segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Londres

Olá José Antonio,

Você tem um novo comentário de Maria Do Carmo Barboza Lima de Faria Correa sobre um de seus vídeos.

"Corajoso este velho senhor que, apesar das interrupções da repórter britância, conseguiu protestar contra o tratamento indigno a que vem sendo submetidos os jovens negros naquele país. Aquela repórter encerroiu a entrevista, por não conseguir distorcer a verdade, pois aquele senhor não praticou nem ajudou a praticar a insurreição anárquica, estava preocupado com a injustiça social por ter filhos e netos vivendo num país onde o poder está acima da lei e da justiça. A repórter brasileira comentou que a perseguição é sempre feita contra determinados grupos de pessoas, no caso os jovens negros. A luta deve continuar até que seja restabelecida a justiça e a paz, direito de todos."

Para visualizá-lo, clique no link abaixo:
http://www.sonico.com/login.php?etid=292-bz1lt&lk=zeLKk_cF1Uvd5SCdHLsSVNdBv5OqVefoIzpx-oyZLpk.&ar=OhzaaMxvBqvfFunbopZ10JuQlrZaL5WdPcEAG9Q%2B5lAO43O2D7J3jq%2B0HXQWyaKsqDezUYrUzm%2BWSDWD%2BAhmI24BS0TjXl0aakvmMhpbPLRLz67PD5xfqTmfz2OBIiPM

Obrigado,
Sonico.com :)

-----------------------------------------------
Recarregue seu celular online e receba seus créditos na hora!
Recarregue aqui: http://www.seucartaotelefonico.com/wir_index.jsp?AFFN=16146-1

Recebe muitos emails do Sonico?
http://www.sonico.com/login.php?lk=aQnW-Zz8xEio0YQaX_i3gPb1UO3-b9WX4zvb8Lx_YWE.&ar=R07a1g1CydZtZiEM0Wyn4iHoXlR1b56YcEoCsiz87GkQYmnt5kRu%2BwNuXnL%2Flr0YyfnAhrx%2BmHSIJFR1gBnmHEujspZfxAJFSLjmhqnZiQBpavyCwk%2FYtPtm0w9IulZNBgKOK1CQpFJaoYP5Es%2FkVwP6%2BGtAjamDbWcY0jt%2BKwYIEBpuZpc1ZaUpvyXfpgHI218sjabIcbrs8TUGhp2fDg%3D%3D

Marighella

-----
A vida secreta de Marighella 
(FSP 18/08/2011)

No ano em que ex-guerrilheiro comemoraria centenário, documentário revela vida íntima do ícone da esquerda e traz rap inédito de Mano Brown


Divulgação
No ano em que ex-guerrilheiro comemoraria centenário, documentário revela vida íntima do ícone da esquerda e traz rap inédito de Mano Brown
Divulgação
Marighella (à dir.) com a sobrinha Isa no ombro, ao lado da companheira Clara Charf e do resto da família Grinspum em 1962
Marighella (à dir.) com a sobrinha Isa no ombro, ao lado da companheira Clara Charf e do resto da família Grinspum em 1962

MORRIS KACHANI
DE SÃO PAULO

"Um dia, faz 40 anos, eu estava indo com meu pai para a escola e ele disse: 'Vou te contar um segredo: seu tio Carlos é o Carlos Marighella'". Assim começa o documentário "Marighella", de Isa Grinspum Ferraz, com estreia prevista para outubro. Em uma hora e 40 minutos, "Marighella" desfia a trajetória do ícone da esquerda brasileira que acabou baleado e morto dentro de um Fusca em 1969, em São Paulo.
Meio século da história do país pode ser contado a partir dos acontecimentos em sua vida: a gênese do comunismo baiano, mulato, do qual Jorge Amado era partidário; o conflito entre integralistas e comunistas; a legalização do Partidão; a clandestinidade; a frustração com Stálin; o golpe militar e, por fim, a luta armada.
Mas o que torna "Marighella" único é o olhar íntimo que só quem era de dentro da família seria capaz de documentar: "Tio Carlos era casado com tia Clara. Eles estavam sempre aparecendo e desaparecendo de casa. Era carinhoso, brincalhão, escrevia poemas pra gente. Nunca tinha associado o rosto dele aos cartazes de 'Procura-se' espalhados pela cidade", continua a voz em off da própria Isa, que assina direção e roteiro do filme.
"A ideia é desfazer o preconceito que até pouco tempo atrás havia contra meu tio. Era um nome amaldiçoado, sinônimo de horror. Além da vida clandestina e do ciclo de prisões e torturas, procuramos mostrar também o poeta, estudioso, amante de samba, praia e futebol, e acima de tudo o grande homem de ideias que ele foi", diz Isa, socióloga formada na USP.
Na esteira da pesquisa que foi feita, surgiram algumas revelações. Clara Charf, companheira de Marighella de 1945 até sua morte, hoje aos 86, desenterrou uma pasta que pertencia a ele, na qual aparecem correspondências, mapas e esboços de ações guerrilheiras. A produção também descobriu uma gravação de Marighella para a rádio Havana, de Cuba. Em sua fala tipicamente cadenciada, ele anuncia o rompimento com o Partido Comunista e a adesão à luta armada. Mesma época em que intelectuais europeus como o cineasta francês Jean-Luc Godard passam a enviar remessas de dinheiro em apoio à sua causa.
O filme ainda traz trilha sonora de Marco Antônio Guimarães e Mano Brown e depoimentos esclarecedores de militantes históricos, como o crítico literário Antonio Candido: "Marighella encarnava moral e psicologicamente o seu povo. Ele era pobre e não abandonou sua classe".
Já a judia Clara enfrentaria resistência do pai ao assumir o relacionamento, no que acabou se transformando numa versão tropical de "Romeu e Julieta". "Carlos era preto, comunista e gói (não judeu)", lembra Clara, aos risos. "Mas era muito doce e, no fim, conquistou a todos."

"Marighella lembra Malcolm X, Public Enemy, Racionais"
Mano Brown, líder do Racionais, evoca o conceito de violência contra a violência e ataca gestão Alckmin


Rapper acusa de racismo o governo paulista e o prefeito da capital; assessoria de Kassab o contesta

DE SÃO PAULO

O rapper Mano Brown, 41, é o autor da música que encerra "Marighella". Para ele, o governo estadual e a prefeitura são "racistas". A assessoria de Kassab respondeu que a gestão é a que mais investe em educação e cultura, principalmente na periferia. Até o fechamento desta edição a assessoria de Alckmin não havia se pronunciado.
(MORRIS KACHANI)

Folha - Por que aceitou participar de "Marighella"?
Mano Brown -
Só conhecia a lenda. Alguém me falou que em algum detalhe ele parecia comigo. Na luta dele, na ideia. Somos os dois filhos de preto com italiano, e minha família também vem da Bahia.

Quais os paralelos?
Marighella lembra Malcolm X, Public Enemy, Racionais. Muito do que cantamos no rap provavelmente veio dele. Por exemplo, a violência contra a violência. Ele foi proibido de correr pelo certo. Resolveu usar a força, pois só isso resolveria. Tentei traduzir a ideia dele pra rapaziada.

Como enxerga a luta de hoje?
Hoje temos um governo de esquerda. Se Marighella estivesse vivo, provavelmente estaria apoiando Dilma e Lula. Mas a luta continua, as forças contrárias estão atuando.

Quais, por exemplo?
O governo [Geraldo] Alckmin (PSDB) é inimigo, é um governo racista de repressão. A morte de pretos aumentou pra caramba sob sua gestão. A polícia na rua botando pressão onde não tem motivo. Só neste ano já fui enquadrado umas dez vezes.

E o prefeito Kassab (PSD)?
Desde que assumiu, o número de shows do Racionais diminuiu muito. É gestão racista do caralho, tudo que faz é contra a cultura negra.

Por que estão dando shows em "clubes de playboy"?
É por falta de opção. Onde tem show dos Racionais a polícia fica pegando no pé. Mas em certas baladas e boates eles não entram.

Como enxerga a classe C?
Tem um monte de gente comprando e consumindo. Mas o principal está faltando: educação e instrução. Faltam bons motivos pra estudar. Única coisa que dá pra estudar é computador. O ensino está defasado e quem aprende outras coisas é excluído.

Quando sai o novo disco?
Pode ser este ano. A maioria das músicas está pronta.

Que acha dos novos nomes como Criolo e Emicida?
Eles são muito bons, mas o que não entendo é que tem três mil nomes pra falar e a mídia só fala em três. Ninguém dá espaço para gente que está aí faz tempo, como o Dexter ou Realidade Cruel. Acho que há um preconceito muito grande com o rap militante. Tem que conciliar esta geração com o rap combativo.

Algum recado para seus fãs?
Não perder a resistência e se fechar na ideia de saber o que quer. Tomar cuidado com as informações rápidas e erradas. A falsa impressão é de que hoje não existe coisa para conquistar

Prefeitura de Porto Alegre RS

 

        A MANCHETE

Cidades debatem projetos de mobiliário urbano na Capital

Aliar o desenho à funcionalidade, o custo de implantação aos benefícios para os usuários, levando em conta as normas de acessibilidade, segurança, a paisagem da cidade, além de definir formas de gerir e fiscalizar os elementos, são desafios enfrentados pela administração das grandes cidades, que desenvolvem projetos de mobiliário urbano. Na busca do melhor projeto para Porto Alegre, a prefeitura promove amanhã, 26, a partir das 9h, o seminário Mobiliário Urbano: do desenho à gestão - Construindo a Imagem da Cidade, no Hotel Embaixador. Na programação, representantes de cidades como Barcelona (Espanha), Santiago (Chile), São Paulo e Curitiba vão falar de suas experiências. Leia mais...
        DESTAQUES

Sine inaugura agência na Restinga

O Sine Porto Alegre realizará nos próximos meses uma programação especial voltada ao trabalhador. Na semana em que ocorre a inauguração de uma agência no bairro Restinga, serão realizadas palestras abertas à comunidade. A agência do Sine Porto Alegre na Restinga, extremo Sul da Capital, será inaugurada amanhã, 26, às 16h. O evento contará com a presença do prefeito José Fortunati. O Sine Porto Alegre prepara um ciclo de palestras para os próximos meses, com orientações sobre assuntos relacionados ao mercado de trabalho. Veja a agenda

Justiça garante atendimento integral na rede de saúde

Na ação judicial promovida pela Procuradoria Geral do Município, o desembargador Rogério Leal, da 3ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça, concedeu liminar garantindo o atendimento integral à população na rede de saúde pública. A ação foi impetrada em função de movimento grevista de servidores da área da saúde, que prejudicou parte dos serviços prestados. No seu despacho, o desembargador determinou que os atendimentos de urgência e emergência de toda a rede de saúde devem ser prestados na sua integralidade, por todos os servidores municipais. Leia mais...

Construção do Memorial Luís Carlos Prestes começa neste ano

O primeiro projeto do arquiteto Oscar Niemeyer para a cidade de Porto Alegre começará a ser construído ainda em 2011. Trata-se do Memorial Luís Carlos Prestes, desenhado e doado à cidade em 2008. Hoje, 25, no Rio de Janeiro, o prefeito José Fortunati, acompanhado do presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Noveletto Neto, e de familiares de Prestes, colheu a assinatura final do arquiteto no projeto. Com o ato, a prefeitura está liberada a autorizar o início das obras. De acordo com o calendário apresentado por Novelleto, a obra deverá iniciar até dezembro e estará pronta no prazo de 18 meses. Leia mais...
        EVENTOS

Mais cinco bairros se reúnem no Congresso da Cidade

Dando continuidade à definição de motes e metas do 5º Congresso da Cidade, mais seis bairros realizarão seus Encontros Moderados de Governança. Nesta noite, 25, será a vez de moradores, comerciantes, empresários e lideranças comunitárias dos bairros Santa Maria Goretti, Passo D" Areia, Jardim São Pedro e Jardim IAPI. O encontro será a partir das 19h, na Creche Nosso Sonho I (rua Jari, 119). Os moradores do bairro Medianeira farão seu encontro moderado na segunda feira, 29, às 19h. A reunião será no Centro Administrativo Regional (rua Moab Caldas, 125). Leia mais...

Promoção turística da Capital busca mercado paulista

Amanhã e sábado, 26 e 27, a promoção turística de Porto Alegre terá como foco o mercado doméstico, mais precisamente o interior paulista, que é o segundo maior polo emissor em vendas de pacotes de viagem do Brasil. Para isso, a Secretaria Municipal de Turismo participará a 15ª Feira da Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região - Encontro Nacional das Agências de Viagens. O evento ocorrerá no Centro de Eventos Taiwan de Ribeirão Preto. Nesta edição, o estande destaque do evento, estrategicamente localizado para dar as boas-vindas aos 5 mil agentes de viagem e operadores, será do Rio Grande do Sul. Leia mais...

Secopa participa de seminário sobre tráfego e transporte

O secretário extraordinário da Copa 2014, João Bosco Vaz, participa até amanhã, 26, em Belo Horizonte, do Seminário Técnico de Tráfego e Transportes, promovido pelo Comitê Organizador da Copa. O encontro tem como objetivo alinhar informações entre o Comitê e as 12 cidades-sede sobre o planejamento operacional do setor. A programação inclui a exposição das 12 cidades-sede sobre o plano de mobilidade para os dias de jogos. Leia mais...
        SERVIÇOS

Eleição do Conselho da Juventude terá chapa única

Será realizada amanhã, 26, a eleição da primeira diretoria do Conselho Municipal da Juventude. Foi apresentada e inscrita uma única chapa para o pleito que ocorrerá das 16h às 18h, na Secretaria Municipal da Juventude. A eleição será válida caso um terço das entidades que compõem o Conselho compareça à votação. Conheça a chapa

Prefeito recebe Ordem do Mérito Militar

Hoje, 25, em cerimônia militar alusiva ao Dia do Soldado, no 3º Regimento de Cavalaria de Guardas, bairro Partenon, o prefeito José Fortunati foi agraciado com a medalha da Ordem do Mérito Militar no grau Comendador. A distinção foi criada em 1934 para premiar militares, civis e instituições, nacionais ou estrangeiras, que colaboram com o Exército e tenham prestado serviços relevantes ao país. O Dia do Soldado foi instituído em 1923, sendo a data de nascimento do Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro.

Termo define implantação da Nota Fiscal Eletrônica na Capital

A capital gaúcha terá a parceria de Belo Horizonte para implantar o sistema de Nota Fiscal Eletrônica e a Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras. Foi assinado hoje, 25, o protocolo de intenções entre o município e a prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Empresa de Informática e Informação de BH (Prodabel), que estabelece as bases da parceria para utilização do sistema desenvolvido em Minas Gerais. O secretário da Fazenda, Roberto Bertoncini, e o diretor-presidente da Procempa, André Imar, juntamente com o presidente da Prodabel, Paulo Moura, assinaram o documento que formaliza a parceria. Leia mais...
        VEJA A PREVISÃO DO TEMPO         VEJA IMAGEM DE SATÉLITE         VEJA PAUTAS PARA AMANHÃ

Editado pela Supervisão de Comunicação Social
E-mail - Telefones (51)3289.3900 / (51)3289.3932 / (51)3289.3926
Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.

Bom Jesus RS

 

Encontro reunirá bom-jesuenses em Caxias do Sul

Um momento para reunir os amigos e relembrar os velhos tempos. É neste clima que será realizado, em Caxias do Sul, o I Encontro dos Bom-Jesuenses. O evento contará com a participação das soberanas das duas últimas edições da Festa da Gila, o principal evento de Bom Jesus, e também, dos artesãos, que levarão para o encontro peças produzidas no município de origem. O evento será realizado no dia 10 de setembro, no Salão da Igreja do Bairro Cruzeiro, em Caxias do Sul, a partir das 19h30. Haverá um jantar dançante onde será servido galeto, macarrão, salada, maionese, salsichão, pão e vinho. O ingresso custa R$ 25,00. Mais informações pelos telefones (54) 9607.6549 (Neri) e (54) 9202.2790 (Alvânio). 

--
Atenciosamente,

Daiana Silva - Jornalista (Mtb 9328)
(51) 8187.0085

Prefeitura de Bom Jesus
Campos de Cima da Serra | Serra Gaúcha | Rio Grande do Sul | Brasil
Av. Manoel Silveira de Azevedo, 2987 | Centro | Bom Jesus - RS | 95.290-000

(54) 3237.1585

Comunicação




Artigos


Comunicação como direito humano

[Por Cristian Góes - 18.08.11] Existe um enorme fosso entre a realidade das pessoas, especialmente as mais pobres ou empobrecidas e seus direitos mais elementares, como educação pública, gratuita e de qualidade, saúde nessa mesma condição, água, energia, segurança, trabalho, habitação, transporte, entre tantos outros. Ocorre que há um direito que o cidadão desconhece. Refiro-me ao direito elementar e basilar: o de comunicação. Entende-se como comunicação o direito de não apenas receber informações, tornando-se um receptor passivo, mas principalmente refletir sobre elas e fundamentalmente reagir, produzir, emitir, falar. Leia o texto completo em nossa página.


Comunicação: uma semana, duas derrotas da desregulamentação

Os protestos em Londres, por Naomi Klein
[Por Beto Almeida - 23.08.11] Neste artigo o jornalista Beto Almeida critica a aprovação, na Câmara, do projeto que flexibiliza a veiculação da Voz do Brasil. Fala também do projeto, aprovado no Senado, que transfere o oligopólio da TV paga no Brasil, até agora sob domínio de grupos nacionais, para o controle do capital estrangeiro que domina as empresas de telecomunicações e lembra que ambos foram aprovados com aplausos da esquerda. Leia o texto completo em nossa página.
[Por Naomi Klein - 08.2011 ] Claro que os tumultos de rua em Londres não foram protesto político. Mas o pessoal dos saques noturnos com certeza absoluta sabe que suas elites passaram o dia dedicadas aos saques diários. Saques são contagiosos. Alimentados por um sentido patológico de "direitos adquiridos" pelos ricos, o grande saque global está em andamento à luz do dia, como se nada houvesse a esconder. Mas há, sim, temores ocultados. No início de julho, o Wall Street Journal, citando pesquisa recente, noticiava que 94% dos milionários temiam "a violência nas ruas". Leia o texto completo.
Fonte: NPC

Jornal Movimento


Livro sobre história do jornal Movimento
.
foto
.
Jornal político, criado e realizado por profissionais politicamente engajados, foi cenário de um debate permanente. Sofreu censura prévia desde a primeira edição. A partir de 1978, a publicação viveu uma importante recuperação de suas vendas e grande ampliação de seu prestígio. Promoveu uma pioneira campanha em favor da Assembleia Nacional Constituinte, e deu sustentação à Campanha pela Anistia Ampla e Irrestrita. Ao mesmo tempo, realizou a mais completa cobertura jornalística do processo de reanimação das lutas populares nas cidades e no campo. Teve destaque na divulgação das greves e da afirmação do movimento operário no ABC e em outras regiões, acontecimentos definitivos para o processo de restauração democrática do país. Acompanhou de perto o retorno dos exilados políticos após a anistia, e relatou cada episódio da reorganização dos partidos políticos e da criação do Partido dos Trabalhadores.


Fonte: NPC
O livro recém-lançado "Jornal Movimento, uma reportagem", de Carlos Azevedo, revive toda a trajetória de um dos mais importantes periódicos da oposição democrática à ditadura militar. O livro, com reportagens de Marina Amaral e Natália Viana, relata em 28 capítulos e 362 páginas toda a trajetória do semanário. Acompanha o livro um DVD contendo todas as 334 edições publicadas, mais os cadernos especiais.

Movimento de Comunicação e Cultura no Rio



Movimentos de comunicação e cultura realizam Ato/Show no centro do Rio
O Fórum Permanente de Música do Rio de Janeiro, em diálogo com outros movimentos e fóruns de discussão de comunicação e cultura, realiza neste mês o ato/show Música Antenada. Será no dia 25 de agosto, a partir das 15h, na Praça 15, Centro do Rio. Este é o Dia Nacional de Mobilização das Rádios Comunitárias. O evento quer fomentar o debate público e a participação da sociedade civil nas discussões sobre cultura e comunicação no Estado e no Brasil. Também levanta outras questões defendidas pelo movimento de música, como a criação de um Plano de Cultura voltado para as realizações da Copa do Mundo, das Olimpíadas e de outros eventos; a ocupação dos equipamentos públicos de cultura do estado; a implementação, o cumprimento e a fiscalização da Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica (Lei de Diretrizes e Bases da Educação); dentre outras demandas.

O evento conta com o apoio da FUNARTE e é realizado em parceria com o FALE RIO (Frente Ampla pela Liberdade de Expressão e Comunicação - RJ) e o Movimento de Rádios Comunitárias do Rio de Janeiro. Também apóiam parlamentares que compõem as Frentes Parlamentares de Cultura e Comunicação, movimentos sociais, sindicais e estudantis.
Fonte: NPC

Encontros com o Professor









José Antonio Severo







Pirisca Grecco

Data: 1º/9/2011
às 19h30min

Local: StudioClio
(José do Patrocínio, 698)


Entrada Franca!





Visite nosso site!




Na próxima quinta-feira, 1º de setembro, Ostermann recebe o jornalista e escritor José Antonio Severo. A canja fica por conta de Pirisca Grecco. É quinta que vem, às 19h30min, no StudioClio. Até lá!


Saiba um pouco mais


Gaúcho de Caçapava do Sul, José Antonio Severo é jornalista e escritor. Prestes a completar 50 anos de profissão, tem experiência nas áreas de redação, direção publicitária, consultoria para empresas, assessoria de imprensa e organização do trabalho na área editorial e gráfica.
Ao longo de sua carreira, já foi repórter da revistas Realidade e Veja, editor-executivo da revista Exame, editor-chefe de telejornais na Rede Globo, diretor de redação do jornal Folha da Manhã, editor, repórter de campo e locutor de notícias esportivas da Rádio Farroupilha e diretor geral de jornalismo na Rede Bandeirantes. Além disso, trabalhou nos jornais Zero Hora, Correio do Povo, O Globo, O Estado de São Paulo e Gazeta Mercantil.
Além do jornalismo, Severo também atuou no cinema como co-produtor no filme Netto e o Domador de Cavalos, com direção de Tabajara Ruas. Atualmente, ele trabalha como produtor e roteirista do longa Os Senhores da Guerra, baseado em seu livro homônimo.
O jornalista já publicou seis livros, entre eles: General Osório e Seu Tempo, A Invasão, A Guerra dos Cachorros e Os Senhores da Guerra.

Canja musical
O cantor, compositor e instrumentista, Pirisca Grecco faz parte da nova geração de artistas da música regional. Com ampla formação musical que passa pelo folclore latino-americano, música nativista do Rio Grande do Sul, pop-rock e MPB, o uruguaianense já gravou cinco CDs: O que sou e o que pareço (2001), Compasso taipero (2003), Muchas gracias (2004), Bem de bem (2006) e Comparsa elétrica (2009). Além de participar e vencer diversos festivais nativistas, o músico já ganhou o Troféu Açorianos de Música de Melhor Disco Regional de 2003/2004 e Melhor Disco Regional e Melhor Intérprete de 2006/2007. No Encontros com o Professor, Pirisca Grecco se apresenta com o flautista Texo Cabral.





PMDB

Corpo da mensagem



Edição n° 257



Divisão dos royalties


O PMDB gaúcho marcou posição nesta semana pela divisão equânime dos royalties do petróleo no mar. O partido entregou oficialmente ao vice-presidente da República, Michel Temer, e ao presidente nacional do partido, senador Valdir Raupp, um conjunto de moções dos vereadores do Rio Grande do Sul em favor à derrubada do veto à Emenda Ibsen. A comitiva do Estado, representada pelo presidente do PMDB/RS, Ibsen Pinheiro, pelo secretário-geral, João Alberto Machado, e pelo presidente da Associação de Vereadores, Ivan Trevisan, deixou claro à cúpula nacional o desejo de que os royalties sejam divididos entre todos os municípios brasileiros. Ainda integraram à comitiva os deputados Edson Brum, Alceu Moreira e Osmar Terra. A agenda dos gaúchos em Brasília ainda foi destacada por audiência com o senador Pedro Simon e com o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli.

Clique aqui para acessar Galeria de Fotos



Histórico da ação
Durante os meses de julho e agosto, os vereadores peemedebistas – em todo o Rio Grande do Sul – apresentaram moções em suas respectivas Câmaras apoiando a derrubada do veto à Emenda Ibsen, que foi assinado pelo então presidente Luis Inácio Lula da Silva, após ser aprovada por ampla maioria. Caso o projeto entre em vigor, o Estado passará a receber anualmente cerca de R$ 2 bilhões. A viagem a Brasília foi definida no dia 11 de agosto, durante mobilização do PMDB/RS no Plenarinho da Assembleia Legislativa, que contou com cerca de 200 vereadores.




Posses


Os gaúchos Mendes Ribeiro Filho e Eliseu Padilha assumiram nesta semana novos postos em Brasília. Mendes tomou posse como Ministro da Agricultura com o discurso de aumentar os recursos para o programa de garantia de preço mínimo, para a ampliação do seguro agricultura e para a defesa sanitária. Já Padilha,que preside nacionalmente a Fundação Ulysses Guimarães, volta à Câmara com a missão de defender o PMDB do Rio Grande do Sul.




Prato do Dia com Mendes Ribeiro Filho


A Fundação André Forster, instituto de estudos políticos do PMDB de Porto Alegre, promove no dia 31 de agosto, às 12h, no Salão dos Espelhos do Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1085), palestra com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho. O tema da reunião-almoço será "Agricultura, Crescimento Econômico e Desenvolvimento Social", e será coordenada pelo ex-prefeito da Capital, José Fogaça.

Clique aqui para saber como adquirir o seu convite




Compromisso


Não abrir mão de sua história, unir-se na luta pelas causas sociais e comprometer-se energicamente com a conduta ética. Estes forem os três temas apontados pelo PMDB de Porto Alegre como condutas a serem seguidas pelo PMDB gaúcho na sua atuação política. O documento foi apresentado pelo presidente municipal, vereador Sebastião Melo, na 20ª edição do “PMDB que eu quero”, realizado em Porto Alegre na última segunda-feira. O evento reuniu diversos líderes peemedebistas da Capital e foi coordenado pelo presidente estadual, Ibsen Pinheiro, e pelo secretário-geral, João Alberto Machado, e contou com a presença do ex-prefeito José Fogaça, entre outros dirigentes.




"PMDB que eu quero" em sua 21ª edição


A 21ª edição do “PMDB que eu quero” será realizada neste sábado, 27, às 9h, em Arroio do Meio. A atividade ocorrerá nas dependências do Piscina Clube (RS-190, s/n) e contará com a participação de correligionários dos 35 municípios do Vale do Taquari. A representação do PMDB do Taquari é de 8 prefeitos, 12 vices e 91 vereadores. De 2 de abril a 22 de agosto - somente com os eventos do PMDB que eu quero - o partido percorreu 12 mil quilômetros de estradas gaúchas, realizando 20 edições dos encontros que atingiram cerca de 3 mil correligionários de 429 municípios. Entre eles estão 109 prefeitos, 81 vices e 983 vereadores.




Bancada da AL promove seminário sobre a saúde


A Bancada Estadual dos Deputados do PMDB-RS renova o convite para o seminário "Mais Recursos para a Saúde", que ocorre na próxima segunda-feira, 29, a partir das 14h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Além de ampliar as informações e os debates sobre a importância da regulamentação da Emenda 29 , que define gastos mínimos em saúde pública para Estados e Municípios, o seminário tem por finalidade avaliar a realidade gaúcha em termos da aplicação de recursos públicos e serviços prestados aos usuários do SUS.

Clique aqui para acessar a programação




PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro - Diretório Estadual - Rio Grande do Sul. Av. Farrapos, 2646
Porto Alegre, Cep 90220-002. Fone (51)3357.1500 Fax (51)3357.1528. www.pmdb-rs.org.br

Caso você não esteja visualizando as imagens, clique na barra horizontal superior desta mensagem para desbloqueá-las.



Porto Alegre RS


        A MANCHETE

Grevistas da saúde terão salários descontados em agosto

Os secretários da Saúde, Carlos Henrique Casartelli, e da Governança Local, Cezar Busatto, anunciaram que os servidores que não estão trabalhando, em função da greve, terão os dias descontados já na folha salarial de agosto. Além disso, foi divulgada a lista dos serviços de saúde que não estão funcionando integralmente como determina decisão judicial. As informações foram repassadas em coletiva de imprensa na sede da Secretaria da Saúde. Segundo Casartelli, a paralisação de parcela dos servidores tem causado prejuízos ao atendimento da população, especialmente nas Unidas Básicas de Saúde. Leia mais...
        DESTAQUES

Porto Alegre + Luz já substituiu 70 mil pontos em toda a cidade

Com o projeto Porto Alegre + Luz, a Secretaria de Obras já renovou a iluminação pública em quase 90% da cidade. Desde 2009, quando o programa foi implementado, já foram substituídos 70 mil pontos dos 80,5 mil cadastrados. Onde havia equipamentos antigos e defasados, agora existem luminárias 30% mais potentes e 38% mais econômicos, além de menos poluentes ao meio ambiente e mais duráveis. "Com equipamentos mais modernos e eficientes, as ruas estão mais iluminadas e mais seguras à noite", afirma o titular da Smov, Cássio Trogildo. Leia mais...

Capital apresenta plano de mobilidade para 2014

Iniciativas na área de transporte e mobilidade de Porto Alegre para a Copa do Mundo foram apresentadas hoje, 26, em Belo Horizonte, pelo diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, no último dia do Seminário Técnico de Tráfego e Transportes, promovido pelo Comitê Organizador Local. Capellari expôs a estrutura que Porto Alegre deverá ter em 2014 para receber o mundial e atender a demanda na área de transporte. Linhas especiais de ônibus e lotação deverão ser implantadas para facilitar o acesso do Aeroporto Salgado Filho, Rodoviária e outras regiões da cidade para o estádio Beira-Rio, além de uma linha circular com trajeto pelos hotéis. Leia mais...

Prefeitura discute reformulação do mobiliário urbano

Porto Alegre realizou hoje, 26, o Seminário “Mobiliário urbano: do desenho à gestão - Construindo a Imagem da Cidade” com o objetivo de discutir a reformulação dos equipamentos urbanos para o futuro. A abertura do evento, no Hotel Embaixador, contou com a presença do prefeito José Fortunati.  A padronização de bancas de revistas, paradas de ônibus, cabines telefônicas, gradis, lixeiras, bancos públicos, relógios digitais, são alguns dos equipamentos urbanos estudados pela prefeitura. Em sua fala, Fortunati apontou critérios básicos para se pensar, de forma lógica, o futuro da cidade. “Tem que servir à população, estar voltado ao bem estar da cidade”. Leia mais...
        EVENTOS

Poa em Cena: novidades domingo na venda de ingressos

A Secretaria de Cultura e a equipe do Porto Alegre em Cena oferecem para essa edição do festival um serviço de bilheteria bastante diferenciado das edições anteriores. Além do já tradicional ponto de venda na Usina do Gasômetro e nas bilheterias dos teatros, essa edição terá serviço de tele-entrega, call center e outros dois pontos de venda em locais estratégicos, nos dias que antecedem o evento. As compras podem ser efetivadas a partir de domingo, 28, em dinheiro e cartões de crédito. Leia mais...

Trilhas e flores são opções de lazer neste domingo

No domingo, 28, será realizada nova edição do roteiro Domingo no Campo, com visitas a pequenas propriedades dos Caminhos Rurais de Porto Alegre. O passeio terá saída às 10h, na Osvaldo Aranha, próximo ao Centro de Informações Turísticas do Mercado Bom Fim. Neste fim de semana, serão atrações do passeio a horta pedagógica, o Orquidário Rincão e trilhas ecológicas por uma reserva natural. Para participar é necessário fazer reserva pelos telefones 3348.1649 e 9985-8303, ou e-mail alo@rotacultural.com.br. Leia mais...

Viva o Centro a Pé vai até as ruas arborizadas do IAPI

Paisagens que caracterizam a adoção do modelo de cidade-jardim inglesa na Capital, espaços com rica vegetação, densa arborização em ruas sinuosas e inúmeras praças, são características da Vila do IAPI, próximo roteiro do Viva o Centro a Pé, amanhã, 27. Com saída às 10h do totem do Caminho dos Antiquários, o roteiro apresentará o loteamento concebido originalmente para moradia dos trabalhadores da indústria, construído entre 1946 e 1952. Além do loteamento, serão visitadas casas unifamiliares isoladas, geminadas de pequenos ou extensos blocos de habitação coletiva e grande variedade de edificações. Leia mais...
        SERVIÇOS

Revitalização do Brique será entregue domingo


O Brique da Redenção estará de cara nova a partir do domingo, 28. A iniciativa é resultado de uma parceria da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio, com a Associação do Brique da Redenção e o Walmart Brasil. A feira ganhará novas bancas, camisetas, sacolas ecológicas padronizadas e material de divulgação (site, jornal e cartilha). "A Smic tem buscado parcerias para incentivar os empreendedores e criar condições favoráveis para que eles se desenvolvam", destaca o secretário Valter Nagelstein. Leia mais...

Legislação referente a animais deverá ser unificada

O Grupo de Trabalho constituído para elaborar a consolidação da legislação sobre criação, comércio, exibição, circulação e políticas de proteção de animais em Porto Alegre concluiu, nesta semana, os estudos referentes ao tema. Conforme a chefe de gabinete da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda), Lourdes Sprenger, um Projeto de Lei Complementar deverá unificar a legislação municipal pertinente às políticas públicas para animais, permitindo maior eficiência na aplicação e fiscalização por parte dos órgãos municipais. Leia mais...
        VEJA A PREVISÃO DO TEMPO         VEJA IMAGEM DE SATÉLITE         VEJA PAUTAS PARA AMANHÃ

Editado pela Supervisão de Comunicação Social
E-mail - Telefones (51)3289.3900 / (51)3289.3932 / (51)3289.3926
Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.