segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Rádio WNews

Amanhã no Esporte da WNews
A professora Ana Paula técnica do atletismo e presidente da associação esporte +
Atletas Gilberto e Anderson medalhista na fase regional do circuito Caixa e Gledson Tawan, Campeão brasileiro nas Paralimpiadas Escolares 2017.
10 e 30 ao Meio dia
Acesse www.radiownews.com

Ogum


Cruzeiro RS 0 x 2 Inter


Seleção Brasileira de Futebol Feminina


Seleção Brasileira de Futebol Feminino


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.








Seleção Brasileira de Futebol Feminino






Alcunhas?

A Seleção

Rainhas do Samba

Verde-Amarela

Canarinho


Associação

Confederação Brasileira de Futebol(CBF)


Confederação

CONMEBOL


Material desportivo?

Nike


Treinador(a)

Vadão


Capitã

Marta


Mais participações

Formiga (151)


Melhor artilheira

Marta (103)





















Uniforme
titular


















Uniforme
alternativo






[Expandir]FIFA





[Expandir]Elo





[Expandir]Jogos





[Expandir]Copa do Mundo





[Expandir]Campeonato Sul-Americano





[Expandir]Medalhas



editar








Cristiane Rozeira de Souza Silva atuando pela seleção







Marta, uma das mais notórias jogadoras da seleção


Seleção Brasileira de Futebol Feminino é a equipe que representa o Brasil nas principais competições internacionais femininas. Ocupa atualmente a sexta colocação do "Ranking Mundial de Seleções" da Federação Internacional de Futebol.


Índice

[esconder]
1História
1.1Influência de Zé Duarte
1.2Olimpíadas e Jogos Pan-Americanos
1.3Universíada
1.4Jogos Mundiais Militares
1.5Torneio Internacional de Futebol Feminino
1.6Seleção Permanente
2Títulos
2.1Outros títulos
3Campanhas destacadas
4Elenco atual
5Algumas das principais jogadoras
6Treinadores
7Recordes individuais
7.1Mais partidas
7.2Maiores artilheiras
8Uniformes
8.1Uniformes dos jogadores
8.2Uniformes das goleiras
8.3Uniformes de treino
8.4Fornecedor
9Referências
10Ligações externas

História[editar | editar código-fonte]


A Seleção Brasileira disputou sua primeira partida em 1986, quando enfrentou os Estados Unidos num amistoso internacional e foi derrotada por 2 a 1. Até hoje participou de todas as edições da Copa do Mundo Feminina e do Torneio de Futebol dos Jogos Olímpicos. Além disso disputa amistosos internacionais e outras competições como os Jogos Pan-Americanos, o Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino, e anualmente desde 2009 disputa o Torneio Internacional de Futebol Feminino.


A Seleção Brasileira de Futebol Feminino é a melhor seleção da América do Sul. Além disso, tem a melhor jogadora do mundo, Marta, camisa 10 e eleita por 5 anos seguidos pela FIFA (de 2006 a 2010) como a melhor jogadora de futebol do planeta.


É considerada uma das melhores seleções de futebol feminino do mundo. Apesar de ter pouco (e, muitas vezes, nenhum) apoio de dirigentes, torcida e imprensa, sempre está bem posicionada no Ranking da FIFA. Porém, não tem nenhum título expressivo de nível mundial.


Em 2007, o Brasil era uma das seleções favoritas ao título da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2007 chegando pela primeira vez à grande final e obteve o 2º lugar, sua melhor colocação nessa competição até hoje. Antes da derrota na final para a Alemanha por 2 a 0, as jogadoras cantaram sua música, como fizeram antes do título Pan-Americano do Rio 2007. Porém, não teve sorte e perdeu.


Em 2008, a Seleção Brasileira participou dos Jogos Olímpicos de Pequim, a vaga para as Olimpíadas veio alguns meses antes num amistoso de repescagem contra Gana no qual o Brasil venceu por 5 a 1. As brasileiras eram uma das seleções favoritas para conquistar a medalha de ouro, o Brasil fez uma boa campanha derrotando adversárias fortes como Coréia do Norte na primeira fase, Noruega nas quartas de final e com direito a vitória por 4 a 1 sobre a então campeã mundial Alemanha na semifinal. A grande final foi contra a seleção dos Estados Unidos, o duelo foi equilibrado, o Brasil pressionou bastante, teve mais chances de gol e jogou melhor durante grande parte do jogo, mas acabou sendo derrotado por 1 a 0 na prorrogação ficando com a medalha de prata.


Em 2011, o Brasil disputou a Copa do Mundo de Futebol Feminino na Alemanha, treinada por Kleiton Lima a equipe que tinha jogadoras como Marta, Cristiane e Érika encerrou a primeira fase com 100% de aproveitamento e a melhor campanha dentre as 8 seleções que se classificaram para a segunda fase: 3 vitórias em 3 jogos, 7 gols marcados e nenhum sofrido. Nas quartas de final, Brasil e Estados Unidos fizeram uma espécie de final antecipada, num jogo emocionante a partida terminou empatada por 1 a 1 nos 90 minutos do tempo regulamentar. Nos 30 minutos da prorrogação, novo empate por 1 a 1, a vaga na semifinal foi decidida nos pênaltis vencida pelas norte-americanas por 5 a 3.


Em 2012, meses antes das Olimpíadas as brasileiras disputaram amistosos internacionais e foram campeãs de um torneio amistoso na Suíçaderrotando Colômbia e Canadá. Nas Olimpíadas de Londres a equipe dirigida pelo técnico Jorge Barcellos chegou como uma das favoritas à conquista da medalha de ouro. Na primeira fase derrotou Camarões por 5 a 0 e Nova Zelândia por 1 a 0, já classificada para a segunda fase foi derrotada pela Grã-Bretanha por 1 a 0. Nas quartas de final, o Brasil foi derrotado pelas então campeãs mundiais japonesas por 2 a 0 e acabou eliminado. Foi a primeira vez desde Atlanta 1996 que o Brasil não chegou na fase semifinal do futebol feminino em Olimpíadas.


Em 2014, o Brasil faturou dois títulos: o Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino disputado no Equador além de garantir uma vaga na Copa do Mundo e nos Jogos Pan-Americanos de 2015 (as duas competições foram realizadas no Canadá) e o Torneio Internacional de Futebol Feminino em Brasília, numa das partidas derrotou a seleção dos EUA de virada por 3 a 2.


Em 2015, as meninas do Brasil participaram pela primeira vez da Algarve Cup em Portugal, o torneio serviu como preparação para o Mundialno Canadá, o Brasil não fez um bom papel: empatou em 0 a 0 com a China, ganhou da Suécia por 2 a 0 e perdeu para a Alemanha por 3 a 1 ficando fora da decisão e goleou a Suíça por 4 a 1 terminando em um modesto 7º lugar, antes do Mundial as meninas do Brasil foram derrotadas novamente pela Alemanha por 4 a 0 num amistoso disputado em Fürth, Alemanha. Na Mundial do Canadá as brasileiras derrotaram na fase de grupos Coréia do Sul, Espanha e Costa Rica por 2 a 0, 1 a 0 e 1 a 0 respectivamente, nas oitavas de final sofreu seu primeiro gol na competição e foi derrotada pela Austrália.


Após a eliminação no Mundial o Brasil participou do Torneio Feminino de Futebol dos Jogos Pan-Americanos em Toronto, Canadá e conquistou a medalha de ouro ao vencer todos os cinco jogos disputados. Após o Pan 2015 disputou mais alguns amistosos internacionais: em setembro perdeu para a França por 2 a 1, em outubro disputou dois amistosos contra os Estados Unidos: empatou em 1 a 1 em Seattle e foi derrotada por 3 a 1 em Orlando, disputou dois amistosos contra a Nova Zelândia perdeu o primeiro por 1 a 0 em São Paulo porém venceu o segundo por 5 a 1 em Cuiabá antes de encerrar o ano com a conquista do título invicto do Torneio Internacional de Futebol Feminino realizado em Natal, Rio Grande do Norte.


Em 2016, durante a fase de preparação para os Jogos Olímpicos, o Brasil disputou mais uma vez a Algarve Cup em Portugal, enfrentou as seleções da Nova Zelândia, Portugal e Rússia, chegaram à final e foram derrotadas pelo Canadá por 2 a 1 ficando com o vice campeonato. Disputou mais dois amistosos contra o Canadá com uma vitória para cada lado.


Na primeira fase das Olimpíadas 2016, as brasileiras derrotaram a China por 3 a 0, a Suécia por 5 a 1 e empatou com a África do Sul por 0 a 0 na primeira fase, nas quartas de final derrotou a Austrália por 7 a 6 numa emocionante disputa por pênaltis após empate por sem gols no tempo normal e na prorrogação, na semifinal enfrentou novamente a Suécia em busca da primeira medalha de ouro olímpica do futebol brasileiro, apesar de jogar melhor que as escandinavas durante todo o tempo regulamentar e prorrogação, a partida terminou em 0 a 0 e novamente o Brasil decidiu a sorte nos pênaltis, as suecas levaram a melhor. Na disputa pela medalha de bronze na Arena Corinthians em São Paulo perdeu de 2 a 1 para o Canadá e ficou de fora do pódio.


Em 2017 participou de dois torneios amistosos: entre julho e agosto disputou o Torneio das Nações nos EUA terminando em último lugar ao empatar com Japão (1 a 1) e perder para Estados Unidos e Austrália por 4 a 3 e 6 a 1 respectivamente, em outubro foi convidada para jogar a Copa CFA, torneio realizado em Chongqing, China e foram campeãs ao derrotar México (3 a 0) e Coreia do Norte (2 a 0) e empatar com a China (2 a 2).
Influência de Zé Duarte[editar | editar código-fonte]


Em 1995, Zé Duarte assumiu a Seleção Brasileira de Futebol Feminino, e conquistou o vice-campeonato do Torneio Internacional de Campinas, realizado no estádio Brinco de Ouro, goleou a Ucrânia, por 7 a 0; a Rússia, por 4 a 0 e empatou contra os Estados Unidos.


Ainda no futebol feminino, foi semifinalista dos Jogos Olímpicos de Atlanta, eliminando Alemanha e o Japão na primeira fase e terminando em quarto lugar.


Foram treinadas e preparadas por ele: Sissi, Kátia Cilene, Simone Jatobá, Marisa, Elsi, Maravilha, Juliana, Tânia Maranhão, Formiga, Melissa, Elaine, Grazi, Karem, Michael Jackson, Carol e Emily.


O Brasil fez uma boa campanha e conquistou um honroso terceiro lugar no Campeonato Mundial realizado nos Estados Unidos da América em 1999. Em 2000, foi novamente semifinalista olímpica ao terminar na quarta colocação em Sydney, Austrália.
Olimpíadas e Jogos Pan-Americanos[editar | editar código-fonte]


Ver artigo principal: Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de 2008


Suas maiores conquistas até o momento são as medalhas de ouro conquistadas nos Jogos Pan-Americanos de 2003 realizados em Santo Domingo, República Dominicana, Jogos Pan-Americanos de 2007 realizados no Rio de Janeiro e no Pan de 2015 realizado em Toronto, Canadá, as medalhas de prata obtidas nos Jogos Olímpicos de 2004 realizados em Atenas, Grécia e nos Jogos Olímpicos de 2008 relizados em Pequim, China. Além de um vice-campeonato na Copa do Mundo de Futebol Feminino 2007 quando foram derrotadas na final pela Alemanha por 2 a 0.


Nos Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro, Brasil, conquistou o bicampeonato da competição com uma campanha perfeita e exemplar: venceu todos os seus jogos; teve o melhor ataque do campeonato, com 33 gols; a defesa menos vazada, com nenhum gol sofrido e ainda, teve a artilheira e melhor jogadora do campeonato, Marta, com 12 gols.


Em 2011 no Pan de Guadalajara, México, obteve a medalha de prata, após perder a final para o Canadá na decisão por pênaltis após empatar em 1 a 1 nos 120 minutos de jogo. Na primeira fase a o Brasil ganhou da Argentina e da Costa Rica por 2 a 0 e 2 a 1 respectivamente e empatou sem gols com o Canadá, na semifinal derrotou o México por 1 a 0[2]


Nos Jogos Pan-Americanos de 2015 em Toronto, Canadá, as brasileiras conquistaram a medalha de ouro ao derrotar Costa Rica, Equador e Canadá na primeira fase, o México na semifinal e a Colômbia por 4 a 0 na final


Nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 a seleção acabou na quarta posição, após começar muito bem a competição, inclusive gerando comparações com a seleção masculina, que havia começado mal o torneio olímpico de futebol. A competição ainda marcou a despedida da jogadora Formiga, após 20 anos defendendo a seleção.
Universíada[editar | editar código-fonte]


Conquistou a medalha de ouro nas Universíadas de Pequim 2001 e Esmirna 2005 e a medalha de bronze em Banguecoque 2007[3] e Shenzen 2011.
Jogos Mundiais Militares[editar | editar código-fonte]


Nos Jogos Mundiais Militares de 2011, que tiveram lugar no Rio de Janeiro e nos Jogos Mundiais Militares de 2015 em Mungyeong, Coréia do Sul, conquistou a medalha de ouro.
Torneio Internacional de Futebol Feminino[editar | editar código-fonte]


A competição é realizada desde 2009 todos os anos sempre no mês de dezembro. Até hoje, em oito edições disputadas o Brasil foi campeão sete vezes: nos anos de 2009, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016, as brasileiras só não conquistaram o título em 2010 quando o Canadá foi o campeão.
Seleção Permanente[editar | editar código-fonte]


Visando buscar a inédita medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, a CBF adotou em 2015 um modelo já existente nos Estados Unidos. Ela criou a chamada Seleção Brasileira Feminina Permanente. As 27 atletas escolhidas (Quatro goleiras e 23 atletas de linha) para a seleção permanente deixarão de representar seus clubes, e deverão se dedicar exclusivamente para a seleção. Da CBF, receberão um salário mínimo de R$ 9 mil, mas a quantia pode ser maior para jogadoras de renome.[4]


Segundo a CBF, esse modelo de seleção feminina permanente foi implantado para viabilizar melhores condições de trabalho para as jogadoras e melhora na equipe.[5]


"A gente entendeu que teria uma chance maior de melhorar a performance das atletas se fizesse um trabalho homogêneo do começo ao fim e tivesse um nível maior de competitividade. A CBF fez um grande investimento, tirou as atletas das equipes em que elas estavam e vai pagar os salários para a gente ter uma equipe mais forte."[6]


Vadão, técnico da seleção feminina, sobre a seleção permanente


A primeira competição disputada pela equipe permanente foi a Algarve Cup, um tradicional torneio de futebol feminino realizado Portugal, em março de 2015. A equipe terminou na sétima colocação.[7]


O técnico Vadão disse que, após os Jogos Olímpicos do Rio 2016, o projeto deve ser repensado.[5]
Títulos[editar | editar código-fonte]



MEDALHAS


Competição

Vezes

Edições




Jogos Pan-Americanos

3

Santo Domingo 2003, Rio 2007 e Toronto 2015




Universíada de Verão

2

Pequim 2001 e Esmirna 2005




Jogos Mundiais Militares

2

Rio 2011, Mungyeong 2015


CONTINENTAIS


Competição

Vezes

Ano




Copa América

6

1991, 1995, 1998, 2003, 2010 e 2014

Outros títulos[editar | editar código-fonte]
Copa CFA Yongchuan: 1 (2017)
Campanhas destacadas[editar | editar código-fonte]
Copa do Mundo de Futebol Feminino: 2º lugar (2007) e 3º lugar (1999)
Algarve Cup: 2º lugar em 2016
Copa Ouro Feminina: 2º lugar (2000)[1]
Olimpíadas: medalha de prata (Atenas 2004 e Pequim 2008)
Jogos Pan-Americanos: medalha de prata (Guadalajara 2011)
Torneio Internacional de Futebol Feminino: 2º lugar 2010
Universíada: medalha de bronze (Banguecoque 2007, Shenzen 2011 e Kazan 2013)[8]
Elenco atual[editar | editar código-fonte]


Confira a lista das 21 jogadoras convocadas pelo técnico Vadão para a disputa da Copa CFA Yongchuan, de 19 a 24 de outubro, em Chongqing, na China.[9]



Número

Nome

Posição

Jogos

Gols

Clube


Aline

Goleira

0

0

ETO FC, Győr


Bárbara

Goleira

32

0

Kindermann


Daniele

Goleira

0

0

Santos



Bruna Benites

Defesa

54

16

Houston Dash


Rafaelle

Defesa

8

0

Changchun Club


Mônica

Defesa

21

4

Orlando Pride


Érika

Defesa

0

0

Paris Saint-Germain


Fabiana

Lateral

69

7

Barcelona


Poliana

Lateral

39

5

Houston Dash


Rinaly

Lateral

0

0

Grindavik FC


Tamires

Lateral

0

0

Fortuna Hjørring



Thaísa

Médio

42

4

Grindavik


Andressa Alves

Médio

52

14

Barcelona


Andressinha

Médio

31

1

Houston Dash


Maria

Médio

0

0

Santos


Gabi Zanotti

Médio

40

5

Jiangsu Sunig



Ludmila

Avançado

5

1

Atlético de Madrid


Debinha

Avançado

60

22

North Carolina


Thaís Guedes

Avançado

11

2

Steel Red Angels


Bia Zaneratto

Avançado

18

2

Steel Red Angels


Marta

Avançado

102

100

Orlando Pride


Vadão

Treinador

Algumas das principais jogadoras[editar | editar código-fonte]


Aline Pellegrino
Andréia Suntaque
Andressinha
Cristiane
Daniela Alves
Érika
Formiga
Grazielle Nascimento
Juliana
Kátia Cilene
Elaine Estrela Moura
Marta
Mônica
Maycon
Maurine
Mariléia dos Santos
Pretinha
Rosana
Roseli
Simone Jatobá
Sissi
Tânia Maranhão
Thaisinha
Fabiana

Treinadores[editar | editar código-fonte]



Treinador

Período


René Simões

2004


Luiz Antônio

2004-2006


Jorge Barcellos

2006-2008


Kleiton Lima

2008-2011


Jorge Barcellos

2011-2012


Márcio Oliveira

2012-2014


Vadão

2014-2016


Emily Lima

2016-2017


Vadão

2017-





Recordes individuais[editar | editar código-fonte]


Em negrito, os futebolistas ainda em atividade. Em itálico, os convocados na última temporada.


Mais partidas[editar | editar código-fonte]



#

Jogador

Período

Jogos




Formiga

1995–2016

151




Cristiane

2003–

117




Marta

2003–

102




Rosana

2000–

112




Fabiana

2006–

69




Maurine

2007–

62




Andressa Alves

2012–

52




Tamires

2013–

49




Thaísa

2013–

42


10º

Poliana

2012–

39

Maiores artilheiras[editar | editar código-fonte]



#

Jogador

Período

Gols




Marta

2003–

103




Cristiane

2003–

83




Pretinha

1991–2008

41




Roseli

1988–2004

35




Sissi

1988–2000

30




Kátia Cilene

1995–2007

25




Formiga

1995–

24




Rosana

2000–

21




Daniela Alves

1999–2008

18


10º

Debinha

2011–

15


Uniformes[editar | editar código-fonte]


Ver artigo principal: Uniformes da Seleção Brasileira de Futebol
Uniformes dos jogadores[editar | editar código-fonte]


Atualmente, a Seleção Feminina usa a mesma camisa da equipe masculina, a única diferença é que entre as mulheres o corte é mais feminino.[10]
Uniforme principal: Camisa amarela , calção azul , e meias brancas
Uniforme de visitante: Camisa azul, calção branco e meias azuis com detalhes de azul-claro.



















1º Uniforme


















2º Uniforme


Uniformes das goleiras[editar | editar código-fonte]
Camisa verde, calção e meias verdes;
Camisa preta com detalhes de roxo, calção e meias pretas;
Camisa cinza, calção e meias cinzas;



















'


















'


















'


Uniformes de treino[editar | editar código-fonte]
Camisa azul-piscina com detalhes em verde-limão.
Camisa vermelha com detalhes em azul-piscina.
Camisa preta com detalhes em verde-limão.



















Jogadores


















Goleiros


















Comissão Técnica


Fornecedor[editar | editar código-fonte]





Fornecedor

Período


Umbro

1991–1996


Nike

1997–2018







Referências

Ir para:a b c «Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola». FIFA.com. 28 de maio de 2010. Consultado em 14 de julho de 2010
Ir para cima↑ http://www.lancenet.com.br/pan/Futebol-feminino-fica-prata-Pan-Americano_0_580142267.html
Ir para cima↑ Sports123.com. «Universiade - Football - Women» (em inglês). Consultado em 8 de outubro de 2009
Ir para cima↑ espn.uol.com.br/ No modelo dos EUA, CBF montará seleção feminina permanente; salário mínimo: R$ 9 mil
Ir para:a b agenciabrasil.ebc.com.br/ Jogadoras da seleção reforçam clubes do Brasileirão Feminino
Ir para cima↑ esporte.uol.com.br/ Seleção permanente de futebol feminino tem piso salarial e sonha com Marta
Ir para cima↑ globoesporte.globo.com/ Criação de "Seleção permanente" divide opiniões no futebol feminino
Ir para cima↑ «Brasil bate o Canadá e fatura torneio de futebol feminino pela 6ª vez». Paraná Online. Consultado em 21 de dezembro de 2015
Ir para cima↑ «Vadão convoca para torneio na China». CBF. 29 de setembro de 2017. Consultado em 5 de setembro de 2017
Ir para cima↑ globoesporte.globo.com/ Escudo ou bandeira? Veja a evolução do uniforme do futebol olímpico
Ligações externas[editar | editar código-fonte]





O Commons possui imagens e outras mídias sobre Seleção Brasileira de Futebol Feminino
Últimas partidas (em português) em FIFA.com
Notícia da conquista do bicampeonato pan-americano do futebol feminino pelo Brasil no sítio oficial do Pan 2007 (em português)
Notícia da conquista do bicampeonato pan-americano do futebol feminino pelo Brasil no sítio oficial da CBF (em português)




[Expandir]