sábado, 8 de agosto de 2009

Língua Portuguesa

Língua -O futuro do português no mundo
--- On Mon, 8/3/09, Walter Caetano Costa, S.Paulo, partilhou:
Subject: O futuro do português no mundo
To: "Margarida Castro"
Date: Monday, August 3, 2009, 4:04 PM


O futuro do português no mundo
JOÃO CAETANO E MÔNICA VILLELA GRAYLEY

------------ --------- --------- --------- --------- --------- -
O português não tem ainda suficiente peso internacional por ausência de uma política eficiente para a língua
------------ --------- --------- --------- --------- --------- -


SEGUNDO O filósofo alemão Peter Sloterdijk, "quando uma língua morta não quer expirar, mas manter-se em vigor como língua mundial, mostra-se assim com que poder os espíritos do império atuam".
Em 1989, Francisco Moraes Sarmento escreveu, na revista "Leonardo", que "a língua portuguesa morreu e está transformada numa língua de escravos, servos e bárbaros", discordando da proposta do Acordo Ortográfico, na qual via a perda de poder e influência de Portugal em relação ao Brasil.
Vinte anos depois, o Acordo Ortográfico continua a despertar discussões calorosas, não só em Portugal mas também na ex-colônia portuguesa das Américas.
Num artigo publicado na "Gazeta do Povo", em 2007, Carlos Alberto Faraco defendeu o Acordo de forma apaixonada, prevendo o processo de internacionalizaçã o da língua, considerando inaceitável que o dicionário "Houaiss", para poder circular em todos os países de língua portuguesa, tivesse de ser editado em duas versões ortográficas.
Muitos, no maior país de língua portuguesa do mundo, veem no Acordo a chance de se adaptarem às mudanças e à dinâmica de uma língua falada todos os dias, do Ocidente ao Oriente, por oito nações diferentes.
A política da língua moderna é uma política de mapeamento contra condições políticas e econômicas mutativas, o que significa que é preciso compreender como a língua se relaciona com os novos fluxos de capital, mídia, tecnologia, cultura e pessoas numa esfera globalizada.
Este é o ponto-chave: as razões econômicas, sociais e culturais, outrora consideradas "baixa política", são hoje fulcrais para se perceber de que modo o mundo muda e, assim, se afirmar, no plano político, a cooperação.
No seu livro "O Português no Brasil", Antonio Houaiss estabelece as "diferenças" entre o português brasileiro e as demais variantes dos países de língua portuguesa, principalmente a variante de Portugal. Sem utilizar a expressão "política da língua", ele defende a criação de medidas "em prol da nossa língua" (itálico nosso).
No último capítulo do livro, lançado em 1985, Houaiss advoga a concretização de "uma língua comum" como fator de incremento da convivência humana, em que o português desempenha, estrategicamente, um papel importante.
Mas o português não tem ainda suficiente peso internacional, ao contrário do que se passa com outros idiomas, por ausência de uma política eficiente para a língua.
No estudo "Internacionalizaçã o da Língua Portuguesa", coordenado por Carlos Reis, afirma-se que "a projeção internacional da língua portuguesa não corresponde, neste momento, à dimensão do seu universo de falantes", definindo-se a internacionalizaçã o como um "processo eminentemente político de afirmação", capaz de "garantir e reforçar o prestígio de uma grande língua de cultura".
A declaração da ex-primeira- ministra britânica Margaret Thatcher, proferida em 1999, de que, na sua vida, "todos os problemas da Grã-Bretanha foram originados pela Europa continental, mas [que] todas as soluções partiram dos países de língua inglesa", é clara alusão ao papel da língua de Shakespeare nas relações de poder e à influência daí decorrente.
Língua e poder relacionam-se. O reconhecimento do estatuto de uma língua é medido não só pelo número de falantes mas também pelo espaço que ela ocupa no cenário internacional, contando as transações comerciais que são realizadas nessa língua (incluindo os eventos culturais e todas as boas ideias -não nos esqueçamos da magistral invenção americana do show business: nada como uma boa ideia bem concretizada, mas, se essa ideia der dinheiro para investir em novos projetos, melhor ainda) e a sua utilização nas diversas organizações internacionais.
O fa(c)to de o português ser uma língua comum a vários países tem facilitado o comércio do Brasil e de Portugal, e este mostra um interesse especial no Brasil, visando fortalecer as suas relações com a União Europeia.
O Brasil antecipou-se ao apoio à internacionalizaçã o do português pela CPLP, em julho passado, ao anunciar um plano para a criação de uma universidade da comunidade dos países de língua portuguesa, o que foi feito pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, durante uma visita à Guiné-Bissau.
Na mesma altura, em Portugal, o Conselho de Ministros aprovou uma nova estratégia para a promoção do português, que teve o apoio do presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
E agora? Nos países onde se fala português, sejam eles grandes ou pequenos, não faltam pessoas de grande mérito, à escala mundial. Essa é a certeza de que faz sentido promover inteligentemente a língua portuguesa, mesmo se essas pessoas falam bem outras línguas. O português defende-se com bons argumentos, onde quer que seja falado.

------------ --------- --------- --------- --------- --------- -

JOÃO CAETANO , 39, professor de direito e ciência política, é pró-reitor para o Reordenamento Institucional da Universidade Aberta, Portugal.
MÔNICA VILLELA GRAYLEY , 40, é mestre em linguística e ciência política e doutoranda em ciência política.

Folha de S.Paulo, 3 ago. 2009.
http://www.linearcl ipping.com. br/cnte/detalhe_ noticia.asp? cd_sistema= 93&codnot=820433
»»»»»»»»»»»

Walter Caetano Costa

Deputada Federal Manuela

Uol Cultura

UOLASSINE 0800 703 3000BATE-PAPOE-MAILSACVOIPE-MAIL GRÁTISSHOPPINGÍNDICE PRINCIPALÁlbum de FotosAntivírus e FirewallAplicativosBanda LargaBate-papo UOLBelezaBibliotecaBichosBlogBuscaCarros - Tabela Fipe - Comparar CarrosCartõesCelebridadesCelularCiência e SaúdeCinema e FilmesClube UOLComparar PreçosCriançasDownloadsEconomia - Cotações - Imposto de RendaEducação - Dicionários - Nova ortografia - VestibularE-MailEmpregos - Enviar currículoEntretenimento - Guia CulturalEsporte - Brasileirão - Fórmula 1 - Futebol - Gols da RodadaEstilo - ModaFolha OnlineFotoblogGayHoróscopoHumorÍndiceJogosJornais - InternacionaisJovemLoja de jogosMapasMúsica - Loja de músicaNamoroNotícias - Cotidiano - Internacional - Jornais - Política - Tabloide - Últimas NotíciasPagSeguroRádio UOL - Nova rádioReceitasRevistasSACServiçosSexoSites PessoaisTecnologiaTelevisão - A Fazenda - Novelas - ProgramaçãoTempo Trânsito MapasTodaOfertaTV UOL e vídeosUOL HostUOL KUOL MaisViagem - Guia de destinosVídeosVoipWi-Fi
UOL Esporte Futebol Notícias Vídeos Web Resultados Agenda de Jogos Campeonatos Gols da rodada Notícias Vídeos Seleção Brasileira

MUDAR TAMANHO DA LETRA IMPRIMIR ENVIAR POR EMAIL COMUNICAR ERRO
Andrezinho escapa do brasileiro Fernandinho, do Oita, na vitória do Inter


05/08/2009 - 08h54
Inter bate Oita Trinita e conquista Copa Suruga, no JapãoDo UOL Esporte
Em Porto Alegre
O Inter conquistou, nesta quarta-feira, mais um título internacional para sua galeria de troféus. Fez 2 a 1 no Oita Trinita, no Japão, e volta para casa com a Copa Suruga. A disputa reuniu o campeão da Copa Sul-Americana de 2008, o Inter, e o campeão da Copa da Liga Japonesa (também conhecida como Copa Nabisco), o Oita Trinita.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO
28min - Kléber faz boa jogada pela esquerda e cruza para a área. Alecsandro pula mais que a zaga e cabeceia para baixo, mas a bola quica no chão e vai sobre a trave.
32min - O zagueiro Morisghiga e o goleiro Nishikawa vacilam e Taison se intromete entre eles e chuta encobrindo o goleiro, mas a bola vai para fora.
43min - Fernandinho dá a Kanasaki, que manda de pé direito. Michel Alves salva mandando à escanteio.

SEGUNDO TEMPO
5min - GOOOLLL DO INTER!!!
Boa jogada de Andrezinho, que faz o passe perfeito a Alecsandro, que avança e na saída do goleiro manda de pé direito no canto esquerdo.
12min - GOOOLLL DO INTER!!!
Andrezinho avança e de fora da área manda com categoria, no ângulo superior esquerdo de Nishikawa.
14min - GOOOLLL DO OITA!!!!
Higashi é lançado na grande área, se livra do zagueiro Índio e manda de pé direito no ângulo superior direito de Michel Alves.
33min - Após escanteio, Morishiga cabeceia à queima-roupa e Michel Alves faz defesa espetacular.


IMAGENS DO TÍTULO DO INTER
MAIS SOBRE O INTERNACIONAL
CONFIRA O MERCADO DA BOLA
Com essa conquista, agora são cinco títulos internacionais que o clube gaúcho conquista em quatro anos. A série começou em 2006, com a Libertadores da América e o Mundial de Clubes, seguiu com a Recopa de 2007; e no ano passado foi acrescida da Copa Sul-Americana.

Assim que o jogo acabou, antes de levantar a taça e dar a volta olímpica, os jogadores todos abraçaram o treinador Tite, como que dedicando a ele o troféu. O técnico havia comentado que essa era uma partida especial para ele, visto que na véspera da viagem falecera seu pai, Genor.

O Inter, que para disputar a Suruga teve de se ausentar do Campeonato Brasileiro por duas rodadas, começa o retorno ao Brasil nesta quinta-feira e chega a Porto Alegre na sexta. O grupo colorado volta extenuado e com atletas lesionados, devido à desgastante viagem ao Oriente.

Logo no primeiro minuto da partida, aproveitando um cruzamento de Kléber, o atacante Alecsandro mandou para a bola para a rede do time japonês. O lance foi invalidado pelo árbitro, mas ainda assim ficou a impressão de que o Inter atropelaria o adversário dentro de sua casa.

Mas não foi isso o que se viu na sequência, pois atrapalhado por um gramado em péssimas condições, os atletas colorados não conseguiam trocar passes com qualidade e objetividade, e o tempo foi passando sem que surgissem chances claras de abertura do placar.

E se o Inter era improdutivo, pior o Oita Trinita, que somente aos 43min de jogo conseguiu desferir um chute contra a meta da equipe brasileira, quando o goleiro Michel Alves fez sua primeira defesa, mandando à escanteio. Um lance que finalmente levou entusiasmo à torcida japonesa, que não lotava o estádio Big Eye.

ANÁLISE DE COSME RÍMOLI
"A vitória fará a torcida pintar mais um título internacional nas bandeiras que levam ao Beira Rio. Porém, mais do que isso, dará fôlego a Tite"

BLOG DO COSME RÍMOLI
A equipe do Oita começou melhor a segunda etapa, arriscando chutes de longa distância, parecendo que seria mais agressiva. Mas na primeira arriscada que deu Alecsandro acabou abrindo o placar para o Inter e, sete minutos depois, aos 12. Andrezinho fez um golaço de fora da área e,com 2 a 0, pareceu que o jogo estaria liquidado.

Mas, ao contrário, a partir de então só o Oita Trinita jogou. Descontou aos 14, através de Higashi, e na seqüência começou a empilhar oportunidades, diante de um adversário visivelmente cansado em campo. O goleiro Michel Alves, bastante exigido, passou a ser destaque colorado sobre o esburacado campo do Big Eye.

Mas o Inter acabou resistindo, a muito custo, passando por enormes perigos, e conseguiu confirmar o seu mais novo título internacional, o que servirá de estímulo para a continuação da temporada 2009.

OITA TRINITA 1x2 INTER

Oita Trinita
Nishikawa; Uemoto (Tsubouchi), Morishige e Fujita; Takahashi, Edmiílson, Fernandinho (Maeda), Inoue (Ienaga) e Higashi (Umeda); Kanazaki e Kotegawa (Sumida)
Técnico: Ranko Popovic

Inter
Michel Alves; Bolívar, Índio, Sorondo e Kléber (Marcelo Cordeiro); Sandro, Guiñazu, Andrezinho (Danny Morais) e Giuliano (Danilo Silva); Taison (Bolaños) e Alecsandro (Glaydson)
Técnico: Tite

Data: 5/8/2009 (quarta-feira)
Local: Estádio Big Eye, em Oita (JAP)
Público: 16.505
Árbitro: Choi Myung Yong (Coreia do Sul)
Auxiliares: Choi Min Byoung e Yoon Soonyong (Coreia do Sul)
Cartões amarelos: Uemoto, Tsubouchi (Oita); Bolaños
Gols: Alecsandro (aos 5), Andrezinho (aos 12) e Higashi (aos 14min do 2º tempo)

UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)Copa Sul-Americana
UOL CelularAcompanhe a temporada de Fórmula 1 também em seu celular.
Saiba como: celular.uol.com.br
MUDAR TAMANHO DA LETRA IMPRIMIR ENVIAR POR EMAIL COMUNICAR ERRO Compartilhe: Del.icio.us Netvibes Technorati Myspace Digg Bookmarks Twitter Facebook
Mais notícias
08/08/2009 09h34Amigos da VelocidadeAllam Khodair dita o ritmo na Stock V8 em Salvador09h26tenisbr@silSharapova embala e pega Pennetta na semi de Los Angeles09h17UOL Esporte - FutebolJornal espanhol diz que Ribéry será do Real Madrid em 201009h14EFE - EsporteSteve Nash cumprimenta Kaká após vitória do Real Madrid em Toronto09h09UOL Esporte - FutebolAtleta do Náutico terá que explicar ao STJD troca de calção no gramado09h03UOL Esporte - FutebolMadson faz seu 43º jogo pelo Santos na temporada09h03UOL EsporteInstalações olímpicas priorizam o turismo um ano após os Jogos09h02UOL Esporte - FutebolJogadores de futebol também recebiam injeções com substância dopante09h02UOL Esporte - FutebolCirurgia de filho faz Ronaldo atrasar recuperação09h02UOL Esporte - FutebolDupla de zaga do Atlético-MG aposta em entrosamento iniciado na baseBrasileirão

Série B

Série C

Série D

Copa Sul-Americana

Mercado da bola

Mercado internacional

Violência no futebol

Futebol

Resultados
Programação de jogos
Campeonatos
Gols da rodada
Série A Série B Atlético-MG Atlético-PR Avaí Botafogo Corinthians Coritiba Cruzeiro Flamengo Fluminense Goiás Grêmio Grêmio Barueri Internacional Náutico Palmeiras Santos Santo André São Paulo Sport Vitória Fórmula 1

Notícias
Vídeos
Basquete

Resultados
Notícias
Vídeos
Todos os campeonatos
Lutas

Tênis

Torneios
Resultados
Ranking
Tenistas
Notícias
Vídeos
Vôlei

Resultados
Notícias
Todos os campeonatos
Mais modalidades
Atletismo
Aventura
Beisebol
Boxe
Canoagem
Ciclismo
Corrida de Rua
Futebol americano
Futebol de areia
Futsal
Ginástica
Golfe
Handebol
Hipismo
Judô
Natação e Esportes Aquáticos
Esportes radicais
Surfe
Tênis de mesa
Triatlo
Vela
Velocidade
Bolão

Campeonato Virtual

Quiz e Enquetes

Grupos de Discussão

Jogos Online

Últimas Notícias

Resultados do dia

Fotos

Infográficos

Vídeos
BandSports
Gols da Rodada
Pit-Stop
Tabelinha do Juca
Todos os Vídeos
Blogs

Placar UOL

Erratas

Blogs
Sites

Juca Kfouri
Explosivo!


Téo José
Federações 2


Cosme Rímoli
Robinho não é mercenário. Só acha que o mundo gira ao seu redor...


Neto
Tardelli na Alemanha???


Fábio Seixas
Sábado, sol, folga, estrada, coluna


Fininho
Os mais malas do circuito. Você tem uma opinião formada? Eu tenho a minha


José Roberto Torero
Seleção de velhinhos


Bruno Voloch
Holanda é mais uma seleção invicta no Grand Prix


Erich Beting
Duas importantes considerações

Mais blogs

Coberturas Especiais
ArquivoOlimpíadas-2008Pan-2007Copa-2006Olimpíadas-2004Pan-2003Copa-2002
Receba Notícias
Boletim
Celular
Widgets
RSS
Twitter

Shopping UOLCompare preços nas MELHORES LOJAS

- TV LCD
DVD Player
Notebook
Câmera Digital
Carros Usados
Mitsubishi Pajero
Vários modelos e anos
a partir de R$ 32.900.
LG Cookie

Touchscreen, câmera e bluetooth a partir de R$ 599.
Anuncie no Shopping UOL
Agel - Nutrição Em Gel
Fenômeno mundial do MMN, no Brasil. Ganhe dinheiro promovendo saúde
www.equipeagel.net/w_firmino

Bayer Health Care
Estamos contribuindo para o combate de medicamentos falsos. Saiba mais
www.BayerContraPirataria.com.br

Saúde Sexual Masculina
Tratamentos para homens com dificuldades de ereção. Saiba mais
www.promen.com.br

Bora Bora Barra Resort
Lazer completo, 2 e 3 quartos. Construtora Santa Cecília
www.boraborabarra.com.br

Casa & Conforto
Beleza, sofisticação, qualidade e exclusividade em cama, mesa e banho
www.Shoptime.com.br

Cirurgia Plástica?
A Dra Luciana Pepino tira suas dúvidas. Visite o site
www.lucianapepino.com.br

Ronco Apnéia ou Insônia ?
Corrija a sua Respiração, Veja como Garantia de funcionamento. R$ 125
www.anelpararonco.com.br

Os Melhores Games Estão
na Americanas.com. Confira, ofertas com frete grátis!
www.Americanas.com.br

Seu Pai Vale Dez
Pesca, camping, carabina de pressão Tudo para o esporte do seu pai
www.casagaucha.com.br

Tênis é Na EsporteLine
Nike, Adidas, Asics, Mizuno, Kappa, E mais. Tudo até 12X s/ juros
www.EsporteLine.com.br/Tenis

Você Gosta de Carro?
Conheça o Meu Carro Novo - O portal de veículos da BV Financeira
www.MeuCarroNovo.com.br

Produtos Herbalife
Fique em forma. De maneira inteligente e pratica!
www.vidanutri.com

Anuncie aqui
Biografias
Conheça a carreira de mais de 3000 atletas

Futebol Tênis F1


Lewis HamiltonHeikki KovalainenFelipe MassaKimi RäikkönenRobert KubicaNick HeidfeldFernando AlonsoNelsinho PiquetJarno TrulliTimo GlockJaime AlguersuariSébastien BuemiMark WebberSebastian VettelNico RosbergKazuki NakajimaAdrian SutilGiancarlo FisichellaJenson ButtonRubens Barrichello
Enquete
Schumacher é a melhor opção para substituir Felipe Massa na Ferrari?

Vote

Mais enquetes
Os mais jogados

BMX Ghost


Maximal Skateboard


Precision Penalties

Mais jogosUOLASSINE 0800 703 3000BATE-PAPOE-MAILSACVOIPE-MAIL GRÁTISSHOPPINGÍNDICE PRINCIPALÁlbum de FotosAntivírus e FirewallAplicativosBanda LargaBate-papo UOLBelezaBibliotecaBichosBlogBuscaCarros - Tabela Fipe - Comparar CarrosCartõesCelebridadesCelularCiência e SaúdeCinema e FilmesClube UOLComparar PreçosCriançasDownloadsEconomia - Cotações - Imposto de RendaEducação - Dicionários - Nova ortografia - VestibularE-MailEmpregos - Enviar currículoEntretenimento - Guia CulturalEsporte - Brasileirão - Fórmula 1 - Futebol - Gols da RodadaEstilo - ModaFolha OnlineFotoblogGayHoróscopoHumorÍndiceJogosJornais - InternacionaisJovemLoja de jogosMapasMúsica - Loja de músicaNamoroNotícias - Cotidiano - Internacional - Jornais - Política - Tabloide - Últimas NotíciasPagSeguroRádio UOL - Nova rádioReceitasRevistasSACServiçosSexoSites PessoaisTecnologiaTelevisão - A Fazenda - Novelas - ProgramaçãoTempo Trânsito MapasTodaOfertaTV UOL e vídeosUOL HostUOL KUOL MaisViagem - Guia de destinosVídeosVoipWi-Fi
© 1996-2009 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.
Comunicar erroFECHAR 05/08/2009 - UOL Esporte - Futebol
Futebol

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao UOL.


Nome:

E-mail:

Descrição do erro:




Hospedagem: UOL Host

Inter Campeão da Copa Suruga


Andrezinho escapa do brasileiro Fernandinho, do Oita, na vitória do Inter


05/08/2009 - 08h54
Inter bate Oita Trinita e conquista Copa Suruga, no JapãoDo UOL Esporte
Em Porto Alegre
O Inter conquistou, nesta quarta-feira, mais um título internacional para sua galeria de troféus. Fez 2 a 1 no Oita Trinita, no Japão, e volta para casa com a Copa Suruga. A disputa reuniu o campeão da Copa Sul-Americana de 2008, o Inter, e o campeão da Copa da Liga Japonesa (também conhecida como Copa Nabisco), o Oita Trinita.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO
28min - Kléber faz boa jogada pela esquerda e cruza para a área. Alecsandro pula mais que a zaga e cabeceia para baixo, mas a bola quica no chão e vai sobre a trave.
32min - O zagueiro Morisghiga e o goleiro Nishikawa vacilam e Taison se intromete entre eles e chuta encobrindo o goleiro, mas a bola vai para fora.
43min - Fernandinho dá a Kanasaki, que manda de pé direito. Michel Alves salva mandando à escanteio.

SEGUNDO TEMPO
5min - GOOOLLL DO INTER!!!
Boa jogada de Andrezinho, que faz o passe perfeito a Alecsandro, que avança e na saída do goleiro manda de pé direito no canto esquerdo.
12min - GOOOLLL DO INTER!!!
Andrezinho avança e de fora da área manda com categoria, no ângulo superior esquerdo de Nishikawa.
14min - GOOOLLL DO OITA!!!!
Higashi é lançado na grande área, se livra do zagueiro Índio e manda de pé direito no ângulo superior direito de Michel Alves.
33min - Após escanteio, Morishiga cabeceia à queima-roupa e Michel Alves faz defesa espetacular.


IMAGENS DO TÍTULO DO INTER
MAIS SOBRE O INTERNACIONAL
CONFIRA O MERCADO DA BOLA
Com essa conquista, agora são cinco títulos internacionais que o clube gaúcho conquista em quatro anos. A série começou em 2006, com a Libertadores da América e o Mundial de Clubes, seguiu com a Recopa de 2007; e no ano passado foi acrescida da Copa Sul-Americana.

Assim que o jogo acabou, antes de levantar a taça e dar a volta olímpica, os jogadores todos abraçaram o treinador Tite, como que dedicando a ele o troféu. O técnico havia comentado que essa era uma partida especial para ele, visto que na véspera da viagem falecera seu pai, Genor.

O Inter, que para disputar a Suruga teve de se ausentar do Campeonato Brasileiro por duas rodadas, começa o retorno ao Brasil nesta quinta-feira e chega a Porto Alegre na sexta. O grupo colorado volta extenuado e com atletas lesionados, devido à desgastante viagem ao Oriente.

Logo no primeiro minuto da partida, aproveitando um cruzamento de Kléber, o atacante Alecsandro mandou para a bola para a rede do time japonês. O lance foi invalidado pelo árbitro, mas ainda assim ficou a impressão de que o Inter atropelaria o adversário dentro de sua casa.

Mas não foi isso o que se viu na sequência, pois atrapalhado por um gramado em péssimas condições, os atletas colorados não conseguiam trocar passes com qualidade e objetividade, e o tempo foi passando sem que surgissem chances claras de abertura do placar.

E se o Inter era improdutivo, pior o Oita Trinita, que somente aos 43min de jogo conseguiu desferir um chute contra a meta da equipe brasileira, quando o goleiro Michel Alves fez sua primeira defesa, mandando à escanteio. Um lance que finalmente levou entusiasmo à torcida japonesa, que não lotava o estádio Big Eye.

ANÁLISE DE COSME RÍMOLI
"A vitória fará a torcida pintar mais um título internacional nas bandeiras que levam ao Beira Rio. Porém, mais do que isso, dará fôlego a Tite"

BLOG DO COSME RÍMOLI
A equipe do Oita começou melhor a segunda etapa, arriscando chutes de longa distância, parecendo que seria mais agressiva. Mas na primeira arriscada que deu Alecsandro acabou abrindo o placar para o Inter e, sete minutos depois, aos 12. Andrezinho fez um golaço de fora da área e,com 2 a 0, pareceu que o jogo estaria liquidado.

Mas, ao contrário, a partir de então só o Oita Trinita jogou. Descontou aos 14, através de Higashi, e na seqüência começou a empilhar oportunidades, diante de um adversário visivelmente cansado em campo. O goleiro Michel Alves, bastante exigido, passou a ser destaque colorado sobre o esburacado campo do Big Eye.

Mas o Inter acabou resistindo, a muito custo, passando por enormes perigos, e conseguiu confirmar o seu mais novo título internacional, o que servirá de estímulo para a continuação da temporada 2009.

OITA TRINITA 1x2 INTER

Oita Trinita
Nishikawa; Uemoto (Tsubouchi), Morishige e Fujita; Takahashi, Edmiílson, Fernandinho (Maeda), Inoue (Ienaga) e Higashi (Umeda); Kanazaki e Kotegawa (Sumida)
Técnico: Ranko Popovic

Inter
Michel Alves; Bolívar, Índio, Sorondo e Kléber (Marcelo Cordeiro); Sandro, Guiñazu, Andrezinho (Danny Morais) e Giuliano (Danilo Silva); Taison (Bolaños) e Alecsandro (Glaydson)
Técnico: Tite

Data: 5/8/2009 (quarta-feira)
Local: Estádio Big Eye, em Oita (JAP)
Público: 16.505
Árbitro: Choi Myung Yong (Coreia do Sul)
Auxiliares: Choi Min Byoung e Yoon Soonyong (Coreia do Sul)
Cartões amarelos: Uemoto, Tsubouchi (Oita); Bolaños
Gols: Alecsandro (aos 5), Andrezinho (aos 12) e Higashi (aos 14min do 2º tempo)

Fonte: Uol Esportes

Verbas Federais Para Obras em Vacaria RS






Governo Federal libera recursos para obra em avenida



Fontana(C)confirmou a liberação (Foto:imprensa prefeitura) O governo federal através do Ministério do Turismo confirmou nesta quinta-feira,06/08, a liberação de uma verba no valor de R$ 877 mil para a recuperação e revitalização da Avenida Antonio Ribeiro Branco. A informação foi confirmada pelo deputado federal Henrique Fontana(PT) durante entrevista ao programa Ponto Crítico da Rádio Fátima.
Conforme Fontana, pelo projeto, deverá ser recuperada a ciclovia e ainda construída uma pista para caminhadas além da colocação de uma nova camada asfáltica.
Henrique Fontana adianta que em torno de 60 dias as obras já poderão ser iniciadas,principalmente, porque a avenida serve de acesso ao Parque Nicanor Kramer da Luz , local do Rodeio Internacional, que será realizado a partir de 30 de janeiro do ano que vem.
O diretor executivo da Secretaria Geral de Governo Arno Cassel já está em Porto Alegre na superintendência da Caixa Federal com o objetivo de definir o plano de trabalho da obra.
Ouça em áudio a entrevista do deputado Henrique Fontana


Rádio Fátima AM (Jornalismo), 07/08/2009, 10h43

Uol Esportes

Sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Técnico admite culpa por doping coletivo de atletas e diz que abandona a carreira
Emocionado, Jayme Netto admite culpa por doping de 5 atletas da Rede Atletismo e anuncia que não seguirá mais no esporte; fisiologista pode acabar responsabilizado



Fórmula 1
Nelsinho Piquet confirma que não é mais piloto da Renault e ataca Flávio Briatore Há 25 anos, Joaquim Cruz fazia história com ouro e recorde


Palmeiras - Entrevista
"Se bobearem vamos trazer o Valdivia de volta", diz Belluzzo Campeão
Inter bate Oita Trinita e conquista Copa Suruga, disputada no Japão Novidade
UOL estreia infográfico com as transferências do futebol mundial

Você acha que as novas regras do voleibol favorecem a modalidade masculina?

ESCOLHA O TIME SÉRIE A Atlético-MG Atlético-PR Avaí Botafogo Coritiba Corinthians Cruzeiro Flamengo Fluminense Goiás Grêmio Grêmio Barueri Internacional Náutico Palmeiras Santos Santo André São Paulo Sport Vitória SÉRIE B ABC América-RN Atlético-GO Bahia Bragantino Brasiliense DF Campinense-PB Ceará Duque de Caxias Figueirense Fortaleza Guarani Ipatinga Juventude Paraná Ponte Preta Portuguesa São Caetano Vasco Vila Nova GO


Nos dez anos do primeiro título de Popó, relembre as melhores lutas

Máscaras são destaque na vitória do Santos em Cascavel



Tênis Bellucci aposta na confiança e regularidade para chegar ao top 20 em 2010
--------------------------------------------------------------------------------

Vôlei Carrasca, cubana Regla Bell reforça o São Caetano e finda rivalidade
--------------------------------------------------------------------------------

Basquete Astro da NBA, Shaquille O'Neal se esforça em treinamento de MMA
--------------------------------------------------------------------------------

Judô Sem apoio, Daniel Hernandes tenta acabar com "síndrome" em Mundiais
--------------------------------------------------------------------------------


Receba notícias: Celular | Clipping | Widgets | RSS

--------------------------------------------------------------------------------

Assine o UOL Receba Outros Boletins Cancelar Recebimento
UOL Fone:ligue de seu micro para o Brasil e o mundo com preços muito baixos

Melhorias no Presídio Central

Comissão parlamentar atesta melhorias no Presídio Central de Porto Alegre
07/08/2009 21:15


Um ano após a visita de integrantes da CPI do Sistema Carcerário ao Presídio Central de Porto Alegre, os deputados federais Luis Couto (PB), Domingos Dutra (MA) e Pompeo de Mattos (RS) retornaram ao local, nesta sexta-feira (7), e atestaram melhorias em diversos setores da penitenciária. "O que era a masmorra do século 21 (em referência ao pavilhão C) foi desativada", destacou Couto, também presidente da CPI. A comissão concluiu relatório e apontou 40 recomendações que devem ser cumpridas no Brasil pelos governos dos estados, o Poder Judiciário, o Ministério Público e o governo federal.

O pavilhão C - considerado o pior do Brasil - foi desativado, e os presos foram transferidos para um novo local dentro do presídio. Já a cozinha teve panelas e fogões antigos substituídos por equipamentos novos. "Inegavelmente, houve melhoras", disse o deputado Dutra, relator da CPI. Ele observou que é uma tarefa de todos os poderes e, inclusive, da sociedade aumentar o número de detentos que trabalhem e estudem. "Se continuarmos nessa batalha, daqui a alguns anos poderemos afirmar que o sistema carcerário brasileiro terá outra cara", acrescentou.

Os deputados conheceram também o Laboratório de Identificação de Tuberculose, inaugurado em junho pela governadora Yeda Crusius, para diagnóstico da doença em detentos. O local está totalmente informatizado e conectado com os demais presídios para coleta de amostras para exame.
Eles estiveram ainda na galeria desativada do Pavilhão C, que era o espaço físico mais deteriorado. Para Pompeo de Mattos, o Central ainda precisa resolver o problema da superlotação, mas o deputado também reconheceu os avanços: "Não é mais o pior presídio do Brasil, com certeza".

Os quatro novos pavilhões, com capacidade para 492 vagas e investimento de R$ 5,4 milhões, foram inaugurados em dezembro de 2008, como parte do Programa Estruturante Cidadão Seguro, que tem entre suas metas a construção e reformas de estabelecimentos prisionais.

Com o trabalho da Força-tarefa instituída pela governadora Yeda Crusius para melhorias no sistema prisional gaúcho, foi possível realizar as obras complementares da elevatória de água do Central, com investimento de R$ 141 mil, e da subestação de energia elétrica, orçada em R$ 448 mil.

Segundo o diretor do Presídio Central, coronel Jainer Pereira Alves, é desenvolvido um trabalho interno para aperfeiçoar a infraestrutura do prédio e proporcionar melhores condições aos apenados. "Trabalhamos para fazer gestão, construindo e realizando todas as tarefas referentes a um presídio", ressaltou. Entre as próximas obras na penitenciária, estão a reformulação da entrada de detentos e veículos. Alves informou ainda que será aberta licitação para melhorar o tratamento do esgoto no prédio.

Fonte: Site do Estado

Revista Veja

8 de agosto de 2009
------------------------------------------------

Caro leitor, aqui estão os destaques de VEJA desta semana.

VEJA.com - veja@abril.com.br


***********************************************

Edição da semana (nº 2125 - 12 de agosto de 2009)


[Brasil]
--------
O passado assombra o Senado
Sarney se une a Renan e a Collor no comando de uma tropa de choque que ameaça e intimida. Se essa trinca prevalecer, as instituições vão regredir décadas e anular avanços duramente conquistados pela sociedade brasileira.
http://veja.abril.com.br/120809/passado-assombra-senado-p-050.shtml

• Índice da edição
http://veja.abril.com.br/120809/sumario.shtml

[Entrevista]
------------
Psicóloga Rozângela Justino diz que muda opção sexual de gays
http://veja.abril.com.br/120809/homossexuais-podem-mudar-p-015.shtml


[Maílson da Nóbrega]
--------------------
Reforma tributária. Ilude-se quem espera simplificação
http://veja.abril.com.br/120809/ilusao-sobre-reforma-tributaria-p-121.shtml


[Venezuela]
----------
Chávez: guerra com os EUA e a Colômbia
Tudo cena. E a destruição da Venezuela continua.
http://veja.abril.com.br/120809/louco-guerrinha-p-114.shtml


[Conjuntura]
-------------
Nos EUA, governo paga por lata velha
Dá dinheiro a quem trocar carros velhos por 0K.
http://veja.abril.com.br/120809/lata-velha-vale-dolar-p-112.shtml

[Vida Digital]
--------------
A 'nuvem' é o nome da nova era da computação sem fronteiras
http://veja.abril.com.br/120809/vida-digital-indice-p-59.shtml

[Sociedade]
-----------
Susan Miller, a astróloga mais consultada e respeitada da web
http://veja.abril.com.br/120809/maior-astral-mundo-p-140.shtml


[Longevidade]
--------------
Japão faz homenagem anual aos centenários
O país já tem 20.000 japoneses com essa idade.
http://veja.abril.com.br/120809/trofeu-que-encolheu-p-134.shtml


[Guia]
------
O prazo de validade não está na embalagem
Além da recomendação precisa avaliar condições.
http://veja.abril.com.br/120809/prazo-de-validade-nao-esta-embalagem-p-144.shtml

[Televisão]
-----------
'Bela, a Feia' destoa do tom sisudo da emissora
A nova novela é uma comédia com um colorido gay.
http://veja.abril.com.br/120809/estrela-escuro-p-158.shtml

[Livros]
---------
O acaso controla boa parte de nossas vidas
Físico explica a dificuldade em aceitar essa norma.
http://veja.abril.com.br/120809/obra-acaso-p-148.shtml

[Lya Luft]
----------
Brasileiro não gosta de ler?
http://veja.abril.com.br/120809/brasileiro-nao-gosta-de-ler-p-022.shtml


[Roberto Pompeu de Toledo]
---------------------------
Elle, o de sempre
http://veja.abril.com.br/120809/elle-o-de-sempre-p-162.shtml



***********************************************

Assista aos comentários de Carlos Graieb
http://veja.abril.com.br/videos/newsletter/newsletter-310709-489081.shtml


[Destaques on-line]
-------------------

[Especial]
-----------
São Paulo contra o fumo
http://www.veja.com.br/saude

[Mapa]
-----
Os caras-pintadas hoje
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/tropa-choque-age-intimida-senado-490526.shtml#mapa

[Em profundidade]
-----------------
Aids
http://veja.abril.com.br/em-profundidade/aids/

[Entrevistas]
------------
Cacá Diegues
http://veja.abril.com.br/noticia/variedades/caca-diegues-vez-cinco-vezes-favela-488528.shtml

Ney Matogrosso
http://veja.abril.com.br/noticia/variedades/ney-matogrosso-narra-seus-dias-como-bandido-luz-vermelha-488691.shtml

Hélio Castroneves
http://veja.abril.com.br/noticia/variedades/volta-cima-helio-castroneves-486358.shtml

[Galerias de fotos]
-------------------
Dia dos pais
http://veja.abril.com.br/galeria-de-imagens/pais-celebres-490414.shtml

Imagens da semana
http://veja.abril.com.br/galeria-de-imagens/imagens-semana-3-agosto-490402.shtml

O fumo no cinema
http://veja.abril.com.br/galeria-de-imagens/cinema-cigarro-490279.shtml

[Cinema]
---------
Trailer dos filmes
O contador de Histórias, de Luiz Villaça
http://veja.abril.com.br/120809/simples-gracioso-p-155.shtml

Bruno, com Sacha Cohen
http://veja.abril.com.br/290709/fuhrer-do-ultraje-p-128.shtml#trailer

***********************************************

Colunistas

[Blog]
-------
Reinaldo Azevedo
A ordem em Brasília é 'desmoralizar a mídia'
http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/

[Radar on-line]
--------------
Lauro Jardim
Jogo duro na disputa entre Globo e Record
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line

[Coluna]
-------
Augusto Nunes
Bate-boca no Senado
http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/

[Em VEJA]
----------
Diogo Mainardi
A Veneza dos ratos
http://veja.abril.com.br/idade/podcasts/mainardi/

[Consultório Sentimental]
----------------------------
Betty Milan
Triângulo infeliz
http://veja.abril.com.br/blog/consultorio-sentimental/

[De Paris]
-----------
Antonio Ribeiro
A bela dominou a fera
http://veja.abril.com.br/colunista/de-paris/

[Sustentável é pouco]
----------------------
Denis Russo
Roubei comentário de leitor
http://veja.abril.com.br/blog/denis-russo/

[Cenas Urbanas]
----------------
Tony Bellotto
Visita ao ponto zero em Nova York
http://veja.abril.com.br/blog/cenas-urbanas

[Chegada]
----------
Renato Dutra
Exercício saudável durante o inverno
http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/

[Espelho Meu]
--------------
Lucia Mandel
Bronzeamento artificial provoca câncer
http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/

[Genética]
----------
Mayana Zatz
Estamos mais próximos de produzir um clone humano?
http://veja.abril.com.br/blog/genetica/

***********************************************



[VEJA 40 ANOS]
--------------
O BRASIL QUE QUEREMOS SER

Hora de discutir a democracia no Brasil
Nesta semana o painel de VEJA 40 anos discute a profissionalização da gestão pública brasileira. Envie sua proposta.

Participe e ajude a Mata Atlântica
Cada proposta ou comentário publicado no projeto VEJA 40 anos contribuirá para o plantio de uma muda de árvore nativa pela Fundação SOS Mata Atlântica.
www.veja.com.br/40anos/democracia


------------------------------------------------
http://www.veja.com.br


Acesse http://veja.abril.com.br/pst/newsletter para cancelar o envio deste e-mail
Nosso serviço de cadastramento solicitará seu e-mail e senha. Se não souber a senha, digite seu e-mail e clique no item "Esqueci minha senha". Uma senha provisória será enviada para sua caixa postal para possibilitar o acesso ao serviço.

Roda Viva


Robert Mundell
Economista


A turbulência econômica global assustou e exigiu atenção e atitude de todos. Enquanto a economia mundial se desestabilizou, a política monetária perdeu o rumo.

A saída, para muitos, estaria na criação de uma moeda única mundial, com a fusão das três principais unidades monetárias: o dólar, o euro e o yene. Seria uma moeda com quase 60% do Produto Interno Bruto mundial.

Com a proposta de unir economias numa única moeda, o canadense Robert Mundell recebeu um Prêmio Nobel de Economia. É dele a autoria de um dos primeiros planos de moeda comum, um trabalho realizado no começo da década de 70 que resultou na criação do Euro, anos mais tarde.

Robert Mundell é autor de inúmeros trabalhos e artigos sobre a teoria econômica, pioneiro da teoria mista de política fiscal e monetária e contribuiu para reformular a teoria da inflação e juros.

Participam como convidados entrevistadores:
Leandro Modé, editor-assistente do caderno de economia do jornal O Estado de S. Paulo; Humberto Saccomandi, editor de internacional do jornal Valor Econômico; José Paulo Kupfer, chefe de redação do departamento de jornalismo da Rede Gazeta de Televisão, comentarista de economia do Jornal da Gazeta e colunista do portal IG; Angela Pimenta, editora da sucursal de Brasília da revista Exame.

Apresentação: Alexandre Machado


O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h10.
Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva

--------------------------------------------------------------------------------

Para cancelar o recebimento dos emails do Roda Viva, por favor, acesse:
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva/comenteeparticipe-cancelar.asp.

Boletim Sindicato dos Jornalistas do RS


Quarta-feira, 7de agosto de 2009

Ministros dizem que CONFECOM deve se realizar, mas FENAJ mostra preocupação


O Ministério das Comunicações convocou uma coletiva ontem, quarta-feira (5/8), para anunciar o resultado da reunião entre os ministros Hélio Costa, Luiz Dulci e Franklin Martins e os representantes dos empresários na Comissão Organizadora da Confecom. Para Costa, a conversa foi "boa e ajudou a desfazer interpretações que não eram as melhores sobre a posição do governo". O poder executivo apresentou a proposta de 60% como quórum qualificado para as votações na Comissão Organizadora e proporção de delegados com 20% para o poder público, 40% para os empresários e 40% para a sociedade não empresarial. A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), no entanto, avalia com preocupação o resultado da reunião, principalmente, pelas seguidas protelações, colocando em risco o cronograma já acordado. Também preocupa a Federação a possibilidade de que o Governo, para convencer os empresários, apresente uma nova proposta de quórum qualificado e altere a proporção de delegados em favor do empresariado.

Os empresários ficaram de pensar na proposta e dar uma resposta sobre a participação ou não na Conferência na reunião do dia 11 de agosto, às 11hs. O Governo anunciou também que fará, antes do dia 11, uma reunião com os movimentos sociais. O ministro Franklin Martins que também participou da coletiva voltou a reafirmar que "a Conferência vai acontecer mesmo que os empresários decidam sair. “É uma decisão de Governo", destacou. Hélio Costa também disse que os recursos estão sendo resolvidos e este é o menor problema. Sobre o prazo, disse que a maioria das conferências aconteceu em um período de dois meses e que, portanto, não há risco de a Confecon ser adiada. Segundo os dois ministros o importante é superar o problema político criado com a ameaça dos empresários saírem da conferência.



____________


Eleição de delegado na Record
No dia 4 de agosto, aconteceu - das 9h às 18h - o processo eletivo para delegado do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul na redação da TV Record Porto Alegre. Foi eleita a jornalista diplomada Maria Lúcia Fontanive, que obteve 29 votos de seus colegas de emissora. O presidente do Sindicato, José Maria Rodrigues Nunes, parabeniza a delegada eleita e aproveita para conclamar todos os jornalistas diplomados da capital e do interior do Estado a procurarem o Sindicato caso não tenha ocorrido ainda em seus veículo a eleição para delegado. “Agindo dessa maneira estaremos fortalecendo nossas bases em prol da reversão da lastimável decisão do STF que marginaliza a nossa profissão”, frisou Nunes.

____________

Apijor registra seu primeiro contrato de licença de publicação de obra
A Associação de Proteção Associação Brasileira da Propriedade Intelectual do Jornalista (Apijor), registrou na quarta-feira (5/9) seu primeiro contrato de licença de publicação de obra no país. O contrato foi firmado entre o repórter fotográfico e fotógrafo Juarez Godoy e a Gráfica Adonis Ltda. – Editora Adonis, de Americana, interior de São Paulo. O autor utilizou o modelo de contrato sugerido pela Apijor. O Recibo de Registro de Contrato enviado a Juarez Godoy pela Associação tem o número DJ001. Com a adoção do modelo de contrato da Apijor e o respectivo registro, tanto o autor quanto a editora estão melhor protegidos pois os itens propostos seguem rigorosamente os termos da Lei 9610/98, a lei brasileira dos Direitos Autorais (LDA).
Segundo o repórter-fotográfico Juarez Godoy, a formatação do contrato está muito bem feita. “Considero de extrema importância para a garantia dos direitos dos autores. No meu caso, a fotografia. Quanto a ser o primeiro a registrar um contrato na APIJOR, posso me orgulhar, seja devido ao teor do trabalho - um livro sobre Aleijadinho –, seja por estar no interior".
A associação lançou há pouco tempo os serviços de registro de contratos e de obras. Ambos são gratuitos, prestados aos jornalistas associados à entidade. Há duas formas de se associar: filiando-se a um dos sindicatos ou entidades conveniadas, ou diretamente na Apijor. Neste último caso, a taxa anual é de R$ 100,00, paga em uma única vez. No momento, mantém convênio com a Apijor os Sindicatos de Jornalistas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Amazonas, assim como os Sindicatos de jornalistas do município do Rio de Janeiro e do Distrito Federal, mais a Associação dos Jornalistas Aposentados no Estado de São Paulo. Para conhecer o trabalho de Juarez Godoy basta acessar www.juarezgodoy.com.br. Para saber mais sobre a Apijor e os serviços oferecidos, o endereço é www.autor.org.br.

____________

Feevale oferece especialização em Comunicação Estratégica e Branding
A Feevale abriu inscrições para o curso de pós-graduação em Comunicação Estratégica e Branding. A especialização é o primeiro programa de integração acadêmica do Mercosul entre Brasil e Chile, no âmbito da comunicação estratégica e da gestão de marcas. Ao final do programa, pode-se optar pelo mestrado Magíster Comunicación Estratética y Branding, na Universidad Mayor do Chile.

O curso, coordenado pela professora Cíntia Carvalho, doutora em Comunicação Social, destina-se a profissionais que atuem, preferencialmente, nos níveis estratégicos e/ou decisórios das organizações e aos interessados em ampliar conhecimentos na área. Para ingressar na especialização, é necessário ter formação superior, compreensão da língua espanhola e leitura da língua inglesa.

As aulas terão início no dia 11 de setembro e acontecerão nas sextas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 8h30min às 12h10min e das 13h às 17h30min. As disciplinas serão cursadas até junho do próximo ano e o trabalho de conclusão deverá ser entregue até o final de 2010. As inscrições podem ser realizadas até 31 de agosto, através do site www.feevale.br/pos. Professores do Brasil, do Chile, da Espanha e de Portugal irão ministrar as aulas.

____________

FIQUE ATENTO
2º Seminário Estadual ‘O Negro na Mídia’

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul realiza no dia 17 de setembro, através do Núcleo dos Jornalistas Afro-brasileiros, o 2º Seminário Estadual o Negro na Mídia - a Invisibilidade da Cor. A temática escolhida para essa edição, Indicadores da Negritude e os Meios de Comunicação, quer proporcionar aos jornalistas, universitários dos cursos de Comunicação e Jornalismo e público em geral um repensar sobre as diferenças étnico-raciais, práticas de discriminação e racismo, a identidade e auto-estima da população negra brasileira.
O encontro vai detalhar os dados estatísticos divulgados pelos órgãos oficiais e institutos de pesquisas. Também será possível uma reflexão sobre o que significa para a mídia a informação de que o Brasil tem a maior população de origem africana fora da África. Ainda serão objeto do debate os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE onde os auto-declarados negros atingem o índice de 6,3% e os pardos, 43,2% da população brasileira, ou seja, 80 milhões de brasileiros.
A pauta das questões étnicas raciais é uma discussão permanente entre os associados do Sindicato, viabilizadas nas atividades do Núcleo dos Jornalistas Afro-brasileiros. O 1º Seminário O Negro na Mídia – a Invisibilidade da Cor, em novembro de 2004, foi um marco histórico na trajetória deste Sindicato. As apresentações de teses pela entidade em Congressos da categoria com abordagem e reflexões relacionadas à população afro-brasileira tem sido um instrumento de sensibilização para os jornalistas no enfrentamento da discriminação racial.
Já em sua segunda edição o Seminário será uma ferramenta que possibilitará aos interessados usufruir de informações detalhadas sobre a população afro-brasileira, tais como mercado de trabalho, escolarização, habitação, saúde, mulheres e juventude.

Data: 17 de setembro de 2009
Horário: a partir das 18h30
Local: auditório da ARI - Avenida Borges de Medeiros, 915 - Fone/Fax: (51) 3211.1555.
Inscrições pelo e-mail: web@jornalistasrs.brte.com.br (solicite sua ficha de inscrição)

____________

Curso da ColetivaEAC visa facilitar o contato entre assessor e cliente
Facilitar o contato entre o assessor e seu cliente. Este é o objetivo do curso ‘Estratégia Empresarial para Assessores de Comunicação’, promovido pela ColetivaEAC. O evento ocorre no próximo dia 15, a partir das 8h30, na Esade (General Vitorino, 25, Centro), em Porto Alegre.
Com seis horas de duração, o curso é ministrado pelo consultor empresarial e professor universitário André Arnt. Ele apresenta técnicas e ferramentas para ampliar a capacidade crítica dos alunos em relação às organizações e a sua atuação no escopo competitivo. O público-alvo é composto por estudantes e profissionais de jornalismo, relações públicas e publicidade, e assessores de organizações públicas ou privadas.
Através da apresentação de modelos teóricos e discussão de casos, serão analisados tópicos como: ambiente competitivo; estratégias de competição; modelos de crescimento; vantagens competitivas duradouras; e assuntos emergentes no ambiente de negócios. A meta é que, ao final do curso, os alunos estejam habilitados a fazer um diagnóstico prévio acerca do ambiente competitivo no qual seus respectivos clientes estão inseridos.
Os interessados podem se inscrever através do site www.coletivaeac.com.br. O investimento é de R$ 120,00 para assinantes do portal Coletiva.net e ex-alunos da ColetivaEAC. Os demais pagam R$ 150,00. Mais informações pelo e-mail cursos@coletivaeac.com.br ou pelo telefone (51) 3331-5278, das 9h às 18h.


--------------------------------------------------------------------------------

• Antes de imprimir esse e-mail, lembre-se da Amazônia •
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul
Rua dos Andradas, 1270 - 133 - 13º andar
Porto Alegre - RS - 90020-008
51-3228-8146 / 3226-0664 / 3226-1735
http://www.jornalistas-rs.org.br/
Assessoria de Comunicação: Kátya Desessards | MTb 9217 (Interina)
web@jornalistasrs.brte.com.br

Para deixar de receber o informativo basta responder esta mensagem.