22/06/2009
Artigos
ULBRA PREPARA CIENTISTAS POLÍTICOS PARA MERCADO POLÍTICO E EMPRESARIAL
por Paulo G. M. de Moura
Perdidos nos “escaninhos” em que o conhecimento hiperespecializado se meteu os tomadores de decisões não conseguem recuperar a visão do todo. O impacto dos avanços tecnológicos nos impõe, a todo o momento, novos desafios de aprendizagem. Ou nos submetemos ou corremos o risco de perdermos poder e de ser desalojados do mercado. Líderes políticos que não compreendem a dinâmica desses acontecimentos ainda não perceberam que para lidar com as tecnologias modernas de comunicação e relacionamento em redes distribuídas são necessários conhecimentos específicos que não se obtêm sem o estudo sistemático. Entender a realidade contemporânea, hipercomplexa, veloz e permanentemente cambiante, tornou-se um imperativo para nossa sustentabilidade, tanto mais quanto mais avança o processo de globalização. Por trás de todos os principais líderes políticos do mundo contemporâneo existe um arsenal tecnológico (marketing político, comunicação política, pesquisas quantitativas e qualitativas, novas formas de gestão, planejamento e controle de políticas públicas) que o cidadão leigo sequer imagina. Entender as relações entre os processos sociais, econômicos, culturais, políticos e psicossociais que acontecem de forma descontrolada na sociedade global; e antecipar suas conseqüências, tornou-se condição para prevenir eventuais obstáculos interpostos pelo ritmo tenso e nervoso da economia em fase de globalização, ou para tirarmos partido dessas mudanças e transformando as crises em oportunidades.
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Dr. Paulo G. M. de Moura
Consultoria em Comunicação & Análise Política
www.professorpaulomoura.com.br
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