sábado, 18 de março de 2017

Solar dos Câmaras na Assembléia Legislativa do RS






Outras Palavras

http://www.outraspalavras.net
Boletim de atualização - Nº 784 - 18/3/2017


A nova onda de automação e suas consequências
Como as máquinas poderão substituir seres humanos também no setor de serviços. Os enormes riscos de desigualdade e desumanização. As saídas -- entre elas, a renda universal independente de trabalho. Por Martin Khor (Outras Palavras)

O Brasil e o Mercosul perdidos na Era Trump
Como reagir a um presidente que despreza a América Latina? Michel Temer e Mauricio Macri, que sonhavam com as asas de Washington, estão desconcertados. E a esquerda? Por Adhemar S. Mineiro (Outras Palavras)

Surpresa verde na Holanda
Ameaça fascista derrotada nas eleições. À esquerda, cresce um partido ambientalista que quer ampliar tributação dos mais ricos. Composição do novo governo é incerta. Por Nuno Ramos de Almeida (Outras Palavras)

Na Coreia do Sul, impeachment alimenta democracia
Folclorizado pela mídia internacional, afastamento da presidente Park tem causas claras: aumento da desigualdade e desemprego; submissão do governo a grandes conglomerados econômicos e aos Estados Unidos. Por Sung Il-Kwon, no Le Monde Diplomatique (Outras Mídias)

Para entender o fascismo
Um livro clássico procura distingui-lo de outros totalitarismos. Ele precisa de violência, de poucas palavras, de anti-intelectualidade, da degradação cultural. Quão fascista será o governo brasileiro atual? Por Rosane Pavam, em seu blog (Outras Mídias)

O que aprendemos cozinhando com o MTST
Grupo que ofereceu feijoada aos acampados na avenida Paulista relata três dias com ativistas que, em condições precárias, transformaram suas vidas e autoestima ao cultivar a luta e o acolhimento. Pela Rede Aparelhamento (Outras Palavras)

Os sentidos da contra-reforma trabalhista
Governo quer começar, na próxima semana, a desmontar legislação trabalhista. Que pontos estão em pauta. Por que as mudanças atingem, além dos assalariados, o conjunto da sociedade. Energia Alerta entrevista Edemilson Paraná (Outras Mídias)

Quanto mais latifúndios, mais assassinatos
Em três décadas, país vê área ocupada por latifúndio crescer 375% e registra 1.833 homicídios políticos no campo. Por Cauê Seignemartin Ameni (De Olho nos Ruralistas)

Na quebrada não é Uber – é Ubra
Dois moradores da periferia paulistana criam serviço de transporte que chega a locais rejeitados pelo concorrente, com motoristas locais e respeito à cultura do bairro. Por Felipe Souza, na BBC (Outras Mídias)

Saudável provocação no centro de São Paulo
Outras Palavras inaugura coluna de análise arquitetônica. Enxergamos a Praça das Artes, cuja poesia e musicalidade, abrigadas em seu interior, parecem ganhar expressão no corpo do edifício. Por Mariany Araujo (Outras Palavras)

--
Boletim de atualização do site Outras Palavras. A reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook e no YouTube







_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br