sábado, 21 de junho de 2014

Switzerland vs France 2x5 Suíça 2x5 França Suisse vs France 5x2 Copa do ...

Italia 0x1 Costa rica | Melhores Momentos | Copa do Mundo 2014 (20/06/2014)

Itália VS Costa Rica - COPA DO MUNDO 2014 - Melhores Momentos - 20-06-14

Glória 3 x 0 Santo Ângelo parte 11

Glória 3 x 0 Santo Ângelo parte 10

Câmara de Vereadores de Vacaria RS

Boa tarde

SOBREAVISO 
Chegou à Câmara projeto de Lei Executivo 72/2014 que cria o regime de sobreaviso no serviço público municipal. Os vereadores debateram o projeto nas duas sessões desta semana e pretendem criar emendas ampliando o detalhamento do projeto. Acesse o projeto:http://camaravacaria.rs.gov.br/vprojetos.php?id=1985

NOVA ESCOLA 
O bairro Altos da Glória vai ganhar uma nova escola. Saiba mais em:http://camaravacaria.rs.gov.br/vnoticias.php?noticia=1032


Estou à disposição para mais informações.

Giana Pontalti
Assessora de comunicação

Glória 3 x 0 Santo Ângelo parte 9

Inter 4 x 1 Grêmio (Final do Gauchão 2014) parte 37

Uruguai 2 x 1 Inglaterra Todos os Gols Copa do Mundo 2014 (Copa do Mundo)

Inter 4 x 1 Grêmio (Final do Gauchão 2014) parte 36

Australia vs Netherlands 2-3 ~ All Goals and Highlights - HD 18.06.2014

Denuncia contra o Hospital Nossa Senhora da Oliveira de Vacaria RS Nas Redes Sociais

eira passada dia 16/06/2014. Vitima do descaso do dr. Glênio, e do tratamento desumano e preconceituoso do HNS0.
Minha mãe levou meu irmão consultar cm o dr. Glênio no posto da Júlio. O quadro dele era de AVC, arrastando a perna, não conseguia fala direito, muita dor de cabeça(meningite), imunodeficiência e pneumonia, alem daquela doença que muitos ainda tem preconceito, mas não é necessário eu denomina-la aqui, e o dr. Glênio apenas pediu exame de escarro e não fez absolutamente nada a não ser manda-los embora pra casa.
No dia seguinte meu irmão piorou, então partimos para o atendimento particular na unimed, e só la meu irmão foi atendido por um medico competente, mas que não vou revelar o nome aqui para não expô-lo. Ele fez alguns exames e imediatamente nos confirmou que o estado do meu irmão era muito grave e de q necessitava baixar hospital imediatamente num leito isolado, sem a possibilidade de transferirmos pra outra cidade devido estar correndo serio risco de vida. Naquele momento foi ligado para o HNSO e nos foi negado um leito, e só quando o medico ligou exigindo um leito, é que as "irmãs santinhas do pau oco" autorizaram a baixa.
Chegando no HNSO, aguardamos algumas horas ate que subiram ele pro quarto(307A) POSTO 3. O quarto não possui banheiro(banheiro é coletivo no corredor), a janela esta quebrada, a porta ruida e caindo aos pedaços, o oxigênio vinha por uma mangueira passando pela fresta da porta de outro quarto ao lado(então, como saber se o umidificador tinha agua e se estava regulado certo?). E foi colocado um cartaz na porta do quarto q dizia: uso obrigatório de mascara, luvas e avental. A mascara eu tive de comprar, comprei 20 e dps mais 20 na farmácia do HNSO. avental nunca existiu ali, e as luvas eram a única coisa disponível ali. E só parte das enfermeiras usavam a mascara e as luvas. Os panos oferecidos eram pedaços de uniformes velhos e fronhas, então também comprei panos.
Não são todas, mas 80% do quadro da enfermagem do POSTO 3, não fazia nada por nós, era negligentes e preconceituosos com a doença do meu irmão, pq esse tratamento desumano era apenas com nós. E apenas 20% delas eram preparadas para esta profissão q é tao admirável quando exercida com vocação e amor.
Ao pedir pra trocar o esparadrapo q segurava a sonda, uma delas disse não saber fazer isso. A dieta era largada sobre a mesinha ao lado da cama, com a seguinte ordem: vocês coloquem a dieta na sonda, e caso não saibam colocar, a gente ensina a primeira vez. Os medicamentos vinham com atraso dentro de um copinho e algo parecido com uma seringa de vidro, onde a gente tinha que esmagar os comprimidos, mistura agua, por na seringa, e injetar na sonda. Eu e minha cunhada foi quem deu banho nele e trocava as fraldas, nos primeiros 8 dias de internação. Pq no oitavo dia, minha mãe(deficiente física desde criança, com dificuldades, hj com 55 anos) q estava com meu irmão no quarto, pediu p elas virem aspirar a secreção dele, pq estava com dificuldade para respirar, disseram pra esperar pq no momento estavam fazendo a troca de turno. Na segunda vez, disseram q iriam procurar a planilha com os dados dele primeiro(e ele cada vez pior). Na terceira, minha mãe implorou pra irem rápido que ele estava afogado e não conseguia respirar, e só ai foram la aspira-lo. E tudo era sempre assim nessa base de pedir e esperar muito a vontade das "madames". Logo depois desse fato ocorrido, o medico mandou chamar minha mãe, e para surpresa dela o assunto era de que uma das enfermeiras haviam se queixado ao medico que minha mãe tinha sido mal educada ao pedir para aspira-lo, mas ela não foi mal educada, apenas se comportou como uma mãe desesperada q ao ver o filho morrendo afogado e ninguém fazer nada ate o terceiro pedido de ajuda. Ao relatar o descaso delas ao medico, ele nos mostrou que já a dias estava com elas a prescrição de aspira-lo 6 vezes ao dia, escrito em vermelho ainda p elas não esquecerem, ele ficou muito surpreso com tudo isso , e conversou com elas alertando-as dos seus deveres e obrigações, e foi só depois disso q começaram a nos ajudar a dar banho e troca-lo e aspira-lo.
Quando eu e minha cunhada trazíamos meu irmão do exame de ressonância, passamos ele da maca para a cama, com elas apenas olhando, e não ajudaram-nos, mas estavam ali em grande quantidade fazendo a troca de turno, ao redor da mesa delas de frente pra nós, mas apenas observavam como se não fosse obrigação delas essa tarefa.
O pessoal do laboratório, ao vir fazer o exame de sangue, deixava a agulha sem capinha, sobre a cama.
No decimo dia de internação, por volta 8 horas da manha, meu pai me ligou do hospital dizendo pra ir la ajuda-lo, que meu irmão estava sofrendo uma convulsão com apineia, e ninguém tinha vindo ajuda-lo. Me levantei pra ir ate ao hospital, e chegando la depois de aproximadamente 20 minutos, o medico de plantão ainda estava se preparando a colocar as luvas pra só depois atende-lo. Então foi levado pra UTI.
UTI esta, que possui uma ampla sala de espera destinada aos familiares, mas que na primeira visita acabei descobrindo de que não podemos usa-la, pq o sr. Roger(administrador do HNSO junto com as "irmazinhas"), me disse ter determinado a proibiçao do uso da sala de espera da UTI, sendo assim, deviamos aguardar na recepção do hospital, amontuados com pessoas que faziam baixas e altas, e que estavam ali para outros fins, e nada tinham a ver com a visita da UTI.
Sei que tudo isso que relatei aqui, não vai traze meu irmão de volta, mas não podia deixar a coisa fica como está.
Um dia depois do velório e enterro do meu irmão, dia 18/06, decidi ir falar com a direçao do HNSO, ali representado pelo sr. Roger. pedi a ele os pertences que eu havia levado pro meu irmão na UTI(pacotes de fraldas, potes de cremes, desodorantes, shampoo, etc...) com a intenção de doar em alguma entidade de idoneidade não duvidosa como a do HNSO, mas o sr. Roger foi ate a UTI, e não soube me dizer onde anda estes pertences, e que no dia 20/06, no caso hoje, me ligaria pra dar-me uma resposta, você acha que ele me ligou? claro que não.
Relatei a ele tudo o que aconteceu ali no posto 3, ele me escutou, agradeceu eu estar denunciando tudo isso a ele,(como se não soubesse o que acontece la) e prometeu rever tudo aquilo que descrevi nos mínimos detalhes a ele. será que vai?
questionei ele se ele colocaria um familiar ali, e na hora ele me respondeu que não, pois ele sabe sim como são as coisas no HNSO. Também o questionei o que eram feitos com os recursos recebidos, pois aqui na região em cidades menores os recursos são os mesmos, mas os hospitais oferecem estrutura e atendimento digno. Minha vontade era de que houvesse auditorias contantes nas finanças e recursos recebidos pelo HNSO, pq enquanto os quartos estão destruídos, a lancreria ta ganhando uma super reforma pra fik lindona como também ficou a farmácia q construíram ao lado.
Fica aqui então registrado minha denuncia, e ate mesmo meu desabafo. E pra você que leu tudo isso, denuncie aqui também se você vivenciou algo parecido no HNSO. E não se deixe enganar mais por estes políticos da nossa cidade. Ontem mesmo o nosso prefeito Elói poltronieri estava na radio falando que o setor da saúde em Vacaria está ótimo, ele e seus 6 médicos cubanos são os super heróis.
Registro também aqui, que meu voto nas urnas depois destes fatos ocorridos, sera sempre em branco ou nulo. Faça você o mesmo, pois eles não fizeram nada pela saúde da nossa comunidade. E você politico ou partidário que pretender um dia pisar na minha casa pedindo votos, sera recebido de maneira nada agradável. Fica a dica.

diversitudes: Vacaria - RS (década de 1960)

diversitudes: Vacaria - RS (década de 1960): Vacaria - RS (década de 1960)

Câmara de Vereadores de Vacaria RS



Segue breve resumo da sessão desta segunda. Os vereadores debateram sobre:

LOMBADAS ELETRÔNICAS
Vereadores questionaram a redução da velocidade nas lombadas instaladas na Av. Moreira Paz e Rua Júlio de Castilho. 
http://camaravacaria.rs.gov.br/vnoticias.php?noticia=1030

ESCOLA NO ALTOS DA GLÓRIA
Passou pela primeira discussão nesta segunda, 16 o projeto de Lei 71/2014 que aplica R$ 3,5 milhões na construção de Escola no Bairro Altos da Glória. 


Resultado das votações:

Mais servidores na educação e saúde > aprovado 
Os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei complementar 08/2014 que amplia o número de servidores municipais.
http://camaravacaria.rs.gov.br/vnoticias.php?noticia=1031

Mensagem Modificativa ao Projeto de Lei Executivo 52/2014 > alteração de redação  >rejeitada por 8 x 6Atual:
Art. 4º. Poderão ser delegadas, mediante o Convênio de que trata o art. 3º, as seguintes atribuições relativas aos serviços públicos de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário:VI - atuar como instância recursal no que concerne à aplicação das penalidades regulamentares e contratuais por parte do Município;
Ficaria :
VI - atuar como instância recursal no que concerne à aplicação das penalidades contratuaisaplicadas pelo Município;


Projeto de Lei 69/2014 > aplica R$ 131 mil em equipamentos e materiais de consumo - repasse do Fundo Nacional de Saúde ao Município > Programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade > aprovado por unanimidade 
Projeto de Lei 70/2014 > aplica R$ 260 mil em obras e instalações - repasse do Fundo Nacional de Saúde ao Município > Programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade >aprovado por unanimidade 

Estou à disposição para mais informações.

Giana Pontalti
Assessora de comunicação

Mensagem


Cultura

    20.06.2014
Espaço Cultura em Porto Alegre

Convidamos todos para visitar o Espaço Cultura, que ficará aberto até dia 15 de julho de 2014, na Usina do Gasômetro em Porto Alegre/RS.
O Espaço Cultura é um local temporário de divulgação cultural, encontrado nas 12 cidades-sede, onde contarão com telões para exibição dos projetos audiovisuais. Nos Espaços haverão também totens com informações sobre manifestações culturais, museus importantes de cada local e as variedades gastronômicas. Os Espaços receberão ainda o programa Vitrines Culturais com exposição e vendas de artesanato de todo o país, serão cerca de 25 mil peças dentro dos Espaços Cultura.
Confira alguns artesanatos que se encontram no Espaço Cultura de Porto Alegre.







Venha participar conosco deste grande evento cultural!
Saiba mais.

Ministra participa do lançamento da 2ª etapa do Pronatec 
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou nesta quarta-feira (18/06) da cerimônia de Lançamento da segunda Etapa do Pronatec e Inauguração de novos Campus de Institutos Federais de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia.O evento ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocasião, a presidente da República, Dilma Roussef, comemorou a marca de 7,4 milhões de matrículas registradas no Pronatec, desde 2011. Saiba mais.  Foto: MinC Divulgação

Ministério da Cultura divulga o resultado final do SNC
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Articulação Institucional (SAI), divulga nesta quarta-feira (18), resultado final do processo seletivo que tem como objetivos o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e a contribuição com o cumprimento das metas do Plano Nacional de Cultura (PNC). Os candidatos convocados terão até 5 dias úteis, contados a partir de 18/06, para realizar o cadastro do plano de trabalho do projeto no Sistema de Convênios- SICONV. Mais informações. 

Indicação dos membros da CNIC para 2015/2016
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), está com processo aberto para indicação dos membros que comporão a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) para o biênio 2015/2016. O Edital, foi publicado no dia 12 de maio, no Diário Oficial da União. As inscrições vão até o dia 12 de setembro de 2014.  Clique aqui e saiba mais. 

Embaixadas divulgam cultura brasileira no exterior
Embaixadas do Brasil na Grécia, no Japão e na Inglaterra aproveitaram o período dos jogos mundiais para divulgar a cultura brasileira. Em Londres, no dia de abertura do Mundial, 12 de junho, o Brazil Day atraiu cerca de 25 mil pessoas e contou com a London School of Samba, a primeira escola de samba criada na Inglaterra em 1984. Saiba mais. Foto: Embaixada do Brasil em Londres/MinC Divulgação

Prêmio Culturas Populares - 100 Anos de Mazzaropi
A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura está convocando os classificados da lista de suplentes do Prêmio Culturas Populares – Edição 100 Anos de Mazzaropi. A portaria da SCDC/MinC de nº 18, com a relação dos Mestres da Cultura Popular e dos Grupos Formais e Informais que estão sendo chamados para receberem o prêmio, foi publicada no Diário Oficial da União do dia 12 de junho. Mais informações. Foto: MinC Divulgação 

Prazos dos Editais FUNARTE 
Devido à interrupção da greve dos servidores da Cultura, a Fundação Nacional de Artes – Funarte prorroga por mais 30 dias, a contar de hoje, 20 de junho de 2014, todos os prazos para procedimentos relacionadas aos editais da Instituição em andamento (com inscrições abertas ou “em avaliação”). Os novos prazos se encerram no dia 21 de julho de 2014, tanto para inscrições como para envio de documentos, bem como para quaisquer outras providências. A citada prorrogação poderá ser ampliada posteriormente. Para maiores informações clique aqui.

Eva Schul ministra oficinas de dança em Porto Alegre
Aprender com uma das maiores dançarinas do país. Essa é a oportunidade que gaúchos terão, entre 30 de junho e 4 de julho, em Porto Alegre. A iniciativa faz parte de um projeto que homenageia a mestra da dança contemporânea brasileira Eva Shul e foi elaborada por Marina Mendo, aluna de Eva Schul, desde 2002. Mendo foi selecionada pelo Edital Cultura 2014 do MinC. Leia mais. Foto: Henrique Barbosa/MinC Divulgação

Futebol e Caricaturas na Biblioteca Livros sobre Trilhos
Artista e operador de trens Jorge Dutra – autor de exposição na Galeria Mario Quintana da Trensurb – leva seu trabalho também à biblioteca da Estação Mercado, usando a arte descontraída para divulgar livros do acervo relacionados ao esporte. Sócios da Biblioteca Livros sobre Trilhos e usuários do metrô já podem conferir, nas paredes do espaço cultural, uma mostra composta por três painéis que unem caricaturas, futebol e literatura. Aberto até 31 de julho, das 5h às 23h20. Saiba mais. Foto: Luiz Soares/Trensurb/Divulgação 

XI Feira da Mandioca de Imbituba 
A XI Feira da Mandioca de Imbituba será realizada de 20 a 24 de junho, no barracão da Acordi – Associação Comunitária Rural de Imbituba no bairro Vila Esperança. A feira busca fortalecer, divulgar e dar legitimidade à luta da comunidade em torno da valorização da agricultura e da pesca, além do resgate dos grupos folclóricos. Todos os dias haverá exposição de artesanato e será servida gastronomia típica. A entrada é franca. 

Conservatório de MPB abre inscrições para cursos do segundo semestre
Estão abertas as inscrições para os cursos do segundo semestre do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba. Há vagas para diversos cursos, nas áreas de canto e instrumentos musicais. As inscrições devem ser feitas pelo site www.conservatoriodempb.com.br. O prazo de inscrição encerra no dia 27 de junho, às 17h. Mais informações através deste e-mail. Foto: Divulgação

Editais e Concursos
Inscrições abertas para o Prêmio Paraná de Literatura 2014  -  inscrições até 30 de junho de 2014
Memória do Mundo —inscrições até 31 de junho de 2014
Iberescena – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas – Edição 2014  -  inscrições até 18 de julho de 2014
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014  - inscrições até 21 de julho de 2014—inscrições prorrogadas 
Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 11ª Edição: inscrições abertas até 21 de julho de 2014—inscrições prorrogadas
FUNARTE: XIV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia - inscrições até 21 de julho de 2014 - inscrições prorrogadas
Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais – 2ª edição - inscrições até 21 de julho de 2014 - inscrições prorrogadas
Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça – 7ª edição -  inscrições até 21 de julho de 2014- inscrições prorrogadas
Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2014  - inscrições até 21 de julho de 2014—inscrições prorrogadas
Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo  - inscrições até 21 de julho de 2014—inscrições prorrogadas
Festival de Cinema de Cork, na Irlanda— inscrições até 05 de agosto de 2014
Iphan abre concurso de monografias sobre folclore e cultura popular  - inscrições até 22 de agosto de 2014
Prêmio Funarte de Composição Clássica 2014—inscrições até 30 de setembro de 2014

Programações Culturais
Exposição "Sacro - Memórias do Batismo", aberto de 12 de março até 23 de junho no Museu de Hábitos e Costumes, em Blumenau/SC
Filme Dersu Uzala (1975), de Akira Kurosawa, dia 23 de junho, às 20h, no Centro Municipal de Cultura de Torres/RS
Apresentação do Central do Samba no Caminho do Gol, dia 30 de junho, às 12h30, no Mercado Público em Porto Alegre/RS
Exposição Liga da Canela Preta de Adriana Xaplin, aberta de 10 de junho até 15 de julho, no Museu Julio de Castilhos, em Porto Alegre/RS
Exposição sobre Arte e Futebol que vai ter como centro a história da criação plástica da Camisa Canarinho, de 10 de junho até 15 de julho, as 19h, no Museu dos Direitos Humanos do Mercosul
MIS/SC recebe exposição fotográfica sobre a banda Expresso Rural, aberto de 29 de maio até 27 de julho, no Museu da Imagem e do Som –Florianópolis/SC
Mostra Futebol e Literatura, na Biblioteca Livros Sobre Trilhos, localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado da Trensurb, até 31 de julho de 2014, das 5h às 23h20 
Exposição de caricaturas Caras do Futebol, na Galeria Mario Quintana, localizada no túnel de acesso às plataformas de embarque e desembarque da Estação Mercado da Trensurb , até 31 de julho, das 5h às 23h20 
IV Encontro Funarte de Políticas para as Artes será realizada pela FUNARTE, no dia 21 de agosto, das 10h as 18h, no Memorial de Curitiba
Exposição “Um olhar sobre O Cruzeiro: as origens do fotojornalismo no Brasil , de 29 de maio a 14 de setembro, no Museu Oscar Niemeyer—Curitiba/PR
Museu Oscar Niemeyer receberá exposição inédita com fotografias da artista Frida Kahlo, de 17 de julho a 02 de novembro

Representação Regional Sul - Ministério da Cultura
Chefe da Representação Regional Sul: Margarete Moraes - margarete.moraes@cultura.gov.br
Rua André Puente, 441/604 - Porto Alegre - RS. CEP: 90.035-150 - Fone: (51) 3204.7600
Coordenador do escritório de SC: Marcelo D´Avila Leal - marcelo.davila@cultura.gov.br
Praça Getúlio Vargas, 268 – Florianópolis - SC. CEP: 88.020-030 - Fone: (48) 3223.2592
SNC, Editais e CEUs das Artes: Eleonora Kehles Spinato -  eleonora.spinato@cultura.gov.br
PRONATEC: Leila Betim e Ricardo Atti - leila.betim@cultura.gov.br - ricardo.atti@cultura.gov.br
PRONAC: Clara Cristina Zitkoski - clara.zitkoski@cultura.gov.br - atendimentopronacsul@cultura.gov.br
Comunicação: comunicacaosul@cultura.gov.br
Espaço Cultura em Porto Alegre

Convidamos todos para visitar o Espaço Cultura, que ficará aberto até dia 15 de julho de 2014, na Usina do Gasômetro em Porto Alegre/RS.
O Espaço Cultura é um local temporário de divulgação cultural, encontrado nas 12 cidades-sede, onde contarão com telões para exibição dos projetos audiovisuais. Nos Espaços haverão também totens com informações sobre manifestações culturais, museus importantes de cada local e as variedades gastronômicas. Os Espaços receberão ainda o programa Vitrines Culturais com exposição e vendas de artesanato de todo o país, serão cerca de 25 mil peças dentro dos Espaços Cultura.
Confira alguns artesanatos que se encontram no Espaço Cultura de Porto Alegre.







Venha participar conosco deste grande evento cultural!
Saiba mais.

Ministra participa do lançamento da 2ª etapa do Pronatec 
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou nesta quarta-feira (18/06) da cerimônia de Lançamento da segunda Etapa do Pronatec e Inauguração de novos Campus de Institutos Federais de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia.O evento ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocasião, a presidente da República, Dilma Roussef, comemorou a marca de 7,4 milhões de matrículas registradas no Pronatec, desde 2011. Saiba mais.  Foto: MinC Divulgação

Ministério da Cultura divulga o resultado final do SNC
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Articulação Institucional (SAI), divulga nesta quarta-feira (18), resultado final do processo seletivo que tem como objetivos o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e a contribuição com o cumprimento das metas do Plano Nacional de Cultura (PNC). Os candidatos convocados terão até 5 dias úteis, contados a partir de 18/06, para realizar o cadastro do plano de trabalho do projeto no Sistema de Convênios- SICONV. Mais informações. 

Indicação dos membros da CNIC para 2015/2016
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), está com processo aberto para indicação dos membros que comporão a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) para o biênio 2015/2016. O Edital, foi publicado no dia 12 de maio, no Diário Oficial da União. As inscrições vão até o dia 12 de setembro de 2014.  Clique aqui e saiba mais. 

Embaixadas divulgam cultura brasileira no exterior
Embaixadas do Brasil na Grécia, no Japão e na Inglaterra aproveitaram o período dos jogos mundiais para divulgar a cultura brasileira. Em Londres, no dia de abertura do Mundial, 12 de junho, o Brazil Day atraiu cerca de 25 mil pessoas e contou com a London School of Samba, a primeira escola de samba criada na Inglaterra em 1984. Saiba mais. Foto: Embaixada do Brasil em Londres/MinC Divulgação

Prêmio Culturas Populares - 100 Anos de Mazzaropi
A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura está convocando os classificados da lista de suplentes do Prêmio Culturas Populares – Edição 100 Anos de Mazzaropi. A portaria da SCDC/MinC de nº 18, com a relação dos Mestres da Cultura Popular e dos Grupos Formais e Informais que estão sendo chamados para receberem o prêmio, foi publicada no Diário Oficial da União do dia 12 de junho. Mais informações. Foto: MinC Divulgação 

Prazos dos Editais FUNARTE 
Devido à interrupção da greve dos servidores da Cultura, a Fundação Nacional de Artes – Funarte prorroga por mais 30 dias, a contar de hoje, 20 de junho de 2014, todos os prazos para procedimentos relacionadas aos editais da Instituição em andamento (com inscrições abertas ou “em avaliação”). Os novos prazos se encerram no dia 21 de julho de 2014, tanto para inscrições como para envio de documentos, bem como para quaisquer outras providências. A citada prorrogação poderá ser ampliada posteriormente. Para maiores informações clique aqui.

Eva Schul ministra oficinas de dança em Porto Alegre
Aprender com uma das maiores dançarinas do país. Essa é a oportunidade que gaúchos terão, entre 30 de junho e 4 de julho, em Porto Alegre. A iniciativa faz parte de um projeto que homenageia a mestra da dança contemporânea brasileira Eva Shul e foi elaborada por Marina Mendo, aluna de Eva Schul, desde 2002. Mendo foi selecionada pelo Edital Cultura 2014 do MinC. Leia mais. Foto: Henrique Barbosa/MinC Divulgação

Futebol e Caricaturas na Biblioteca Livros sobre Trilhos
Artista e operador de trens Jorge Dutra – autor de exposição na Galeria Mario Quintana da Trensurb – leva seu trabalho também à biblioteca da Estação Mercado, usando a arte descontraída para divulgar livros do acervo relacionados ao esporte. Sócios da Biblioteca Livros sobre Trilhos e usuários do metrô já podem conferir, nas paredes do espaço cultural, uma mostra composta por três painéis que unem caricaturas, futebol e literatura. Aberto até 31 de julho, das 5h às 23h20. Saiba mais. Foto: Luiz Soares/Trensurb/Divulgação 

XI Feira da Mandioca de Imbituba 
A XI Feira da Mandioca de Imbituba será realizada de 20 a 24 de junho, no barracão da Acordi – Associação Comunitária Rural de Imbituba no bairro Vila Esperança. A feira busca fortalecer, divulgar e dar legitimidade à luta da comunidade em torno da valorização da agricultura e da pesca, além do resgate dos grupos folclóricos. Todos os dias haverá exposição de artesanato e será servida gastronomia típica. A entrada é franca. 

Conservatório de MPB abre inscrições para cursos do segundo semestre
Estão abertas as inscrições para os cursos do segundo semestre do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba. Há vagas para diversos cursos, nas áreas de canto e instrumentos musicais. As inscrições devem ser feitas pelo site www.conservatoriodempb.com.br. O prazo de inscrição encerra no dia 27 de junho, às 17h. Mais informações através deste e-mail. Foto: Divulgação

Editais e Concursos
Inscrições abertas para o Prêmio Paraná de Literatura 2014  -  inscrições até 30 de junho de 2014
Memória do Mundo —inscrições até 31 de junho de 2014
Iberescena – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas – Edição 2014  -  inscrições até 18 de julho de 2014
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014  - inscrições até 21 de julho de 2014—inscrições prorrogadas 
Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 11ª Edição: inscrições abertas até 21 de julho de 2014—inscrições prorrogadas
FUNARTE: XIV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia - inscrições até 21 de julho de 2014 - inscrições prorrogadas
Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais – 2ª edição - inscrições até 21 de julho de 2014 - inscrições prorrogadas
Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça – 7ª edição -  inscrições até 21 de julho de 2014- inscrições prorrogadas
Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2014  - inscrições até 21 de julho de 2014—inscrições prorrogadas
Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo  - inscrições até 21 de julho de 2014—inscrições prorrogadas
Festival de Cinema de Cork, na Irlanda— inscrições até 05 de agosto de 2014
Iphan abre concurso de monografias sobre folclore e cultura popular  - inscrições até 22 de agosto de 2014
Prêmio Funarte de Composição Clássica 2014—inscrições até 30 de setembro de 2014

Programações Culturais
Exposição "Sacro - Memórias do Batismo", aberto de 12 de março até 23 de junho no Museu de Hábitos e Costumes, em Blumenau/SC
Filme Dersu Uzala (1975), de Akira Kurosawa, dia 23 de junho, às 20h, no Centro Municipal de Cultura de Torres/RS
Apresentação do Central do Samba no Caminho do Gol, dia 30 de junho, às 12h30, no Mercado Público em Porto Alegre/RS
Exposição Liga da Canela Preta de Adriana Xaplin, aberta de 10 de junho até 15 de julho, no Museu Julio de Castilhos, em Porto Alegre/RS
Exposição sobre Arte e Futebol que vai ter como centro a história da criação plástica da Camisa Canarinho, de 10 de junho até 15 de julho, as 19h, no Museu dos Direitos Humanos do Mercosul
MIS/SC recebe exposição fotográfica sobre a banda Expresso Rural, aberto de 29 de maio até 27 de julho, no Museu da Imagem e do Som –Florianópolis/SC
Mostra Futebol e Literatura, na Biblioteca Livros Sobre Trilhos, localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado da Trensurb, até 31 de julho de 2014, das 5h às 23h20 
Exposição de caricaturas Caras do Futebol, na Galeria Mario Quintana, localizada no túnel de acesso às plataformas de embarque e desembarque da Estação Mercado da Trensurb , até 31 de julho, das 5h às 23h20 
IV Encontro Funarte de Políticas para as Artes será realizada pela FUNARTE, no dia 21 de agosto, das 10h as 18h, no Memorial de Curitiba
Exposição “Um olhar sobre O Cruzeiro: as origens do fotojornalismo no Brasil , de 29 de maio a 14 de setembro, no Museu Oscar Niemeyer—Curitiba/PR
Museu Oscar Niemeyer receberá exposição inédita com fotografias da artista Frida Kahlo, de 17 de julho a 02 de novembro

Representação Regional Sul - Ministério da Cultura
Chefe da Representação Regional Sul: Margarete Moraes - margarete.moraes@cultura.gov.br
Rua André Puente, 441/604 - Porto Alegre - RS. CEP: 90.035-150 - Fone: (51) 3204.7600
Coordenador do escritório de SC: Marcelo D´Avila Leal - marcelo.davila@cultura.gov.br
Praça Getúlio Vargas, 268 – Florianópolis - SC. CEP: 88.020-030 - Fone: (48) 3223.2592
SNC, Editais e CEUs das Artes: Eleonora Kehles Spinato -  eleonora.spinato@cultura.gov.br
PRONATEC: Leila Betim e Ricardo Atti - leila.betim@cultura.gov.br - ricardo.atti@cultura.gov.br
PRONAC: Clara Cristina Zitkoski - clara.zitkoski@cultura.gov.br - atendimentopronacsul@cultura.gov.br
Comunicação: comunicacaosul@cultura.gov.br
Espaço Cultura em Porto Alegre

Convidamos todos para visitar o Espaço Cultura, que ficará aberto até dia 15 de julho de 2014, na Usina do Gasômetro em Porto Alegre/RS.
O Espaço Cultura é um local temporário de divulgação cultural, encontrado nas 12 cidades-sede, onde contarão com telões para exibição dos projetos audiovisuais. Nos Espaços haverão também totens com informações sobre manifestações culturais, museus importantes de cada local e as variedades gastronômicas. Os Espaços receberão ainda o programa Vitrines Culturais com exposição e vendas de artesanato de todo o país, serão cerca de 25 mil peças dentro dos Espaços Cultura.
Confira alguns artesanatos que se encontram no Espaço Cultura de Porto Alegre.







Venha participar conosco deste grande evento cultural!
Saiba mais.

Ministra participa do lançamento da 2ª etapa do Pronatec 
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou nesta quarta-feira (18/06) da cerimônia de Lançamento da segunda Etapa do Pronatec e Inauguração de novos Campus de Institutos Federais de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia.O evento ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocasião, a presidente da República, Dilma Roussef, comemorou a marca de 7,4 milhões de matrículas registradas no Pronatec, desde 2011. Saiba mais.  Foto: MinC Divulgação

Ministério da Cultura divulga o resultado final do SNC
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Articulação Institucional (SAI), divulga nesta quarta-feira (18), resultado final do processo seletivo que tem como objetivos o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e a contribuição com o cumprimento das metas do Plano Nacional de Cultura (PNC). Os candidatos convocados terão até 5 dias úteis, contados a partir de 18/06, para realizar o cadastro do plano de trabalho do projeto no Sistema de Convênios- SICONV. Mais informações. 

Indicação dos membros da CNIC para 2015/2016
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), está com processo aberto para indicação dos membros que comporão a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) para o biênio 2015/2016. O Edital, foi publicado no dia 12 de maio, no Diário Oficial da União. As inscrições vão até o dia 12 de setembro de 2014.  Clique aqui e saiba mais. 

Embaixadas divulgam cultura brasileira no exterior
Embaixadas do Brasil na Grécia, no Japão e na Inglaterra aproveitaram o período dos jogos mundiais para divulgar a cultura brasileira. Em Londres, no dia de abertura do Mundial, 12 de junho, o Brazil Day atraiu cerca de 25 mil pessoas e contou com a London School of Samba, a primeira escola de samba criada na Inglaterra em 1984. Saiba mais. Foto: Embaixada do Brasil em Londres/MinC Divulgação

Prêmio Culturas Populares - 100 Anos de Mazzaropi
A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura está convocando os classificados da lista de suplentes do Prêmio Culturas Populares – Edição 100 Anos de Mazzaropi. A portaria da SCDC/MinC de nº 18, com a relação dos Mestres da Cultura Popular e dos Grupos Formais e Informais que estão sendo chamados para receberem o prêmio, foi publicada no Diário Oficial da União do dia 12 de junho. Mais informações. Foto: MinC Divulgação 

Prazos dos Editais FUNARTE 
Devido à interrupção da greve dos servidores da Cultura, a Fundação Nacional de Artes – Funarte prorroga por mais 30 dias, a contar de hoje, 20 de junho de 2014, todos os prazos para procedimentos relacionadas aos editais da Instituição em andamento (com inscrições abertas ou “em avaliação”). Os novos prazos se encerram no dia 21 de julho de 2014, tanto para inscrições como para envio de documentos, bem como para quaisquer outras providências. A citada prorrogação poderá ser ampliada posteriormente. Para maiores informações clique aqui.

Eva Schul ministra oficinas de dança em Porto Alegre
Aprender com uma das maiores dançarinas do país. Essa é a oportunidade que gaúchos terão, entre 30 de junho e 4 de julho, em Porto Alegre. A iniciativa faz parte de um projeto que homenageia a mestra da dança contemporânea brasileira Eva Shul e foi elaborada por Marina Mendo, aluna de Eva Schul, desde 2002. Mendo foi selecionada pelo Edital Cultura 2014 do MinC. Leia mais. Foto: Henrique Barbosa/MinC Divulgação

Futebol e Caricaturas na Biblioteca Livros sobre Trilhos
Artista e operador de trens Jorge Dutra – autor de exposição na Galeria Mario Quintana da Trensurb – leva seu trabalho também à biblioteca da Estação Mercado, usando a arte descontraída para divulgar livros do acervo relacionados ao esporte. Sócios da Biblioteca Livros sobre Trilhos e usuários do metrô já podem conferir, nas paredes do espaço cultural, uma mostra composta por três painéis que unem caricaturas, futebol e literatura. Aberto até 31 de julho, das 5h às 23h20. Saiba mais. Foto: Luiz Soares/Trensurb/Divulgação 

XI Feira da Mandioca de Imbituba 
A XI Feira da Mandioca de Imbituba será realizada de 20 a 24 de junho, no barracão da Acordi – Associação Comunitária Rural de Imbituba no bairro Vila Esperança. A feira busca fortalecer, divulgar e dar legitimidade à luta da comunidade em torno da valorização da agricultura e da pesca, além do resgate dos grupos folclóricos. Todos os dias haverá exposição de artesanato e será servida gastronomia típica. A entrada é franca. 

Conservatório de MPB abre inscrições para cursos do segundo semestre
Estão abertas as inscrições para os cursos do segundo semestre do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba. Há vagas para diversos cursos, nas áreas de canto e instrumentos musicais. As inscrições devem ser feitas pelo site www.conservatoriodempb.com.br. O prazo de inscrição encerra no dia 27 de junho, às 17h. Mais informações através deste e-mail. Foto: Divulgação

Editais e Concursos
Inscrições abertas para o Prêmio Paraná de Literatura 2014  -  inscrições até 30 de junho de 2014
Memória do Mundo —inscrições até 31 de junho de 2014
Iberescena – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas – Edição 2014  -  inscrições até 18 de julho de 2014
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014  - inscrições até 21 de julho de 2014—inscrições prorrogadas 
Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 11ª Edição: inscrições abertas até 21 de julho de 2014—inscrições prorrogadas
FUNARTE: XIV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia - inscrições até 21 de julho de 2014 - inscrições prorrogadas
Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais – 2ª edição - inscrições até 21 de julho de 2014 - inscrições prorrogadas
Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça – 7ª edição -  inscrições até 21 de julho de 2014- inscrições prorrogadas
Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2014  - inscrições até 21 de julho de 2014—inscrições prorrogadas
Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo  - inscrições até 21 de julho de 2014—inscrições prorrogadas
Festival de Cinema de Cork, na Irlanda— inscrições até 05 de agosto de 2014
Iphan abre concurso de monografias sobre folclore e cultura popular  - inscrições até 22 de agosto de 2014
Prêmio Funarte de Composição Clássica 2014—inscrições até 30 de setembro de 2014

Programações Culturais
Exposição "Sacro - Memórias do Batismo", aberto de 12 de março até 23 de junho no Museu de Hábitos e Costumes, em Blumenau/SC
Filme Dersu Uzala (1975), de Akira Kurosawa, dia 23 de junho, às 20h, no Centro Municipal de Cultura de Torres/RS
Apresentação do Central do Samba no Caminho do Gol, dia 30 de junho, às 12h30, no Mercado Público em Porto Alegre/RS
Exposição Liga da Canela Preta de Adriana Xaplin, aberta de 10 de junho até 15 de julho, no Museu Julio de Castilhos, em Porto Alegre/RS
Exposição sobre Arte e Futebol que vai ter como centro a história da criação plástica da Camisa Canarinho, de 10 de junho até 15 de julho, as 19h, no Museu dos Direitos Humanos do Mercosul
MIS/SC recebe exposição fotográfica sobre a banda Expresso Rural, aberto de 29 de maio até 27 de julho, no Museu da Imagem e do Som –Florianópolis/SC
Mostra Futebol e Literatura, na Biblioteca Livros Sobre Trilhos, localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado da Trensurb, até 31 de julho de 2014, das 5h às 23h20 
Exposição de caricaturas Caras do Futebol, na Galeria Mario Quintana, localizada no túnel de acesso às plataformas de embarque e desembarque da Estação Mercado da Trensurb , até 31 de julho, das 5h às 23h20 
IV Encontro Funarte de Políticas para as Artes será realizada pela FUNARTE, no dia 21 de agosto, das 10h as 18h, no Memorial de Curitiba
Exposição “Um olhar sobre O Cruzeiro: as origens do fotojornalismo no Brasil , de 29 de maio a 14 de setembro, no Museu Oscar Niemeyer—Curitiba/PR
Museu Oscar Niemeyer receberá exposição inédita com fotografias da artista Frida Kahlo, de 17 de julho a 02 de novembro

Representação Regional Sul - Ministério da Cultura
Chefe da Representação Regional Sul: Margarete Moraes - margarete.moraes@cultura.gov.br
Rua André Puente, 441/604 - Porto Alegre - RS. CEP: 90.035-150 - Fone: (51) 3204.7600
Coordenador do escritório de SC: Marcelo D´Avila Leal - marcelo.davila@cultura.gov.br
Praça Getúlio Vargas, 268 – Florianópolis - SC. CEP: 88.020-030 - Fone: (48) 3223.2592
SNC, Editais e CEUs das Artes: Eleonora Kehles Spinato -  eleonora.spinato@cultura.gov.br
PRONATEC: Leila Betim e Ricardo Atti - leila.betim@cultura.gov.br - ricardo.atti@cultura.gov.br
PRONAC: Clara Cristina Zitkoski - clara.zitkoski@cultura.gov.br - atendimentopronacsul@cultura.gov.br
Comunicação: comunicacaosul@cultura.gov.br
Espaço Cultura em Porto Alegre

Convidamos todos para visitar o Espaço Cultura, que ficará aberto até dia 15 de julho de 2014, na Usina do Gasômetro em Porto Alegre/RS.
O Espaço Cultura é um local temporário de divulgação cultural, encontrado nas 12 cidades-sede, onde contarão com telões para exibição dos projetos audiovisuais. Nos Espaços haverão também totens com informações sobre manifestações culturais, museus importantes de cada local e as variedades gastronômicas. Os Espaços receberão ainda o programa Vitrines Culturais com exposição e vendas de artesanato de todo o país, serão cerca de 25 mil peças dentro dos Espaços Cultura.
Confira alguns artesanatos que se encontram no Espaço Cultura de Porto Alegre.







Venha participar conosco deste grande evento cultural!
Saiba mais.

Ministra participa do lançamento da 2ª etapa do Pronatec 
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou nesta quarta-feira (18/06) da cerimônia de Lançamento da segunda Etapa do Pronatec e Inauguração de novos Campus de Institutos Federais de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia.O evento ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocasião, a presidente da República, Dilma Roussef, comemorou a marca de 7,4 milhões de matrículas registradas no Pronatec, desde 2011. Saiba mais.  Foto: MinC Divulgação

Ministério da Cultura divulga o resultado final do SNC
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Articulação Institucional (SAI), divulga nesta quarta-feira (18), resultado final do processo seletivo que tem como objetivos o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e a contribuição com o cumprimento das metas do Plano Nacional de Cultura (PNC). Os candidatos convocados terão até 5 dias úteis, contados a partir de 18/06, para realizar o cadastro do plano de trabalho do projeto no Sistema de Convênios- SICONV. Mais informações. 

Indicação dos membros da CNIC para 2015/2016
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), está com processo aberto para indicação dos membros que comporão a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) para o biênio 2015/2016. O Edital, foi publicado no dia 12 de maio, no Diário Oficial da União. As inscrições vão até o dia 12 de setembro de 2014.  Clique aqui e saiba mais. 

Embaixadas divulgam cultura brasileira no exterior
Embaixadas do Brasil na Grécia, no Japão e na Inglaterra aproveitaram o período dos jogos mundiais para divulgar a cultura brasileira. Em Londres, no dia de abertura do Mundial, 12 de junho, o Brazil Day atraiu cerca de 25 mil pessoas e contou com a London School of Samba, a primeira escola de samba criada na Inglaterra em 1984. Saiba mais. Foto: Embaixada do Brasil em Londres/MinC Divulgação

Prêmio Culturas Populares - 100 Anos de Mazzaropi
A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura está convocando os classificados da lista de suplentes do Prêmio Culturas Populares – Edição 100 Anos de Mazzaropi. A portaria da SCDC/MinC de nº 18, com a relação dos Mestres da Cultura Popular e dos Grupos Formais e Informais que estão sendo chamados para receberem o prêmio, foi publicada no Diário Oficial da União do dia 12 de junho. Mais informações. Foto: MinC Divulgação 

Prazos dos Editais FUNARTE 
Devido à interrupção da greve dos servidores da Cultura, a Fundação Nacional de Artes – Funarte prorroga por mais 30 dias, a contar de hoje, 20 de junho de 2014, todos os prazos para procedimentos relacionadas aos editais da Instituição em andamento (com inscrições abertas ou “em avaliação”). Os novos prazos se encerram no dia 21 de julho de 2014, tanto para inscrições como para envio de documentos, bem como para quaisquer outras providências. A citada prorrogação poderá ser ampliada posteriormente. Para maiores informações clique aqui.

Eva Schul ministra oficinas de dança em Porto Alegre
Aprender com uma das maiores dançarinas do país. Essa é a oportunidade que gaúchos terão, entre 30 de junho e 4 de julho, em Porto Alegre. A iniciativa faz parte de um projeto que homenageia a mestra da dança contemporânea brasileira Eva Shul e foi elaborada por Marina Mendo, aluna de Eva Schul, desde 2002. Mendo foi selecionada pelo Edital Cultura 2014 do MinC. Leia mais. Foto: Henrique Barbosa/MinC Divulgação

Futebol e Caricaturas na Biblioteca Livros sobre Trilhos
Artista e operador de trens Jorge Dutra – autor de exposição na Galeria Mario Quintana da Trensurb – leva seu trabalho também à biblioteca da Estação Mercado, usando a arte descontraída para divulgar livros do acervo relacionados ao esporte. Sócios da Biblioteca Livros sobre Trilhos e usuários do metrô já podem conferir, nas paredes do espaço cultural, uma mostra composta por três painéis que unem caricaturas, futebol e literatura. Aberto até 31 de julho, das 5h às 23h20. Saiba mais. Foto: Luiz Soares/Trensurb/Divulgação 

XI Feira da Mandioca de Imbituba 
A XI Feira da Mandioca de Imbituba será realizada de 20 a 24 de junho, no barracão da Acordi – Associação Comunitária Rural de Imbituba no bairro Vila Esperança. A feira busca fortalecer, divulgar e dar legitimidade à luta da comunidade em torno da valorização da agricultura e da pesca, além do resgate dos grupos folclóricos. Todos os dias haverá exposição de artesanato e será servida gastronomia típica. A entrada é franca. 

Conservatório de MPB abre inscrições para cursos do segundo semestre
Estão abertas as inscrições para os cursos do segundo semestre do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba. Há vagas para diversos cursos, nas áreas de canto e instrumentos musicais. As inscrições devem ser feitas pelo site www.conservatoriodempb.com.br. O prazo de inscrição encerra no dia 27 de junho, às 17h. Mais informações através deste e-mail. Foto: Divulgação

Editais e Concursos
Inscrições abertas para o Prêmio Paraná de Literatura 2014  -  inscrições até 30 de junho de 2014
Memória do Mundo —inscrições até 31 de junho de 2014
Iberescena – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas – Edição 2014  -  inscrições até 18 de julho de 2014
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014  - inscrições até 21 de julho de 2014—inscrições prorrogadas 
Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 11ª Edição: inscrições abertas até 21 de julho de 2014—inscrições prorrogadas
FUNARTE: XIV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia - inscrições até 21 de julho de 2014 - inscrições prorrogadas
Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais – 2ª edição - inscrições até 21 de julho de 2014 - inscrições prorrogadas
Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça – 7ª edição -  inscrições até 21 de julho de 2014- inscrições prorrogadas
Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2014  - inscrições até 21 de julho de 2014—inscrições prorrogadas
Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo  - inscrições até 21 de julho de 2014—inscrições prorrogadas
Festival de Cinema de Cork, na Irlanda— inscrições até 05 de agosto de 2014
Iphan abre concurso de monografias sobre folclore e cultura popular  - inscrições até 22 de agosto de 2014
Prêmio Funarte de Composição Clássica 2014—inscrições até 30 de setembro de 2014

Programações Culturais
Exposição "Sacro - Memórias do Batismo", aberto de 12 de março até 23 de junho no Museu de Hábitos e Costumes, em Blumenau/SC
Filme Dersu Uzala (1975), de Akira Kurosawa, dia 23 de junho, às 20h, no Centro Municipal de Cultura de Torres/RS
Apresentação do Central do Samba no Caminho do Gol, dia 30 de junho, às 12h30, no Mercado Público em Porto Alegre/RS
Exposição Liga da Canela Preta de Adriana Xaplin, aberta de 10 de junho até 15 de julho, no Museu Julio de Castilhos, em Porto Alegre/RS
Exposição sobre Arte e Futebol que vai ter como centro a história da criação plástica da Camisa Canarinho, de 10 de junho até 15 de julho, as 19h, no Museu dos Direitos Humanos do Mercosul
MIS/SC recebe exposição fotográfica sobre a banda Expresso Rural, aberto de 29 de maio até 27 de julho, no Museu da Imagem e do Som –Florianópolis/SC
Mostra Futebol e Literatura, na Biblioteca Livros Sobre Trilhos, localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado da Trensurb, até 31 de julho de 2014, das 5h às 23h20 
Exposição de caricaturas Caras do Futebol, na Galeria Mario Quintana, localizada no túnel de acesso às plataformas de embarque e desembarque da Estação Mercado da Trensurb , até 31 de julho, das 5h às 23h20 
IV Encontro Funarte de Políticas para as Artes será realizada pela FUNARTE, no dia 21 de agosto, das 10h as 18h, no Memorial de Curitiba
Exposição “Um olhar sobre O Cruzeiro: as origens do fotojornalismo no Brasil , de 29 de maio a 14 de setembro, no Museu Oscar Niemeyer—Curitiba/PR
Museu Oscar Niemeyer receberá exposição inédita com fotografias da artista Frida Kahlo, de 17 de julho a 02 de novembro

Representação Regional Sul - Ministério da Cultura
Chefe da Representação Regional Sul: Margarete Moraes - margarete.moraes@cultura.gov.br
Rua André Puente, 441/604 - Porto Alegre - RS. CEP: 90.035-150 - Fone: (51) 3204.7600
Coordenador do escritório de SC: Marcelo D´Avila Leal - marcelo.davila@cultura.gov.br
Praça Getúlio Vargas, 268 – Florianópolis - SC. CEP: 88.020-030 - Fone: (48) 3223.2592
SNC, Editais e CEUs das Artes: Eleonora Kehles Spinato -  eleonora.spinato@cultura.gov.br
PRONATEC: Leila Betim e Ricardo Atti - leila.betim@cultura.gov.br - ricardo.atti@cultura.gov.br
PRONAC: Clara Cristina Zitkoski - clara.zitkoski@cultura.gov.br - atendimentopronacsul@cultura.gov.br
Comunicação: comunicacaosul@cultura.gov.br
Espaço Cultura em Porto Alegre

Convidamos todos para visitar o Espaço Cultura, que ficará aberto até dia 15 de julho de 2014, na Usina do Gasômetro em Porto Alegre/RS.
O Espaço Cultura é um local temporário de divulgação cultural, encontrado nas 12 cidades-sede, onde contarão com telões para exibição dos projetos audiovisuais. Nos Espaços haverão também totens com informações sobre manifestações culturais, museus importantes de cada local e as variedades gastronômicas. Os Espaços receberão ainda o programa Vitrines Culturais com exposição e vendas de artesanato de todo o país, serão cerca de 25 mil peças dentro dos Espaços Cultura.
Confira alguns artesanatos que se encontram no Espaço Cultura de Porto Alegre.







Venha participar conosco deste grande evento cultural!
Saiba mais.

Ministra participa do lançamento da 2ª etapa do Pronatec 
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou nesta quarta-feira (18/06) da cerimônia de Lançamento da segunda Etapa do Pronatec e Inauguração de novos Campus de Institutos Federais de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia.O evento ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocasião, a presidente da República, Dilma Roussef, comemorou a marca de 7,4 milhões de matrículas registradas no Pronatec, desde 2011. Saiba mais.  Foto: MinC Divulgação

Ministério da Cultura divulga o resultado final do SNC
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Articulação Institucional (SAI), divulga nesta quarta-feira (18), resultado final do processo seletivo que tem como objetivos o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e a contribuição com o cumprimento das metas do Plano Nacional de Cultura (PNC). Os candidatos convocados terão até 5 dias úteis, contados a partir de 18/06, para realizar o cadastro do plano de trabalho do projeto no Sistema de Convênios- SICONV. Mais informações. 

Indicação dos membros da CNIC para 2015/2016
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), está com processo aberto para indicação dos membros que comporão a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) para o biênio 2015/2016. O Edital, foi publicado no dia 12 de maio, no Diário Oficial da União. As inscrições vão até o dia 12 de setembro de 2014.  Clique aqui e saiba mais. 

Embaixadas divulgam cultura brasileira no exterior
Embaixadas do Brasil na Grécia, no Japão e na Inglaterra aproveitaram o período dos jogos mundiais para divulgar a cultura brasileira. Em Londres, no dia de abertura do Mundial, 12 de junho, o Brazil Day atraiu cerca de 25 mil pessoas e contou com a London School of Samba, a primeira escola de samba criada na Inglaterra em 1984. Saiba mais. Foto: Embaixada do Brasil em Londres/MinC Divulgação

Prêmio Culturas Populares - 100 Anos de Mazzaropi
A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura está convocando os classificados da lista de suplentes do Prêmio Culturas Populares – Edição 100 Anos de Mazzaropi. A portaria da SCDC/MinC de nº 18, com a relação dos Mestres da Cultura Popular e dos Grupos Formais e Informais que estão sendo chamados para receberem o prêmio, foi publicada no Diário Oficial da União do dia 12 de junho. Mais informações. Foto: MinC Divulgação 

Prazos dos Editais FUNARTE 
Devido à interrupção da greve dos servidores da Cultura, a Fundação Nacional de Artes – Funarte prorroga por mais 30 dias, a contar de hoje, 20 de junho de 2014, todos os prazos para procedimentos relacionadas aos editais da Instituição em andamento (com inscrições abertas ou “em avaliação”). Os novos prazos se encerram no dia 21 de julho de 2014, tanto para inscrições como para envio de documentos, bem como para quaisquer outras providências. A citada prorrogação poderá ser ampliada posteriormente. Para maiores informações clique aqui.

Eva Schul ministra oficinas de dança em Porto Alegre
Aprender com uma das maiores dançarinas do país. Essa é a oportunidade que gaúchos terão, entre 30 de junho e 4 de julho, em Porto Alegre. A iniciativa faz parte de um projeto que homenageia a mestra da dança contemporânea brasileira Eva Shul e foi elaborada por Marina Mendo, aluna de Eva Schul, desde 2002. Mendo foi selecionada pelo Edital Cultura 2014 do MinC. Leia mais. Foto: Henrique Barbosa/MinC Divulgação

Futebol e Caricaturas na Biblioteca Livros sobre Trilhos
Artista e operador de trens Jorge Dutra – autor de exposição na Galeria Mario Quintana da Trensurb – leva seu trabalho também à biblioteca da Estação Mercado, usando a arte descontraída para divulgar livros do acervo relacionados ao esporte. Sócios da Biblioteca Livros sobre Trilhos e usuários do metrô já podem conferir, nas paredes do espaço cultural, uma mostra composta por três painéis que unem caricaturas, futebol e literatura. Aberto até 31 de julho, das 5h às 23h20. Saiba mais. Foto: Luiz Soares/Trensurb/Divulgação 

XI Feira da Mandioca de Imbituba 
A XI Feira da Mandioca de Imbituba será realizada de 20 a 24 de junho, no barracão da Acordi – Associação Comunitária Rural de Imbituba no bairro Vila Esperança. A feira busca fortalecer, divulgar e dar legitimidade à luta da comunidade em torno da valorização da agricultura e da pesca, além do resgate dos grupos folclóricos. Todos os dias haverá exposição de artesanato e será servida gastronomia típica. A entrada é franca. 

Conservatório de MPB abre inscrições para cursos do segundo semestre
Estão abertas as inscrições para os cursos do segundo semestre do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba. Há vagas para diversos cursos, nas áreas de canto e instrumentos musicais. As inscrições devem ser feitas pelo site www.conservatoriodempb.com.br. O prazo de inscrição encerra no dia 27 de junho, às 17h. Mais informações através deste e-mail. Foto: Divulgação

Editais e Concursos
Inscrições abertas para o Prêmio Paraná de Literatura 2014  -  inscrições até 30 de junho de 2014
Memória do Mundo —inscrições até 31 de junho de 2014
Iberescena – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas – Edição 2014  -  inscrições até 18 de julho de 2014
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014  - inscrições até 21 de julho de 2014—inscrições prorrogadas 
Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 11ª Edição: inscrições abertas até 21 de julho de 2014—inscrições prorrogadas
FUNARTE: XIV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia - inscrições até 21 de julho de 2014 - inscrições prorrogadas
Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais – 2ª edição - inscrições até 21 de julho de 2014 - inscrições prorrogadas
Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça – 7ª edição -  inscrições até 21 de julho de 2014- inscrições prorrogadas
Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2014  - inscrições até 21 de julho de 2014—inscrições prorrogadas
Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo  - inscrições até 21 de julho de 2014—inscrições prorrogadas
Festival de Cinema de Cork, na Irlanda— inscrições até 05 de agosto de 2014
Iphan abre concurso de monografias sobre folclore e cultura popular  - inscrições até 22 de agosto de 2014
Prêmio Funarte de Composição Clássica 2014—inscrições até 30 de setembro de 2014

Programações Culturais
Exposição "Sacro - Memórias do Batismo", aberto de 12 de março até 23 de junho no Museu de Hábitos e Costumes, em Blumenau/SC
Filme Dersu Uzala (1975), de Akira Kurosawa, dia 23 de junho, às 20h, no Centro Municipal de Cultura de Torres/RS
Apresentação do Central do Samba no Caminho do Gol, dia 30 de junho, às 12h30, no Mercado Público em Porto Alegre/RS
Exposição Liga da Canela Preta de Adriana Xaplin, aberta de 10 de junho até 15 de julho, no Museu Julio de Castilhos, em Porto Alegre/RS
Exposição sobre Arte e Futebol que vai ter como centro a história da criação plástica da Camisa Canarinho, de 10 de junho até 15 de julho, as 19h, no Museu dos Direitos Humanos do Mercosul
MIS/SC recebe exposição fotográfica sobre a banda Expresso Rural, aberto de 29 de maio até 27 de julho, no Museu da Imagem e do Som –Florianópolis/SC
Mostra Futebol e Literatura, na Biblioteca Livros Sobre Trilhos, localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado da Trensurb, até 31 de julho de 2014, das 5h às 23h20 
Exposição de caricaturas Caras do Futebol, na Galeria Mario Quintana, localizada no túnel de acesso às plataformas de embarque e desembarque da Estação Mercado da Trensurb , até 31 de julho, das 5h às 23h20 
IV Encontro Funarte de Políticas para as Artes será realizada pela FUNARTE, no dia 21 de agosto, das 10h as 18h, no Memorial de Curitiba
Exposição “Um olhar sobre O Cruzeiro: as origens do fotojornalismo no Brasil , de 29 de maio a 14 de setembro, no Museu Oscar Niemeyer—Curitiba/PR
Museu Oscar Niemeyer receberá exposição inédita com fotografias da artista Frida Kahlo, de 17 de julho a 02 de novembro

Representação Regional Sul - Ministério da Cultura
Chefe da Representação Regional Sul: Margarete Moraes - margarete.moraes@cultura.gov.br
Rua André Puente, 441/604 - Porto Alegre - RS. CEP: 90.035-150 - Fone: (51) 3204.7600
Coordenador do escritório de SC: Marcelo D´Avila Leal - marcelo.davila@cultura.gov.br
Praça Getúlio Vargas, 268 – Florianópolis - SC. CEP: 88.020-030 - Fone: (48) 3223.2592
SNC, Editais e CEUs das Artes: Eleonora Kehles Spinato -  eleonora.spinato@cultura.gov.br
PRONATEC: Leila Betim e Ricardo Atti - leila.betim@cultura.gov.br - ricardo.atti@cultura.gov.br
PRONAC: Clara Cristina Zitkoski - clara.zitkoski@cultura.gov.br - atendimentopronacsul@cultura.gov.br
Comunicação: comunicacaosul@cultura.gov.br
Espaço Cultura em Porto Alegre

Convidamos todos para visitar o Espaço Cultura, que ficará aberto até dia 15 de julho de 2014, na Usina do Gasômetro em Porto Alegre/RS.
O Espaço Cultura é um local temporário de divulgação cultural, encontrado nas 12 cidades-sede, onde contarão com telões para exibição dos projetos audiovisuais. Nos Espaços haverão também totens com informações sobre manifestações culturais, museus importantes de cada local e as variedades gastronômicas. Os Espaços receberão ainda o programa Vitrines Culturais com exposição e vendas de artesanato de todo o país, serão cerca de 25 mil peças dentro dos Espaços Cultura.
Confira alguns artesanatos que se encontram no Espaço Cultura de Porto Alegre.







Venha participar conosco deste grande evento cultural!
Saiba mais.

Ministra participa do lançamento da 2ª etapa do Pronatec 
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou nesta quarta-feira (18/06) da cerimônia de Lançamento da segunda Etapa do Pronatec e Inauguração de novos Campus de Institutos Federais de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia.O evento ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocasião, a presidente da República, Dilma Roussef, comemorou a marca de 7,4 milhões de matrículas registradas no Pronatec, desde 2011. Saiba mais.  Foto: MinC Divulgação

Ministério da Cultura divulga o resultado final do SNC
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Articulação Institucional (SAI), divulga nesta quarta-feira (18), resultado final do processo seletivo que tem como objetivos o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e a contribuição com o cumprimento das metas do Plano Nacional de Cultura (PNC). Os candidatos convocados terão até 5 dias úteis, contados a partir de 18/06, para realizar o cadastro do plano de trabalho do projeto no Sistema de Convênios- SICONV. Mais informações. 

Indicação dos membros da CNIC para 2015/2016
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), está com processo aberto para indicação dos membros que comporão a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) para o biênio 2015/2016. O Edital, foi publicado no dia 12 de maio, no Diário Oficial da União. As inscrições vão até o dia 12 de setembro de 2014.  Clique aqui e saiba mais. 

Embaixadas divulgam cultura brasileira no exterior
Embaixadas do Brasil na Grécia, no Japão e na Inglaterra aproveitaram o período dos jogos mundiais para divulgar a cultura brasileira. Em Londres, no dia de abertura do Mundial, 12 de junho, o Brazil Day atraiu cerca de 25 mil pessoas e contou com a London School of Samba, a primeira escola de samba criada na Inglaterra em 1984. Saiba mais. Foto: Embaixada do Brasil em Londres/MinC Divulgação

Prêmio Culturas Populares - 100 Anos de Mazzaropi
A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura está convocando os classificados da lista de suplentes do Prêmio Culturas Populares – Edição 100 Anos de Mazzaropi. A portaria da SCDC/MinC de nº 18, com a relação dos Mestres da Cultura Popular e dos Grupos Formais e Informais que estão sendo chamados para receberem o prêmio, foi publicada no Diário Oficial da União do dia 12 de junho. Mais informações. Foto: MinC Divulgação 

Prazos dos Editais FUNARTE 
Devido à interrupção da greve dos servidores da Cultura, a Fundação Nacional de Artes – Funarte prorroga por mais 30 dias, a contar de hoje, 20 de junho de 2014, todos os prazos para procedimentos relacionadas aos editais da Instituição em andamento (com inscrições abertas ou “em avaliação”). Os novos prazos se encerram no dia 21 de julho de 2014, tanto para inscrições como para envio de documentos, bem como para quaisquer outras providências. A citada prorrogação poderá ser ampliada posteriormente. Para maiores informações clique aqui.

Eva Schul ministra oficinas de dança em Porto Alegre
Aprender com uma das maiores dançarinas do país. Essa é a oportunidade que gaúchos terão, entre 30 de junho e 4 de julho, em Porto Alegre. A iniciativa faz parte de um projeto que homenageia a mestra da dança contemporânea brasileira Eva Shul e foi elaborada por Marina Mendo, aluna de Eva Schul, desde 2002. Mendo foi selecionada pelo Edital Cultura 2014 do MinC. Leia mais. Foto: Henrique Barbosa/MinC Divulgação

Futebol e Caricaturas na Biblioteca Livros sobre Trilhos
Artista e operador de trens Jorge Dutra – autor de exposição na Galeria Mario Quintana da Trensurb – leva seu trabalho também à biblioteca da Estação Mercado, usando a arte descontraída para divulgar livros do acervo relacionados ao esporte. Sócios da Biblioteca Livros sobre Trilhos e usuários do metrô já podem conferir, nas paredes do espaço cultural, uma mostra composta por três painéis que unem caricaturas, futebol e literatura. Aberto até 31 de julho, das 5h às 23h20. Saiba mais. Foto: Luiz Soares/Trensurb/Divulgação 

XI Feira da Mandioca de Imbituba 
A XI Feira da Mandioca de Imbituba será realizada de 20 a 24 de junho, no barracão da Acordi – Associação Comunitária Rural de Imbituba no bairro Vila Esperança. A feira busca fortalecer, divulgar e dar legitimidade à luta da comunidade em torno da valorização da agricultura e da pesca, além do resgate dos grupos folclóricos. Todos os dias haverá exposição de artesanato e será servida gastronomia típica. A entrada é franca. 

Conservatório de MPB abre inscrições para cursos do segundo semestre
Estão abertas as inscrições para os cursos do segundo semestre do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba. Há vagas para diversos cursos, nas áreas de canto e instrumentos musicais. As inscrições devem ser feitas pelo site www.conservatoriodempb.com.br. O prazo de inscrição encerra no dia 27 de junho, às 17h. Mais informações através deste e-mail. Foto: Divulgação

Editais e Concursos
Inscrições abertas para o Prêmio Paraná de Literatura 2014  -  inscrições até 30 de junho de 2014
Memória do Mundo —inscrições até 31 de junho de 2014
Iberescena – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas – Edição 2014  -  inscrições até 18 de julho de 2014
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014  - inscrições até 21 de julho de 2014—inscrições prorrogadas 
Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 11ª Edição: inscrições abertas até 21 de julho de 2014—inscrições prorrogadas
FUNARTE: XIV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia - inscrições até 21 de julho de 2014 - inscrições prorrogadas
Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais – 2ª edição - inscrições até 21 de julho de 2014 - inscrições prorrogadas
Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça – 7ª edição -  inscrições até 21 de julho de 2014- inscrições prorrogadas
Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2014  - inscrições até 21 de julho de 2014—inscrições prorrogadas
Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo  - inscrições até 21 de julho de 2014—inscrições prorrogadas
Festival de Cinema de Cork, na Irlanda— inscrições até 05 de agosto de 2014
Iphan abre concurso de monografias sobre folclore e cultura popular  - inscrições até 22 de agosto de 2014
Prêmio Funarte de Composição Clássica 2014—inscrições até 30 de setembro de 2014

Programações Culturais
Exposição "Sacro - Memórias do Batismo", aberto de 12 de março até 23 de junho no Museu de Hábitos e Costumes, em Blumenau/SC
Filme Dersu Uzala (1975), de Akira Kurosawa, dia 23 de junho, às 20h, no Centro Municipal de Cultura de Torres/RS
Apresentação do Central do Samba no Caminho do Gol, dia 30 de junho, às 12h30, no Mercado Público em Porto Alegre/RS
Exposição Liga da Canela Preta de Adriana Xaplin, aberta de 10 de junho até 15 de julho, no Museu Julio de Castilhos, em Porto Alegre/RS
Exposição sobre Arte e Futebol que vai ter como centro a história da criação plástica da Camisa Canarinho, de 10 de junho até 15 de julho, as 19h, no Museu dos Direitos Humanos do Mercosul
MIS/SC recebe exposição fotográfica sobre a banda Expresso Rural, aberto de 29 de maio até 27 de julho, no Museu da Imagem e do Som –Florianópolis/SC
Mostra Futebol e Literatura, na Biblioteca Livros Sobre Trilhos, localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado da Trensurb, até 31 de julho de 2014, das 5h às 23h20 
Exposição de caricaturas Caras do Futebol, na Galeria Mario Quintana, localizada no túnel de acesso às plataformas de embarque e desembarque da Estação Mercado da Trensurb , até 31 de julho, das 5h às 23h20 
IV Encontro Funarte de Políticas para as Artes será realizada pela FUNARTE, no dia 21 de agosto, das 10h as 18h, no Memorial de Curitiba
Exposição “Um olhar sobre O Cruzeiro: as origens do fotojornalismo no Brasil , de 29 de maio a 14 de setembro, no Museu Oscar Niemeyer—Curitiba/PR
Museu Oscar Niemeyer receberá exposição inédita com fotografias da artista Frida Kahlo, de 17 de julho a 02 de novembro

Representação Regional Sul - Ministério da Cultura
Chefe da Representação Regional Sul: Margarete Moraes - margarete.moraes@cultura.gov.br
Rua André Puente, 441/604 - Porto Alegre - RS. CEP: 90.035-150 - Fone: (51) 3204.7600
Coordenador do escritório de SC: Marcelo D´Avila Leal - marcelo.davila@cultura.gov.br
Praça Getúlio Vargas, 268 – Florianópolis - SC. CEP: 88.020-030 - Fone: (48) 3223.2592
SNC, Editais e CEUs das Artes: Eleonora Kehles Spinato -  eleonora.spinato@cultura.gov.br
PRONATEC: Leila Betim e Ricardo Atti - leila.betim@cultura.gov.br - ricardo.atti@cultura.gov.br
PRONAC: Clara Cristina Zitkoski - clara.zitkoski@cultura.gov.br - atendimentopronacsul@cultura.gov.br
Comunicação: comunicacaosul@cultura.gov.br

Inter de Lages SC



Queda de braço
Futebol sete colorado disputa a Taça Ilha contra o Avaí, em Florianópolis
A equipe de futebol sete masculino do Internacional de Lages viaja a Florianópolis neste fim de semana para enfrentar o Avaí em mais um teste antes das competições estaduais previstas no calendário da equipe. O confronto será realizado neste sábado na quadra Trevo Futebol Sintético, em Canasvieiras, no norte da ilha.
O jogo entre Avaí e Inter valerá pela disputa da Taça Ilha, mais uma das etapas de preparação do Inter de Lages Fut-7 para o calendário pós-Copa do Mundo. Uma das próximas competições dos colorados será a Copa Federação SC, que será disputada em Lages contra times de cidades da Região Serrana.
Em 2013, ano de estreia do projeto do futebol sete do Inter de Lages, o Avaí foi o primeiro adversário do Colorado Lageano. O amistoso, realizado em Lages - e disputado diante de ótimo público na quadra Primeiro Tempo, às margens da BR-282 -, acabou com vitória do Inter por 4 a 3.
O Inter de Lages Fut-7 é um projeto idealizado e coordenado por Samuel Ramos ("Samuka"), Thiago Bettú e Mauricio Soffiatti. Mas, com a parceria com a direção colorada, a equipe é tratada como parte da estrutura de esportes amadores do clube.
-- 
Inter de Lages
Imprensa

www.interdelages.com.br