraEvento pretende levar experiências culturais dos sindicatos e trabalhadores para a entidade Do RBA A CUT São Paulo está com inscrições para o Sarau da Consciência Negra que será realizado no próximo dia 13, a partir das 19h, na sede da entidade, no Brás, na capital paulista, dando início às atividades da central para o […] Leia mais »

Cultura afro-brasileira e indígena nos currículos escolares é tema de audiência pública

Like Cultura afro-brasileira e indígena nos currículos escolares é tema de audiência pública on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Cultura afro-brasileira e indígena nos currículos escolares é tema de audiência públicaA Câmara Legislativa realiza nesta sexta-feira (6), às 10h, audiência pública no plenário para debater a obrigatoriedade do ensino das culturas afro-brasileira e indígena nas escolas públicas e privadas do DF. O convite é extensivo a todos os estudantes, professores, pesquisadores e interessados, que terão a oportunidade de ouvir o Executivo e as secretarias competentes. […] Leia mais »

Rashid retrata racismo e opressão no clipe de “A Cena”; assista

Like Rashid retrata racismo e opressão no clipe de “A Cena”; assista on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Rashid retrata racismo e opressão no clipe de “A Cena”; assistaO rapper Rashid disponibilizou na última quinta-feira, 5, o clipe desconcertante de “A Cena”. Dirigido por Levi Vatavuk, o vídeo escancara as nuances do racismo no Brasil: os “enquadros” feitos pela polícia, torturas; violência doméstica e outras formas de opressão, incluindo cobrança financeira. O resumo: ainda há um grande débito da sociedade com os negros, um débito que ao invés […] Leia mais »

Exposição ‘África’, debate e oficina homenageiam mês da Consciência Negra

Like Exposição ‘África’, debate e oficina homenageiam mês da Consciência Negra on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Exposição ‘África’, debate e oficina homenageiam mês da Consciência NegraMuseus do Pelourinho recebem programação especial Do Catraca Livre Em comemoração ao mês da Consciência Negra, os museus de Salvador recebem exposições e atividades culturais que relembram a importância da valorização afrodescendente. Os evento acontecem no Centro Cultural Solar Ferrão, no Museu Tempostal e no Museu Udo Knoff. A entrada em todos os espaços é Catraca Livre. […] Leia mais »

Elza Soares fala sobre feminismo, o amor por Garrincha e como cantar ainda é ‘remédio bom’

Like Elza Soares fala sobre feminismo, o amor por Garrincha e como cantar ainda é ‘remédio bom’ on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Elza Soares fala sobre feminismo, o amor por Garrincha e como cantar ainda é ‘remédio bom’Toda vez que o samba mandou chamar, ela veio. Em 1953, Elza Conceição Soares subiu ao palco do programa de Ary Barroso, na Rádio Tupi, com seus 50 kg, roupas remendadas com alfinete e uma sandália emprestada de sua mãe. “De onde você vem?”, ele perguntou, em tom de gozação. E ela respondeu: “Do planeta […] Leia mais »

Gustavo Gomes da Silva crítico do racismo recebe prêmio e lança livro de poesia

Like Gustavo Gomes da Silva crítico do racismo recebe prêmio e lança livro de poesia on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Gustavo Gomes da Silva crítico do racismo recebe prêmio e lança livro de poesiaUm ano depois de “aula” de cidadania em entrevista à TVT, o menino Gustavo reafirma luta contra a discriminação e indigna-se com o preconceito: ‘É como se o homem tivesse decidido parar de evoluir’ Do RBA Depois de aparecer na TVT, no ano passado, dando um depoimento que foi considerado uma aula contra o preconceito, […] Leia mais »

“Fui abusada, oprimida, ofendida e espancada ao longo da minha infância”

Like “Fui abusada, oprimida, ofendida e espancada ao longo da minha infância” on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
“Fui abusada, oprimida, ofendida e espancada ao longo da minha infância”Em apoio à iniciativa #AgoraÉQueSãoElas, ofereci o espaço do blog a Maria Adelaide Amaral, autora de teatro e de novelas e minisséries, para ela falar da sua experiência a respeito do abuso contra mulheres. Por  Maria Adelaide Amaral, no blog do Mauricio Stycer   Fui abusada, oprimida, ofendida e espancada ao longo da minha infância por […] Leia mais »

Luana Piovani sobre Taís Araujo: “Sou blaster sacaneada e xingada na net e nunca saíram em defesa”

Like Luana Piovani sobre Taís Araujo: “Sou blaster sacaneada e xingada na net e nunca saíram em defesa” on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Luana Piovani sobre Taís Araujo: “Sou blaster sacaneada e xingada na net e nunca saíram em defesa”Luana Piovani, branca de olhos verdes, ironiza racismo sofrido por Taís Araújo Em uma comparação infeliz e que apenas reforça a máxima do “Não somos racistas”, de um guru da TV Globo, Piovani relativizou o ataque sofrido pela atriz negra e pareceu acreditar que passa por problemas parecidos: “Sou blaster sacaneada e xingada na net e nunca saíram em defesa” […] Leia mais »
Copyright © 2015 geledes
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no Portal Geledés.

geledes
Rua Santa Isabel 137 - 4º andar
São PauloSP 01221-010
Brazil

Add us to your address book


sair desta lista    atualizar preferências