sábado, 9 de maio de 2015

Trabalho Escravo

Glória 1 x 0 Panambi parte 108 (dia 12 de Abril 2015)

Fórum Permanente de Educação


O Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial do RS, estará realizando no dia 14 de maio de 2015, no Espaço do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa do RS, o seu Segundo Seminário: “Caminhos para Uma Educação Inclusiva e Democrática – Contribuições na Consolidação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 (Art. 26-A, da LDB – Lei de Diretrizes Básica da Educação), com o Tema: “O Plano Nacional e Estadual de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais para Educação das Relações Étnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”.
A lei 10.639/03, que estabelece o ensino da História da África e da Cultura afrobrasileira nos sistemas de ensino, foi uma das primeiras leis assinadas pelo Presidente Lula. Isto significa o reconhecimento da importância da questão do combate ao preconceito, ao racismo e à discriminação na agenda brasileira de redução das desigualdades.
A lei 10.639/03 e, posteriormente, a lei 11.645/08, que dá a mesma orientação quanto à temática indígena, não são apenas instrumentos de orientação para o combate à discriminação. São também Leis Afirmativas, no sentido de que reconhecem a escola como lugar da formação de cidadãos e afirmam a relevância de a escola promover a necessária valorização das matrizes culturais que fizeram do Brasil o país rico, múltiplo e plural que somos.
Certos de podermos contar com a presença de Vossa Senhoria, reiteramos protesto de apreço e estima.
Att.
JOSÉ ANTONIO DOS SANTOS DA SILVA
Coordenador do Fórum Permanente de Educação
e Diversidade Etnicorracial do RS.

Obs.: Inscrição pelo Email do Fórum ou direto no local.
Contatos: 51.80208344 – 94225905 - e-mail: forumdiversidaders@gmail.com

José Antonio dos Santos da Silva
Ubuntu.
Acadêmico de Direito - Estácio/FARGS-RS
+ 55 51 80208344 - Vivo - WhatsApp
+ 55 51 82490039 - TIM
Skype: jass_rs
Twitter: @JASSRS62
Facebook: www.facebook.com/jose.a.silva.336 - Perfil 01.
__._,_.___

Geledés

Você está recebendo as atualizações do Portal Geledés.
Portal Geledés

Geledés

Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.

A elite brasileira é burra

Like A elite brasileira é burra on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
A elite brasileira é burraMassacre de professores no Paraná é apenas mais um capítulo da trágica história da promíscua relação da elite brasileira com o aparato do Estado Por LUIZ RUFFATO, do EL Pais  A inaceitável repressão policial aos professores do Paraná, comandada pela Polícia Militar e referendada pelo governador Beto Richa (PSDB), é, infelizmente, apenas mais um capítulo da […] Leia mais »

Fundadora do Dia das Mães lutou para abolir a data, após perceber que utilizavam-na apenas para ganhar dinheiro

Like Fundadora do Dia das Mães lutou para abolir a data, após perceber que utilizavam-na apenas para ganhar dinheiro on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Fundadora do Dia das Mães lutou para abolir a data, após perceber que utilizavam-na apenas para ganhar dinheiroAnos depois de fundar o dia das mães, Anna Jarvis estava jantando no Salão de Chá da loja de departamentos Wanamaker, na Filadélfia, EUA. Por Bruno Rizzato, do Jornal Ciência Ela viu no cardápio que eles estavam oferecendo uma “salada de Dia das Mães”. Ao pedir a salada e ser servida, ela levantou-se, despejou o prato no […] Leia mais »

Onde se fazem mais pesquisas racistas nos EUA?

Like Onde se fazem mais pesquisas racistas nos EUA? on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Onde se fazem mais pesquisas racistas nos EUA?Um estudo liderado por um professor da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, concluiu que existe uma relação forte entre as pesquisas de termos racistas realizadas no Google e a taxa de mortalidade de pessoas negras, ao considerar áreas geográficas. As conclusões dos investigadores, chefiados pelo professor David H. Chae, revelaram que nas áreas onde […] Leia mais »

Universidade abalada por racismo na África do Sul

Like Universidade abalada por racismo na África do Sul on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Universidade abalada por racismo na África do SulAlgumas semanas depois de uma estátua de Cecil John Rhodes, fervente crente no colonialismo britânico e fundador da Rodésia, ser derrubada na Universidade da Cidade do Cabo, uma outra universidade do Cabo Ocidental está abalada por tensões raciais, depois de um conferencista branco da prestigiada Universidade de Stellenbosch ter enviado uma mensagem de caráter racista […] Leia mais »

Segurança pública tem de incluir combate ao racismo, afirma secretário

Like Segurança pública tem de incluir combate ao racismo, afirma secretário on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Segurança pública tem de incluir combate ao racismo, afirma secretárioO governo federal promete usar os dados do relatório Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade Racial 2014, divulgado nesta quinta-feira (7), no plano Juventude Viva, que tem os objetivos de reduzir a violência praticada contra jovens e aumentar a participação da União nas políticas de segurança pública. O estudo mostra que a violência contra […] Leia mais »

Imagem positiva da mulher negra na publicidade gera diferentes sentimentos nas brasileiras

Like Imagem positiva da mulher negra na publicidade gera diferentes sentimentos nas brasileiras on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Imagem positiva da mulher negra na publicidade gera diferentes sentimentos nas brasileirasPesquisa da USP mostrou que negras e brancas aprovam a estratégia, mas são impactadas de maneiras distintas por esse tipo de propaganda Por  Juliana Ferreira Fontoura, da USP Uma pesquisa conduzida na Escola de Comunicações e Artes da USP buscou entender a reação das mulheres brasileiras às propagandas que colocam a negra em papel central […]Leia mais »

Redução da maioridade: a criminalização do excluído

Like Redução da maioridade: a criminalização do excluído on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Redução da maioridade: a criminalização do excluídoPara Procurador-Geral de Justiça de SP, medida consistiria “pecado”. Para Procurador paranaense, pobres não têm direito de serem jovens. Por Luccas Gissoni, do Carta Maior A redução da maioridade penal provocou nos meios jurídicos e intelectuais o mesmo efeito que o PL 4330 teve e tem no mundo do trabalho: indignação. Mas vai além disso. Nos […] Leia mais »

Racismo, futebol, alegria e carnaval

Like Racismo, futebol, alegria e carnaval on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Racismo, futebol, alegria e carnavalNão existe racismo? Quando uma criança negra não ouve falar de seus iguais na escola, o que isso significa? Por  Xico Paiva, no Blog do Acélio  Resposta/desculpa: os professores não foram formados para trabalhar temáticas étnicas e raciais na sala de aula, além disso, não existem materiais pedagógicos adequados. Um fato: os materiais não somente […] Leia mais »

Instituto lança campanha pela igualdade de gênero e contra racismo

Like Instituto lança campanha pela igualdade de gênero e contra racismo on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Instituto lança campanha pela igualdade de gênero e contra racismoAção também vai debater políticas públicas voltadas para a mulher negra. Evento teve presença de lideranças da capital e do interior do estado. Por Cassio Albuquerque do G1  O combate ao racismo e a luta pela igualdade de gênero são os pontos principais de uma campanha lançada nesta quinta-feira (7) pelo Instituto de Mulheres Negras […] Leia mais »

ONU: Jovens negros são as principais vítimas da violência no Brasil

Like ONU: Jovens negros são as principais vítimas da violência no Brasil on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
ONU: Jovens negros são as principais vítimas da violência no BrasilAlagoas é o estado com maior IVJ – Violência e Desigualdade Racial: 0,608, na escala de 0 a 1. Isso significa que Alagoas é o estado onde os jovens negros de 12 a 29 anos estão mais vulneráveis à violência. No extremo oposto, São Paulo é o estado em melhor situação, isto é, com o […] Leia mais »

The Flash | “É uma honra interpretar uma mulher negra e forte na TV”, afirma Candice Patton

Like The Flash | “É uma honra interpretar uma mulher negra e forte na TV”, afirma Candice Patton on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
The Flash | “É uma honra interpretar uma mulher negra e forte na TV”, afirma Candice PattonThe Flash é uma série que coleciona qualidades, e uma das mais importantes é a diversidade em seu elenco. A personagem Iris West, interpretada por Candice Patton, é um dos maiores exemplos disso. Embora Iris seja caucasiana nos quadrinhos, na série ela é interpretada por uma atriz negra, que não esconde o quanto se sente […] Leia mais »

PM discrimina ao abordar

Like PM discrimina ao abordar on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
PM discrimina ao abordarQualquer cidadão do sexo masculino, negro, com aparência de pobre e tatuagens à vista é potencialmente abordável Por Rodivaldo Ribeiro, do Diário Cuiabá A Polícia Militar aborda de maneira mais dura e direciona seus procedimentos baseada em arquétipos preconceituosos relacionados à cor da pele, aparência física e de vestuário, segundo conclusão da pesquisa “Práticas de abordagens […] Leia mais »

Pai deixou o preconceito no passado e resolveu ir no casamento de sua filha com uma mulher! É muito lindo!

Like Pai deixou o preconceito no passado e resolveu ir no casamento de sua filha com uma mulher! É muito lindo! on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Pai deixou o preconceito no passado e resolveu ir no casamento de sua filha com uma mulher! É muito lindo!Muitos pais heterossexuais, contam que no início do relacionamento de um filho com outra pessoa do mesmo sexo é bem complicado entender e aceitar. Por  ANA CARLA, do Megacriativo A seguir vocês vão acompanhar um casamento homossexual, entre duas mulheres que se amavam muito e um pai que não conseguia entender, o porque dela amar uma […] Leia mais »

Americana processa TODOS os gays do planeta Terra

Like Americana processa TODOS os gays do planeta Terra on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Americana processa TODOS os gays do planeta TerraNesta terça (5), uma americana do estado do Nebraska entrou com uma ação na Justiça contra todos os homossexuais do mundo. Por  Ione Aguiar, do Brasil Post  Você não leu errado. Ela quer processar TODOS os gays que vivem no planeta Terra. Sylvia Ann Driskell, 66, irá atuar como sua própria advogada no processo “Driskell […] Leia mais »

Cultura, semente, semeador

Like Cultura, semente, semeador on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Cultura, semente, semeadorEstudo britânico diz que hip-hop teve mais influência do que Beatles e Stones nos EUA, esta foi uma das notícias que mais repercutiram nas redes sociais nesta semana. Eu, como um tiozinho que viu o hip hop nascer aqui no Brasil sem nem ao menos saber o que isso significava, tenho aquela sensação de que […]Leia mais »
Copyright © 2015 Geledés Instituto da Mulher Negra
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no Portal Geledés.

Geledés Instituto da Mulher Negra
Rua Santa Isabel 137 - 4º andar
São PauloSP 01221-010
Brazil

Add us to your address book


sair desta lista    atualizar preferências