terça-feira, 23 de junho de 2009
Sossella Defende Gestão Compatilhada do SUS
SOSSELLA DEFENDE GESTÃO COMPARTILHADA DO SUS
Proposta foi apresentada durante congresso da Famurs
“Em 20 anos de existência, o Sistema Único de Saúde se firmou como a maior política de inclusão social no Brasil.” A afirmação é do presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, deputado Gilmar Sossella (PDT), feita durante o 21º Seminário de Municipalização da Saúde, promovido pela Famurs. O tema em discussão foi o financiamento da saúde pública.
Conforme Sossella, é preciso a construção solidária de soluções que eliminem os gargalos que ainda persistem no sistema. Ele defende que a gestão do SUS seja compartilhada entre as três esferas de governo.
“A ausência do Estado e da União no oferecimento dos serviços de média e alta complexidade, compromete os municípios que são obrigados a redirecionar os recursos da rede básica de saúde’, afirmou o parlamentar para uma platéia composto por gestores municipais de saúde.
Sossella afirma que a regulamentação da Emenda Constitucional 29 e o cumprimento dos percentuais de investimentos em saúde pública por parte do Estado e União, são atos determinantes para resolver as demandas do Sistema Único de Saúde.
"No Rio Grande do Sul, os gastos efetivamente orçados para ações e serviços de saúde representam para 2009, apenas 6,56% da receita corrente líquida de impostos e transferências. A obrigação do Estado é de 12%", denuncia Sossella.
Foto: Fernando Rezende
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sim