quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Manifesto Contra o Racismo

Em Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2014 14:52,

Companheiras/os,
Abaixo segue o texto para coleta de adesões ao Manifesto de Apoio aos Jovens que promovem os ROLEZINHOS e de REPUDIO à reação racista e segregatória dos Shoppings e da Justiça.
As confirmações de assinaturas devem retornar até esta sexta feira(17/1) às 12h00 (meio dia).
Aproveito para reforçar o convite para o ATO: 
==================
APOIO À JUVENTUDE NEGRA, POBRE E DAS PERIFERIAS DA CIDADE DE SÃO PAULO!
PELO DIREITO À CIRCULAÇÃO E A EXPRESSÃO DE SUA ARTE E CULTURA.
"É dever do Estado e da sociedade garantir a igualdade de oportunidades, reconhecendo a todo o cidadão brasileiro, independente da etnia ou cor da pele, o direito à participação na comunidade, especialmente nas atividades políticas, econômicas, empresariais, educacionais, culturais e esportivas, defendendo sua dignidade e seus valores religiososo e culturais" (Art. 2o. do Estatuto da Igualdade Racial)
O Racismo brasileiro já foi amplamente denunciado por movimentos e intelectuais. Em dezembro de 2013 a ONU, através de uma comissão especial em visita ao Brasil, mais uma vez declarou: “Os afro-brasileiros não serão integralmente considerados cidadãos plenos sem uma justa distribuição do poder econômico, político e cultural”, reforçando a ideia do racismo como estruturante das desigualdades em nosso país.

A barbárie social expõe sua face racista em especial através dos números dos homicídios, em especial aquele promovido pelas forças de repressão do Estado. A realidade das prisões brasileiras, agora simbolizada pela revelação dos acontecimentos no presídio de Pedrinhas no Maranhão ou a carnificina promovida por policiais em Campinas reforça o que sempre denunciamos: o caráter racista do Estado e de seus dirigentes.
Esse racismo se traveste cotidianamente a medida da necessidade do opressor. Nesse momento vivemos em São Paulo e em outros grandes centros mais uma das faces do racismo estrutural brasileiro: A reação dos Shoppings, da Polícia e  da Justiça em relação a presença de “jovens funkeiros” nestes estabelecimentos.
Com a liminar que garantiu o direito ao JK Iguatemi e a outros diversos Shoppings de impedir a entrada de jovens negros, pobres e funkeiros, percebe-se a reafirmação da missão da policia, da justiça e do Estado: a proteção à iniciativa privada e aos seus valores civilizatórios tendo, como sempre, um alvo bem definido: negros e pobres. Trata-se, sobretudo de um precedente legal perigoso a medida que promove e formaliza uma prática análoga ao aparthaid.
Cruzar os braços diante de fatos tão graves significaria reforçar a naturalização da violência contra negros e pobres no Brasil. Afinal, os barrados nas portas dos shoppings são os mesmos proibidos de frequentar universidades; são os mesmos que perfazem maioria entre analfabetos, miseráveis, desprovidos de serviços básicos como saúde, educação, moradia; são os mesmos ridicularizados e estigmatizados pela grande mídia e, sobretudo, são os mesmos que cotidianamente são parados, esculachados, presos, torturados e mortos pela polícia nas periferias do Brasil.
Os rolezinhos em shoppings que se espalham por todo país revela uma das faces da crise urbana, carente de espaços de convivência, acesso a arte, cultura e lazer, condições entregues pelo Estado aos cuidados e usufruto da iniciativa privada de cidades como São Paulo, estruturadas com base na concentração do solo e na especulação imobiliária, que provocam a exclusão, desterritorialização e expulsão da população negra e periférica, para regiões carentes de equipamentos e serviços sociais e culturais. Os Governos tem fundamental responsabilidade e devem responder a essa demanda de maneira imediata.

Criminalizado como um dia fora a capoeira, o futebol, o samba e o RAP, o funk moderno é tão contraditório em seu conteúdo quanto o é resistência em sua forma e estética. E se está servindo também para fazer aflorar o racismo enraizado na alma das elites hipócritas – muito mais vinculadas aos valores da luxuria e ostentação que o Funk, declaramos: somos todos Funkeiros!
Exigimos:
·         Anulação imediata das liminares que garantem o direito de segregação aos Shoppings;
·         Pedidos públicos de desculpas pela ação racista por parte dos Shoppings e dos responsáveis pelas liminares no âmbito da Justiça;
·         Imediato debate público com governos de todas as esferas sobre a pauta da ampliação dos espaços e condições de acesso a arte, cultura e lazer que possam contribuir para a inclusão, a emancipação e garantia de direitos das juventudes, principalmente da juventude negra, pobre e de periferia.
Assinam:
Circulo Palmarino
Uneafro Brasil
Conen
Núcleo de Consciência Negra na USP
Instituto Luiz Gama
Quilombo Raça e Classe
Coletivo Negro USP
Soweto
Levante Popular da Juventude
Associação Franciscana de Defesa de Direitos e Formação Popular
Comitê da Cidadania Ativa
Anel
Dce-Usp
Aps-Juventude
Jornal Negritude

Imagens

.

Imagens

.

Prefeitura de Porto Alegre RS

        A MANCHETE

Equador deverá fazer amistoso em Porto Alegre durante a Copa

O prefeito José Fortunati, acompanhado dos secretários da Copa, João Bosco Vaz, e do Turismo, Luiz Fernando Moraes, participou nesta quarta-feira, 15, da solenidade de assinatura do convênio entre a prefeitura de Viamão, o Hotel Vila Ventura e a seleção do Equador. O ato foi realizado no restaurante do próprio hotel, definindo oficialmente o empreendimento como Centro de Treinamento da Seleção do Equador durante a Copa do Mundo Fifa 2014. Antes da cerimônia, Fortunati se reuniu com o prefeito de Viamão, Valdir Bonatto, e o cônsul do Equador, Fernando Quintana. Participaram da cerimônia, também, o presidente da Federação Equatoriana de Futebol, Luis Chiriboga, e o treinador da seleção, Reinaldo Rueda, colombiano com passagens pelas seleções da Colômbia (2003) e de Honduras (2006), entre outras autoridades do país. Leia mais...
        DESTAQUES

Leilão de Camarotes para o Carnaval 2014 acontece nesta quarta

O Leilão de Camarotes para os desfiles do Carnaval 2014 será realizado nesta quarta-feira, 15, a partir das 20h, na Usina do Gasômetro. É a oportunidade para garantir um lugar especial para acompanhar o espetáculo.  Na quinta-feira, 16, acontece a escolha da Rainha do Carnaval no Clube Farrapos, a partir das 20h. Já na sexta-feira, 17, está programada mais uma tradicional Descida da Borges, saindo da Esquina Democrática (Borges de Medeiros esquina Andradas), a partir das 20h. Os desfiles do Carnaval 2014 acontecem nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, no Sambódromo do Porto Seco, na zona Norte da Capital. 
  

Parque Marinha se prepara para obras de revitalização

O Parque Marinha do Brasil está sendo preparado para a revitalização das quadras esportivas. Localizado na direção do estádio Beira-Rio, o Parque Marinha terá reformadas as 11 quadras do entorno da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME). De acordo com Bruno Balbinot, arquiteto responsável pela execução da obra por meio da empresa que ganhou a licitação, o processo começará com a terraplenagem. Depois, serão colocados o piso e as telas. A manutenção deve começar com as quadras de basquete e vôlei, ao lado da pista de patinação. Leia mais...

Comitês de Gerenciamento iniciam acompanhamento de programas

Duas reuniões dos Comitês de Gerenciamento dos Programas Estratégicos da Prefeitura realizadas na manhã desta quarta-feira, 15, marcaram o início das reuniões de acompanhamento no ano de 2014. Os encontros ocorreram dois dias depois daquele realizado pelo prefeito José Fortunati com o secretariado, quando foram anunciados os novos gerentes de cada programa. Os dois programas avaliados hoje - Porto Alegre Mais Saudável e Infância e Juventude Protegidas – fazem parte do Eixo Social e envolvem as áreas da Saúde, Educação, Esporte e Lazer, Assistência Social, Direitos Humanos, Juventude, Acessibilidade e Inclusão Social e Segurança. Leia mais...
        EVENTOS

Encontro Dicas Turísticas é transferido para fevereiro

A primeira edição do ano do programa Encontros Técnicos Dicas Turísticas, agendado para esta quinta-feira, 18, foi transferido para 20 de fevereiro.  Profissionais dos ramos da hotelaria e da gastronomia local, como garçons, mensageiros, manobristas, recepcionistas, camareiras, auxiliares de limpeza e de eventos, além de gerentes de estabelecimentos interessados em participar devem encaminhar seu pedido de inscrições ao Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre -SindPoa por meio das empresas em que trabalham. O programa Dicas Turísticas é promovido pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) e a entidade. Em 2013, foram qualificadas 354 profissionais. Desde 2007, quando a parceria começou, já são 1.889 participantes. Leia mais...

Turismo da Capital entra na pauta de universitários estrangeiros

Nesta sexta-feira, 17, um grupo de 25 universitários e recém-formados estrangeiros que estão em Porto Alegre para participar do projeto Highway to POA, da AIESEC, farão um workshop na Escola Social de Turismo com o objetivo de conhecerem os atrativos e potencialidades turísticas da cidade. A atividade se iniciará às 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), e será complementada com um city tour de aproximadamente 1 hora e 40 minutos pelo Centro Histórico da cidade a bordo de um dos ônibus Linha Turismo. 
Os estudantes são da Coreia do Sul, Hungria, Itália, Ucrânia, El Salvador, Venezuela, Argentina e do Chile e têm como foco, dentro do projeto, as áreas de fotografia, cinema e turismo. Leia mais...

Secretária de Educação recebe convite para fórum do PGQP

A titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Cleci Maria Jurach, recebeu, nesta quarta-feira, 15, o coordenador executivo do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), Luiz Pierry. O encontro foi realizado no gabinete da Smed, no Centro Histórico, com a presença dos assessores institucionais Denise Eggers e Paulo Mauro da Silva. O objetivo do encontro foi a apresentação de proposta do evento do PGQP, intitulado 1º Fórum Educação de Resultados – Construindo Juntos Soluções, previsto para acontecer no final de março, no Teatro do Sesi. Na ocasião, foi formalizado convite aberto à participação da Smed, além de debates relativos à estrutura e organização do fórum. Leia mais...
        SERVIÇOS

Lami e Belém Novo têm praias próprias para banho

Todos os pontos (1, 2 e 3) das praias do Lami e Belém Novo continuam próprias para banho. As informações são baseadas em relatório de balneabilidade do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), divulgado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) nesta terça-feira, 14. A análise da balneabilidade segue o disposto pela Resolução nº 274/2000, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), e estabelece que 80% das análises, de um conjunto das cinco últimas amostras, devem apresentar um número de escherichia coli não superior a 800 NMP/100mL. Na última amostragem, esse valor não pode ultrapassar 2000 NMP/100mL. Além disso, o valor do pH deve manter-se na faixa de 6,0 a 9,0. Por questões de saúde e segurança, a Smam desaconselha o banho em outros locais da orla de Porto Alegre.  

Prefeitura oferta bolsas de estudo de ensino superior

As inscrições para concessão de bolsas de estudo da prefeitura, parciais e integrais, em nível superior, pelo Unipoa, estarão disponíveis de segunda-feira, 20, até sexta-feira, 24. Para concorrer, é preciso ser brasileiro, residente em Porto Alegre, com renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos  para bolsas parciais e até 1,5 salário mínimo para bolsas integrais, ter Ensino Médio completo e não possuir diploma de curso superior. As notas do Enem válidas para o processo são as de 2011, 2012 e  2013. Leia mais...

Sine oferece cursos gratuitos na área de eletricidade

A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego informa que ainda há vagas gratuitas para o curso de qualificação profissional na Norma Regulamentadora 10 (NR-10). Os interessados devem realizar a inscrição na sede do Sine Municipal, av. Sepúlveda esquina com av. Mauá, no Centro Histórico, das 8h às 17h. O objetivo do curso é garantir a segurança e saúde dos trabalhadores e profissionais liberais que exercem atividade com eletricidade, de acordo com a NR emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Leia mais...
        VEJA A IMAGEM DE SATÉLITE         VEJA A PREVISÃO DO TEMPO

Editado pela Supervisão de Comunicação Social
E-mail - Telefones (51)3289.3900 / (51)3289.3932 / (51)3289.3926

Você recebeu este e-mail porque faz parte da nossa lista de contatos. Se quiser ser removido acesse este link
Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.