sexta-feira, 15 de junho de 2018

Inter 3 x 1 Vasco


Outras Palavras

http://www.outraspalavras.net
Boletim de atualização - Nº 695 - 23/8/2016

​​​​​Dowbor: Crônica em meio à grande crise global
Saídas para evitar um colapso civilizatório são evidentes – mas nunca estiveram tão bloqueadas. A questão crucial: teremos tempo para chegar a um Plano B?  Por Ladislau Dowbor (Outras Palavras)

Sérgio Silva culpado: a justiça em estado terminal
Ao decidir que fotógrafo tem "culpa exclusiva" pela bala de borracha que mutilou seu olho em 2013, Judiciário avisa que continuará fazendo vistas grossas à violência contra os que lutam. Por Tadeu Breda (Outras Palavras) 
São Paulo nas mãos da oligarquia imobiliária
Incrível: 1% dos proprietários de concentra 45% dos imóveis da cidade, em valor venal. Cada um possui, em média, 37 imóveis. São, só em patrimônio especulativo, R$ 33 milhões, ou 3125 anos de salário-minimo. No Observatório da Metrópole (Outras Mídias)

Uma alternativa ao poder imperial dos EUA?
Rússia e Irã advertem – agora com apoio da China: não permitirão que potências ocidentais reduzam Síria a uma Líbia. Qual o significado, para a geopolítica global? Por Pepe Escobar (Outras Palavras)

O Fórum Social Mundial chega ao Norte
Realizada em Montreal 12ª edição do grande encontro altermundista. Evento alcança grande mobilização no Canadá, mas exclui participantes do Sul e tem repercussão global mínima. Seu futuro está em debate. Por Sérgio Ferrari (Outras Palavras) 

Serra: um indício a mais de corrupçãoCúpula da Odebrecht declarou repasses clandestinos de R$ 23 milhões ao então senador. Agora, surge possível contrapartida: projetos favorecendo a privatização do saneamento -- um dos focos da mega-empreiteira. Por Breno Costa, no The Intercept (Outras Mídias)

Ben-Hur e a grandeza perdida de HollywoodNova versão do clássico revela: quando mais o cinema contemporâneo ganha recursos técnicos, mais parece perder em força narrativa, poder de sugestão, capacidade de convocar imaginação do espectador. Por José Geraldo Couto (Outras Palavras)

Outras Manhãs: Galeano zomba dos procuradores de DeusO Corão, que condena o álcool e o adultério na Terra, promete belas virgens e vinho no Jardim das Delícias. A tradição católica, amiga do vinho no Aquém, não oferece vinho no Além, onde os eleitos de Deus serão submetidos a uma dieta de leite e mel. Curadoria e Narração: Alexandre Machado (Blog da Redação)

Uma voz que impressionou CaetanoProjeto OCA Cultural apresenta, em S.Paulo, Márcia Lopes, cantora refinada de jazz. Versátil e diversa, ela foi parceira do campositor baiano e fez turnês com Deep Purple, Alice Cooper e Alan Parson (Espaço da Oca)

Outros Quinhentos regala Memória OcularLivro expõe odisseia vivida por Sérgio Silva, fotógrafo que, após perder olho em mãos da PM, foi considerado pela Justiça como único “culpado” de seu suplício. Colaboradores do site podem concorrer a um exemplar. Por Simone Paz Hernández (Outros Quinhentos)

--
Boletim de atualização do site Outras PalavrasA reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook

_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Ogum


Outras Palavras

http://www.outraspalavras.net
Boletim de atualização - Nº 685 - 2/8/2016


Terror islâmico: por uma resposta não-violenta
Às vésperas dos Jogos Olímpicos, um convite a refletir sobre o contexto que produz os jihadistas e os caminhos para desconstruí-lo. Uma pista: a História. Uma pista: estudar o mundo que produziu as Cruzadas e o terror que elas praticaram Por Praveen Swami (Outras Palavras)

Boulos: a Vila Olímpica e a Vila Autódromo
O legado olímpico, para os mais pobres, são remoções, especulação imobiliária, militarização da cidade. Não adianta tapar os vazamentos da Vila Olímpica. A face real dos Jogos é a Vila Autódromo. Por Guilherme Boulos (Outras Palavras)

Como se exige de Temer submissão total
Para mantê-lo sob rédea curta, e obrigá-lo a acelerar agenda de contra-reformas, conservadores ameaçam derrubar seu mandato no TSE e nomear substituto no Congresso. No Jornal GGN (Outras Mídias)

Agora nas cidades, a Agroecologia dos sem-terra
MST abre em São Paulo o Armazém da Terra, para oferecer diretamente à população produtos saudáveis e orgânicos -- sem cobrar caro por isso. Loja expressa alternativa politica e estética ao agronegócio Por Inês Castilho (Outras Palavras)

A política externa de Donald Trump
Establishment de Washington zomba do candidato republicano -- rejeitado até por setores de seu partido. Mas sua proposta de rever posição agressiva dos EUA no mundo merece ser examinada atentamente. Por Vinicius Gomes Melo (O Internacionalista)

Sobre o higienismo nosso de cada dia
Exclusões de moradores de rua, sem-teto ou indígenas são feitas pelo poder público a pedido do poder econômico; mas e quando são solicitadas pelo cidadão comum? Por Alceu Luís Castilho (Blog do Alceu Castilho)

Por que os Guarani-Kaiowá continuam morrendo
Sob vistas grossas da PM, ruralistas contratam jagunços para matar e tentar dissuadir luta dos índios. Eles resistem, em auto-demarcações. Captura de suas terras vem desde a  guerra contra o Paraguai. Por Marcelle Souza, na Calle2 (Outras Mídias)

Há algo autêntico em "Velho Chico"

Um participante histórico das lutas pelo semiárido relata sua relação com atores da novela -- e se confessa surpreendido por ela. Por Roberto Malvezzi (Gogó) (Blog da Redação)

Rio-Berlim
Louise perguntou o que havia acontecido ali. -- Essa mulher acabou de marcar o oitavo gol da Alemanha. Você logo vai compreender. Por Daniel Cariello, nas Cartas da Guanabara (Outras Palavras)

E agora, José, por José Saramago
Em crônica pouquíssimo conhecida no Brasil, o escritor português inspira-se em Drummond para refletir sobre "as horas em que o o desânimo se faz muralha" e a covardia dos homens. Curadoria e narração: Alexandre Machado (Blog da Redação)


--
Boletim de atualização do site Outras PalavrasA reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook
_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Grêmio 0 x 0 Fluminense