Oxum



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Oxum





Escultura de Carybé em madeira no Museu Afro-Brasileiro, em Salvador, representando Oxum


Oloxum
deusa das águas doces


Irmã

Iansã[1]


Cônjuges

Xangô, Oxóssi, Ogum


Filho

Logunedé


instrumentos

adê (coroa), abebé (espelho) de mão, obé (espada), ofá (arco e flecha), seixos do rio e pulseiras[1]


Sincretismo

Nossa Senhora da Conceição, naRegião Sul e no Rio de Janeiro
Nossa Senhora Aparecida, em partes da Região Sudeste eCentro-Oeste
Nossa Senhora dos Prazeres,Nossa Senhora das Candeias eSanta Luzia, na Região Nordeste











Caracterizações de Oxum: no primeiro plano, Oparà; no segundo, Ypondá, no Ile Ase Ijino Ilu Orossi







Espelho de Oxum - Acervo Digital Afro-Brasileiro Flickr


Oxum ou Oloxum (do iorubá),[2] também grafada como Osun, Oshun ou Ochun, na religião yoruba, é um orixá que reina sobre a água doce dos rios, sendo considerada a senhora da beleza, das águas fluviais, do amor, e muito ligada à riqueza, à vaidade, e ao poder feminino. É representada por uma mulher africana cercada de ouro, espelhos, carregando um bebê no colo, representando o seu poder da beleza e de afeto. É cultuada no Candomblé, na Umbanda[3] e em diversas religiões afro-americanas. Oxum é dona do ouro e da nação ijexá. Tem o título de Ìyálòdè entre os orixás.[4]




Índice


1Mitologia
2Influências
2.1Na África
2.2Brasil
2.2.1Candomblé
2.2.1.1Características
2.2.2Umbanda
2.2.3Sincretismo
2.3Cuba
2.4Haiti
3Notas
4Ver também
5Ligações externas
Mitologia[editar | editar código-fonte]


Oxum é filha de Iemanjá e Oxalá. Oxum, Iansã e Obá eram esposas de Xangô.[5] Muitos dizem que Oxum enganou Obá e a induziu a cortar a orelha e colocá-la no amalá de Xangô, criando, com isso, uma grande desavença entre ambas. Mas, pensa-se que Obá apenas cortou sua orelha para provar seu amor a Xangô. Muitos difundiram este mito porque Oxum é a orixá da beleza e da juventude, ao passo que Obá tem mais idade e protege as mulheres dignas, idosas e necessitadas, além de trabalhar com Nanã. Quem afirmar que há uma desavença entre Oxum e Obá e que esta é a menos amada por Xangô está totalmente enganado, porque Obá é aquela mulher que fica ao lado do marido e que mais recebe o amor dele.


Quanto ao fato de algumas qualidades lutarem entre si, não é por causa da "desavença", que nem é verdadeira, e sim porque as qualidades fazem uma representação de conflitos e guerras do tempo em que tais qualidades estavam na Terra. Do mesmo jeito que, se houver uma qualidade de Iansã que, quando viveu na Terra, teve uma guerra com Ogum, quando ambos incorporarem, representarão uma luta entre si, para mostrar que possuíam certa desavença, e um pouco da história do mundo. Vale lembrar que estamos falando dos orixás Obá e Oxum, e não de suas qualidades (caminhos). Os orixás tiveram uma história aqui na Terra, e as qualidades, outra. Então, se Iansã tiver um conflito com Ogum, não podemos dizer que a Iansã (orixá) tem conflito com Ogum (orixá), porque quem tem a desavença são suas qualidades, e não os orixás entre si.
Influências[editar | editar código-fonte]
Na África[editar | editar código-fonte]


O seu nome deriva do Rio Osun, que corre na Iorubalândia, região nigeriana de ijexá e Ijebu. Identificada no jogo do merindilogun pelos odu ejioko e Ôxê, é representada pelo candomblé, material e imaterialmente, por meio do assentamento sagrado denominado igba oxum.


É tida como um único orixá que tomaria o nome de acordo com a cidade por onde corre o rio, ou que seriam dezesseis e o nome se relacionaria a uma profundidade desse rio. As mais velhas ou mais antigas são encontradas nos locais mais profundos (Ibu), enquanto as mais jovens e guerreiras respondem pelos locais mais rasos. Exemplo: Osun Osogbo, Osun Opara ou Apara, Yeye Iponda, Yeye Kare, Yeye Ipetu


Em sua obra "Notas Sobre o Culto aos Orixás e Voduns", Pierre Fatumbi Verger escreve que os tesouros de Oxum são guardados no palácio do rei Ataojá. O templo situa-se em frente e contém uma série de estátuas esculpidas em madeira, representando diversos Orixás: "Osun Osogbo, que tem as orelhas grandes para melhor ouvir os pedidos, e grandes olhos, para tudo ver. Ela carrega uma espada para defender seu povo."







Rio Osun em Osogbo (foto de Alex Mazzeto)


O Festival de Osun é realizado anualmente na cidade de Osogbo, na Nigéria. O Bosque Sagrado de Osun-Osogbo, onde se encontra o Templo de Osun, é patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Culturadesde 2005.
Brasil[editar | editar código-fonte]







Estátua representando Oxum em Ipanema, em Porto Alegre, no Brasil
Candomblé[editar | editar código-fonte]


Oxum é um orixá feminino da nação Ijexá, adotada e cultuada em todas as religiões afro-brasileiras. É o orixá das águas doces dos rios e cachoeiras, da riqueza, do amor, da prosperidade e da beleza. Em Oxum, os fiéis buscam auxílio para a solução de problemas no amor, uma vez que ela é a responsável pelas uniões, e também na vida financeira, a que se deve sua denominação de "Senhora do Ouro", que outrora era do Cobre, por ser o metal mais valioso da época.


Na natureza, o culto a Oxum costuma ser realizado nos rios e nas cachoeiras e, mais raramente, próximo às fontes de águas minerais. Oxum é símbolo da sensibilidade e muitas vezes derrama lágrimas ao incorporar em alguém, característica que se transfere a seus filhos, identificados por chorões.
Candomblé Bantu - a Nkisi Ndandalunda, Senhora da fertilidade e da Lua, muito confundida com Hongolo e Kisimbi, tem semelhanças com Oxum.
Candomblé Ketu - Divindade das águas doces, Oxum é a padroeira da gestação e da fecundidade, recebendo as preces das mulheres que desejam ter filhos e protegendo-as durante a gravidez. Protege, também, as crianças pequenas até que comecem a falar, sendo carinhosamente chamada de "Mamãe" por seus devotos.
Características[editar | editar código-fonte]







Representação de Oxum no Brasil.
Kare - veste azul e dourado, cor do ouro. Usa um abebé e um ofá dourados.
Iyepòndàá ou Ipondá - é a mãe de Logunedé, orixá menino que compartilha dos seus axés. Ambos dançam ao som do ritmo ijexá, toque que recebe o nome de sua região de origem. Usa um abebé (espelho de metal) nas mãos, uma alfange (adaga)[6], por ser guerreira, e um ofá (arco e flecha) dourado, por sua ligação com Oxóssi. É uma das mais jovens.
Yeye Okè Qualidade de Oxum que tem fundamentos com o Orixá Oxóssi, Oxoguiãn, Yemanjá, essa qualidade de Oxum habita nas montanhas, é uma caçadora noturna companheira de Karé,utiliza um ofá e abebe e um Erukere
Iya Ominíbú Qualidade de Oxum que habita nas nascentes dos rios
Iya mérìn Qualidade de Oxum Vaidosa,dizem que é qualidade da Mãe menininha de Gantois,Conta-se que essa Oxum não toma a cabeça de seus filhos na idade madura tem ligação com Ewá
Ajagura Qualidade de Oxum Guerreira nova e agitada,dona dos Ikodidés, tem fundamentos com Xango,carrega um alfange e abebe
Ijímú Qualidade de Oxum de caráter mais velho muito feiticeira,com grande ligação com as Iyamis,muito poderosa tem fundamentos com Nanã, Oyá, Xangó, Omulu
Yeye Ipetu - é uma Oxum de culto muito antigo, no interior da floresta, na nascente dos rios, ligada a Ossaiyn e, principalmente, a Oyá, dada a sua ligação com Egun.
Èwuji
Iyá Bòtò
Iyá Nlá
Oxum Opará ou Apará - qualidade de Oxum, em que usa um abebé e um alfange (adaga) ou espada. Caminha com Oya Onira, com quem muitas vezes é confundida. Diferente das outras Oxuns por ter enredo com muitos orixás, vem acompanhada de Oyá e Ogum.


As sete folhas mais usadas para Oxum são Efirin, Eré tuntún, Macassá, Teté, Ejá Omodé, Wuê mimolé e Ewê boyí funfun.
Umbanda[editar | editar código-fonte]


Ver artigo principal: Oxum na Umbanda


Na Umbanda, o culto a Oxum apresenta poucas diferenças em relação à Religião iorubá e ao Candomblé.[3]
Sincretismo[editar | editar código-fonte]







Oxum







Oxum


Nas religiões afro-brasileiras, é sincretizada com diversas Nossas Senhoras. Na Bahia, ela é tida como Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora dos Prazeres. No Sul do Brasil, é muitas vezes sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, enquanto no Centro-Oeste e Sudeste é associada ora à denominação de Nossa Senhora, ora com Nossa Senhora da Conceição Aparecida.[7] Na Região Nordeste, é sincretizada com Nossa Senhora do Carmo.[8]Em Minas Gerais, é sincretizada com Nossa Senhora das Dores.[9][10] No Norte do Brasil, é sincretizada com Nossa Senhora de Nazaré.[11]
Cuba[editar | editar código-fonte]


Na santería cubana, é chamada Ochún. O sincretismo deste orixá se dá na santería' com Nossa Senhora da Caridade do Cobre, padroeira de Cuba. Ver Oshun

Caminhos de Oshun no Lukumí


Na tradição cubana Lukumí, Oxum tem muitos caminhos ou manifestações. Algumas delas incluem:

Oshun Ibu Ikole—Oxum, o abutre, falcão, águia, predadores. Esta Oxum está associada com bruxas (Ajé), e os seus símbolos são o abutre, o almofariz e o pilão (símbolos de feitiçaria). Em Cuba, seus mitos dizem que esta Oxum salvou o mundo, por voar as orações do mundo a morrer até o Sol (Orun), onde Olodumare vive, no entanto, na África Ocidental este mito é atribuído a Yemoja.

Oshun Ibu Anya—Oxum dos tambores (Drums). Esta Oxum é a padroeira da dança e dos tambores Anya. Ela diz para dançar incessantemente para esquecer seus problemas.

Oshun Ibu Yumu—Esta Oxum é a mais velha Oxum. Ela se senta no fundo do rio, tricotando.

Oshun Ibu D'Oko—Oxum, a esposa de Orixá Oko. Esta Oxum é retratada como um sulco para ser arado e uma vulva gigante, enquanto seu marido Orixá Oko é um fazendeiro e retratado como um falo gigante. Esta é uma das manifestações mais obviamente procriativa de Oxum.

Oshun Ololodi—Oxum, a adivinha. Esta Oxum é a esposa de Orunmila, o orixá da adivinhação Ifa.

Oshun Ibu Akuaro—Oxum, a codorna. As crianças desta manifestação de Oxum são consideradas pessoas muito nervosas.
Haiti[editar | editar código-fonte]


No Haiti, Oxum é a orixá do amor, do dinheiro e da felicidade. Também conhecida como Erzile ou Erzulie, Erzulie Freda no Dahomey.[12]





O Commons possui imagens e outras mídias sobre Oxum
Notas

Ir para:a b CARYBÉ. Mural dos orixás. Salvador. Banco da Bahia Investimentos. 1979. p. 48.
FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 242.
Ir para:a b www.astrocentro.com.br (17 de outubro de 2017). «Oxum na Umbanda». Consultado em 17 de outubro de 2018
A confraria feminina reivindica o poder
Cléo Martins - Obá: "a amazona belicosa"
Alfange (adaga)
«Oxum». Raízes Espirituais. Consultado em 24 de agosto de 2017
«Em uma história de resistência, pernambucanos celebram Oxum no Dia de Nossa Senhora do Carmo». G1
«Nossa Senhora das Dores em Minas Gerais». www.a12.com. Consultado em 31 de agosto de 2017
«Saiba a diferença entre Iemanjá e Nossa Sra dos Navegantes». Terra
Araújo, Patrício Carneiro; Vergolino, Maria Célia P.; Lucena, Francisco Almeida de (15 a 17 de abril de 2015). «As Água de Nazaré: Análise Psico-Antropológica da Simbologia Afro-Religiosa Presente na Festa de Nossa Senhora de Nazará em Belém do Pará». Anais do XIV Simpósio Nacional da ABHR. Consultado em 31 de agosto de 2017 Verifique data em: |data= (ajuda)
Fruits, flowers, honey for Oshun
Ver também[editar | editar código-fonte]
Templo de Osun
Festival de Osun
Oxum na Umbanda
Oxum no Batuque
Oxum no Xambá
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
(es) Santeria.fr :: Todo sobre Oshun
(en) Santeria.fr :: All about Oshun
Rora Yeyé ó fí dé rí omon ! Oxun
Fundação Pierre Verger
Festival de Osun em Osogbo
BBC News, Osogbo, Nigeria





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