Para sair desta lista, clique aqui.
Geledés
Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.
- Zero Hora, vamos falar de racismo?
- Encontrados restos de navio português do séc XVIII que transportava escravos
- Goiania: África e a cultura negra no Brasil serão apresentadas na Semana da Literatura
- “Mulheres ricas e escolarizadas também apanham”, diz promotora
- Laverne Cox, atriz transexual, foi espancada na infância, deu a volta por cima e hoje brilha nas telas
- Revisão do FGTS de 1999 a 2013: Saiba o que é necessário para dar entrada no processo.
- No Brasil, intolerância religiosa nega e tenta inibir cultura mestiça
- O suspeito de matar o médico no Rio era “bucha”? Providenciemos outro
- Em SP, PM que mata jovem negro favelado cumpre uma política de Estado
- Natalie Portman: “Judeus não podem se colocar como únicas vítimas do Holocausto”
- Nzinga, a rainha negra que combateu os traficantes portugueses
- O Boticário sofre boicote e responde com posicionamento firme
- Seminário reúne Promotoras Legais Populares de São Paulo, onde discutiram os desafios e possibilidades para atuações em rede
- Lucas pediu ao PM: “Não precisa me matar, senhor”
- Quem se cala, consente. Quem se cala, consente
|
|
 O que leva um veículo de imprensa a divulgar a opinião preconceituosa e ofensiva de um de seus leitores? Seria liberdade de expressão ou discurso de ódio? por por Djamila Ribeiro no Carta Capital Fiquei extremamente chocada com um comentário publicado na edição deste domingo 31 de maio do jornal Zero Hora, veículo do Rio Grande do Sul. Nele, […] Leia mais »
 O Paquete São José África foi encontrado ao largo da África do Sul. A embarcação, que transportava escravos entre Moçambique e o Brasil, afundou em 1794, matando mais de 200 pessoas. no Observador Há mais de 200 anos, um navio português que transportava mais de 500 escravos, naufragou junto à Cidade do Cabo. Os restos desse […] Leia mais »
 A nossa 8ª Semana da Literatura, que acontecerá de 24 a 29 de junho, trará como tema principal a África e a cultura negra no Brasil. O tema está sendo trabalhado com os alunos a partir de um enfoque positivo, muito além dos estereótipos e exotismos existentes em nossa sociedade, bem como valorizando a diversidade […] Leia mais »
 A promotora Maria Gabriela Prado Manssur usa o Instagram para incentivar denúncias e contesta a ideia que só as mais pobres são agredidas Parte do trabalho da promotora Maria Gabriela Prado Manssur, coordenadora do Núcleo de Combate à Violência contra a Mulher do Ministério Público (MP), em Taboão da Serra, é mirar em um público […] Leia mais »
 A famosa atriz transexual Laverne Cox, que atualmente está brilhando como a Sophia da série Orange is the new black, declarou na última semana ter sido vítima de agressões físicas por motivos homofóbicos durante a infância. por Bernocm92 no ListaGay Segundo Laverne, que chega aos 30 anos esbanjando beleza, simpatia e engajamento na causa LGBT, aos […] Leia mais »
 Muitas tem sido as consultas sobre como dar entrada no processo de revisão dos cálculos do FGTS no período de 1993 a 2013, por tal razão resolvi explicar aqui os procedimentos que devem ser tomados: por Rosane Monjardim, do JusBrasil O FGTS é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. É uma conta aberta […] Leia mais »
 Discriminação e ataques recaem, principalmente, sobre religiões de ancestralidade africana. Doutor em Ciências Sociais discorre sobre pluralidade e os preconceitos movidos a interpretações da fé por Marcela Belchior, no Rede Brasil Atual Formalmente, o Brasil é visto como um país de paz religiosa. Este consenso ideológico, no entanto, é desafiado quando observamos religiões sendo, cotidianamente, […] Leia mais »
 O assassinato brutal do médico Jaime Gold na Lagoa, no Rio, resultou no linchamento previsível dos supostos responsáveis. Imediatamente, a quantidade de juízes apontando o dedo para o primeiro “moleque” — na definição do prefeito Eduardo Paes — foi avassaladora. Por Kiko Nogueira Do Diário do Centro do mundo Colunistas pediram pena de morte. O Globo, […] Leia mais »
 É gritante a diferença entre o tratamento que o governo do Estado de São Paulo da à morte de um jovem branco de classe média e a que dá à morte de um garoto, favelado, negro. No primeiro caso, próprio governador Alckmin foi até o Congresso Nacional. No segundo, silêncio absoluto Quando um jovem negro, […] Leia mais »
 Atriz judia estreia na direção com filme que trata da formação do estado de Israel e se prepara pra viver Jackie Kennedy em novo filme de Pablo Larrain por Elaine Guerini, do IstoÉ Natalie Portman nasceu Natalie Hershlag, em Jerusalém. Deixou Israel com três anos de idade para viver nos Estados Unidos onde começou adolescente uma […] Leia mais »
 No século XVII, o lucrativo comércio de escravos praticado pelos portugueses sofreu um duro revés. A oposição mais forte que enfrentaram veio da rainha Nzinga, uma obstinada líder política e militar que, por quarenta anos, impediu que os portugueses penetrassem no continente africano. Conheça a história dessa mulher africana extraordinária. Por Joelza, do Ensinar História […] Leia mais »
 O Boticário surpreendeu o público ao fazer e divulgar uma campanha de Dia dos Namorados que traz diversos tipos de casais, entre eles um casal de gays e lésbicas. por Rodrigo Borges Na peça publicitaria, diversas mulheres e homens se arrumam para encontrar com seus respectivos amores. Os casais mostram afeto através de um abraço ao som instrumental da música […] Leia mais »
 Realizado no dia 30 de maio, na Assembléia Legislativa de São Paulo, o seminário “Impulsionando Redes de Promotoras Legais Populares” reuniu cerca de 200 Promotoras Legais Populares, de diversos municípios de São Paulo. Do Portal Geledés A partir do tema – Experiências de projetos de Promotoras Legais Populares: desafios e possibilidades para a constituição de redes de PLPs, […] Leia mais »
 O Estado, os governos, os políticos e a polícia, o que esperar deles? Cumprimento das leis constitucionais? Preocupação com o bem comum? Respeito aos direitos humanos? Ou, ao contrário, o incentivo, a conivência e a prática de crimes? Pois continuam, como há 515 anos, fazendo do povo negro e periférico, alvo de sua violência e covardia, bem como registra abaixo […] Leia mais »
 Primeiro, domesticamente, em privado, eles ofenderam e insultaram os pretos nas cozinhas e nas portarias dos prédios. Por Lele Teles via Guest Post para o Portal Geledés Como temos a pele um pouco clara, não nos incomodamos. Encorajados pela nossa omissão, passaram a chamar os negros de macacos em shoppings e estádios de futebol, à vista de todos. […] Leia mais »
|
|
|