quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Morre Adair Godoy Ferreira

Agora há pouco estava almoçando na A Braziliana aqui em Porto Alegre e recebi a informação da morte de Adair Godoy Ferreira. Que foi goleiro brilhante no futebol amador, até na época que atuei contra ele sempre foi educado e cortes. Depois como arbitro fez alguns jogos nas competições que o Movimento Negro Unificado organizou. Mas com o passar do tempo ele ficou mau caráter, arrogante e mau humorado, brigou com a minha pessoa em 2015, como sempre puxando o saco do PT e da Administração de Elói Poltronieri em Vacaria RS, me desaforou e tentou me agredir com uma bengala por causa de uma publicação que tinha publicado no meu blog e redes sociais por causa de uma foto de uma igreja evangélica que invadiu a via pública na cidade de Vacaria RS, como sempre a intolerância e falta de educação. Em 2016 depois da derrota do PT, Adair Godoy Ferreira voltou a me agredir verbalmente por causa da derrota do PT o qual perdeu a boquinha de decoração do Carnaval e perdi a amizade de Wilson Barboza Lima que na época se omitiu do fato e fiz um BO e foi inclusive para justiça e na época até desisti tinha a final da Copa Brasil em 2016 aqui em Porto Alegre desisti do caso e resolvi deixar de lado. Depois vim morar aqui em Porto Alegre RS e não ouvi mais falar dele. 

Novela Selva Pedra

Selva de Pedra é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 20 horas, entre 10 de abril de 1972 a 23 de janeiro de 1973, substituindo O Homem Que Deve Morrer e sendo substituída por Cavalo de Aço. Foi a 11ª "novela das oito" exibida pela emissora. Escrita por Janete Clair,com colaboração de Dias Gomes e dirigida por Daniel FilhoReynaldo Boury e Walter Avancini, com supervisão de Daniel FilhoSelva de Pedra contou com 243 capítulos, exibidos em preto-e-branco.
Em janeiro de 2013 é lançada em DVD pela Globo Marcas.[1]

Exibição[editar | editar código-fonte]

Foi reapresentada pela primeira vez entre 25 de agosto e 22 de novembro de 1975, no lugar da então censurada Roque Santeiro, de Dias Gomes, e substituída por Pecado Capital, de Janete Clair. Foi novamente reapresentada em uma versão compacta de 1h30, em 1980, como atração do festival de 15 anos, apresentada por Francisco Cuoco.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
Cristiano Vilhena (Francisco Cuoco) leva uma vida simples e pacata, sem grandes perspectivas, em Campos, uma cidade do interior do Rio de Janeiro, e é obrigado a tocar bumbo na praça da cidade durante os sermões do pai, Sebastião (Mário Lago), um pastor evangélico pobre. Sua família sobrevive do pouco dinheiro que ganha vendendo medalhas e flores artificiais durante os sermões, tornando Cristiano alvo de zombaria dos demais rapazes. Cristiano acaba brigando com um deles, Gastão Neves (Jorge Caldas), que puxa uma arma e, durante a briga, acaba sendo vítima de sua própria arma. A única testemunha do incidente é a jovem artista plástica Simone Marques (Regina Duarte). Sabendo que Cristiano é inocente, Simone acoberta o rapaz, abrigando-o em sua casa, e ele, receoso e com medo de ser acusado pela morte do rapaz, deixa a cidade para morar na cidade do Rio de Janeiro, na época, pertencente ao Estado da Guanabara, e Simone o acompanha, vislumbrando um futuro melhor para a sua carreira artística.
Cristiano e Simone apaixonam-se e se casam, indo morar na Pensão Palácio, de propriedade da alegre Fanny (Heloísa Helena), uma ex-vedete. Enquanto Simone investe na carreira de artista plástica, Cristiano se torna amigo do malandro Miro (Carlos Vereza), um aproveitador que, ao perceber em Cristiano a ambição de vencer na vida, estimula-o a entrar em contato com o tio rico, Aristides Vilhena, irmão do pai de Cristiano, Sebastião. Os dois irmãos receberam um estaleiroCelmu, como herança do pai, e Sebastião, decidido a tornar-se um pregador evangélico, doou a sua parte para instituições de caridade, enquanto Aristides (Gilberto Martinho) prosperou como dono do estaleiro, embora tenha tentado ajudar o irmão, seu auxílio sempre foi recusado.
Graças a um plano de Miro, Cristiano consegue conhecer o tio. Os dois simulam um assalto na saída de uma festa, no qual o colar da mulher de Aristides, Laura (Arlete Salles), é roubado. Fingindo enfrentar os assaltantes, Cristiano e Miro recuperam a joia e a devolvem, ganhando a simpatia do empresário. Aristides, ao descobrir que Cristiano é seu sobrinho, filho de Sebastião, contrata-o para trabalhar no estaleiro. Cristiano começa a se destacar no trabalho e a frequentar a casa de Aristides, estreitando os laços com seu tio, seu primo, Caio, e a noiva dele, Fernanda.
Fernanda se interessa por Cristiano, e os dois se envolvem, já que Cristiano esconde de todos que é casado. Sabendo que o noivado de Fernanda e Caio vai mal e está prestes a chegar ao fim, Aristides vê com bons olhos a perspectiva de um casamento da moça com seu sobrinho, pois Fernanda detém 46% das ações do estaleiro, e seu marido seria o acionista majoritário da empresa. Cada vez mais confuso e seduzido pelo poder, Cristiano chega a colocar sua felicidade em risco ao romper seu casamento com Simone, sem saber que ela está grávida. Decepcionada, Simone o abandona na pensão, indo morar na casa que usa como estúdio, em Petrópolis.
Miro vê em Simone o principal obstáculo à ascensão de Cristiano e, por tabela, à sua própria, e sugere que Cristiano deva eliminá-la. Cristiano se revolta com a proposta, e os dois brigam. Enquanto Cristiano sai decidido a pedir perdão a Simone e disposto a abandonar o emprego no estaleiro, Miro envia, para o estúdio dela, uma carta endereçada ao amigo, na qual afirma que Cristiano pretende matar a própria esposa.
Depois de decidir falar pessoalmente com Cristiano, Simone lê a carta, e passa a acreditar que Cristiano está planejando seu assassinato. Desesperada, ela foge, junto com a empregada da casa, Madalena, que entra no carro preocupada com o estado de Simone. Neste exato momento, Miro surge de táxi, e acreditando que Cristiano está fugindo dele com Simone, inicia uma perseguição. Durante a fuga, o carro de Simone capota na estrada, se incendeia e explode. Madalena (Tamara Taxman) morre e Simone escapa com vida, mas perde a criança. Simone deixa que todos acreditem que está morta e vai embora do país.
Cristiano, se sentido responsável pela morte de sua mulher, abandona Fernanda no altar.[2] Humilhada e naturalmente vingativa, ela perseguirá Cristiano obsessivamente, buscando vingança. Aristides morre e deixa a maior parte de suas ações para o sobrinho, que se torna o presidente do estaleiro, e Fernanda reata o noivado com Caio, a quem ela abandonou para se casar com Cristiano. E sua primeira providência é encomendar a Cristiano a entrega de um navio, tentando atrapalhar, durante o processo, o projeto de todas as formas, chegando a contar com a ajuda de Miro para roubar o estaleiro.
Após ganhar o desprezo de Cristiano, por ter participação na morte de Simone e ser investigado pelo envolvimento nos roubos do estaleiro, Miro decide se refugiar durante algum tempo em Teresópolis, no sítio de Maria Amélia (Lícia Magna), avó de Fernanda. No início, ele se aproveita da sua imagem de marginal para intimidá-la, mas acaba se afeiçoando à senhora e ao seu jeito doce, que preenche a enorme necessidade de carinho que carrega desde a infância, devido ao desprezo que recebia dos pais. Quando o convívio com Maria Amélia parecia estar começando a humanizar Miro, a polícia fica sabendo do seu paradeiro e aparece para prendê-lo. Avisado a tempo por Fernanda, Miro foge de carro, mas a gasolina do veículo acaba no meio da estrada, e ele começa a andar a , entre os carros, perturbado pelas lembranças dos pais, até ser atropelado por um caminhão e morrer.
Depois de se consagrar como artista plástica na França, Simone retorna ao Brasil sob a identidade de Rosana Reis, sua suposta irmã gêmea. Cristiano a reconhece, mas ela se recusa a revelar sua identidade. Simone é chamada para depor pelo delegado responsável por investigar o desaparecimento de Madalena, a empregada que estava no carro com ela no dia do acidente. Confrontada pelos pais da empregada e com uma testemunha ocular do desastre, ela admite ter-se aproveitado do ocorrido para forjar uma nova identidade, e paga uma fiança pelo crime de falsidade ideológica, respondendo ao processo pela morte de Madalena.
Cristiano tenta várias vezes provar sua inocência a Simone, mas ela o rejeita, fazendo questão de dizer que quer viver exclusivamente para sua arte. Embora ainda o ame, ela não consegue se convencer de que ele não planejou sua morte. Fernanda, que se aproximou de Simone quando ainda achava que ela era Rosana Reis, contribui para essa atitude, estimulando a escultora a desprezar o ex-marido. O pai de Simone, Francisco (Arnaldo Weiss), também não gosta de Cristiano.
Quando Cristiano e Simone finalmente se entendem e reafirmam seu amor um pelo outro, os pais do jovem que morreu durante a briga com ele reaparecem e dão queixa contra o empresário, que é preso e levado à corte para ser julgado. Instruídos pelo advogado de defesa e por Caio, Simone e Cristiano fingem continuar separados e se odiando. Assim, no dia do julgamento, o depoimento de Simone ganharia mais credibilidade para provar a inocência do marido. Francisco, pai de Simone, fica inconformado diante da perspectiva de que Cristiano e sua filha reatem, e revela para Fernanda a verdade sobre o estratagema.

Final da trama[editar | editar código-fonte]

Fernanda (Dina Sfat), cada vez mais obcecada em se vingar de Cristiano, e mostrando sinais claros de seu desequilíbrio mental, sequestra Simone e a aprisiona num casarão abandonado que pertenceu ao seu avô, cujo endereço todos desconhecem. Ela, imitando a voz de Simone, liga para o advogado de Cristiano e diz que desistiu de testemunhar a seu favor no julgamento. Cristiano entra em desespero, mas, apesar da ausência de Simone, os depoimentos a seu favor são bons o bastante para que o advogado consiga o relaxamento da prisão e Cristiano passe a aguardar o pronunciamento do juiz em liberdade. Profundamente decepcionado, ele acredita que a mulher o abandonou de vez e começa a entrar em franco estado de decadência, perdendo o rumo nos negócios e acumulando dívidas. O prazo para a entrega do navio de Fernanda se esgota, ele não consegue terminar as obras e Caio (Carlos Eduardo Dolabella) assume a presidência da empresa.
Simone fica prisioneira de Fernanda durante dois meses. E, no dia do julgamento de Cristiano, seu paradeiro é finalmente descoberto por Caio, que está indo para a casa acompanhado pela polícia e encontra Fernanda, completamente louca, vestida com um véu de noiva e pronunciando frases desconexas no jardim da casa. Simone é encontrada amordaçada e amarrada numa cama, muito pálida e quase sem forças, tendo de ser levada de cadeira de rodas até o tribunal a tempo de dar seu testemunho da inocência de Cristiano. Ao seu depoimento soma-se, na última hora, a voz do empresário José Neves (Francisco Dantas), pai do jovem morto, confirmando que a arma do crime pertencia ao filho, e Cristiano é declarado inocente. Depois do sequestro de Simone, Fernanda termina internada num hospital psiquiátrico, e, como forma de o compensar pelos transtornos causados por Fernanda, Caio dá a Cristiano um dos navios do estaleiro para que ele recomece a vida. Na cena final, Cristiano e Simone se abraçam e se beijam no convés do navio.
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Regina Duarteinterpretou Simone Marques.
Francisco Cuocointerpretou Cristiano Vilhena.
Carlos Verezainterpretou Miro.
Glória Pires interpretou Fátima.

AtorPersonagem
Regina DuarteSimone Marques / Rosana Reis
Francisco CuocoCristiano Vilhena
Dina SfatFernanda Arruda Campos
Carlos VerezaMiro (Argemiro Tavares)
Carlos Eduardo DolabellaCaio Vilhena
Gilberto MartinhoAristides Vilhena (Tide)
Arlete SallesLaura Vilhena
Mário LagoSebastião Vilhena (Sessé)
Ana ArielBerenice
Edney GiovenazziJorge Moreno
Heloísa HelenaFanny Marlene
Dorinha DuvalDiva
Álvaro AguiarMestre Pedro
Arnaldo WeissSeu Chico (Francisco Marques, pai de Simone)
Célia CoutinhoCíntia Vilhena
Emiliano QueirozMarcelo
Lídia MattosVivian Arruda (Vivi)
Neuza AmaralWalkíria Moreno
Sônia BragaFlávia Moreno
João Paulo AdourGuido
Ângela LealJoana / Jane
Ida GomesMadame Heloise Katzuki
Maria CláudiaKátia
Hildegard AngelBeatriz
Rogério FróesRoger Martin
Suzana FainiOlga
Tessy CalladoZelinha (Zélia)
Antônio GanzarolliPipoca
Agnes FontouraIrene
José SteinbergIsaac
Germano FilhoAbud
Glória PiresFátima (Ma. de Fátima)
Louise MacedoClarisse
Francisco DantasJosé Neves (pai de Gastão)
Jurema PennaSofia
Roberto BomfimZé (José Ambrósio)
Francisco MilaniHélio Sales
Lícia MagnaMaria Amélia Arruda
Léa GarciaElza
Denise EmmerMonique
Buza FerrazJunior
Kadu MoliternoOswaldo
Luiz Armando QueirozBeto
Mary DanielDona Otávia
Antônio VictorBartolomeu (Bartô)
Lourdinha BittencourtNina
Isaac BardavidPromotor público
Rogério PitangaTico
Marcos WaimbergCésar
Samantha RainbowLúcia Rangel
Fábio MássimoMirinho
Jorge CaldasGastão Neves
Tamara TaxmanLena (Madalena Ribeiro)
Tony FerreiraDelegado de polícia Lima
Urbano LóesDr. Feliciano D'Avilla