segunda-feira, 7 de novembro de 2016
Deputado Federal Afonso Hamm
Política Nacional da Erva-Mate é discutida no Paraná
Entre os debatedores estão o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, o deputado federal Sergio Souza e os deputados estaduais Anibelli Neto, Hussein Bakri, Ademir Beer e Alexandre Khury. Também ficaram a cargo do presidente do Instituto Brasileiro do Mate (Ibramate), Valdir Zonin, diretor do BRDE, Orlando Pessuti e o gerente regional da Emater, Cleacir Dall Agnol. A audiência contou com a participação de produtores, representantes das industriais e técnicos de entidades que trabalham com a erva-mate.
Produção
A Erva-Mate, principal produto florestal não madeireiro cultivado nos estados do Sul, é importante fonte de renda para os pequenos e médios produtores. Além do tradicional chimarrão, cresce de forma exponencial o consumo de chás e bebidas industrializadas em todo o país.
As audiências, conforme Hamm, são oportunas para buscar aprimoramento à nova legislação que está tramitando na Câmara dos Deputados. Alguns instrumentos já foram sugeridos, como o crédito oficial para a produção ao seguro rural, adequação da legislação trabalhista à realidade do setor ervateiro, que permitam contratos mais claros e a terceirização de mão de obra, que tem sido um dos desafios do setor.
O secretário de Agricultura do Paraná apresentou o cenário da cadeia produtiva da erva-mate no Paraná, que movimenta cerca de R$ 447 milhões em Valor Bruto da Produção. O Estado produz 510 mil toneladas anuais, sendo que mais de 50% dos ervais existentes no Estado são nativos, o que caracteriza uma atividade extrativista. Na parte industrial, são 100 indústrias ervateiras em atividade no Paraná, sendo que 75 delas geram 1.520 empregos diretos e 635 empregos consultados.
Outro tema discutido foi a necessidade de investimentos em pesquisas científicas, estudos acadêmicos que irão embasar o desenvolvimento tecnológico do setor. No encerramento, as autoridades e representantes do setor ervateiro plantaram uma muda de Erva-Mate que simboliza o trabalho em defesa de toda a cadeia produtiva.
Afonso Hamm participa do lançamento do projeto Forte de Santa Tecla
A solenidade ressaltou a importância histórica do município neste local, que abrigou a fortificação espanhola, construída em 1774.
Na oportunidade, Afonso Hamm salientou sobre a importância desse projeto, orçado em R$ 3,5 milhões, que valoriza e resgata a história e a cultura do país, em especial da região da campanha. Além de ser um local que irá movimentar o turismo do Pampa Gaúcho. “Parabenizo o executivo municipal e todas as entidades que estão envolvidas nesse projeto tão bem elaborado e que já foi apresentado no Ministério do Turismo. Que essa história possa ser contada não só pela nossa geração, mas pelas futuras gerações”, enfatiza o parlamentar ao acrescentar que esse espaço se traduz em cenário de oportunidade e crescimento da trajetória do município que tem mais de dois séculos e pode disfrutar desta riqueza natural e histórica.
--------------www.afonsohamm.com.br - facebook.com/depafonsohamm
Jornalistas responsáveis – Márcia Godinho Marinho – MTB 10.868 – (61) 3215-5604 / Gilkiane Cargnelutti MTB 15.929 - (51) 3392-4609
Jornalistas responsáveis – Márcia Godinho Marinho – MTB 10.868 – (61) 3215-5604 / Gilkiane Cargnelutti MTB 15.929 - (51) 3392-4609
Prefeito Elói Poltronieri Chega ao Fim
Foto: Facebook
Daqui há dois meses termina o ciclo do Prefeito Elói Poltronieri do PT numa gestão cheia de polemicas, denuncias, má administração o qual foi cassado pelo TRE RS e condenado em primeira instancia por improbidade Administrativa no Fórum de Vacaria RS o mesmo segundo fontes que ser Candidato a Deputado Estadual. Agora sem a madrinha Dilma também cassada a nível nacional. O Prefeito Elói Poltronieri quer ficar em 2018 politicamente para disputa da Deputado Estadual. Não sabemos se o mesmo irá conseguir pois muita água vai rolar debaixo da ponte. Nessas Eleições ele jogou pesado aparecia mais que o candidato do PDT Dagmar Dengo até parecia que era ele o candidato jogou o seu prestigio e foi derrotado pois o povo de Vacaria está cansado do PT e seus desmandos em nossa cidade. Aliás um Prefeito que ficou os oito anos do seu mandato omisso vivia na cidade do nunca tudo está bom e bem.
Assinar:
Postagens (Atom)