terça-feira, 7 de julho de 2009

Opinião Crítica

- um amigo me falou que na véspera do feriado de Corpus Cristi sofreu um assalto na Rua João Teodoro Duarte, para quem é Vacaria a sabe, na rua atrás do Jockey Club, próximo ao Forum. O mesmo vinha de um bar a 01:00 horas da manhã, foi abordado por um fusca bege o qual saiu um mulato de estatura baixa e dois homens fortes, e o agrediram a socos e pontapés. A violência em Vacaria é grande principalmente finais de semana e feriados. Aquela rua é muita escura e não tem policiamento.
- Uma mãe me denunciou que uma escola da Rede Pública cobra R$3,00 por xérox a cada três meses, os alunos tem que levar papel higiênico para escola, porque o Estado não oferece o xérox e o material de higiêne? Coisa do Governo Yeda.
- Aqui em Vacaria/RS além a pobre Biblioteca Pública Municipal ter somentes dois computadores públicos para internet, temos o Telecentro na Rua Júlio de Castilhos que deveria ser para acesso público está somente para cursos. É lamentável a questão do acesso da Internet gratuita em Vacaria/RS é que salva os usuários é a Casa Verde do Deputado Estadual Francisco Appio, um ótimo espaço de fazer novas amizades e um ambiente.
- A atual Administração Municipal de Vacaria está a dever, para o povo. Esta omissão aos problemas, não sei se eles vivem em outra cidade, ou olham a cidade diferente de nós. A infraestrutura da cidade está parada, não vamos nada de novo, os mesmos problemas, as ruas esburacadas, a iluminação púbica de boate, o setor cultural não existe projeto para os artistas de Vacaria que tem seus projetos ás vezes rejeitados e outros problemas. Mas aguardamos está na hora de mudanças até de nomes de secretarios que não disseram porque vieram. Na questão da comunicação observamos que a atual Administraçãosomente procura as grandes mídias de Vacaria/RS principalmente as quatro emissoras de rádio, os três jornais impressos. Nós do Jornal Negritude não recebemos nenhum e-mail ou Boletim Eletrônico, convites para eventos. Ficamos a margem da informação da Administração. Talvez não aceitem às críticas, nós aqui quando devemos elogiar, iremos elogias, mas quando devemos criticar, nós iremos criticar. Tem muitos que pegam o dinheiro do povo passam os quatro anos sem fazer nada e mostrar trabalho, nós pagamos impostos e caros. Queremos uma cidade melhor, apesar que sentimos que Vacaria emperra em alguns setores, em outros está melhorando como a criação do Centro Odontológico.
- Morreu um conhecido em Porto Alegre, um personagem folclórico Luis Alberto da Silva conhecido como Pelezinho do Chok-chok, já esteve na época que morei em Porto Alegre em reuniões do Movimento Negro.
Paulo Furtado
Editor
http://jornalnegritude.blog.terra.com.br
http://paulofurtado.blog.terra.com.br

Conferência Estadual de Segurança Pública

Os segmentos dos trabalhadores em Segurança, da sociedade civil e do Poder Público do Rio Grande do Sul conheceram, no início da tarde deste domingo (5), os princípios e diretrizes que serão levados à Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), de 27 a 30 de agosto, em Brasília.

A definição do pensamento macro dos participantes do evento estadual ocorreu no Salão de Atos da PUCRS, em Porto Alegre, onde foram escolhidos os sete princípios e 21 diretrizes que nortearam os trabalhos da Conferência Estadual, iniciada na última sexta-feira (3).

Os mais de 700 participantes dos cerca de 1.100 inscritos elegeram também 37 representantes dos trabalhadores em Segurança e 36 da sociedade civil. Já os representantes do Poder Público serão escolhidos de acordo com critérios exclusivos do Ministério da Justiça.

O secretário Edson Goularte elogiou a participação dos gaúchos, afirmando que o Estado sempre esteve na vanguarda das discussões em diferentes áreas, em especial na Segurança. Ressaltou que o governo do Estado, por meio do Programa Estruturante Cidadão Seguro (www.estruturantes.rs.gov.br), busca a qualificação do segmento com seis projetos que estão recebendo mais de R$ 462 milhões em investimentos.

"A governadora Yeda Crusius, desde o Plano de Governo, havia elegido segurança como prioridade. Acreditamos e referendamos isso, pois nossas polícias são as melhores do país e com resultados administrativos e operacionais de excelência", frisou Goularte.

Ao todo, sete eixos temáticos estiveram no centro das discussões: Gestão democrática: controle social e externo, integração e Federalismo; Financiamento e gestão da política pública de segurança; Valorização profissional e otimização das condições de trabalho; Repressão qualificada da criminalidade; Prevenção social do crime e das violências e construção da cultura da paz; Diretrizes para o sistema penitenciário; e Diretrizes para o sistema de prevenção, atendimentos emergenciais e acidentes.

Fonte: Site do Estado

Racismo no Futebol

Racismo em times de futebol cada vez mais solidificado. ..

http://www.youtube. com/watch? v=lDO2JMHjCHY

============ ========= =
HEITOR CARLOS
============ ========= =

Rádio Cmunitária de Pinhal da Serra

A Rádio Comunitária de Pinhal da Serra está no ar, na frequencia modulada de 104.9 oficialmente desde sábado (04/07). Com palestra do deputado Francisco Appio, resgatando a história do rádio desde 1844, autoridades e convidados reuniram-se na Câmara de Vereadores, no mesmo local, onde ao fim da tarde foi apresentado o concurso de slogans, vencido pelo estudante Mateus da Serra dos Gregórios.



No salão da comunidade, o show de Cassiano Paim e seu grupo, animou o churrasco de confraternização. Cassiano, um dos finalistas do Fama da Globo, esteve acompanhado por Edinho (baixo), Tiago (violão) e Felipe Teixeira (gaita). O famoso cantor prestou homenagem à comunidade de Pinhal da Serra, neta de Vacaria. A noite ainda contou com o baile, animado por uma Banda, especialmente contratada.



A Sociedade Educativa e Cultural, mantenedora da Rádio Comunidade de Pinhal da Serra, é dirigida por Tiago da Costa, filho do saudoso prefeito e emancipador do município, Antonio Giordano da Costa, falecido há um ano, em acidente rodoviário na RS456.



Clique aqui para acessar a pesquisa de Francisco Appio, sobre o rádio





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Preso Assaltantes

Polícia Civil prende dupla de assaltantes a motoristas de táxi
06/07/2009 10:34


Agentes policiais da 13ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre prenderam, nessa sexta-feira (03/07), um casal que praticava roubos a motoristas de táxi na capital. O homem, de 31 anos, e a mulher, de 22, com prisão temporária decretada pela 1ª Vara Criminal do Foro Regional da Tristeza, respondem a, pelo menos, dez inquéritos pelo crime de roubo, sendo já reconhecidos por algumas vítimas.

O homem foi encaminhado ao Presídio Central e a mulher à Penitenciária Feminina Madre Pelletier. A polícia irá solicitar a prisão preventiva do casal.

Fonte: Ascom/ PC

Conferência Estadual

Conferência Estadual da Segurança elege representantes do setor e da sociedade civil
06/07/2009 10:51


A Conferência Estadual da Segurança Pública encerrou-se neste domingo (05), em Porto Alegre. Após três dias de debates, foram definidos pelos participantes sete princípios e 21 diretrizes, a serem encaminhadas para a Conferência Nacional, que acontece de 27 a 30 de agosto próximo em Brasília/DF.

A Conferência gaúcha também escolheu os 37 representantes do segmento e os 36 da Sociedade Civil. Os representantes do Poder Público serão escolhidos obedecendo critérios do Ministério da Justiça.

No link abaixo conheça os eleitos do segmento da Segurança, distribuídos por classificação, número de votos e instituição.

Traficante Preso

Polícia Civil prende traficante em Cachoeirinha
06/07/2009 12:40


Agentes policiais da 1ª Delegacia de Polícia de Cachoeirinha prenderam, nessa sexta-feira (03/07), um homem suspeito de traficar drogas naquela cidade. O indivíduo, de 28 anos, foi detido em uma pensão na Rua Modesto Lima, Vila Regina. Junto com ele foram encontradas 12 pedras de crack já prontas para venda.

Segundo o delegado, Augusto Cavalheiro, titular da 1ª DP de Cachoeirinha, o suspeito já possuía condenação por tráfico de drogas, e estava em liberdade desde o dia 28 de abril deste ano. O indivíduo foi autuado em flagrante e encaminhado ao Presídio Central.

Fonte: Ascom/ PC

Nota de Esclarecimento do Governo do Estado

Nota de Esclarecimento do Governo do Estado
06/07/2009 14:40



Em face das informações publicadas no jornal Zero Hora, de 06 de julho corrente, o Governo do Estado, em respeito à democracia e à população do Rio Grande do Sul esclarece que:

1º. Não há nada de novo na divulgação do referido jornal.

2º. Todas as supostas denúncias são fatos já mencionados no passado, sem qualquer comprovação, com o claro objetivo de criar dúvida e estabelecer desconfiança na relação do Governo com a Sociedade;

3º. A eleição terminou. Todas as contas da campanha eleitoral foram julgadas, auditadas pelos órgãos competentes e aprovadas, o que permitiu a diplomação da Governadora. As mesmas estão à disposição no Portal do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul.

4º. Em relação à compra da casa, o fato já foi investigado pelo Ministério Público Estadual, que determinou o arquivamento da investigação dado a legalidade comprovada pela análise da farta documentação disponibilizada pela Governadora.

5º. O Governo continua empenhado em manter a governabilidade do Estado e garantir o cumprimento de suas responsabilidades na gestão dos serviços públicos.

6ª. Celebrando o pleno Estado de Direito vigente no País, o Governo do Estado aguarda com serenidade o desenvolvimento das investigações, confiando que a Justiça seja feita e respeitando todos os princípios democráticos reafirma sua obrigação de responsabilizar os que na ânsia de atacar e agredir, afrontam a verdade e violentam a imagem de pessoas e instituições.

Fonte: Site do Estado

Agrotóxicos em Alimentos

Especialistas discutem presença de agrotóxicos em alimentos

Estimativas de agrotóxicos que ingressam no Estado e sistemas alternativos para reduzir seus impactos, resíduos de agrotóxicos no vinho, estudo comparativo quanto ao uso de agrotóxicos nas principais culturas da metade sul do RS, agrotóxicos e sistemas produtivos agrícolas. Tais assuntos são alguns dos destaques do VI Workshop de Analistas de Resíduos de Agrotóxicos do Estado do RS, que será realizado em Bento Gonçalves nos dias 13 e 14 de julho.



O evento é uma promoção da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde-Fepps, vinculada à Secretaria Estadual da Saúde, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Uva e Vinho- e do Grupo Técnico de Analistas de Resíduos de Agrotóxicos-Gtara. Veja mais detalhes acessando o site http://www.gtara.com.br/VIworkshop

Realizado anualmente, o encontro é multidisciplinar e congrega profissionais, pesquisadores e estudantes de diversas áreas ligados à química analítica, reunindo pessoas oriundas de instituições universitárias e governamentais e empresas públicas e privadas. O evento visa fomentar, estudar, discutir, direcionar soluções e trazer ao debate aspectos do uso, destino e presença dos resíduos de agrotóxicos nos diversos compartimentos ambientais: ar, solo, água e consequentemente, nos alimentos.



Também apóiam o evento entidades como o Departamento Municipal de Águas e Esgotos de Porto Alegre-Dmae, lnstituto Geral de Perícias do Estado, Fundação Estadual de Proteção Ambiental-Fepam, Centro Universitário La Salle e Conselho Regional de Química.

O workshop participa ativamente do bem estar da sociedade, promovendo ações que levam à melhoria da qualidade dos meios que afetam a vida de toda a população, de modo a zelar pela saúde, particularmente, daquela parcela mais carente, dependente da utilização dos meios públicos de abastecimento de água e do fornecimento de alimentos. É através da prestação do serviço público de qualidade, baseado em conhecimento pessoal qualificado e com tecnologia, que os governos podem preservar e garantir a cidadania e a dignidade da população.


Grupo Técnico de Analistas de Resíduos de Agrotóxicos-Gtara
O Gtara, criado em 2006, é um grupo civil, sem fim lucrativo e econômico, que reúne pessoas físicas e jurídicas, visando o fortalecimento do desenvolvimento científico e da instrumentação na área de agrotóxicos nos diversos meios.

Sendo, portanto, um grupo técnico científico sem conflitos de interesse e que internalizou a missão de organizar estes Workshops estimulando o intercâmbio de especialistas e pesquisadores de diversos estados e do exterior, como tem ocorrido desde a primeira edição.

A visão do GTARA é ser um grupo independente e representativo nos diversos setores afins, orientado os interesses comuns para o saber cientifico e tecnológico com credibilidade perante a sociedade.




Elton Augusto dos Santos
Assessor de Comunicação
Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde-FEPPS




Fones: 51.8106.5674/3288.4074 http://www.fepps.rs.gov.br/

Fim da Novela



Superada a demanda judicial da Técnica Viária, que interpôs recurso contra a Comissão de Licitação, pois apresentou proposta com o melhor preço, mas errou (?) no preenchimento do plano de trabalho, o Estado assinará contrato com a empreiteira Toniollo Busnello, para a execução da parte final da terraplanagem do Aeroporto Regional de Cargas de Vacaria.



Quem deu a notícia foi Daniel Andrade - Secretário da Infraestrutura - através do jornal Zero Hora, na edição de sábado 04/07/09 (abaixo).







Inicialmente o Estado investirá pouco mais de 2 milhões de reais, neste ano, como contra-partida aos quase 5 milhões do Programa PROFAA,recursos oriundos das taxas cobradas das passagens aéreas, para construção e reforma de aeroportos, pela União.



A próxima etapa será a da pavimentação da pista e da área de taxiamento das aeronaves.



Na semana passada (01/07) o Secretário Daniel Andrade, em entrevista ao Jornal do Comércio, informou que pelo menos 16 milhões, serão investidos no Aeroporto de Vacaria, neste governo.









Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Fundação Lauro Campos




Fundação Lauro Campos - Socialismo e Liberdade
Para inserir ou remover o seu e-mail: www.socialismo.org.br/portal/informativo


Violenta repressão do exército hondurenho deixa mortos e feridos
ABN, Prensa Latina, Resistência hondurenha
Pelo menos dois mortos e vários feridos causou hoje (domingo, 5) a repressão do regime de fato hondurenho contra dezenas de milhares de pessoas que rodeiam o aeroporto de Toncontín para esperar o seu presidente constitucional, Manuel Zelaya.
Os militares lançaram bombas de gás lacrimogêneo e dispararam suas armas contra a multidão concentrada nos arredores da cerca da pista onde Zelaya está a ponto de aterrizar.

O pelotão de onde proviam os disparos se retirou instantes depois de lançar o ataque.
Entre os mortos figuram um menor de idade e um jovem, segundo as primeiras informações.

Testemunas asseguram que um dos mortos foi baleado na cabeça por franco-atiradores.

As tropas golpistas dispararam também contra os jornalistas que cobriam o acontecimento e cortaram a transmissão de vários meios.

http://porhonduraslibre.blogspot.com/

Leia mais...

Os 15 anos do Real
Paulo Passarinho
No último primeiro de julho, completou-se quinze anos do lançamento do Plano Real. Muito mais do que a entrada em circulação de uma nova moeda, o Real representou o coroamento de um processo que havia tido início, ainda de forma tímida, durante a gestão de Maílson da Nóbrega no ministério da Fazenda, no governo de José Sarney, com as primeiras medidas voltadas para a facilitação da abertura financeira do país.

Leia mais...

Desavergonhados do Brasil, uni-vos
Ricardo Crô
Os sucessivos escândalos envolvendo o Congresso Nacional dão mostras inequívocas do que não se deve fazer para se alcançar a famigerada governabilidade. Não bastasse o Governo Central, sistematicamente, legislar através da utilização abusada de Medidas Provisórias, agora, a pretexto de não se magoar a espevitada noiva peemedebista, que ameaça pular a cerca, o Planalto, para manter Sarney à frente do Senado, enquadra petistas e "base aliada" de forma descarada.

Leia mais...

Saúde pública versus Eduardo Campos
Edilson Silva
A resposta do governo Eduardo Campos às justas e inadiáveis reivindicações dos servidores da saúde em greve foi de uma irresponsabilidade digna de quem não tem nenhum interesse em combater o caos em que se encontra a saúde pública em nosso estado. Eduardo Campos mandou cortar os salários e os vales-transporte de todos os servidores da área. Uma provocação em forma de truculência, um desrespeito ao direito de greve dos trabalhadores e aos setores organizados da sociedade que tentam participar da vida política do país através de sua auto-organização.
Leia mais...

Militantes abandonam Partido Socialista chileno e apóiam Arrate
Prensa Latina
Uns 300 militantes do Partido Socialista (PS), incluídos vários membros de seu Comitê Central, abandonaram hoje essa coletividade e comprometeram seu apoio ao candidato presidencial Jorge Arrate, de Juntos Podemos Mais. Numa declaração, reafirmaram seu apoio à "construção de uma grande força socialista allendista para conformar um frente amplo da esquerda e do progressismo como alternativa de futuro".

Leia mais...


Por favor, não responda a esta mensagem.
Para entrar em contato, acesse:
www.socialismo.org.br

Michael Jackson




Fãs e amigos se reúnem no funeral do rei do pop


O corpo de Michael Jackson já está no estádio Staples Center, em Los Angeles. A cerimônia começou com mensagens de apoio à família de Michael, como a de Diana Ross.



Cantores da pop music homenageiam o astro cantando. Mariah Carey e Trey Lorenz fizeram um dueto em "I'll be there".

Acompanhe ao vivo a despedida de Michael Jackson:

Princesa Isabel


Os Conselheiros Decano e Vice-Decano do Instituto D. Isabel I,
Prof. Otto de Alencar de Sá Pereira e Prof. Francisco Camões de Menezes,

ainda muito consternados com o desaparecimento de S.A.I.R. o Príncipe D. Pedro Luiz em 31.05.2009,

informam que seu corpo foi identificado pelas autoridades policiais e médico-legais de Pernambuco na semana passada e que

o sepultamento ocorreu ontem, 06.07.2009, na intimidade familiar,

no Cemitério da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, em Vassouras.



O querido D. Pedro Luiz jaz agora junto de seu Avô, D. Pedro Henrique (1909-1981), neto e sucessor da Redentora.



A Família Imperial está profundamente sensibilizada com as demonstrações de estima e afeto surgidas do Brasil e do mundo, neste ocaso trágico.



As condolências enviadas através do sítio de homenagens a D. Pedro Luiz (www.idisabel.org.br/pedroluiz) serão respondidas brevemente.



Deus console a todas as famílias enlutadas pelo acidente do voo AF-447.


***

Roda Viva

Xinran Xue

Jornalista e escritora



Na próxima quarta-feira, dia 8 de julho, o Roda Viva irá gravar um programa com a jornalista chinesa Xinran Xue.



Ela nasceu em Pequim e trabalhou na China até ficar impossibilitada de publicar seus textos no país, quando mudou-se para Londres, na Inglaterra.



Para enviar a sua perguntar, favor visitar o site do programa: www.tvcultura.com.br/rodaviva



Para cancelar o recebimento dos emails do Roda Viva , por favor, acesse:

Goulart recebe comandante

Goularte recebe comandante do 5º COMAR
06/07/2009 16:31


O secretário da Segurança Pública, Edson de Oliveira Goularte, recebeu no gabinete, na tarde desta segunda-feira (06) o major Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, comandante do 5º Comando Aéreo Regional. Acompanhado do coronel-aviador Almir de Oliveira Filho, chefe interino do Estado Maior e do coronel Uirassú Litwinski Gonçalves, assessor especial do 5º COMAR, o brigadeiro Rossato debateu questões ligadas à Segurança Pública, na presença dos titulares dos órgãos vinculados à SSP, o coronel João Carlos Trindade Lopes, comandante-geral da Brigada Militar; o delegado João Paulo Martins, chefe da Polícia Civil e o perito-criminalista Áureo Luiz Figueiredo Martins. Representando a Superintendência dos Serviços Penitenciários – SUSEPE – esteve presente o coronel Alfonso José Cruz Auler, assessor do gabinete.

Após reunião que durou cerca de uma hora, o secretário Goularte acompanhou a comitiva da Aeronáutica até as instalações do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública –CIOSP, no 7º andar do prédio da SSP, onde os visitantes conheceram a principal unidade de operações de Segurança Pública do RS.

Boletim do Piratini



Nº 4 de Segunda-feira, 06 de Julho de 2009 - Porto Alegre - RS - BrasilBoletimEnviar para um amigoReceber por e-mailEdições AnterioresFale Conosco Cultura
Estado recebe exposição inédita Arte na França 1860 - 1960: O Realismo
Estarão expostos no Margs trabalhos de Courbet, Monet, Van Gogh, Degas, Renoir, Cézanne, Balthus, Millet, Dérain, Miró, Dalí e Manet. Mostra comemora Ano da França no Brasil e é marco na história do Museu. Segurança
Gaúchos definem propostas para Conferência Nacional de Segurança Pública
Representantes de trabalhadores na Segurança, do Poder Público e da sociedade civil elegeram sete princípios e 21 diretrizes para serem apresentados em Brasília. Agronegócio
Rio Grande do Sul vai prorrogar benefícios a insumos e máquinas
Decisão tomada pelo Confaz favorece também o setor de carnes, com redução da carga tributária. Educação
Vestibular da Uergs terá três novos cursos
Seguem abertas até o dia 12 de julho as inscrições para o vestibular de inverno da Universidade Estadual (Uergs). Nesta edição foi lançado o curso de Administração, com ênfase em Gestão Pública.
BoletimEnviar para um amigoReceber por e-mailEdições AnterioresFale ConoscoCaso não queira mais receber Notícias do Piratini do Rgs. Clique aqui

Literatura


CONVITE PARA O LANÇAMENTO DO LIVRO:



“Para Entender os Sindicatos no Brasil:

Uma Visão Classista”



Convidamos você a participar da atividade de lançamento de “Para Entender os Sindicatos no Brasil: Uma Visão Classista”, que acontecerá na Sede do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - APEOESP - Praça da República, 282, no dia 15 de julho de 2009 (quarta-feira), a partir das 19 horas.



Muitos de nós dedicaram as suas vidas para a mobilização e a organização sindical e política dos trabalhadores. Nesse período pós-ditadura militar, construímos um novo quadro político no Brasil. Tivemos importantes vitórias, mas as decepções, também, não foram pequenas. Temos, agora, que retomar o avanço das lutas. Só que, dessa vez, precisamos aproveitar a experiência acumulada.



Nada melhor, portanto, do que começarmos esse esforço pela informação da sociedade e pela formação mais consistente de militantes sindicais e políticos. Por isso, o Waldemar Rossi, o William Jorge Gerab e a Editora Expressão Popular laçam essa contribuição para reascendermos o debate sobre o que são os sindicatos, qual o papel, como devem atuar e se organizar.



VOCÊ, QUE ACREDITA NA POSSIBILIDADE OU GOSTARIA DA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR, MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO,



VOCÊ NÃO PODE FALTAR NO



• DIA 15 DE JULHO/09, QUARTA-FEIRA,

ÀS 19 horas,



• NA APEOESP, PRAÇA DA REPÚBLICA, 282.




-----Anexo incorporado-----


_______________________________________________
Cartaoberro mailing list
Cartaoberro@serverlinux.revistaoberro.com.br
http://serverlinux.revistaoberro.com.br/mailman/listinfo/cartaoberro

Página Rural


21:03 » DF: José Alencar nomeia servidor como novo presidente da Embrapa
19:12 » MS: Embrapa Gado de Corte sedia três eventos durante esta semana
18:54 » RS: VI Seminário de Pecuária de Corte debate campo nativo no 1º dia de evento
18:46 » RS: reunião discute Projeto de Desenvolvimento da Fruticultura para a Metade Norte do Estado
18:29 » SC: Estado indeniza produtores da região de Itajaí e Blumenau
18:22 » MG: coordenador do Colégio de Jurados participa de exposição em Montes Claros
18:18 » TO: Seagro e Embrapa realizam primeira avaliação de projeto da cana-de-açúcar
18:16 » DF: Seag quer inclusão de municípios em zoneamento cafeeiro
18:14 » GO: Estado terá variedade de soja resistente à ferrugem asiática
17:59 » SP: SAA divulga Programa Pró-Trator na Expovap em Pindamonhangaba
17:53 » Guatemala: inscrições para a Conferência Mundial do Café de 2010 estão abertas
17:38 » DF: Defesa Civil alerta para baixa umidade do ar em cinco Estados e no Distrito Federal
17:34 » GO: demanda por alimento e energia fará agronegócio reagir, diz Meirelles
17:26 » MG: presidente da ABCZ recebe homenagem em Belo Horizonte
17:25 » PR: C.Vale orienta jovens sobre cooperativismo
17:20 » MT: FMC realizou encontro técnico sobre cultura de algodão adensado
17:17 » BA: Seagri concentra esforços para o desenvolvimento da apicultura
17:12 » PR: agricultores familiares da região de Foz do Iguaçu entram no mercado turístico europeu
17:08 » RS: oficinas, vídeos e músicas animam Encontro Regional de Mulheres
17:06 » RS: presidente Nascimento palestra em seminário sobre turismo, em Capão da Canoa
17:02 » DF: chuva forte em sete Estados, alerta Defesa Civil
17:01 » PR: Cooperativa Lar firma parceria com europeus para venda de crédito de carbono
16:52 » RS: veterinário da Fepagro participa de exercício de campo em emergência sanitária
16:42 » Costa Rica: IICA realiza reunião anual do comitê executivo na próxima semana
16:33 » ES: CNPq aprova projeto do Incaper para realização do IV Simpósio do Papaya Brasileiro
16:26 » MA: Sagrima apresenta projetos para crianças e tratadores de animais na 41ª Expoimp
16:23 » SP: néo-zelandeses querem investir e visitam Embrapa em São Carlos
16:21 » DF: Mapa apresenta exigências sanitárias e fitossanitárias no comércio internacional
16:21 » Moçambique: Abef participa de agendas empresariais na África
16:14 » SP: Ceagesp abre no feriado do dia 9 de julho
16:13 » RS: especialistas discutem presença de agrotóxicos em alimentos
16:05 » SP: cultivo e utilização da alfafa em sistemas de produção animal é tema de curso em São Carlos
15:59 » SP: Embrapa Pecuária Sudeste promove a XX Semana do Estudante
15:55 » Jamaica: delegados ministeriais da agricultura debatem melhorias para o setor
15:54 » DF: audiência pública no Senado debate extensão rural
15:53 » PI: 3ª Conferência de Aquicultura e Pesca começa amanhã
15:48 » PR: Estado vai incentivar agricultura orgânica nos municípios
15:47 » MT: Indea abre inscrições para treinamento em Programas Oficiais de Sanidade Animal
15:45 » MT: JBS - Friboi irá ampliar investimentos no Estado
15:38 » EUA: confira o fechamento do mercado futuro do algodão hoje na Bolsa de Nova York
15:36 » EUA: confira fechamento do mercado futuro do trigo nas bolsas de Chicago e Kansas
15:34 » EUA: confira o fechamento do mercado futuro da soja na Bolsa de Chicago
15:27 » Moçambique: Embrapa discute projetos desenvolvidos na África
15:24 » DF: safra será atualizada amanhã, informa a Conab
15:20 » ES: curso de jardinagem impulsiona agroturismo em Venda Nova
14:49 » SP: preços agropecuários encerram mês de junho com alta de O,56%
14:34 » RS: inaugurada Casa do Arrozeiro em Capivari do Sul
14:23 » MT: oficinas do Senar são destaque na 45ª Expoagro
14:17 » PI: aumento no seguro safra beneficia agricultores
14:15 » PB: Estado capacita técnicos para operar Garantia Safra
14:12 » MA: segunda noite da Expoimp atrai milhares de pessoas
14:05 » ES: Estado é sede de reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária
14:00 » MG: Certifica Minas garante melhor preço de mercado para café
13:57 » GO: Conselho da Agricultura Familiar tem reunião na 5ª feira
13:55 » PR: Feira Sabores do Paraná completa 10 anos de edição em Curitiba
13:48 » DF: Câmara Setorial discute abate de caprinos e ovinos
13:47 » SP: vendas de máquinas agrícolas sobem 5,6% em junho
13:46 » DF: Inmet prevê baixa umidade do ar em cinco estados
13:45 » DF: Câmara de Açúcar e do Álcool analisa legislação do setor sucroenergético
13:40 » Inglaterra: safra global de café deve atingir 128,8 milhões de sacas
13:38 » SP: Exposição Mangalarga de Araçatuba acontece neste fim de semana
13:36 » AM: Insa finaliza preparativos para participar da SBPC 2009
13:32 » AL: Shell reforça importância da lubrificação em evento sucroalcooleiro
12:40 » DF: governo federal relança contratos de opção de venda para café da safra 2009
12:30 » RS: ABHB e APEX-Brasil lançarão na Expointer projeto de promoção à exportação de genética Hereford e Braford
12:26 » PR: produtor de seringueira da região da Cocamar fatura de R$ 6,4 a R$ 10 mil por alqueire/ano
12:23 » PR: Dia de Campo de Inverno da Cocamar reuniu mil produtores
11:56 » DF: diplomatas conhecem setores estratégicos para exportação
11:44 » AL: produtores de cana-de-açúcar do Nordeste recebem soluções da Basf para sanidade das lavouras
11:27 » DF: Stephanes participa de abertura do do Programa de Imersão no Agronegócio
11:03 » DF: confira agenda do ministro da Agricultura
10:55 » SP: Pariquera-Açu sedia o IV Seminário de Pscicultura do Vale do Ribeira
10:53 » RS: gaúchos ganham o Centro de Formação Profissional Cooperativista em Porto Alegre
10:44 » SP: Jundiaí recebe o I Encontro sobre Amostragem de Solos
10:37 » SP: Instituto Agronômico de Campinas promove curso de atualização em café
10:14 » MG: Faemg entrega Medalha do Mérito Rural
10:10 » MG: indústria vai pagar mais pelo café das propriedades do Certifica Minas
09:59 » RS: Embrapa Clima Temperado discute o cultivo de girassol
08:46 » DF: confira agenda da Comissão da Agricultura na Câmara dos Deputados
08:40 » PR: pesquisas ajudam soja a cair no gosto do consumidor, diz especialista
08:37 » PR: Estados produtores de soja adotam vazio sanitário para evitar ferrugem asiática
08:34 » PR: Embrapa lançará variedade resistente à ferrugem asiática da soja na próxima safra

Ver todas notícias







INDICADORESFUTURO
Índice Venc. Valor %
Açúcar Jul 19,28 -1,33
Álcool . . .
Algodão . . .
Bezerro . . .
Boi Gordo Jul 83,52 +1,08
Café Jul 128,65 -0,27
Etanol . . .
Milho . . .
Soja Ago 27,90 -1,24

Índices: 06/07 - Fonte: BM&F
Para saber mais clique aqui

FÍSICO
Índice Praça Valor %
Açucar SP 41,34 +0,24
Algodão SP 117,92 -0,06
Arroz RS 27,59 -0,14
Bezerro MS 640,97 -2,07
Boi Gordo SP 80,51 +0,32
Café SP 247,20 +0,64
Etanol PR . .
Milho Camp. 21,37 -0,42
Soja PR 50,51 -0,55

Índices: 06/07 - Fonte: CEPEA
Para saber mais clique aqui
ARTIGOSCertificação da armazenagem no Brasil

Pela sua relevância no contexto do agronegócio, a gestão do sistema de armazenagem tem que buscar a uniformização de procedimentos, que devem ser avaliados constantemente, em busca da permanente modernização técnica e operacional. Além disso, as suas atividades devem ser transparentes e regulamentadas, de forma que todo esse esforço se traduza no fortalecimento de sua credibilidade e no atendimento dos interesses coletivos.

Leia mais MULTIMÍDIA




RS: Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado


O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, participa da inauguração do Centro de Formação Profissional Cooperativista do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, em Porto Alegre, no sábado (04), o Dia Internacional do Cooperativismo.


Ouvir áudio

Apreensão de drogas na capital

Polícia Civil apreende 15 quilos de cocaína na Capital
06/07/2009 22:06


A Polícia Civil, por meio da 4ª Delegacia (4ª DIN) do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), apreendeu, nesta segunda-feira (06), 15kg de cocaína. O material foi encontrado no pátio de uma casa em construção, na zona leste da Capital.

De acordo com o delegado Daniel Ordahi, titular da 4ª DIN, cinco coletes à prova de balas e uma caixa de ferro (onde estava a droga), também foram apreendidos no local, que era investigado havia 40 dias. A cocaína, confome Ordahi, foi enterrada no jardim, dentro de uma caixa de ferro, próximo de uma árvore.

Segundo o diretor do Denarc, delegado João Bancolini, os traficantes estão utilizando este modus operandi para tentar driblar a polícia, escondendo a droga em um local e, estando em outro, evitam assim o flagrante por tráfico de drogas e a perda total do entorpecente. A apreensão da cocaína integra as ações da Operação Falcão, que vem sendo desenvolvida pelo Denarc.

Fonte: Ascom PC

FGTS dos Funcionários da Prefeitura de Vacaria RS


Presidente do Simva esteve reunido com os Vereadores
Foto: Marcos Duarte
Nesta segunda-feira (06) o Presidente do Sindicato dos Municipários de Vacaria Dinaldo Ribeiro realizou visita ao Poder Legislativo. O objetivo da visita foi prestar informações e esclarecimento sobre o FGTS.

Hoje dois processos estão em andamento, sendo um tramitando na Vara Federal e outro junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 4º Região. Segundo Dinaldo o município através de seus representantes legais esteve reunido com membros da Caixa Econômica Federal, sendo que a mesma pediu um prazo de 60 dias para tomar um posicionamento oficial.

Segundo o Presidente do Sindicato dos Municipários neste prazo poderemos ter noticias boas( através de liberação judicial o pagamento do FGTS), caso contrario o prazo para a analise poderá ser prolongado a pedido da CEF ou do poder Judiciário.

Data: 06/07/2009
Fonte: Câmara de Vereadores

Prefeitura vai cobrar investimentos da Corsan em Vacaria RS

Prefeitura vai cobrar mais investimentos para a renovação do contrato com a Corsan

Além de investir em esgoto a empresa deverá apresentar a proposta de uma tarifa mais acessível para as famílias de baixo poder aquisitivo.

A Prefeitura de Vacaria está elaborando uma série de exigências para a renovação do contrato com a Corsan. De acordo com o Prefeito, Elói Poltronieri, além de investir em esgoto a empresa deverá apresentar a proposta de uma tarifa mais acessível para as famílias de baixo poder aquisitivo. Também serão cobradas as criações de estações de tratamento em pontos como os bairros Monte Claro e Chácara das Palmeiras.
Em entrevista à Rádio Fátima, o gerente da companhia, Alberto Paganella explicou que a Corsan está disposta a fazer novos investimentos na cidade, principalmente na área de esgoto.
Ainda segundo o Prefeito, também será utilizado como modelo para a renovação em Vacaria o contrato assinado recentemente entre Corsan e o município de Santa Rosa.

Rádio Fátima AM (Jornalismo), 07/07/2009, 08h31

Glória enfrenta Cerâmica

Glória joga em casa contra o Cerâmica
Federação Gaúcha de Futebol divulgou a tabela completa da fase semifinal da Segundona

Diferentemente do que ocorreu nas fases anteriores e do que publicamos no sábado, o Glória vai iniciar a semifinal jogando em casa diante do Cerâmica de Gravataí. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Federação Gaúcha de Futebol que também divulgou a tabela completa nesta segunda-feira.
O Leão da Serra fará na sequencia duas partidas fora de casa: no domingo em Três Passos e na quarta-feira da próxima semana diante do Porto Alegre. A última partida,no entanto, será disputada em Vacaria no dia 26 de Julho contra o Três Passos Atlético Clube.

Nesta segunda-feira,06/07, o técnico Bagé começou a definir a equipe para o confronto de quinta-feira, às 19h30min, no estádio Altos da Glória. A dúvida nesse início de semana é na zaga. Vagson sente uma lesão e só terá a presença no jogo garantida após uma avaliação do departamento médico na quarta. Nas demais posições o treinador não deverá promover alterações em relação a equipe que vinha jogando.
A direção espera que a partir de agora o número de torcedores no estádio seja maior do que vem sendo verificado nas últimas partidas.
Veja os jogos do Leão da Serra em www.redesul.am.br/gloria


Rádio Fátima AM (Jornalismo), 06/07/2009, 16h32

Bom dia


Poa, 07/07/09

Desejo que tenhas uma boa terça-feira.

Beijos.

Deise Nunes.

Prevenção a Gripe Suina

Tamanho do texto: A- A+Criado centro de prevenção à nova gripe

Vacaria registrou dois casos suspeitos que foram monitorados e descartados

A partir desta segunda-feira, Vacaria passa a contar com um Centro de Referência à prevenção da gripe suína. O trabalho será desenvolvido com pacientes suspeitos de ter contraído o vírus.
O atendimento está sendo feito no Centro Médico Municipal e conta com os serviços de dois médicos e agentes de saúde, responsáveis por identificar os sintomas e fazer o encaminhamento dos pacientes. Até agora, Vacaria registrou dois casos suspeitos, que foram monitorados e descartados.
O centro de referência também estará atuando junto às empresas que trabalham com transportes internacionais. O objetivo será alertar os funcionários sobre medidas de prevenção.
O Hospital Nossa Senhora da Oliveira também já está preparado para receber pacientes suspeitos de ter contraído o vírus da nova gripe. O primeiro atendimento poderá ser feito em Vacaria, onde os pacientes serão isolados. Após é feito o encaminhamento para o Hospital Geral de Caxias do Sul.

Rádio Fátima AM (Jornalismo), 06/07/2009, 09h54

Aeroporto Regional de Cargas em Vacaria RS


Obras do Aeroporto Regional de Cargas deverão ser reeiniciadas em agosto

A assinatura do contrato será realizado nos próximos dias no gabinete da governadora Yeda Crusius


Local em que será realizada a obra (Foto:Aldoir Santos) A retomada das obras do novo aeroporto regional de cargas vai acontecer em agosto. Segundo o Diretor do Departamento Aeroportuário do RS Fernando Magalhães Coronel o litígio jurídico que havia em relação a empresa vencedora Toniolo Busnello de Porto Alegre na licitação está superado, Coronel adianta que a retomada deve acontecer assim que o contrato com a empresa vencedora for assinado. O investimento nessa etapa gira em torno de 16 milhões de reais, com a conclusão da terraplenagem e pavimentação da pista principal, Coronel espera que o aeroporto esteja concluído em dois anos e acredita que as obras não sofram novas paralisações. O aeroporto vai beneficiar além de Vacaria, toda região. O prefeito Elói Poltronieri revela que foram muitas pessoas envolvidas para que o processo fosse retomado.Poltronieri reitera que vai pleitear junto a ANAC mais recursos para a conclusão da obra. A assinatura do contrato deverá ser realizada nos próximos dias no gabinete da governadora Yeda Crusius.


Rádio Fátima AM (Produção), 06/07/2009, 09h36

Adversários do Glória

Tamanho do texto: A- A+Definidos os adversários do Glória na terceira fase
A definição ocorreu na rodada deste sábado. O Aimoré de São Leopoldo foi eliminado. O Panambi garantiu a vaga

O Glória conheceu no final da tarde deste sábado os adversários da terceira fase da Segundona: Três Passos, Porto Alegre e o Cerâmica.
A primeira partida será dia 09/07, quinta-feira, contra o Cerâmica de Gravataí em Vacaria no Altos da Glória . A Federação Gaúcha de Futebol deverá confirmar a tabela completa nesta segunda-feira.

Rádio Fátima AM (Jornalismo), 04/07/2009, 17h26

Sport Clube Internacional

Glória goleia Flamengo


Glória goleia o Flamengo


Grupo mantém 100% em casa(Foto:Silvio Ramos) O Glória encerrou nesta sexta-feira a participação na segunda fase da Segundona gaúcha diante do Flamengo de Alegrete no Altos da Glória.
A equipe de Vacaria obteve mais uma vitória e de goleada. Os quatro gols,no entanto, sairam somente na segunda etapa. Henrique e Dudu Figueiredo(três vezes) balançaram as redes do Flamengo.

Acesse www.redesul.am.br/gloria


Rádio Fátima AM (Jornalismo), 03/07/2009, 11h01