segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Maçã


O deputado Francisco Appio protocolou o PL 158, para incluir a maçã na Merenda Escolar. A inclusão da maçã segue a linha de defesa da Alimentação Saudável, proposta pelo “Mais frutas nas escolas”, do vizinho estado de Santa Catarina, onde o programa foi implantado com sucesso. Leia o que saiu no Zero Hora do dia 24/08/09, p. 03.









Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Selo de Raul Seixas


Selo da Coleção de Marcos Gargioni

Nova Direção do PSDB de Vacaria RS

Eleito o novo diretório do PSDB
Concorreram duas chapas , sendo que a situação venceu como uma diferença de treze votos

Neste domingo foi realizada a convenção do PSDB de Vacaria . Concorreram duas chapas , sendo que a situação era liderada pelo atual Presidente Zair Silveira e o Vereador Amadeu Boeira e a oposição pelo médico Pedro Bruno Fett e pelo ex-Vereador Marcos Lima . Estavam aptos para votarem 420 filiados . Votaram 250 filiados sendo que a chapa de situação obteve 131 votos e a chapa de oposição 118 votos . Houve um voto em branco . Venceu a chapa um de Zair Silveira e Amadeu Boeira por treze votos . A novo diretório do PSDB de Vacaria será formado por 33 membros sendo que 17 filiados irão representar a chapa de situação e 16 a chapa de oposição . Na próxima sexta feira, dia 28/08 os novos membros do diretório se reunem para eleger a nova Executiva , onde deverá assumir a Presidência o Ex-Vereador Araci Magrão .

Rádio Fátima AM (Jornalismo), 24/08/2009, 09h44

Academia oferece Curso

Academia oferece curso sobre crimes ambientais e distribui mudas de Ipê Amarelo
24/08/2009 13:38


A Academia de Polícia Civil (Acadepol) iniciou na manhã desta segunda-feira (24/08) ciclo de programação que comemora os 52 anos da instituição. Na cerimônia, estiveram presentes o chefe da Polícia Civil, delegado João Paulo Martins, a delegada Sônia Dall’lgna, representando a Secretaria da Segurança Pública, além do diretor-geral da Acadepol, delegado Mário Wagner e do vereador Beto Moesch. Na ocasião, foram homenageados ex-integrantes da Guarda Civil com medalhas e diplomas.

Simbolizando o “aniversário verde” da Academia, o delegado Wagner plantou um pé de ipê amarelo. Cerca de 100 mudas deverão ser distribuídas à comunidade do Bairro Navegantes, onde está localizada a Acadepol, em Porto Alegre.

Em seu discurso, o chefe de Polícia saudou as homenagens aos ex-integrantes da Guarda Civil e salientou a importância dada pela Academia em garantir a busca pela qualidade do meio ambiente.

O vereador Beto Moesch falou, em palestra, sobre “Consciência Ambiental”, quando reiterou “a importância da participação da Acadepol como agente formador da educação formal da Polícia Civil em defesa do meio ambiente”.

A programação prossegue na tarde desta segunda-feira, a partir das 13h30min, quando terá início o “Curso de Investigação de Crimes Ambientais”, onde cerca de 110 policiais acompanharão palestras ministradas por especialistas.

Fonte: Ascom/ PC

Polícia Investiga Denuncia contra Vereador

Polícia de Bom Jesus investiga denúncia contra vereador

A polícia civil de Bom Jesus investiga denúncia oferecida por uma funcionária da Câmara de Vereadores contra um dos integrantes da casa.
Conforme a ocorrência policial de 13 de agosto, o vereador Izaias dos Santos(PMDB) é acusado de exigir parte do salário desta funcionária pelo período de quatro meses.
O delegado Vítor Fernando Boff informa que foi instaurado um inquérito policial para apurar os fatos. Segundo ele, já foram tomados depoimentos de testemunhas e dos envolvidos na ocorrência restando apenas as informações bancárias. O prazo para que o inquérito seja remetido ao Judiciário é de 30 dias.
Ainda conforme o delegado o valor repassado ao vereador seria de mil reais por mês.
O vereador Izaias dos Santos nega as acusações e afirma que está sendo vítima de armação política da oposição. Ele atribui essa ação ao fato de que não teria obedecido algumas determinações de integrantes da então mesa diretora do legislativo.
Santos renunciou o cargo de presidente da Câmara em Julho.
O vereador Alexandre Becker(PP) encaminhou um pedido a mesa diretora para a abertura de uma comissão de sindicância para investigar os fatos no âmbito do legislativo.


Rádio Fátima AM (Jornalismo), 22/08/2009, 08h31

trânsito de Vacaria RS

Vacaria tem novas mudanças no trânsito

Mudanças atendem pedidos dos moradores da cidade.

A partir desta segunda-feira, 24/08, o trânsito das ruas Borges de Medeiros e Dr. Flores voltam a ser preferenciais no entroncamento com a 15 de Novembro.
Segundo o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Zair Silveira, as mudanças se devem a reivindicação dos usuários, encaminhadas ao Conselho Municipal de Trânsito. Em entrevista à Rádio Fátima, ele relatou que outros pontos também sofrerão alterações, como é o caso da Ramiro Barcelos com a Rua Libório Rodrigues, que passa por estudo técnico e também poderá ter alterações nas preferenciais.
Serão retirados os quebra-molas nos trechos modificados, tanto da rua Dr. Flores, quanto na Borges de Medeiros.
Durante esta semana, as ruas serão sinalizadas e a Guarda Municipal estará realizando a orientação dos trechos modificados.


Rádio Fátima AM (Jornalismo), 24/08/2009, 08h52

Morre Sem-Terra em Conflito Agrário




22 de agosto de 2009 | N° 16070

CAMPOS CONFLAGRADOS
MST ganha seu mártir
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ganhou um mártir ontem, após a morte de um militante da sua causa, Elton Brum da Silva.

Aos 44 anos, o acampado de Canguçu, município do sul do Estado, foi atingido por um disparo de espingarda calibre 12 quando era retirado da Fazenda Southall, em São Gabriel, na Campanha, invadida há nove dias pelo MST. Testemunhas garantem que Brum foi morto por um oficial da Brigada Militar (BM).


Gráfico mostra as polêmicas que envolvem a fazenda Southall

Grande parte das testemunhas é ligada ao MST, que já deu início a uma primeira estratégia de reação: orientou seus militantes a soterrarem com depoimentos os cartórios da Delegacia da Polícia Civil de São Gabriel, que investigará a morte. Os testemunhos repetem que o autor do disparo é da BM. O segundo passo dos militantes poderá ser uma grande movimentação em direção à fronteira, ainda sem data definida.

A BM não confirma, nem desmente que foi autora do disparo mortal. Anunciou apenas que abriu um inquérito policial-militar (IPM) para esclarecer o episódio. O responsável é o corregedor-geral da BM, coronel Rogério Machado Porto.

Pelo menos um oficial reconhece que os policiais militares dispararam, mas como reação a um suposto confronto. De acordo com o tenente-coronel Flavio Silva Lopes, que atuou na operação, os PMs atiraram contra os sem-terra porque estariam sendo agredidos com foices. No entanto, a identidade do atirador permanece desconhecida. Ao final do dia, 15 armas calibre 12 da BM foram apreendidas para perícia.

A Polícia Civil abriu outro inquérito, e a morte será igualmente investigada pelo Ministério Público. A própria governadora Yeda Crusius determinou que todas as informações sobre o episódio sejam apuradas.

Os sem-terra invadiram a Southall no dia 12 e, como de costume, protelaram sua retirada da fazenda. Contrariaram a ordem judicial para que evacuassem a área. Esticaram até o ponto de ruptura a tênue linha que separa a legalidade da clandestinidade e da desobediência metódica. Mesmo com o abuso praticado pelos militantes do MST, a sua retirada da fazenda poderia ter sido pacífica. Não foi.

Permanecem inexplicados os motivos pelos quais PMs portavam armas de fogo e munição mortal para remover da área invadida militantes do MST que não teriam revólveres ou espingardas. Se portavam, essas armas não foram encontradas. Se não portavam, não há motivo para que alguém tenha disparado uma espingarda calibre 12 contra o corpo de Elton Brum da Silva. Normalmente são usadas escopetas com balas de borracha e granadas de efeito moral (que causam explosões e iluminação, sem gerar estilhaços).

Por que armas de fogo de grosso calibre estariam na linha de frente da remoção dos sem-terra? Nenhum oficial graduado da Brigada veio a público explicar isso.

Segundo os testemunhos, Brum teria sido morto durante suposta discussão com um oficial da BM que atua na região da Fronteira e tentava realizar a remoção dos militantes do MST do local. O próprio oficial e alguns soldados teriam providenciado a remoção de Brum, ainda vivo, para o hospital de São Gabriel, numa viatura da BM. O sem-terra morreu a caminho daquela cidade.

A corroborar a versão de que Brum teria discutido com um PM existe um fato: só o sem-terra recebeu tiro. Logo em seguida, teria ocorrido um confronto entre policiais e militantes do MST, mas os cinco PMs feridos sofreram danos causados por paus ou pedras, não por tiros.

Nenhuma arma de fogo foi apreendida com os sem-terra. Ou seja, os instrumentos usados pela BM teriam sido desproporcionais ao que o episódio exigia. De concreto, resta o cadáver de Brum, que deverá alimentar ódios e conversas ao pé do fogo dos acampamentos durante décadas.

Se a BM teve seu mártir em 1990, quando o soldado Valdecir Nunes foi degolado por um grupo de sem-terra, agora o MST tem o seu. E não vai esperar a conclusão das investigações para fazer do episódio uma grande panela de pressão.

Ontem mesmo estavam sendo programadas grandes manifestações durante o enterro de Brum, que deve ocorrer hoje em Canguçu, sua terra natal.

humberto.trezzi@zerohora.com.br


HUMBERTO TREZZI
Multimídia

Simpósio contra o Crack



Vereador promove Simpósio contra o Crack
O Vereador Dagmar Dengo em Parceria com a Vice – Prefeita Vera G. Marcelja estão participando da elaboração do I SIMPÓSIO REGINOAL DE EXPERÊNCIAS DE COMBATE AO CONSUMO DO CRACK.
1.Evento este que acontecerá no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Vacaria/RS, no dia 25 de Agosto de 2009.
Confira a programação;
Palestrante Convidado:
14h00: AFONSO ANTUNES DA MOTTA – Vice Presidente institucional do Grupo RBS.
Tema:” Apresentação e lançamento da campanha institucional da RBS “ CRACK, NEM PENSAR.”
Palestrante Convidado:
14h 45 min: NEIVA PACHECO -Psicóloga, colaboradora voluntária do grupo “Amor Exigente”.
Tema:” A importância da Família na recuperação e prevenção do uso de drogas”
Palestrante Convidado:
15h30min: Luis Augusto Gonçalves Costa -Promotor de Justiça da Comarca de Vacaria-RS.
Tema:” Politicas Públicas efetivas de Combate ao CRACK.”
Palestrante Convidado:
16h 15min: MARA BARCELOS – Prefeita de Muitos Capões/RS – Presidente da AMUCSER.
Tema: ”Prevenção ao consumo do CRACK.”
17h00: Encerramento:Câmara Municipal de Vacaria/RS – Prefeitura Municipal de Vacaria-RS Ministério Público - AMUCSER – GRUPO RBS.



Fonte: Câmara de Vereadores de Vacaria RS

Sessão mais Longa da História


Sessão de Julgamento é a mais longa da História
Teve inicio as 13 e 45 min, aproximadamente a Sessão de Julgamento do Parecer Final da Comissão Processante criada para apurar possíveis irregularidades cometidas pelo Vereador Osni José Domingues - PP, realizada na última terça-feira (18/08).
Cumprindo pedido de requerimento feito pelos Vereadores foi realizado a leitura de parte do Processo, leitura esta que durou aproximadamente sete horas e meia, após aconteceu a manifestação dos senhores Vereadores por um período de 15 minutos cada um, e em seguida o Vereador Osni José Domingues juntamente com seu Advogado de defesa João Fernando Antunes Osório, tiveram duas horas para a defesa. Ao final os dez Vereadores tiveram o direito ao voto, sendo que por seis votos a quatro o Vereador Osni José Domingues foi absolvido e conseqüentemente, o Presidente da Câmara, Vereador Mário Luis Lourencetti Almeida, determinou o arquivamento do processo.
Não há registros na casa de Sessão seja ela Especial ou Ordinária, que tivesse se estendido por tanto tempo, foram mais de doze horas de Sessão ininterrupta.

Data: 19/08/2009

Fonte: Câmara de Vereadores

Nota oficial do comando da Brigada Militar

Nota oficial do Comando Geral da Brigada Militar
22/08/2009 11:37


O Comandante-Geral da Brigada Militar, diante dos fatos ocorridos durante a execução da operação policial que atendia o cumprimento de determinação judicial de reintegrar a posse da Fazenda Southal, em São Gabriel, vem a público esclarecer o que segue:

1 – A Brigada Militar lamenta a morte ocorrida.
2 – Apesar da negociação tentada durante dias para desocupação pacífica, na data de 21.08.09, houve o cumprimento da missão com resistência e confronto.
3 – Na avaliação que se seguiu, após a realização da operação, constatou-se erro na execução da operação, na medida em que o planejamento do Comandante-Geral não foi seguido na íntegra.
4 – Houve instrução preparatória do Comando da tropa executora da operação, para os efetivos envolvidos, onde foi reforçada a determinação de uso exclusivo de munição não letal, atos estes acompanhados por representantes do Ministério Público e Conselho Tutelar.
5 – Todas as etapas técnicas e doutrinárias que precedem a ação propriamente dita (a reintegração) para este tipo de evento, foram executadas na íntegra, tais como: constituição da tropa, progressão no terreno, cerco, demonstração de força e pedido de atendimento da ordem judicial.
6 – Consumado o ato formal do oficial de justiça (leitura do mandado judicial), foi concedido prazo para o cumprimento da ordem de forma espontânea pelos invasores.
7 – Não havendo cumprimento, passou-se à execução da reintegração através do rompimento da barricada que bloqueava o acesso ao interior da fazenda, a qual era constituída por pedras, paus, lanças e armadilhas típicas de guerrilha.
8 – A tropa ingressou no local conflagrado, onde encontrou forte resistência por parte dos invasores, ocorrendo o confronto, com feridos e infelizmente uma pessoa morta.
9 – Diante do ocorrido, foi instaurado o competente Inquérito Policial Militar, sob a presidência do Corregedor-Geral da Brigada Militar, o qual apurará as circunstâncias desse confronto.
10 – Já foram identificados os Policiais Militares que manusearam armamento de mesma característica e calibre, que preliminarmente foi apontado como o causador do óbito (calibre 12), cabendo ao encarregado do inquérito a identificação da autoria. No entanto, foi sumariamente sindicado junto aos Policiais Militares que usaram este tipo de armamento e todos foram unânimes em afirmar o uso de munição não letal, bem como confirmam o recebimento da ordem para tal procedimento.
11 – Foi solicitado e atendido pelo Ministério Público Estadual o acompanhamento da investigação, junto ao encarregado do inquérito, de promotor público, sendo indicada a Dra Ivana, da comarca de São Gabriel.
12 – Armamentos, munição e imagens relacionadas ao fato, foram apreendidas, lacradas e entregues ao encarregado do IPM.
13 – O Governo do Estado determina que se dê o apoio e lamentando a perda, dará o suporte necessário à família da vítima.


Cel QOEM JOÃO CARLOS TRINDADE LOPES
Comandante-Geral da Brigada Militar

Miss Universo é da Venezuela



Venezuelana Stefanía Fernández vence Miss Universo 2009
Seg, 24 Ago, 01h57



Emilio J. López.

PUBLICIDADE

Nassau, 23 ago (EFE).- Stefanía Fernández, de 18 anos, se transformou na sexta venezuelana a conquistar o título de Miss Universo na cerimônia realizada na noite deste domingo no complexo hoteleiro Atlantis de Paradise Island (Nassau, Bahamas).


Esta é a primeira vez na competição de Miss Universo que a candidata do país que ganhou no ano anterior também vence o título da mulher mais bonita do planeta.


A Miss Universo 2008, Dayana Mendoza, entregou a coroa à nova rainha, que, nervosa mas feliz abraçou sua compatriota e fez com que a coroa caísse no chão.


Dayana recolheu a coroa do chão e a colocou de novo na Miss Universo 2009, desta vez com mais sorte.


Após duas horas de espetáculo, emoção e nervos, a Miss Venezuela venceu outra latina, a dominicana Ada Aimee de la Cruz, de 23 anos, outra beleza deslumbrante que foi escolhida primeira finalista.


A representante de Kosovo, Gona Dragusha, de 18 anos, ficou como segunda finalista. Depois, a terceira foi a australiana Rachael Finch, de 21 anos, e quarta outra latino-americana, Miss Porto Rico, Mayra Matos Pérez, de 20 anos.


As três representantes de países de fala hispana conseguiram superar o crivo das semifinalistas e demonstraram o domínio das belezas latinas no concurso de Miss Universo.


A Miss Universo 2009, uma morena de olhos castanhos, 1,77m de estatura e cabelo castanho, tinha ficado entre as favoritas dos visitantes do site do Miss Universo.


Perguntada pelo júri sobre os obstáculos que as mulheres encontram hoje em dia para alcançar postos de direção nas empresas, disse que as "mulheres superaram muitos obstáculos e chegaram ao mesmo nível que os homens".


A nova Miss Universo 2009 assegurou que "já não existem fronteiras entre os homens e nós".


A festa de coroação foi transmitida a 185 países ao vivo pela rede americana de televisão "NBC".


Para o magnata americano Donald Trump, co-proprietário do concurso Miss Universo, o grupo de candidatas ao título desta edição é "provavelmente o melhor que viu nos últimos 12 anos".


A festa também divulgou a ganhadora do Miss Fotogenia, prêmio dado à tailandesa Chutima Durongdej, de 23 anos, enquanto a Miss Simpatia foi para a aspirante chinesa, Jingyao Wang, de 18 anos.


A nova Miss Universo terá a sua disposição um apartamento em Nova York durante seu reinado e receberá uma bolsa de estudos no valor de mais de US$ 100 mil para estudar na Academia de Cinema de Nova York, assim como um salário anual.


Entre outros muitos presentes, contará com um guarda-roupa completo de maiôs e de trajes de noite desenhados pelo costureiro porto-riquenho Carlos Alberto Otero.


Ao longo dos 57 anos de história do Miss Universo, o maior número de triunfos recai sobre os Estados Unidos, com um total de sete ganhadoras, seguido da Venezuela, com seis coroas, e Porto Rico, com cinco.


Os mestres de cerimônias da festa foram Billy Bush, da revista "Access Hollywood", e a modelo e atriz americana Claudia Jordan, que foi Miss Rhode Island (EUA).

Entre as 12 celebridades que fizeram parte do júri no certame de coroação destaque para a modelo argentina Valeria Mazza e o ator americano Dean Cain, conhecido por seu papel de Superman em uma série de televisão.

Trata-se da primeira ocasião em que as Bahamas é sede do concurso de beleza Miss Universo.

A Miss Brasil 2009, a potiguar Larissa Costa, foi eliminada e não chegou à fase semifinal do concurso

. Fonte: Yahoo

Fotos Conflitos de São Gabriel



Fotos: Zero Hora

Inter perde para o Palmeiras


BRASILEIRÃO
Cara de preocupação
Mau futebol e derrota por 2 a 1 para o Palmeiras no sábado tiram Inter pela primeira vez do G-4Antes, era o melhor grupo de jogadores do Brasil. Aos poucos, com as perdas da Copa do Brasil e da Recopa, somadas a inconstância de desempenho no Campeonato Brasileiro, o discurso mudou. Desde a derrota de sábado para o Palmeiras por 2 a 1, que tirou o clube do G-4 pela primeira vez, o Inter aposta nos reforços recém contratados para retomar o padrão de qualidade perdido em algum lugar do passado recente.

É este o tom do discurso desde a segunda derrota seguida no returno – a primeira foi para o Corinthians, no Beira-Rio, no última quarta-feira. Assim, os nomes do atacante Edu, do zagueiro Fabiano Eller e até daqueles que deixaram a equipe, entre outros motivos, justamente pelo mau momento que enfrentavam, agora aparecem como solução para a retomada de qualidade do time.

O retorno ao grupo do volante Magrão, que se recupera de um cálculo renal, passa a ser considerado reforço. Vale o mesmo para D’Alessandro, este ainda com dois jogos de suspensão a cumprir por conta dos incidentes dos quais foi personagem na final da Copa do Brasil, no Beira-Rio. Magrão já acompanha a delegação que viaja a São Paulo. No Parque Antártica, para tentar reverter o resultado, Tite viu-se obrigado a recorrer ao estreante Wagner Libano, desconhecido da torcida. Nem zagueiro havia no banco. Para substituir Danilo Silva, suspenso, só há Daniel da posição.

O primeiro a reconhecer as deficiências é o vice de futebol Fernando Carvalho. São os novos reforços que irão alterar a composição do grupo de jogadores antes avaliado como um dos melhores do Brasil e, por isso, suficiente para ser campeão brasileiro, que dão ao presidente campeão do mundo em 2006 a crença em um futebol de mais qualidade.

– É claro que haverá um acréscimo de técnica, pois são jogadores que fazem muita diferença. Por isso, digo que a nossa obrigação é de título. Quando o treinador tiver todos os jogadores à disposição teremos mais opções para melhorar. Mesmo assim, nunca é demais lembrar, ainda temos duas partidas a menos – afirma Carvalho, que creditou os erros de passe em série a causa principal da derrota para o Palmeiras.

O problema, agora, além de técnico, passa a ser anímico. Pelo menos é esta a análise do Alecsandro. O centroavante admite que o time foi surpreendido pelas derrotas, uma vez que vinha de três vitórias seguidas e se imaginava embalado para alcançar a liderança. Com a derrota, a distância para o líder Palmeiras ficou em sete pontos, inalcançável mesmo em caso de sucesso nos jogos atrasados, contra Santos (quarta-feira) e Atlético-MG (2 de setembro, no Beira-Rio).

Se empatar na quarta-feira, o Inter volta ao G-4 com 34 pontos e toma o lugar do Avaí (que venceu o Flamengo), pois tem mais vitórias (10 contra nove do time catarinense).



Foto: Zero Hora

Grêmio vence o Celso Roth



Resta ainda uma semana para o fechamento da janela de transferências de jogadores para o Exterior, responsável pelo desmantelamento de boa parte dos times brasileiros. O Grêmio, porém, dificilmente perderá força. O zagueiro Réver, por exemplo, destaque maior da goleada por 4 a 1 sobre o Atlético-MG, ontem, no Olímpico, não sonha, pelo menos neste momento, em construir uma carreira distante do país.

– Não posso pensar em trocar o Grêmio por qualquer clube. Tem que ser uma coisa muito boa. Tanto para mim quanto para o Grêmio – garante o jogador.

Anunciada por jornais italianos na semana passada, uma suposta oferta da Lazio ainda não se confirmou. Os primeiros rumores davam conta de uma proposta de 3 milhões de euros (cerca de R$ 7,8 milhões). E, ainda assim, pagos de forma parcelada. O Grêmio só aceita negociar o zagueiro se a oferta partir de 5 milhões de euros (R$ 13,1milhões). À vista.

– É claro que daremos uma afrouxada no nosso dia-a-dia se alguma venda ocorrer. Mas o nosso negócio é montar um bom time de futebol e não ganhar títulos de contabilidade – avisa o presidente Duda Kroeff.

Neste momento, o que mexe com Réver é uma questão afetiva. Dia 20 de outubro, ele irá se casar com Giovanna, uma gaúcha de Santa Rosa que lhe dará o primeiro filho, em 2010. A vitoria e a boa atuação de ontem foram comemoradas na casa dela. Também foram motivo de festa em Ariranha, sua cidade natal, no interior paulista, convertida por seus familiares e amigos numa pequena colônia gaúcha.

Modesto, Réver não concorda que este seja seu melhor momento no Grêmio, desde que foi contratado do Paulista de Jundiaí no turbulento período que se sucedeu às quedas no Gauchão e Copa do Brasil de 2008.

– A diferença é que, agora, os gols estão saindo com mais frequência – explica.

Duas curiosidades, aliás, marcam essa sua fase goleadora. A primeira é que a jogada em que Tcheco faz o cruzamento para a área e ele conclui de cabeça era mais ensaiada no ano passsado, ainda sob o comando de Celso Roth.

A outra é que Réver marcou um gol pelo segundo jogo seguido desde a lesão na cabeça, no jogo contra o Palmeiras, dia 6, no Parque Antártica. No domingo anterior, havia feito contra o Flamengo.

– Alguma coisa boa aquela pancada tinha que me trazer – brinca o zagueiro.

luis.benfica@zerohora.com.br

ZEROHORA.COM
Confira os melhores lances da partida
Em áudio, fotos e vídeo a história de mais uma vitória caseira do Grêmio

Fatos de São Gabriel

Goularte acredita que fatos ocorridos em São Gabriel serão esclarecidos no mais curto prazo
22/08/2009 13:36


Em coletiva de imprensa realizada na manhã deste sábado (22), o secretário estadual da Segurança Pública, Edson Goularte, afirmou que o desejo do governo do Estado, da Secretaria, da Brigada Militar e da sociedade gaúcha é que os inquéritos instaurados pela BM e a Polícia Civil esclareçam, no mais curto prazo, os fatos ocorridos na última sexta-feira, em São Gabriel, onde durante ação de reintegração de posse na Fazenda Southal, policiais militares e integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra entraram em confronto, resultando na morte de uma pessoa. “O governo repudia tudo àquilo que leva à violência gratuita e muito menos aceita que a mesma venha a fazer parte, por imposição de terceiros, do seu modo de agir, proceder e atuar no cumprimento da lei e da manutenção da ordem”, frisou Goularte.

Ele destacou que o governo e as instituições da Segurança Pública “não toleram e não admitem nenhum tipo de violência, venha de onde vier” e lamentou que o cumprimento de uma decisão judicial tenha acarretado a perda de uma vida. Disse também que a abertura ao diálogo é proposta permanente do governo do Estado junto aos demais organismos da sociedade, objetivando sempre o encontro de caminhos de convivência pacífica, ordeira e tranqüila.

De acordo com Goularte, o crescimento da violência e da criminalidade nas cidades e no campo foi, é e será sempre uma preocupação do governo. Observou para a sucessiva relutância dos movimentos sociais em aceitar as decisões da Justiça com relação à invasão de propriedades públicas e privadas. “Isso tudo acaba impactando de alguma forma nos órgãos da Segurança Pública, que tem o dever e a obrigação de prever e prover a proteção de toda a sociedade nos seus aspectos físicos e patrimoniais.” O secretário pontuou, ainda, que quando chamados ou acionados pela Justiça os órgãos da Segurança Pública sempre pautaram suas condutas pelo uso progressivo da força, “pois é assim que aprendemos e assim que ensinamos”.

Durante a coletiva, realizada no Quartel-General da Brigada Militar, em Porto Alegre, o comandante da corporação, coronel João Carlos Trindade Lopes, leu uma nota oficial da Brigada Militar sobre o episódio e anunciou a troca do subcomandante-geral, coronel Lauro Binsfeld. Ele deixa o posto para a assunção do coronel Jones Calixtrato Barreto dos Santos, que estava na titularidade do Comando de Policiamento da Capital (CPC). Neste cargo, assumirá o coronel Altemir Folgiarini Ferreira. As posses devem ocorrer na próxima semana.

Fotos de Zero Hora Ação da Brigada contra o MST






Fotos: Zero Hora

Porto Alegre Campeão da Segundona

23/08/2009
Porto Alegre é Campeão Gaúcho da Segunda Divisão
Após garantir a ascensão à elite do futebol gaúcho em 2010, time da zona Sul da Capital vence Pelotas na decisão da Segundona.


Diante se sua torcida, que lotou as dependências do Parque Lami, na ensolarada tarde deste domingo, dia 23 de agosto, o Porto Alegre venceu o Pelotas por 2 a 0 e conquistou o primeiro título de sua história de apenas três anos de fundação.

Mesmo já tendo alcançado o objetivo de estar entre os grandes do futebol gaúcho em 2010, o time da zona Sul da Capital realizou um futebol competitivo durante todo o jogo e mostrou porque venceu com méritos a Segundona Gaúcha. Foram 36 partidas, com 19 vitórias, 10 empates e apenas seis derrotas. Uma campanha irrepreensível digna de um verdadeiro campeão.

Jogo

Empurrado pela torcida o Porto Alegre iniciou a partida atacando o Pelotas, marcando sob pressão e criando inúmeras situações para abrir o placar. O time do técnico Lisca encurralou o Pelotas em seu campo, inverteu o jogo de um lado para o outro com naturalidade e atacou muitas vezes pelos flancos. Tamanho domínio parava sempre nas mãos do excelente goleiro Bruno que fez seis defesas milagrosas. Foram 16 finalizações a gol e oito escanteios a favor. A superioridade do Porto Alegre foi inquestionável na primeira etapa, mas faltou o gol.

No retorno do vestiário os donos da casa continuaram soberanos em campo. Os comandados do técnico Lisca pressionaram o Pelotas e foram incansáveis na busca do primeiro gol. Até que finalmente ele chegou aos 18 minutos, quando o meia Gabriel Davis partiu da intermediária adversária com a bola dominada e na entrada da área pelotense desferiu um chute forte no canto esquerdo de Bruno. Gol e explosão de alegria da grande torcida presente ao Parque Lami, que já gritava incessantemente “É “Campeão”, pois o empate também daria o título ao time da zona Sul da Capital.

O gol do Porto Alegre fez o Pelotas ousar mais no ataque, pois até então o time do experiente treinador Beto Almeida tinha concluído uma única vez com perigo ao gol de Marasca. A brava equipe do Pelotas ensaiou uma pressão, mas o time da Capital ainda era melhor em campo. Tinha maior posse de bola, fazia bons tabelamentos e jogadas de profundidade. Superior em campo, a equipe de Lisca começou administrar o jogo, mas sem nunca deixar de atacar. E foi num destes ataques que o meia Tuta, já nos acréscimos da partida, aos 46 minutos acertou em belo chute no gol de Bruno e confirmou o inédito título do Porto Alegre.

Festa nas arquibancadas. Delírio da comunidade da zona Sul da Capital que incentivou o Porto Alegre do primeiro ao último minuto de jogo, e que pôde pela primeira vez na história do clube entoar e gritar “É Campeão”.

Festa


Choro, abraços e gritos fizeram parte da comemoração pelo título inédito do Porto Alegre. Ainda no gramado, os jogadores levantaram a taça de Campeão Gaúcho da Segunda Divisão e receberam as medalhas da Federação Gaúcha de Futebol. Após, posaram para fotos e foram comemorar com a torcida na tradicional volta olímpica.

O experiente e competente Lisca era só emoção. O comandante do time da zona Sul da Capital vibrou muito com os jogadores e sua comissão técnica. “Encerramos hoje com chave de ouro um trabalho árduo com uma grande campanha. Os atletas estão de parabéns. Eles deram o seu máximo e foram aplicados taticamente. Vamos comemorar o título hoje, mas não devemos esquecer que amanhã começa tudo de novo e devemos estar concentrados para jogarmos contra o Rio Pardo, quarta-feira, pela Copa Dallegrave, ressaltou.

O presidente do Porto Alegre, Roberto de Assis Moreira, enalteceu o título e o acesso do clube à primeira divisão. Ele afirmou que a vitória na competição é fruto de planejamento e de um trabalho sério desenvolvido em três anos. “Todos os jogadores e colaboradores do Porto Alegre estão de parabéns. As portas do sucesso estão abertas. Temos que acostumar a sermos vencedores”, enfatizou.

História

O Porto Alegre Futebol Clube foi fundado no dia 9 de Janeiro de 2006 por Roberto de Assis Moreira, presidente e proprietário. Desde então, o clube sediado na zona Sul da Capital disputa o Campeonato Gaúcho da 2ª Divisão. Em três anos de Segundona o Porto Alegre FC conquistou muitas vitórias, cresceu como instituição e se capacitou para conquistar seu objetivo maior: o acesso à elite do futebol gaúcho, que foi alcançado brilhantemente neste ano.


Sidney de Jesus (SID)
Assessor de Imprensa
Grupo Assis Moreira