sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Diretor Carioca Faz Cinema em Porto Alegre

DIRETOR CARIOCA FAZ CINEMA EM PORTO ALEGRE COM SELEÇÃO DE ATORES E ATRIZES


OFICINA DE
INTERPRETAÇÃO PARA TEATRO E CINEMA



Com diretor carioca,
Janssen Hugo Lage, criador da Metodologia dos Ritos e do Teatro
Fractal -

Período:
Outubro a Dezembro de 2009.

INÍCIO: DIA 09 DE OUTUBRO -
SEXTA FEIRA – DAS 19h às 22h


 BATE PAPO COM AULA –
ENTRADA FRANCA –

PARA TODAS AS IDADES




 Local: Casa de Cultura Mário Quintana





DEPOIS DE REALIZAR EM
2009 – “LABIRINTO KAFKA” E “MULHERES DE SANGUE” NO THEATRO SÃO
PEDRO COM SUCESSO ABSOLUTO, O DIRETOR CARIOCA MINISTRA SEU ULTIMO WORKSHOP EM
PORTO ALEGRE, AGORA VOLTADO PARA INTERPRETAÇÃO PARA TEATRO E CINEMA- NO FIM DO
CURSO HAVERÁ UMA SELEÇÃO PARA ESCOLHA DE ATORES E ATRIZES PARA O SEU PRIMEIRO
FILME DE LONGA METRAGEM: “SEM PALAVRAS” – QUE SERÁ TODO RODADO EM POA E
EM ALGUMAS CIDADES DO RS. O INICIO DAS FILMAGENS SERÁ EM 04 JANEIRO DE 2010 – PERÍODO DE
FILMAGEM: 4 SEMANAS.



Informações: 051-
9903.9703


 




   
Janssen
Hugo Lage

   
janssen@confrariadosritos.com.br


   

celular:  51 9903.9703/ 8487.9349
   
www.kafka.com.br



    
 

Camarão não Mata

Caros Senhores,
Se muitos de nós nos interessassemos ler sobre psicologia da informação teriamos uma outra vertente para que as nossas criticas sobre os temas aqui apresentados tivessem mais compreensão quanto aos objectivos de quem a apresenta. Um titulo deve apresentar algo a que disperta as pessoas quanto ao tema que se apresenta.
É diferente de quem anuncia o que não busca fazer compreender a quem estiver interessado pela informação.
Se venha defender atravês do que se lê gostaria eu dizer que não tem cabimento quando alguém diz que uma coisa não mata mas sabe muito bem que o tema diz de que a composição dos mesmos produtos é que faz mal é porque sente necessidades de aparecer e buscar ser elogiado pelo que nem cabimento encontramos.
É certo que comer camarão não mata, mas também comer camarão e depois usar alimentos que contem a tal vitamina C eu acho que não é diferente de primeiramente alimentar o inverso do que dizes. Que diferença tem ?

Lembro uma vez quando o falecido Lídere da FNLA, Sr Holden Roberto, chegava a Luanda, vindo do Huambo com a preocupação que teve em aconselhar o Dr Jonas Savimbi, O Sr Holdem Roberto, já no aeroporto de Luanda, dava intrevista aos jornalista dizendo que o irmão Savimbi não aceita o pedido que recebeu. E no final dos seus diseres ele memo disse: Vai ser uma faísca, o título que os jornais em Angola escreveram em suas páginas. Repetindo, quanto a a faisca de Hldem Roberto ou a Somalização de Abel Chivukuvuku que foram titulo de jornais em Angola os Angolanos viram?

Todos nós sabemos que faísca de Holdem Roberto ou Somalizaçã de Abel Chivukuvuku figurava os acontecimentos das guerras que poderiam acontecer e que aconteceram em algumas províncias em Angola como por exemplo no Biê aonde até os cães cominham carnes de cadáveres humanos por falta de alimentos em quanto a música da guerra continuava. Vamos ler um pouco sobre jornalismo e seus métodos para que as nossas críticas sejam bem concretamente bem elaboradas !

Finalmente só tenho a lamentar pelas pessoas que acham que democracia é aceitar apenas as regras e preferências de quem cria espassos para discutir pensamentos, ideias e pontos de vista. Não é pela primeira vez que aparecem indivíduos defendendo de que o espasso "Forum_de_Angolanis tas" seja apenas de pessoas escolhidas pelos proprietários e amigos da mesma linguagem. E com este comportamento finalmente vimos o espasso se esvaziando quanto a participação dos interessados nestes espasso !

Neste espasso o que mais me interessa é debater questões seja lá de que nivel for desde que esteja ao meu alcance. E quanto ao "Camarão que mata" foi apenas um apanhado e para facilitar informações a muitos pensei colocar neste espasso. E este tema está rolando em um site da comunidade de jovens de Angolanos em Luanda e que provocou debates presenciais em uma das salas do museu de história natural na província de Luanda.

Por último tenho a dizer ao Sr contrariante que também sou legitimamente angolano do reino do ndongo, nascido no Sambizanga-Luanda, de familia materna legítimamente de Kibaxe-Dembos e de familia paterna legítimamente de Massangano-Dondu- Kuanza Norte, sou de geração familiar que por enquanto ainda é composta apenas de raça negra. Em minha família ainda não pintou a história do quarto de vinho e por isso não existe componentes branco ou mulato dentro da minha geração familiar. Digo isso para que não me confundam com os angolanos possuindo identidade vinda dos laboratórios do Palanca-Luanda ou com os Angolanos que no momento da dor eram extrangeiros para passarem a ser novamente angolanos só porque o clima agora é de paz em, Angola !

Yeme ne muzambu uami nga mu menekena ny henda ya mutu uanzambi!

Um kandandu !

kizembe

Aula de Cinema


DIRETOR CARIOCA FAZ CINEMA EM PORTO ALEGRE COM SELEÇÃO DE ATORES E ATRIZES



OFICINA DE
INTERPRETAÇÃO PARA TEATRO E CINEMA



Com diretor carioca,
Janssen Hugo Lage, criador da Metodologia dos Ritos e do Teatro
Fractal

Período:
Outubro a Dezembro de 2009.

INÍCIO: DIA 09 DE OUTUBRO -
SEXTA FEIRA – DAS 19h às 22h


 BATE PAPO COM AULA –
ENTRADA FRANCA –

PARA TODAS AS IDADES




 Local: Casa de Cultura Mário Quintana





DEPOIS DE REALIZAR EM
2009 – “LABIRINTO KAFKA” E “MULHERES DE SANGUE” NO THEATRO SÃO
PEDRO COM SUCESSO ABSOLUTO, O DIRETOR CARIOCA MINISTRA SEU ULTIMO WORKSHOP EM
PORTO ALEGRE, AGORA VOLTADO PARA INTERPRETAÇÃO PARA TEATRO E CINEMA- NO FIM DO
CURSO HAVERÁ UMA SELEÇÃO PARA ESCOLHA DE ATORES E ATRIZES PARA O SEU PRIMEIRO
FILME DE LONGA METRAGEM: “SEM PALAVRAS” – QUE SERÁ TODO RODADO EM POA E
EM ALGUMAS CIDADES DO RS. O INICIO DAS FILMAGENS SERÁ EM 04 JANEIRO DE 2010 – PERÍODO DE
FILMAGEM: 4 SEMANAS.

FOTO ANA ROVATI






Criação: Mari Brum


   
janssen@confrariadosritos.com.br

Brasil Vence o Preconceito


Emocionado, Lula diz que Brasil venceu preconceito
02 de Outubro de 2009 14:38
67 Recomendações

* Recomendar
* Comentar

O presidente Lula disse nesta sexta-feira que a escolha do Rio para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 derrubou o último preconceito contra o Brasil. Para ele, que estava muito emocionado, com lágrimas nos olhos durante a entrevista, o País mostrou que tem competência para sediar o evento.

"Estou muito emocionado porque foi um trabalho extraordinário de todos brasileiros que queriam a Olimpíada. O trabalho do governo federal, estadual e municipal com o COB. Hoje, o Brasil conquistou a cidadania internacional. Quebramos o último preconceito. Provamos que temos competência para fazer a Olimpíada", afirmou.

Lula ressaltou que o Rio e o Brasil têm o direito de realizar uma Olimpíada, apesar dos problemas sociais, e prometeu a realização da melhor Olimpíada de todos os tempos. "Foram dois anos, apresentação de programas, mais de pessoas que estão de parabéns. O Brasil está de parabéns. Era difícil pensar que o Terceiro Mundo conseguiria. Alguns nos tratam como País de segunda classe. Dizem que tem favela, criança pobre e não pode fazer Olimpíada. Temos o direito de fazer uma Olimpíada. E mostrar que a alma generosa vai fazer a maior Olimpíada que o mundo já viu", comentou.

O presidente do Brasil acredita que a conquista é uma retribuição e ao povo carioca. "O Rio perdeu muitas coisas, perdeu a capital. É uma retribuição ao povo, que às vezes só aparece nas paginas de jornais. Vamos surpreender. Aqueles que achavam que não tínhamos condições, vão se surpreender".

Para Lula, a emoção da apresentação brasileira foi decisiva para o triunfo do Rio. "Ficou muito visível de que Chicago e Tóquio vieram pra cumprir tabela. Quem estava para votar, viu que estávamos com alma. Nos tínhamos que provar competência para fazer a primeira Olimpíada. E as pessoas viram isso nos nossos olhos", analisou.

Lula ressaltou que a escolha do Rio mostrou que o Brasil está sendo respeitado. "É dia de comemorar porque o Brasil deixou de ser País de segunda classe. Respeito é bom e hoje nos recebemos o respeito. Queria agradecer a todos que trabalharam. É uma vitória de 190 milhões de almas. Do continente americano, da América Latina. Prevaleceu a paixão a verdade".

O presidente negou que esta seja uma vitória pessoal e não escondeu que ficou muito emocionado com o triunfo do Rio de Janeiro. "Eu não ganhei do Obama. O Rio é quem ganhou. Eu incentivei o Obama a vir. Sou amigo do Obama, do Zapatero vou ser do Hatoyama. Estou feliz porque a vitória foi visível. O Rio tem alma, tem coração. Tenho que agradecer ao trabalho do COB, dos nosso atletas. Essas crianças, Guga, Pelé, Hortência, o Paulo Coelho, que vendeu muito livro hoje. Eu achei que não tinha mais razão pra ficar emocionado. E eu fiquei muito emocionado. Eu estou com orgulho imenso. Hoje foi um dia sagrado. Se eu morresse agora, morreria feliz", finalizou.

Depoimento do Deputado Estadual Edson Brum

* Na opinião do Deputado Estadual Edson Brum da Comissão da Agricultura da Assembléia Legislativa que os agricultores não seja punidos por crimes ambientais. Colocou questão dos Estados Unidos que quer impor a questão preservação ambiental. segundo Deputado Estadual Edson Brum os americanos mataram índios e nunca respeitaram o meio ambiente. A opinião pessoal dele quem produz alimentos não pode ser punido ou indiciado por crime ambiental. Colocou sobre a guerra de mercado e colocação de doenças por países como na pecuária e na fruticultura.
Reportagem: Paulo Furtado

Projeto Legislativo Resistência ás Drogas

Governo apoia projeto legislativo de resistências às drogas e à violência
02/10/2009 10:11


O governo do Estado irá apoiar o Projeto de Lei (PL) 199/2009, de autoria do deputado estadual Alberto Oliveira, em tramitação na Assembleia Legislativa e que prevê um Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), no âmbito do Estado. A informação foi dada pelo chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, na manhã desta quinta-feira (1º), em audiência com o parlamentar que contou com a presença do comandante-geral da Brigada Militar, coronel João Carlos Trindade Lopes.

O PL, explica o deputado Alberto Oliveira, tem o sentido de prevenção ao consumo de drogas lícitas e ilícitas. Desde 1998, lembra, são desenvolvidas nas escolas gaúchas, por iniciativa da Brigada Militar, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, baseado no Programa Americano chamado DARE (Drug Abuse Resistance Education).

Em 10 anos de atuação, o programa atingiu 187 municípios do Rio Grande do Sul, sendo desenvolvido em 1054 escolas da rede pública estadual, municipal e rede privada, tendo orientado 539.281 crianças de séries do Ensino Fundamental. "Representa uma forma diferente de fazer policiamento ostensivo, onde o policial militar passa a desempenhar uma das funções mais importantes da Brigada Militar, o policiamento preventivo", explica o parlamentar. O projeto de lei tem o objetivo de institucionalizar o Proerd e sua viabilização através da Brigada Militar.

"Seguindo uma orientação da governadora Yeda Crusius estamos apoiando projetos que resultem em desenvolvimento e geração de empregos para o Estado e também de interesse social. Desenvolvemos ações e projetos que incentivam a igualdade social, bem como temos adotado medidas efetivas de combate à pobreza e com fortes investimentos em saneamento básico, habitação, educação, saúde, esporte, lazer e cultura. Esta proposição do deputado Alberto Oliveira vem ao encontro ao que defendemos e propomos", destaca o secretário.

Fonte: Site do Estado

Editorial de Opinião

* Estamos neste momento acompanhando do Mercado Público Municipal de Vacaria no Centro de Eventos a 1ª Frutivar com a presença do Deputado Estadual Francisco Appio e o Deputado Estadual Edson Brum com várias autoridades ligadas a fruticultura. A Frutivar iniciou ontem infelizmente não foi possivel a nossa presença. Mas neste momento editando este Blog do local do evento. A Comissão da Agricultura está discutindo a questão da inclusão da maçã na merenda escolar.
* A questão da escolha do Rio de Janeiro como sede jogos Olimpicos esperamos que o esporte amador tenha mais apoio e dinheiro, pois aqui é o país do futebol. Agora somos um país olimpico.
* Mais uma derrota do Inter, mais uma vez o técnico Tite demonstra a sua falta de organização tática e conhecimento de futebol.

Assssorias de Comunicação

Contatos das Assessorias de Comunicação Social da SSP
02/10/2009 10:59


Para facilitar e tornar mais ágil o trabalho dos profissionais de imprensa que buscam informações da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS) e seus organismos vinculados (Polícia Civil, Brigada Militar, Instituto-Geral de Perícias e Superintendência dos Serviços Penitenciários), principalmente aos finais de semana e feriados, informamos os telefones celulares funcionais das respectivas assessorias, bem como telefones convencionais e e-mails para outras demandas durante a semana.

Solicitamos aos profissionais da mídia para que busquem sempre com as assessorias a intermediação de demandas junto às fontes de cada instituição. Ressaltamos também que ao pé da página inicial do site da SSP ( www.ssp.rs.gov.br ), no banner Cadastre-se, pode ser efetuado o registro para recebimento do mailing diário de notícias da Secretaria.

SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA ( www.ssp.rs.gov.br )
Coordenador de Comunicação: Jornalista Amilton Belmonte.
Fone: (51) 3288-1919/3288-1994 (segunda a sexta-feira, horário comercial)
Celular funcional: (51) 8445-8670 *
e-mail: comunicacao@ssp.rs.gov.br

* Aparelho programado para receber apenas chamadas identificadas

POLÍCIA CIVIL ( www.pc.rs.gov.br )
Coordenador de Comunicação: Delegada Patrícia Tolotti Rodrigues
Fones: (51) 3288-2380/3288-2381 (segunda a sexta-feira, horário comercial)
Celulares funcionais: (51) 8445-9454 e 8445-9748
e-mail: imprensa@policiacivil.rs.gov.br

BRIGADA MILITAR ( www.brigadamilitar.rs.gov.br )
Coordenador de Comunicação: Tenente-Coronel Valmor Araújo de Mello
Fones: (51) 3288-2930/3288-2932 (segunda a sexta-feira, horário comercial)
Celulares funcionais: (51) 8501-6577 e (51) 8501-6575
e-mail: pm5-imprensa@brigadamilitar.rs.gov.br

SUPERINTENDÊNCIA DOS SERVIÇOS PENITENCIÁRIOS ( www.susepe.rs.gov.br )
Assessor de Imprensa: Jornalista Marco Antonio Vieira
Fone: (51) 3288-7285/3288-7289 (segunda a sexta-feira, horário comercial)
Celular funcional: (51) 8443-6887
e-mail: imprensa@susepe.rs.gov.br

INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS ( www.igp.rs.gov.br )
Assessor de Imprensa: Jornalista Maria da Graça Kreisner
Fone: (51) 3288-5165 (segunda a sexta-feira, horário comercial)
Celular funcional: (51) 8445-8627
e-mail: comunicacao@igp.rs.gov.br

Boletim Manuela


Programa de Pena para Idoso

Susepe lança programa de individualização da pena para o idoso
02/10/2009 13:10


A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) lançou nessa quinta-feira (01/10) o Programa de Individualização para o Idoso. No Rio Grande do Sul, a população carcerária considerada idosa é de 133 homens e 10 mulheres, entre 65 e 96 anos. O Programa prevê verificação de benefícios a partir dos 70 anos de idade e atenção de todas as áreas técnicas da Susepe: psicologia, assistência social, jurídica, e enfermagem.

A Susepe, através do Departamento de Tratamento Penal (DTP), e baseada na Lei Orgânica de Assistência Social, trabalhará todas as regiões do Estado, detectando a rede familiar destes apenados, e fortalecendo a rede interna de atenção. “Lançamos esse programa para que no momento da liberdade o idoso possa receber apoio familiar ou de seu grupo social”, diz a diretora do Departamento de Tratamento Penal da Susepe, Magaly Andriotti Fernandes.

Fonte: Ascom/ Susepe

Pontos Turísticos




Pontos turísticos do Rio serão instalações esportivas para 2016
02 de Outubro de 2009 13:58 4 Recomendações Recomendar Comentar
Manuel Pérez Bella.

Rio de Janeiro, 2 out (EFE).- Eleita hoje sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro usará como cartão de visitas todas as suas atrações turísticas, como o Maracanã, a praia de Copacabana e o popular Sambódromo.

O Maracanã entrou para a história do futebol mundial já em 1950, o ano de sua inauguração, quando o Uruguai venceu a Copa do Mundo contra o Brasil diante de 174 mil torcedores.

Mas o estádio mais famoso do Brasil será muito diferente em 2016, quando sua capacidade terá se reduzido a 90 mil expectadores e já cumprirá todas as exigências de conforto e segurança que a Fifa pede para permitir que volte a receber uma final de Copa do Mundo, desta vez a de 2014.

Nos Jogos, o Maracanã receberá as cerimônias de abertura e encerramento, além do futebol, que vai dividir com as subsedes de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador.

Ao contar com o Maracanã, pela primeira vez na história olímpica as cerimônias se separariam do palco do atletismo, o estádio João Havelange, que foi inaugurado nos Jogos Pan-Americanos de 2007 e que passará de 45.000 a 60.000 assentos permanentes.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, em inglês) elogiaram a ideia, que permitirá realizar uma rápida transição entre as cerimônias e as provas e dará ao atletismo uma casa própria.

Junto ao Maracanã, seu "irmão" menor, o Maracanãzinho, receberá o vôlei, completando uma das quatro zonas nas quais se dividirão os Jogos.

Na Barra da Tijuca ficará o coração dos Jogos, com a Vila e o Parque Olímpico, que conta com as instalações que receberão a metade das provas, incluindo ginástica, basquete, natação, tênis, halterofilismo e ciclismo, algumas delas já utilizadas no Pan.

O parque aquático Maria Lenk, com capacidade para 12.000 torcedores, receberá o polo aquático, enquanto a Arena Olímpica sediará a ginástica e o Riocentro, maior centro de convenções da América Latina, será adaptado para provas de cinco modalidades diferentes.

Nessa região também se encontrará um centro de treinamento de alto rendimento, considerado a "joia" do projeto olímpico do Rio, pelo legado que deixará para o país.

Este centro ocupará o espaço do principal pavilhão de natação, cuja piscina estará cercada de arquibancadas temporárias com 18.000 assentos, que serão desmontadas depois dos Jogos para dar espaço às instalações de alto rendimento.

O legado esportivo também se estenderá ao núcleo de Marechal Deodoro, o mais afastado de todos, cerca de 50 quilômetros do centro da cidade, onde serão realizadas as provas de hípica, tiro, mountain bike e canoagem, e depois dos Jogos se transformará em um parque de esportes radicais.

Já a região mais turística do Rio também receberá provas, como o vôlei praia nas areias de Copacabana e de vela na baía de Guanabara.

As regatas serão realizadas pela primeira vez em um centro urbano, na lagoa Rodrigo de Freitas, aos pés do Cristo Redentor.

Todo o litoral carioca também será aproveitado, com provas de ciclismo e as corridas de longa distância, incluindo a maratona, que vai terminar no Sambódromo. EFE

Rio 2016



Vitória

Rio de Janeiro vence e será a sede das Olimpíadas de 2016
Publicada em 02/10/2009 às 14h01m
O Globo
R1 R2 R3 R4 R5 Dê seu voto R1 R2 R3 R4 R5 Média: 4,9ComenteComentários




RIO - O Rio de Janeiro será a sede das Olimpíadas de 2016. A Cidade Maravilhosa derrotou suas concorrentes - Madri (em segundo lugar), Chicago, primeira eliminada com o menor número de votos, e Tóquio, segunda eliminada - e foi escolhida na cerimônia realizada em Copenhague, Dinamarca, como o local onde serão realizados os Jogos Olímpicos. Depois de uma apresentação emocionada da candidatura , com destaque às belezas cariocas e aos benefícios que a primeira Olimpíada na América do Sul traria à cidade, foi a vez da comemoração e da festa. O resultado foi anunciado às 13h50m (horário de Brasília).

Na votação final, o Rio derrotou Madri por 66 a 32 votos. Após o anúncio da vitória, as autoridades brasileiras presentes em Copenhague se abraçaram emocionadas, chorando. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador do Rio, Sérgio Cabral, o craque Pelé, o escritor Paulo Coelho, entre outros, comemoraram o anúncio e partiram para o abraço. Na Praia de Copacabana, o público que torcia reunido pela vitória da cidade comemorou com muita animação.

Veja fotos da festa na Praia de Copacabana



Veja mais imagens da apresentação brasileira

Fotos das apresentações das outras cidades

Leia mais: ( Rio de Janeiro passa por sabatina do COI )

A apresentação carioca teve início às 7h05m (de Brasília). O primeiro a falar em nome do Rio de Janeiro foi João Havelange, patrono da campanha e decano da entidade.

- Queria convidar a todos a uma Olimpíada em minha cidade no ano de meu centésimo aniversário - disse Havelange, sob aplausos.

No discurso de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio-2016, feito em francês e inglês, foram exibidas imagens de práticas esportivas no país e uma do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os principais chefes de Estado do mundo. Foi mostrado ainda um gráfico lembrando que a América do Sul nunca recebeu uma edição dos Jogos Olímpicos, ao contrário dos demais continentes.

Leia também: ( Dois membros do COI faltam à votação )

Em seguida, foi apresentado um vídeo com as belezas do Rio de Janeiro. Ao fundo uma versão em inglês, e depois em português, de "Aquele abraço", canção de Gilberto Gil.

Após o discurso do governador Sérgio Cabral, Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, falou sobre as garantias financeiras da candidaturas.

Leia mais: ( Presidente Lula: 'Chegou a nossa hora' )

Juntos, Cabral e Eduardo Paes, prefeito do Rio, apresentaram aos membros do COI onde ficariam as instalações para as Olimpíadas e as demais melhorias de infraestrutura.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o único a discursar em português, caprichou no aspecto emocional em seu discurso.

- Para os outros, é apenas mais uma Olimpíada. Para nós, será uma oportunidade sem igual. É um continente que nunca recebeu os Jogos Olímpicos. Chegou a hora de corrigir esse desequilíbrio - afirmou Lula.

Leia mais:

( Lágrimas na comitiva brasileira durante defesa da candidatura )

Na parte final, Nuzman voltou a discursar em Copenhague, lembrando os esforços da candidatura durante o processo e classificou como corajosa a atitude dos membros do COI quando optaram por levar a Olimpíada a países pela primeira vez. Até Pierre de Coubertin, idealizador da Era Moderna dos Jogos (a partir de 1896), foi lembrado.


Links patrocinados
Rio Aventura / Adventure
Best site adventure sports rio Melhor site turismo de aventura rio
www.rioaventura.com.br

Não sabe falar Inglês?
Estude via internet e leia notícias em Inglês! Apenas R$ 119 / mês.
www.englishtown.com/ingles

Rio Quente Resort - PRQ
Centrais de Reservas (41) 3012-9999 (11) 3514-9500, (61) 3246-9900 etc.
www.aguasquentes.com