sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Portal Geledes

Você está recebendo as atualizações do Portal Geledés.
Portal Geledés

Geledés

Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.

Presidente dos EUA, Barack Obama, anuncia oficialmente decreto para imigração

Like Presidente dos EUA, Barack Obama, anuncia oficialmente decreto para imigração on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Presidente dos EUA, Barack Obama, anuncia oficialmente decreto para imigraçãoO presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou oficialmente na noite desta quinta-feira (20) a adoção de um decreto que favorece até 5 milhões de imigrantes que vivem sem documentos no país, a mais abrangente medida desse tipo já adotada nos EUA. Do: Brasil post “O decreto vai tornar mais justo o sistema de imigração”, […] Leia mais »

Quando um herói nacional é negro: centenário de Abdias do Nascimento e a História que não aprendemos

Like Quando um herói nacional é negro: centenário de Abdias do Nascimento e a História que não aprendemos on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Quando um herói nacional é negro: centenário de Abdias do Nascimento e a História que não aprendemosVocê sabe o que aconteceu com os escravos a partir de 13 de maio de 1888? Ou o seu livro de História pulou esse capítulo do pós-abolição? por Diego Iraheta no BrasilPost A liberdade foi assinada. Mas era só um papel a lei da princesa Isabel. Centenas de milhares de negros foram direto da senzala no campo para […] Leia mais »

No adeus de Jimmy Ruffin, lembramos cinco motivos para amar a Motown

Like No adeus de Jimmy Ruffin, lembramos cinco motivos para amar a Motown on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
No adeus de Jimmy Ruffin, lembramos cinco motivos para amar a MotownDivulgada nesta quinta (20), a morte de Jimmy Ruffin na segunda-feira, aos 78 anos, chegou justamente no Dia da Consciência Negra. O cantor de soul foi uma das peças fundamentais para estabelecer a reputação da Motown. Por Fabiano Alcântara no Virgula  Vindo do Mississippi, Ruffin injetou o blues sulista no caldo azeitado pelo funk  e a aceleração da […] Leia mais »

Designer cria a ‘Barbie normal’, com estrias e espinhas

Like Designer cria a ‘Barbie normal’, com estrias e espinhas on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Designer cria a ‘Barbie normal’, com estrias e espinhasDesde que foi apresentada na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, em 9 de março de 1959, a boneca Barbie tem feito parte da infância das meninas ao redor do mundo. Sua representação de mulher indefectível, contudo, tem sido alvo de críticas nos últimos anos. Por exemplo, o Hospital Central da Universidade de Helsinque, […] Leia mais »

Uma em cada três mulheres é vítima de violência no mundo, mostra OMS

Like Uma em cada três mulheres é vítima de violência no mundo, mostra OMS on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Uma em cada três mulheres é vítima de violência no mundo, mostra OMSUma em cada três mulheres é vítima de abusos físicos em todo o mundo, indica uma série de estudos divulgados hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS). do Agência Brasil Entre 100 milhões e 140 milhões de mulheres são vítimas de mutilação genital e cerca de 70 milhões se casam antes dos 18 anos, frequentemente […] Leia mais »

A camisa do cientista e o estuprador científico

Like A camisa do cientista e o estuprador científico on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
A camisa do cientista e o estuprador científicoO cientista punheteiro e o estuprador científico Por Alex Antunes no Yahoo Uma amiga minha – mulher, ativista e inteligente – posta reclamando do que seriam excessos feministas: a campanha (bem sucedida) para barrar a vinda de Julien Blanc, e a polêmica em torno da “camisa do cientista” – a camisa com estampa de mulheres seminuas […] Leia mais »

Capoeira será reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade

Like Capoeira será reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Capoeira será reconhecida como Patrimônio Cultural da HumanidadeDança, luta e símbolo de resistência, a capoeira será reconhecida comoPatrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Na semana que vem, em Paris, o Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural e Imaterial da Unesco anuncia sua decisão. Foram feitos 46 pedidos de registro pelos Estados-Membros, […] Leia mais »

Governo vai monitorar postagens preconceituosas na internet

Like Governo vai monitorar postagens preconceituosas na internet on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Governo vai monitorar postagens preconceituosas na internetObjetivo é identificar crimes de ódio e incitação à violência em redes sociais   Por: Bruno Lima no R7   O governo vai passar a monitorar e mapear postagens preconceituosas em redes sociais. O objetivo é identificar redes de apologia e promoção de crimes contra os direitos humanos nas redes sociais, páginas na internet e grupos […] Leia mais »

#Precisamos falar sobre aborto

Like #Precisamos falar sobre aborto on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
#Precisamos falar sobre abortoTpm lança campanha pelo debate e descriminalização #Precisamos falar sobre aborto A cada dois dias uma brasileira morre em decorrência de um aborto ilegal. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 1 milhão de mulheres no país se submetem a abortos clandestinos todo ano. Enquanto isso, o silêncio e o tabu cercam o tema. Contra […] Leia mais »

Depois de 12 Anos de Escravidão, Steve McQueen prepara filme sobre Paul Robeson

Like Depois de 12 Anos de Escravidão, Steve McQueen prepara filme sobre Paul Robeson on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Depois de 12 Anos de Escravidão, Steve McQueen prepara filme sobre Paul RobesonDepois de ter levado 12 anos escravo ao cinema, o realizador britânico Steve McQueen confessou durante uma cerimónia em Nova Iorque que o seu próximo filme seria em torno do ator, cantor, escritor e ativista americano dos direitos políticos e civis, Paul Robeson. por  Jorge Pereira no C7nema Filho de um homem que escapou à escravatura, o jovem Paul […] Leia mais »

“Racismo ainda é um crime quase que perfeito”

Like “Racismo ainda é um crime quase que perfeito” on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
“Racismo ainda é um crime quase que perfeito”No Dia da Consciência Negra, movimentos fazem marcha por reformas, desmilitarização da PM e mais inclusão social em São Paulo por Renan Truffi no, Carta Capital O Dia da Consciência Negra ainda é uma data comum em capitais como Curitiba, Campo Grande, Salvador, Fortaleza, Belém. São Paulo, contudo, é uma das 1.046 cidades brasileiras que decretaram […] Leia mais »

Com infância marcada pelo racismo baiana é 1ª Miss Black Power no RJ

Like Com infância marcada pelo racismo baiana é 1ª Miss Black Power no RJ on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Com infância marcada pelo racismo baiana é 1ª Miss Black Power no RJ‘Nunca participei de um desfile’, diz Maria Priscila dos Santos ao G1. Concurso nacional aconteceu no dia 8 de novembro, na capital carioca. Por: Cássia Bandeira e Danutta Rodrigues no,  G1   Maria Priscila dos Santos, 31 anos e mestre em Pedagogia. Este é o nome da baiana que, com seus 1,55 m, foi vencedora […] Leia mais »

10 artistas negros que você precisa conhecer e ouvir

Like 10 artistas negros que você precisa conhecer e ouvir on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
10 artistas negros que você precisa conhecer e ouvirPor Odhara Rodrigues no Virgula O dia 20 de novembro é a data em que se lembra o assassinato de Zumbi dos Palmares, líder quilombolo escolhido como símbolo do movimento negro brasileira à época da redemocratização. É óbvio que o Virgula Música não ia deixar a data passar em branco. Selecionamos pra vocês dez artistas negros que […]Leia mais »

Carta aberta ao Deputado Jean Wyllys

Like Carta aberta ao Deputado Jean Wyllys on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Carta aberta ao Deputado Jean WyllysPrezado Deputado Federal  Jean Wyllys,   Esta carta é motivada pelo seu posicionamento em relação ao seriado Sexo & As Negas, da Rede Globo.   No,  Pretas Candangas    Antes de mais nada, gostaríamos de externar nossa extrema decepção com seu posicionamento de pouca solidariedade ao se referir a “setores do movimento negro” , que […] Leia mais »

Cotas Ampliam Acesso ao Trabalho, Mas Racismo Permanece

Like Cotas Ampliam Acesso ao Trabalho, Mas Racismo Permanece on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Cotas Ampliam Acesso ao Trabalho, Mas Racismo PermaneceA situação é confirmada pela Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), divulgada nesta semana pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Ela mostra que a desigualdade entre negros e não negros diminuiu ao longo da última década, mas que o racismo nesse ambiente persiste Por: Helena Martins Do: Brasil247 Diferenças salariais, maior presença em […] Leia mais »

Conhece os cineastas negros mais legais da história do cinema? Let’s Get It On…

Like Conhece os cineastas negros mais legais da história do cinema? Let’s Get It On… on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Conhece os cineastas negros mais legais da história do cinema? Let’s Get It On…Em meio ao racismo que sempre mostrou sua cara feia no mundo, inclusive no universo artístico, o cinema deu o troco através do trabalho de uma série de cineastas que deixaram sua marca nas telas. por Lufe Steffen no Virgula Neste Dia da Consciência Negra (20/11/14), o Virgula decidiu celebrar estes dez realizadores que mostraram que podiam ser muito […]Leia mais »

Acusado de estuprar aluna na USP é indiciado

Like Acusado de estuprar aluna na USP é indiciado on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Acusado de estuprar aluna na USP é indiciadoA delegada Celi Carlota, da 1ª Delegacia da Mulher (DDM), indiciou, na terça-feira, 18, um homem acusado de estuprar uma estudante da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em 2011. O caso foi denunciado publicamente na Assembleia Legislativa, na semana passada, e motivou novas denúncias e a proibição temporária de festas no […] Leia mais »