quarta-feira, 23 de julho de 2014
Brasil de Fato
Hoje em 5:15 AM
BOLETIM - 22 de Julho
DESTAQUE
Povos de todo o mundo exigem fim do genocídio israelense contra palestinos
Manifestantes cobram medidas para obrigar Israel a cumprir a lei internacional. Até ontem (21), número de palestinos mortos ultrapassava 550, além de mais de 3.500 feridos
|
MAIS NOTÍCIAS
Frei Betto: 40 anos do martírio de frei Tito
No sábado, 9 de agosto, a partir de 9h30, haverá o seminário “Frei Tito e a revolução brasileira”, no auditório do Colégio Rainha da Paz (R. D. Elisa de Moraes Mendes 39, Alto de Pinheiros, São Paulo).
| Negativa das Forças Armadas sobre tortura 'briga com a história', diz Dallari
Nas próximas duas semanas, CNV fará mutirões para ouvir agentes da ditadura. E o relatório final começou a ser preparado
| Indígenas: Os povos mais esquecidos e desfavorecidos do mundo
Existem pelo menos 5.000 grupos indígenas compostos por cerca de 370 milhões de pessoas vivendo em mais de setenta países dos cinco continentes, embora a região mais populosa seja a América Latina
|
ENTREVISTA
“Se a sociedade não resiste, o autoritarismo se legitima”, afirma José Roberto Souto
Para o juiz do trabalho e professor livre-docente da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) a gente tem que pensar em nossa capacidade interna de mobilização, informação, contrainformação, para estabelecer uma resistência a este avanço autoritário
|
--
Essa mensagem foi enviada por jornalnegritude@yahoo.com.br para agencia@brasildefato.com.br
Para encaminhar essa mensagem, por favor não utilize o botão encaminhar do seu email, pois essa mensagem foi feita apenas para você.
Ao invés disso, use a página de encaminhamento no nosso sistema de boletins.
Para alterar suas configurações e escolher quais listas assinar, visite sua página pessoal em preferências
Caso deseje, você pode se descadastrar da lista de recebimento de futuros boletins.
Ao invés disso, use a página de encaminhamento no nosso sistema de boletins.
Para alterar suas configurações e escolher quais listas assinar, visite sua página pessoal em preferências
Caso deseje, você pode se descadastrar da lista de recebimento de futuros boletins.
Conselhos Populares
Venício A. de Lima
14/07/2014 14:28
A resistência da mídia aos conselhos populares
A Constituição de 1988 prevê a instalação de 15 tipos de conselhos, diferenciados por sua inserção normativa, vinculação, atuação, composição, competência e natureza. Os de comunicação social têm sofrido resistência por parte das forças conservadoras
- 30
“Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente”, reza o parágrafo único do Art. 1º da Constituição Federal de 1988 (CF88). Por outro lado, o Título VIII, “Da Ordem Social”, estabelece várias formas de participação, sendo que o Art. 204, ao tratar da assistência social, define especificamente diretrizes para a descentralização político-administrativa e a participação popular na formulação de políticas públicas setoriais.
Na CF88, estão previstos a instalação de 15 tipos de conselhos, diferenciados por sua inserção normativa, vinculação, atuação, composição, competência e natureza. Regulamentados por lei complementar, inúmeros funcionam rotineiramente e este funcionamento passou a ser condição legal para o repasse de recursos financeiros da União e dos estados. Outros cumprem funções relativas à avaliação de instituições públicas.
A diretriz constitucional da descentralização político-administrativa e da participação popular tem sido diretamente responsável por resultados positivos na formulação e avaliação de políticas públicas de setores de direitos fundamentais, há anos.
Apesar de tudo isso, o Decreto nº 8.243 de 23 de maio, que cria a Política Nacional de Participação Social (PNPS), tem provocado uma irritada reação das forças conservadoras. Na Câmara dos Deputados, a oposição faz obstrução da pauta e ameaça impedir a votação de qualquer Projeto de Lei até que o decreto seja revogado. Além de líderes partidários, editoriais e colunistas de jornais tradicionais têm atacado o PNPS.
É interessante observar que os oligopólios de mídia lideram a reação conservadora: “golpe contra a democracia”, “devastadora desconstrução da democracia”, “decreto suspeito”, “bolivarismo” e “chavismo” são algumas das acusações ao decreto.
O porta-voz do tradicionalismo paulista, por exemplo, afirma que a presidente “tenta por decreto mudar a ordem constitucional”, que o decreto “é um conjunto de barbaridades jurídicas” e “mais um ato inconstitucional”. Por fim, conclama o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal a declararem “a inconstitucionalidade do decreto” [cf. “Mudança de regime por decreto”, O Estado de São Paulo, 29/5/2014].
Não há novidade na reação da grande mídia. O liberalismo, que sempre afirma defender, só é democrático no papel e ela tem apoiado sofismas historicamente utilizados para justificar a exclusão e a marginalização de importantes segmentos da população brasileira do exercício republicano da democracia.
Mas há, sim, uma especificidade que une a mídia e as diretrizes constitucionais da descentralização político-administrativa e da participação popular. Desde a CF88, elas têm sido interditadas no campo da comunicação social.
Em dezembro de 1991, foi sancionada a lei nº 8.389 que regulamentou o Art. 224 da CF88 e instituiu o Conselho de Comunicação Social (CCS). Apesar de ser apenas um órgão auxiliar do Congresso, a instalação do CCS foi postergada por mais de 11 anos, até 2002. Instalado, funcionou durante quatro anos e ficou inativo de dezembro de 2006 até julho de 2012, quando foi reinstalado de forma polêmica e uma composição distorcida, favorecendo a representação empresarial.
Por outro lado, desde a promulgação da CF88, obedecendo ao princípio constitucional da simetria, 9 das 26 constituições estaduais – Amazonas, Pará, Alagoas, Bahia, Paraíba, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul – e a Lei Orgânica do Distrito Federal incluíram em seus textos a criação dos Conselhos Estaduais de Comunicação Social (CECS).
Apesar de várias iniciativas tomadas nestas 10 unidades da federação para regulamentar o que está previsto em suas respectivas constituições, até hoje os CECS somente funcionam nos estados da Bahia e de Alagoas, sendo que, neste, de maneira precária e limitada.
A formidável resistência histórica dos oligopólios de mídia impede, há mais de 25 anos, que normas da CF88 e de constituições estaduais sejam cumpridas no campo da comunicação social.
Não é de surpreender, portanto, que esses mesmos oligopólios liderem a reação conservadora. Autodenominados defensores da democracia, rejeitam qualquer interferência popular direta na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas referentes às concessões do serviço público de radiodifusão. Temem que o Decreto nº 8.243 faça a prática da democracia participativa chegar até a comunicação social, o que, até hoje, têm conseguido interditar.
Escolas Municipais de Sapucaia RS Sem Ensino Fundamental
Foto: Facebook
Em Sapucaia do Sul o rapaz acima na foto Secretário de Educação Municipal retirou o Ensino Fundamental das Escolas Municipais. O Edso Portilho "defensor da causa negra", que é professor nem sensibilidade teve nessa matéria o qual o mesmo é especialista. Aliás com fracasso como Deputado Estadual, defendeu a morte de animais, um mau caráter travestido de defensor dos negros e da educação. Pobre do povo de Sapucaia que tem aturar esse personagem do PT. Ainda bem que para Deputado Estadual resolveu se aposentar.
Perigo no Trânsito de Vacaria RS
Com as obras na BR 285 um perigo no trânsito naquele local. — emVacaria.
Inter de Lages SC
De cara nova
Gramado do Vidal Ramos Júnior passa pelos últimos ajustes antes do início da Série B
Gramado do Vidal Ramos Júnior passa pelos últimos ajustes antes do início da Série B
As equipes da Fundação Municipal de Esportes e da empresa Terra Nova estão na fase final de ajustes no gramado do Estádio Vidal Ramos Júnior, que foi completamente substituído. A torcida do Internacional de Lages verá a equipe em ação no novo piso no próximo dia 27, quando o clube recebe o Canoinhas pela segunda rodada da Série B do Campeonato Catarinense.
A troca do gramado do estádio ficou a cargo da Terra Nova, empresa que venceu a licitação da obra. Os trabalhos começaram em abril e incluíram não apenas a substituição da cobertura vegetal, mas também a correção do sistema de drenagem do campo.
A FME supervisionou o trabalho, já que o estádio pertence à prefeitura de Lages. Em paralelo, os técnicos da Fundação têm trabalhado para que o Vidal Ramos Júnior receba todos os laudos necessários para a liberação do estádio para os jogos do Colorado Lageano na temporada.
O gramado não é apenas novo, mas também "padrão Fifa". Até 2013, o campo tinha 100m x 70m. Com a obra, o campo foi estendido nas linhas de fundo e levemente reduzido nas laterais. Com isso, suas novas dimensões passaram a ser de 105m x 68m, exatamente as medidas dos 12 campos da Copa 2014, disputada no Brasil.
O Inter de Lages estreia na Série B neste domingo, fora de casa, contra o Porto. A partida será às 16h.
***Veja e baixe fotos em alta resolução do novo gramado do Vidal Ramos Júnior no perfil oficial do Inter no Flickr
Sem pausa para o almoço
Vendas do Sócio-Torcedor Colorado 2014 ocorrem das 10h às 18h, sem intervalo
Vendas do Sócio-Torcedor Colorado 2014 ocorrem das 10h às 18h, sem intervalo
Se os torcedores interessados em comprar o plano Sócio-Torcedor Colorado 2014 estavam preocupados com o horário para passar na loja montada pelo clube, essa preocupação já pode ser deixada de lado. As vendas do planos ocorrem das 10h às 18h, sem intervalo para o almoço.
A decisão de manter a loja aberta também no horário das 12h às 14h - quando habitualmente boa parte do comércio da cidade fecha suas portas - foi justamente para poder receber torcedores que trabalham em horário comercial e não poderiam passar pelo local durante o expediente.
As vendas ficaram acima das expectativas no primeiro dia de comercialização do Sócio-Torcedor Colorado 2014, nesta segunda. Antes mesmo da abertura da loja já havia torcedores esperando para tentar ser o primeiro a comprar o plano (veja mais detalhes aqui). As vendas serão feitas até o dia 8 de agosto.
SÓCIO-TORCEDOR COLORADO 2014 - COMO FUNCIONA
O plano nada mais é que a venda antecipada - e com preços promocionais - de ingressos para os nove jogos que o Inter de Lages fará em casa na fase de classificação da Série B do Campeonato Catarinense.
Serão duas modalidades de ingressos. Na arquibancada descoberta, os ingressos (dentro do plano) custarão R$ 20. Mulheres, aposentados, cadeirantes e estudantes com carteirinha válida terão direito a comprar meia-entrada, que custará R$ 10 dentro do plano. Na arquibancada coberta, o ingresso dentro do plano custará R$ 30, com a meia-entrada saindo por R$ 15.
SÓCIO-TORCEDOR COLORADO 2014 - VALORES
Arquibancada descoberta: R$ 20 (meia a R$ 10)
Arquibancada coberta: R$ 30 (meia a R$ 15)
NOS ANEXOS:
- O gramado do Vidal Ramos Júnior em 2013 (à esquerda) e hoje
- Imagem dos trabalhos no gramado do Vidal Ramos Júnior
- Suelen Chaves, a musa do Inter, no material de divulgação do Sócio-Torcedor Colorado 2014
-- Inter de Lages Imprensa www.interdelages.com.br
Livro História e Cultura Africana
On Saturday, June 21, 2014 1:20 AM, Jaime Martins compartilhou:
Grátis: Acesse o livro “História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Infantil”
- abril 2, 2014 at 12:01 pm
Foto: Fernando Bizerra Jr./BG Press/Banco Mundial
Rio – Lançado pelo Ministério da Educação (MEC), a Representação da UNESCO no Brasil e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o livro “História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Infantil” tem o objetivo de contribuir com os sistemas de ensino para a inserção de conteúdos que relacionem a história e a cultura da África e dos afro-brasileiros no currículo da educação básica, para reforçar o compromisso com o fortalecimento dos laços existentes entre o Brasil e a África.
O livro faz parte das ações realizadas no escopo do Programa Brasil-África: Histórias Cruzadas, desenvolvido por meio da parceria entre a Representação da UNESCO no Brasil e o Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e conta com a Universidade Federal de São Carlos.
Faça download do livro aqui: “História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Infantil” »»http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002270/227009POR.pdf
Por dentro da África
"solidariedade"
LBV
Prezado(a) Amigo(a),
Bom dia!
1) Envio em anexo, uma sugestão de anúncio referente à Campanha Educativa da Legião da Boa Vontade: "Não use drogas. Viver é melhor!". Sugerimos este material para divulgação pois é muito importante levarmos essa mensagem de valorização da vida para os leitores. Caso precise de algum formato ou tamanho específico, estou à disposição.
2) Desde já agradeço pela atenção e compartilho com vocês o pensamento do Diretor Presidente da LBV, o jornalista Paiva Netto que nos convida à reflexão:
"As coisas fáceis geralmente tornam para nós a vida difícil"
OBS: Por gentileza, acusar o recebimento deste e-mail.
Um abraço fraterno.
Att.
Embate de Vereadores em Vacaria RS
Vereador Antonio Almeida (PPS)
Vereadora Elisabete Ritter de Vargas
Fotos: Câmera de Vereadores de Vacaria RS
Vereadora Elisabete Ritter de Vargas
Fotos: Câmera de Vereadores de Vacaria RS
Recebemos informações de algumas fontes e até conversamos com a Vereadora Elisabete Ritter de Vargas via redes sociais sobre a questão da Bacia de Captação de água de Vacaria RS, o qual ficou de nos conceder uma entrevista sobre o assunto.
O Vereador Antônio Almeida do PPS um governista de marca maior que defende o PT até debaixo d'Água, quer alterar a Lei 2414/07 para que seja aberto novos núcleos habitacionais próximo a Bacia de Captação do Arroio da Chácara em Vacaria RS a Vereadora Elisabete Ritter de Vargas e outros Vereadores estão preocupados com a ampliação de moradias e de indústrias no local. Segundo informações de fontes o Vereador Antônio Almeida além de ter duas faces e só gritar em plenário ofendeu a Vereadora Elisbate Ritter Vargas no desrespeito a figura feminina, e chamando de "praga" esse é o nível do Vereador que o povo elege nas urnas uns mau educados sem postura e sem nível, ainda mentem em fórum para juizes. Vereador Antônio Almeida um serviçal do PT e do Prefeito Elói Poltronieri talvez ele tenha muito interesse nessa ampliação de moradias, aliás na politica partidária suja que vivemos tudo é possível, infelizmente a desqualificação da nossa politica aqui em Vacaria RS.
Protesto do Leitor
Diego Arruda
ESTOU AQUI PARA DENUNCIAR O TRATAMENTO DESUMANO QUE O HOSPITAL NOSSA SENHORA DE OLIVEIRA DE VACARIA OFERECE.
Meu irmão Freedmann, 38anos, morreu nesta segunda feira passada dia 16/06/2014. Vitima do descaso do dr. glenio, e do tratamento desumano e preconceituoso do HNS0.
Minha mãe levou meu irmão consultar cm o dr. glenio no posto da julio. O quadro dele era de AVC, arrastando a perna, não conseguia fala direito, muita dor de cabeça(meningite), imunodeficiência e pneumonia, alem daquela doença que muitos ainda tem preconceito, mas nao é necessario eu denomina-la aqui, e o dr. glenio apenas pediu exame de escarro e não fez absolutamente nada a não ser manda-los embora pra casa.
No dia seguinte meu irmão piorou, então partimos para o atendimento particular na unimed, e só la meu irmão foi atendido por um medico competente, mas que não vou revelar o nome aqui para não expo-lo. Ele fez alguns exames e imediatamente nos confirmou que o estado do meu irmão era mto grave e de q necessitava baixar hospital imediatamente num leito isolado, sem a possibilidade de transferirmos pra outra cidade devido estar correndo serio risco de vida. Naquele momento foi ligado para o HNSO e nos foi negado um leito, e so quando o medico ligou exigindo um leito, é que as "irmãs santinhas do pau oco" autorizaram a baixa.
Chegando no HNSO, aguardamos algumas horas ate que subiram ele pro quarto(307A) POSTO 3. O quarto não possui banheiro(banheiro é coletivo no corredor), a janela esta quebrada, a porta ruida e caindo aos pedaços, o oxigênio vinha por uma mangueira passando pela fresta da porta de outro quarto ao lado(entao, como saber se o umidificador tinha agua e se estava regulado certo?). E foi colocado um cartaz na porta do quarto q dizia: uso obrigatorio de mascara, luvas e avental. A mascara eu tive de comprar, comprei 20 e dps mais 20 na farmacia do HNSO. avental nunca existiu ali, e as luvas eram a unica coisa disponivel ali. E so parte das enfermeiras usavam a mascara e as luvas. Os panos oferecidos eram pedaços de uniformes velhos e fronhas, entao tambem comprei panos.
Nao sao todas, mas 80% do quadro da enfermagem do POSTO 3, nao fazia nada por nós, era negligentes e preconceituosos com a doença do meu irmao, pq esse tratamento desumano era apenas com nós. E apenas 20% delas eram preparadas para esta profissao q é tao admiravel quando exercida com vocaçao e amor.
Ao pedir pra trocar o esparadrapo q segurava a sonda, uma delas disse nao saber fazer isso. A dieta era largada sobre a mesinha ao lado da cama, com a seguinte ordem: voces coloquem a dieta na sonda, e caso nao saibam colocar, a gente ensina a primeira vez. Os medicamentos vinham com atraso dentro de um copinho e algo parecido com uma seringa de vidro, onde a gente tinha que esmagar os comprimidos, mistura agua, por na seringa, e injetar na sonda. Eu e minha cunhada foi quem deu banho nele e trocava as fraldas, nos primeiros 8 dias de internaçao. Pq no oitavo dia, minha mae(deficiente fisica desde criança, com dificuldades, hj com 55 anos) q estava com meu irmao no quarto, pediu p elas virem aspirar a secreçao dele, pq estava com dificudade para respirar, disseram pra esperar pq no momento estavam fazendo a troca de turno. Na segunda vez, disseram q iriam procurar a planilha com os dados dele primeiro(e ele cada vez pior). Na terceira, minha mae implorou pra irem rapido que ele estava afogado e nao conseguia respirar, e só ai foram la aspira-lo. E tudo era sempre assim nessa base de pedir e esperar muito a vontade das "madames". Logo depois desse fato ocorrido, o medico mandou chamar minha mae, e para surpresa dela o assunto era de que uma das enfermeiras haviam se queixado ao medico que minha mae tinha sido mal educada ao pedir para aspira-lo, mas ela nao foi mal educada, apenas se comportou como uma mae desesperada q ao ver o filho morrendo afogado e ninguem fazer nada ate o terceiro pedido de ajuda. Ao relatar o descaso delas ao medico, ele nos mostrou que ja a dias estava com elas a prescriçao de aspira-lo 6 vezes ao dia, escrito em vermelho ainda p elas nao esquecerem, ele ficou muito surpreso com tudo isso , e conversou com elas alertando-as dos seus deveres e obrigaçoes, e foi so depois disso q começaram a nos ajudar a dar banho e troca-lo e aspira-lo.
Quando eu e minha cunhada traziamos meu irmao do exame de ressonancia, passamos ele da maca para a cama, com elas apenas olhando, e nao ajudaram-nos, mas estavam ali em grande quantidade fazendo a troca de turno, ao redor da mesa delas de frente pra nós, mas apenas observavam como se nao fosse obrigaçao delas essa tarefa.
O pessoal do laboratorio, ao vir fazer o exame de sangue, deixava a agulha sem capinha, sobre a cama.
No decimo dia de internaçao, por volta 8 horas da manha, meu pai me ligou do hospital dizendo pra ir la ajuda-lo, que meu irmao estava sofrendo uma convulsao com apineia, e ninguem tinha vindo ajuda-lo. Me levantei pra ir ate ao hospital, e chegando la depois de aproximadamente 20 minutos, o medico de plantao ainda estava se preparando a colocar as luvas pra so depois atende-lo. Entao foi levado pra UTI.
UTI esta, que possui uma ampla sala de espera destinada aos familiares, mas que na primeira visita acabei descobrindo de que nao podemos usa-la, pq o sr. Roger(administrador do HNSO junto com as "irmazinhas"), me disse ter determinado a proibiçao do uso da sala de espera da UTI, sendo assim, deviamos aguardar na recepçao do hospital, amontuados com pessoas que faziam baixas e altas, e que estavam ali para outros fins, e nada tinham a ver com a visita da UTI.
Sei que tudo isso que relatei aqui, nao vai traze meu irmao devolta, mas nao podia deixar a coisa fica como está.
Um dia depois do velorio e enterro do meu irmao, dia 18/06, decidi ir falar com a direçao do HNSO, ali representado pelo sr. Roger. pedi a ele os pertences que eu havia levado pro meu irmao na UTI(pacotes de fraldas, potes de cremes, desodorantes, shampoo, etc...) com a intençao de doar em alguma entidade de idoniedade nao duvidosa como a do HNSO, mas o sr. Roger foi ate a UTI, e nao soube me dizer onde anda estes pertences, e que no dia 20/06, no caso hoje, me ligaria pra dar-me uma resposta, voce acha que ele me ligou? claro que nao.
Relatei a ele tudo o que aconteceu ali no posto 3, ele me escutou, agradeceu eu estar denunciando tudo isso a ele,(como se nao soubesse o que acontece la) e prometeu rever tudo aquilo que descrevi nos minimos detalhes a ele. será que vai?
questionei ele se ele colocaria um familiar ali, e na hora ele me respondeu que nao, pois ele sabe sim como sao as coisas no HNSO. Tambem o questionei o que eram feitos com os recursos recebidos, pois aqui na regiao em cidades menores os recursos sao os mesmos, mas os hospitais oferecem estrutura e atendimento digno. Minha vontade era de que houvesse auditorias contantes nas finanças e recursos recebidos pelo HNSO, pq enquanto os quartos estao destruidos, a lancreria ta ganhando uma super reforma pra fik lindona como tambem ficou a farmacia q construiram ao lado.
Fica aqui entao registrado minha denuncia, e ate mesmo meu desabafo. E pra voce que leu tudo isso, denuncie aqui tambem se voce vivenciou algo parecido no HNSO. E nao se deixe enganar mais por estes politicos da nossa cidade. Ontem mesmo o nosso prefeito Elói poltronieri estava na radio falando que o setor da saude em Vacaria está otimo, ele e seus 6 medicos cubanos sao os super herois.
Registro tambem aqui, que meu voto nas urnas depois destes fatos ocorridos, sera sempre em branco ou nulo. Faça voce o mesmo, pois eles nao fizeram nada pela saude da nossa comunidade. E voce politico ou partidario que pretender um dia pisar na minha casa pedindo votos, sera recebido de maneira nada agradavel. Fica a dica. — com Elói Poltronieri.
Assinar:
Postagens (Atom)