quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Kid Vinil


Por Kid Vinil, colunista do Yahoo! Brasil


Já que estamos no mês da Independência, aproveito para falar um pouco sobre o lado mais independente do rock. Aliás, essa história começa bem longe, lá pelos meados da década de 1950, na explosão do rock and roll, com gravadoras como Chess Records, Imperial, Sun Records (que revelou Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Carl Perkins) e a famosa Motown Records, responsável por Stevie Wonder, Marvin Gaye e o Jackson Five de Michael Jackson.



Leia os outros colunistas


A história da maioria dos ícones da música pop começa em gravadoras independentes e, a partir de meados da década de 1960, as bandas começam a criar seus próprios selos. Foi o que aconteceu com os Beatles em 1968, quando fundaram a Apple Records e passaram a gravar nesse selo, distribuído pela EMI Records. Até meados da década de 1970, a Apple Records contratou uma série de artistas, dentre eles James Taylor, Ravi Shankar e a banda Badfinger. Até hoje é um dos selos mais lucrativos da história da música pop, muito graças ao catálogo dos Beatles, pois nenhum de seus contratados foi campeão de vendas.


Seguindo o exemplo dos Beatles, em 1970 veio a Rolling Stones Records, que usava o famoso logo da língua, também símbolo da banda. Nesse caso, a gravadora dos Stones nunca se preocupou em revelar novos artistas, apenas em lançar os discos do grupo, a partir do álbum "Sticky Fingers", de 1971.


Em 1974, foi a vez do Led Zeppelin criar o selo Swan Song. O primeiro lançamento foi o disco "Phisycal Graffiti", já com o belíssimo logo adaptado de uma gravura do obscuro artista norte-americano Steven Willian Rimmer, que desenhou uma criatura como se fosse um Deus Apolo, interpretado por muitos como um anjo Ícaro. A gravadora Swan Song revelou bandas da década de 1970 como Bad Company e gravou veteranos como Dave Edmunds e a banda Pretty Things.


Outros nomes da música pop também seguiram esse exemplo de montar sua própria gravadora. Frank Zappa , Elton John, George Harrison e Deep Purple foram alguns. Na edição da revista Poeira Zine deste mês, você encontra um belo artigo sobre as gravadoras desses famosos (clique aqui para ler).


Desde a década de 1980, tudo que surge de novo na música pop vem dos selos independentes. Foi assim com Smiths, pela gravadora Rough Trade, com Joy Division e New Order, pela Factory Records e com Depeche Mode, pela Mute Records. No final dos anos 80, uma pequena gravadora de Seattle chamada Sub Pop deu ao mundo o movimento "grunge" e sua maior criação: o Nirvana. Até hoje a gravadora é uma referência para a música independente, basta visitar o site deles para saber o que há de novo na cena indie: www.subpop.com.


Na década de 1990, mais gravadoras independentes fizeram história. A inglesa Creation, de Alan McGee, que já existia desde a década anterior, revelou Primal Scream e Oasis, duas das grandes bandas do britpop. Em Nova York, o selo Matador Records fez história no rock independente norte-americano lançando bandas como Pavement, Yo La Tengo e Guided By Voices (este último ganhou até tributo feito por bandas independentes brasileiras, confira aqui).


Hoje, a Matador Records continua com o status de um dos mais importantes selos independentes norte-americanos. Recentemente, o selo assinou com o Sonic Youth e lançou "The Eternal", o mais novo álbum do grupo. Visite o site da Matador e veja todo seu cast e seus lançamentos: www.matadorrecords.com.


Ainda na década de 1990, o ex-Talking Heads David Byrne montou o selo Luaka Bop, mais voltado para a música do mundo (a world music) e mostrou o talento de nosso querido Tom Zé. Vale a pena dar uma conferida no site da gravadora de David Byrne (www.luakabop.com).


A mais nova gravadora da cena indie é o selo de Jack White (White Stripes, Raconteurs, Dead Weather), chamado Third Man Records. O músico Jack White sempre sonhou ter sua própria gravadora e seu estúdio, dentro dos padrões antigos de gravação, sem toda essa pasteurização digital. Foi uma volta às raízes, lançando tudo em vinil e gravando de forma análoga (como se fazia antes da era digital). Dê uma passeada pelo site e conheça os contratados de Jack White, além de sua nova banda The Dead Weather. (www.thirdmanrecords.com).


Tudo que acontece de novo no rock atual vem dos selos independentes, esse ano por exemplo, alguns dos melhores discos estão nessas pequenas gravadoras, como a Domino Records, os selos Warp e XL, além deIn the Red, Wichita, Transgressive, K,4AD, uma lista infinita de jovens empresários que acreditam e apostam em uma nova música.


E no Brasil, como andam os independentes?
Essa cena de selos independentes no Brasil começou a crescer a partir da década de 1970, com a Lira Paulistana , Wop Bop Discos, Baratos e Afins, Punk Rock Discos e Devil Discos (esses quatro últimos eram selos criados a partir de lojas de discos na Galeria do Rock, em São Paulo). Apesar de quase não parecerem na grande mídia, a cena independente brasileira é muito forte ainda hoje com selos como Monstro, Senhor F, Midsummer Madness e Pisces, para citar algumas.

Para finalizar, destaco o selo Discobertas (www.discobertas.com.br), que acaba de lançar três tributos dedicados aos Beatles, com artistas que vão do popular ao indie rock, todos eles inspirados nas canções compostas pelo quarteto em 1969, quando saiu o álbum "Abbey Road". Todas as capas do tributo nacional têm fotos da famosa faixa de pedestres em vários ângulos.




Kid Vinil é músico, jornalista e radialista. Fez parte do grupo Magazine, apresentou e produziu programas de rádio na 89FM e Brasil 2000. Apresentou o programa "Lado B", na MTV. Foi Diretor Artístico Internacional das gravadoras Eldorado e Trama.


Fonte: Yahoo

Frutivar em Vacaria RS parte 2

RÁDIO UCS FM adere a FRUTIVAR, com boletins diários às 6h 30 min, no Informe Rural da ALMA NATIVA e às 18h 30 min na HORA DO MATE.



O MEL veio com a maçã. As abelhas fazem festa na primavera, que inicia hoje, nos Campos de Cima da Serra. Cooperativa dos Apicultores foi convidada para expor na FRUTIVAR.



SENAC entra de corpo e alma na Frutivar. Promove Oficina de salgados (ontem) e doces (hoje). E terá um convidado especial na FRUTIVAR.



JOSÉ LUIZ (TV Bandeirantes) será o convidado especial da promoção A MAÇÃ NA COZINHA, com o apoio do SENAC.

Hóspede do Pampa Hotel no dia 02/10.



EDUARDO PAGOT - Emater/Vacaria - é reconhecido como especialistas em pequenos frutos. Estará no painel da manhã de sábado 03/10.



MAURO CELSO ZANUS - Enólogo da Embrapa/Bento - é um dos maiores especialistas em vinho gaúcho. Dia 03 de outubro pela manhã na FRUTIVAR.



ENRICO LODOLINI, uma das maiores autoridades em fruticultura, é de Ancona (Itália). Virá em outubro para nossa Jornada da Alimentação Saudável.



AS FRUTAS na dieta contra o tabagismo será um dos temas no Painel da Saúde, dia 3/10 na 1ª FRUTIVAR. Palestrante: Dr. SPENCER.



SPENCER CAMARGO é uma das boas revelações na cirurgia toráxica do país. Joga no time do Dr. José Camargo na Santa Casa. Filho de Vacaria.



SUCOS em alta depois da lei do suco na merenda escolar. Vendem como nunca venderam. Menos o suco de maçã, por falta de hábito ou marketing?



SUCO DE UVA emagrece. Respeitada nutricionista disse no (Teledomingo/RBS) que ajuda na dieta. Recomendou meio litro/dia para quem pesa 50/kg.



UERGS distribuirá mudas de frutíferas, durante a 1ª FRUTIVAR, iniciativa da coordenadora Carla Bocchese. Prefeitura Municipal fará o mesmo.





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Frutivar em Vacaria RS

FALTAM 7 dias para a 1ª FRUTIVAR. Não é festa, mas feira de debates sobre maçã e outras frutas, na economia e na alimentação saudável.



PREFEITO Elói Poltronieri e o deputado Francisco Appio cortarão a fita do Centro de Eventos. Um construiu na gestão Susin, outro conseguiu os recursos.



ABERTURA da 1ª FRUTIVAR terá cardápio ao estilo serra/italiana com maçã, frutas, RADICCI e churrasco na tábua. Para inaugurar o Centro de Eventos.



JOÃO CARLOS MACHADO, Secretário Estadual da Agricultura, será a principal autoridade na abertura da Feira da Maçã e das Frutas dia 01/10/09 em Vacaria.



GOVERNO FEDERAL estará representado na FRUTIVAR pelo Delegado regional, Francisco Signor. O Governo do Estado, pelo Secretário da Agricultura.



FRUTIVAR vai debater as propriedades nutracêuticas das frutas, especialmente da maçã. Temos uma aliada importante, uma revista nacional. ISTO É (23/09/09) "bombou" a maçã. Colocou a fruta na "Dieta da sexualidade". Parece coisa encomendada. Veja em www.appio.com.br



PEQUENOS FRUTOS estarão na FRUTIVAR. Conheça um pouco das propriedades do mirtilo.

MIRTILO - Sua aparência é semelhante ao araçá, porém com coloração azul e tamanho de um grão de uva. A fruta possui um sabor agridoce e pode ser empregada tanto em pratos doces como salgados ou ser consumida "in natura". Suas folhas podem ser consumidas na forma de salada ou chá. O Mirtilo é uma das frutas frescas mais ricas em antioxidantes já estudadas. Tem um conteúdo particularmente elevado de polifenóis, tanto na casca quanto na polpa, que conferem funções de proteção sobre as paredes das células. Estimula a circulação sanguínea; reduz a taxa de açúcar no sangue, sendo utilizado como coadjuvante no tratamento da diabete; é indicado para convalescentes por ser rico em vitaminas e minerais; os antioxidantes contidos no Mirtilo combatem os radicais livres que causam o envelhecimento; ajuda a prevenir infecções urinárias, infecções de laringe e da boca e evita a formação de glaucomas, ajudando no trato da visão. (Fonte: www.mirtilors.com.br)





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Appio Contesta Insinuações

A reportagem do Jornal ZH (22/9) cita como fonte, um Relatório de Apontamentos do Tribunal de Contas do Estado, sobre a falta de controle e fiscalização, utilização de diárias em cidades onde deputados mantém propriedades, questiona o uso de notas fiscais de postos de gasolina para atestar o cumprimento de roteiros, levanta a suspeita da procedência destas notas. Em programa de televisão (21/9 RBS) os autores da reportagem anteciparam depoimentos e comentários sobre o assunto. No que cabe, presto os seguintes esclarecimentos:

1. Os deputados gaúchos foram os primeiros a extinguir aposentadoria, carro oficial, auxilio moradia, reduzir salários e diárias.

2. Deputado (igual ao TJ, MP e TCE) tem diária indenizatória de despesas de viagens. Na Assembleia Legislativa, o valor é de R$ 462,59 e limitadas a 84 ao ano. Para quem tem base no interior, normalmente acaba em outubro.

3. Falhas supostamente apontadas, seriam de falta de controle e fiscalização. A Nota Fiscal de gasolina atesta o cumprimento do roteiro não das despesas, dentro da lei.

4. O Portal da Transparência é falho, informa o local do encerramento do roteiro, como local da diária. Para ter conhecimento do roteiro, deve-se acessar o portal do empenho.

5. As diárias não são necessariamente para cobrir hospedagem/pernoite. Devem atestar o roteiro, não as despesas. Tudo de acordo com a lei.

6. Para comprovar uma diária a serviço do mandato, o deputado precisa cumprir roteiro com notas de dois dias. Se, de um dia, terá meia diária.

7. Para entender com o funciona: o deputado elabora roteiro de visitas (audiências, reuniões), e atesta o roteiro com notas fiscais.

8. Notas fiscais da cidade onde o parlamentar tem uma segunda residência são legais. Não tem nada de imoral atestar o roteiro com nota de combustível, eletrônica, nominal e casada com cartão de crédito.

CONCLUSÃO: Em 19 anos de mandato, agi amparado na lei. Não aceito e repudio com veemência qualquer insinuação. Disponibilizo relatórios documentados e vida pública transparente.



A Imprensa livre, base da nossa democracia, deve sempre buscar a verdade dos fatos e não simplesmente a manchete genérica e sensacionalista como foi produzida, dando sempre a oportunidade do contraditório e da ampla defesa dos interessados conforme prevê a nossa Constituição Federal.

Pelo respeito e credibilidade que conquistei ao longo de quase 20 anos de vida pública, sem denúncias e sem processos é que presto esclarecimentos aos que me conhecem, ou não. (FRANCISCO APPIO – 23/09/2009)





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Comentário do Leitor

Novo comentário sobre o seu post #1625 "Marcelinho Carioca monta centro de treinamento"
Autor: GERSON RIVELINO OLIVA (IP: 189.38.26.70 , corerouter-ext.hiwave.hiway.com.br)
Email: GE_COOP@HOTMAIL.COM
URL :
Whois : http://ws.arin.net/cgi-bin/whois.pl?queryinput=189.38.26.70
Comentário:
NA PAZ DO SENHOR JESUS MARCELINHO,TEMOS UM PROJETO AQUI NA CIDADE DE VALINHOS-SP(PRÓXIMO A CAMPINAS)QUE SE CHAMA:"ANTES DO CRAQUE,O CIDADÃO"NOSSO TRABALHO É VOLUNTARIO E USAMOS O FUTEBAL COMO BASE,PARA AJUDARMOS NOSSAS CRIANÇAS A SEREM REALMENTE CIDADÃOS,HOJE CONTAMOS COM APROXIMADAMENTE 200 CRIANÇAS DE 5 À 15 ANOS,ALGUMAS EMPRESAS E PESSOAS NOS AJUDAM A MANTER O PROJETO.ENFIM GOSTARÍAMOS MUITO QUE VOÇE OU ALGUÉM DE SUA EQUIPE PODESSE ESTAR CONHECENDO NOSSO PROJETO,SERIA DE GRANDE SATISFAÇÃO,O LOCAL É NO VALINHOS F.C,NA RUA LUIS BISSOTO FILHO,BAIRRO BOM RETIRO-VALINHOS-SP.
OBRIGADO E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS.

Você pode ver todos os comentários sobre esse post aqui:
http://bolanaarquibancada.blog.terra.com.br/2008/06/04/marcelinho-carioca-monta-centro-de-treinamento/#comments

Excluir: http://bolanaarquibancada.blog.terra.com.br/wp-admin/comment.php?action=cdc&c=15
Marcar como spam: http://bolanaarquibancada.blog.terra.com.br/wp-admin/comment.php?action=cdc&dt=spam&c=15

Estatuto da Igualdade Racial parte 2


Estatuto da Igualdade Racial: entre o apoio envergonhado e a oposição escandalosa



Wilson H. Silva
da redação do Opinião Socialista e membro da Secretaria Nacional de Negros e Negras dos PSTU
Outros textos deste(a) autor(a)


• No dia 10 de setembro, o Estatuto da Igualdade Racial foi aprovado na Câmara dos Deputados, após dez anos de tramitação. A aprovação se deu após um acordo com a bancada ruralista, que excluiu o item que garantia a preservação e a posse das terras quilombolas. Outra bandeira histórica do movimento, as cotas, sequer foi discutida, já que o projeto sobre o tema foi desmembrado do texto original.

Além disso, foram retirados itens que implicariam a adoção de algum tipo de cota que garantisse uma maior presença de negros nos meios de comunicação. A medida que obrigaria os partidos a terem 30% de candidatos negros, como no caso das mulheres, o índice foi reduzido para 10%.

Se isso não bastasse, outro item do Estatuto, a obrigatoriedade do ensino de História da África e do Negro, na rede pública, já está em vigor e continuará contando apenas com a “boa-vontade” dos professores, já que Lula vetou o artigo que garantia o uso de dinheiro público para a formação dos educadores.

Na mesma linha, é mais do que ingenuidade comemorar a aprovação de um item que promete tratamento especial para doenças características da população negra (como a anemia falciforme) num país tomado pela gripe suína e com um sistema de saúde destroçado.

Os acordos e cortes foram feitos total cumplicidade do PT, do PCdoB e demais partidos aliados. E recebeu festivo apoio da maioria do movimento negro, há muito cooptado pelo governo. Cabe lembrar que o texto ainda seguirá para o Senado.

Nós do PSTU, exatamente por acreditarmos que são necessárias políticas de Estado e medidas efetivas para combater o racismo, nunca demos apoio à proposta formulada pelo governo por termos claro que a apresentação deste Estatuto está sendo utilizada como uma “cortina de fumaça”. Trata-se de uma disfarçada “medida progressiva” para tentar encobrir o fato de que Lula, ao governar de acordo com os interesses da patronal, da oligarquia reacionária deste país e do imperialismo, não só é conivente com o racismo, como também o aprofunda, sempre que ataca as condições de vida dos trabalhadores em geral e daqueles historicamente marginalizados em particular.

Essa lógica patronal do governo ficou evidente, inclusive, num dos pontos mais comemorados do Estatuto: a aprovação de incentivos fiscais (ou seja, desconto de impostos) para empresas que tiverem míseros 20% de negros entre seus empregados.

O apoio envergonhado movimento
Um dos representantes mais conhecidos do movimento negro, o Frei David dos Santos, da Educafro, por exemplo, justificou seu apoio dizendo que "É melhor um estatuto não tão perfeito, mas aprovado, do que um perfeito engavetado".

Nós discordamos. O que precisamos é de igualdade não só de “direito” (muito menos pela metade), mas também de fato, no dia-a-dia, no local de trabalho, na escola e, inclusive, nas ruas, para não continuarmos vendo negros e negras sendo espancados ou assassinados devido ao racismo.

O “estatuto” que necessitamos é um que sirva como arma (inclusive legal) para combater uma realidade que pode ser constatada na análise de qualquer dado referente à situação sócio-econômica do país.

Apenas como exemplo, basta citar o resultado da pesquisa Relação Anual de Informação Social, publicada pelo Ministério do Trabalho, em agosto passado. Segundo o levantamento, enquanto a média salarial das mulheres negras é R$ 790 mensais, a dos homens brancos chega a R$ 1.671,00.

A razão desta enorme diferença é “simples”: mulheres negras tem menos escolaridade, são obrigadas a assumir os piores postos de trabalho e geralmente submetidas à precarização e à informalidade (principalmente nos chamados serviços domésticos, onde se calcula que dos 8 milhões de trabalhadoras, apenas 2 milhões tenham carteira assinada).

Cabe lembrar que, segundo uma outra pesquisa, esta realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2008, demonstrou que, no passo em que estamos, seriam precisos 32 anos para que os salários de brancos e negros fossem igualados. Até lá, e se este dia chegar, espera-se que negros continuem sendo 80% dos mais empobrecidos e os brancos encontrem-se entre os 80% mais ricos, como a mesma pesquisa demonstrou.

Números como estes demonstram a necessidade imediata de políticas efetivas de combate ao racismo. Algo, contudo, que só poderemos conseguir com muita luta. O que só é possível de forma completamente independente dos patrões, dos oligarcas, dos reacionários e racistas. E, também, do governo que, hoje, os representa. Exatamente o caminho oposto que a maioria do movimento negro brasileiro vem tomando nos últimos anos.

A escandalosa oposição da “intelectualidade”
Se o apoio do movimento foi envergonhado e vergonhoso, a oposição expressada por um setor da “intelectualidade” nacional foi escandalosa. Mal e porcamente esconde todo o racismo e elitismo que contaminam nossa sociedade.

A lista dos que se alinham neste “front” é enorme, mas até mesmo pelo trabalho “militante” que têm feito, dois nomes merecem destaque: o sociólogo e geógrafo Demétrio Magnoli e a antropóloga Yvone Maggie, que assinam juntos um artigo publicado em 17 de setembro, no jornal Estado de S. Paulo, que é exemplar das posturas e métodos dos que querem negar (ou preferem conviver com) a existência do racismo no Brasil.

Ambos têm se utilizado do amplo acesso que têm à mídia e ao mercado editorial (coisa que negros e negras também não têm), para combater qualquer iniciativa anti-racista insistindo na tese de que o Estatuto, cotas ou qualquer coisa parecida irão criar uma monstruosidade: um Estado oficialmente dividido em raças. Algo que, segundo os autores, colocará o Brasil ao lado de experiências ultrajantes como o nazismo e o apartheid.

Ainda segundo a lógica distorcida dos autores, o principal problema destas políticas está no fato de que elas se baseiam em diferenças de “raça”, conceito que, segundo eles e seus parceiros, não pode ser aplicado a um ser humano, pois é biologicamente equivocado.

Bem, que não existem diferenças entre os humanos que nos oponham da mesma forma que um “poodle” e um “pitbull” é um fato biologicamente inquestionável e não seria preciso um “doutorado” para saber disso.

Já é público e notório que foi exatamente a elite branca que, no século 19, criou o conceito de “raças humanas” para justificar suas práticas racistas e imperialistas. Contudo não é preciso mais do que um pouco de honestidade intelectual para reconhecer que, mesmo não sendo correto do ponto de vista biológico, o conceito de “raça” existe como um fato da realidade social, política e econômica do mundo em que vivemos. Particularmente no país em que estamos. E negar isto, é tentar negar, na verdade, a própria existência do racismo e de suas conseqüências.

Uma posição, diga-se de passagem, que tem precedentes dentre os próprios intelectuais. É famosa a declaração da escritora Raquel de Queirós, que, no final da década de 1960, diante de uma proposta de cotas reagiu: “é preferível que continue a haver discriminação encoberta e ilegal, mesmo em larga escala, do que vê-la reconhecida oficialmente pelo governo”.

O “estatuto” que precisamos
Um dos aspectos mais irritantes do artigo assinado por Magnoli e Maggie é o fato de que os professores pretendem tirar dos negros e negras qualquer papel de protagonistas da História. Na versão escandalosa e intencionalmente falsa dos dois, não só “o Estatuto Racial nasceu há uma década da pena de José Sarney” , como foi o presidente “Richard Nixon em 1969, que inaugurou os programas de preferências raciais no mercado de trabalho nos EUA”.

Como se não bastasse querer desqualificar a luta racial associando-a a estas figuras asquerosas e execráveis, os professores o fazem “esquecendo-se” que, no caso dos EUA, as leis aprovadas no final da década de 1960 foram escritas com o sangue de Malcolm X, Martin Luther King, dezenas de Panteras Negras e milhares de outros negros, e também brancos, que lutaram pelos direitos civis nos EUA.

E no caso brasileiro, nossa oposição ao Estatuto não se deve ao fato de que ela tenha saído da pena de Sarney. Pelo contrário. Não o apoiamos exatamente porque Sarney, Lula e seus comparsas no Congresso e, hoje, infelizmente, também no movimento negro, meteram a pena e distorceram o verdadeiro “Estatuto” que precisamos: aquele que foi formulado nas lutas anti-racistas no decorrer das últimas décadas.

Se Sarney tem alguma coisa a ver com esta história é o simples fato de que era ele que estava encastelado no poder em 1988. O ano em que, para lembrar o quanto ainda nos faltava para conquistar a liberdade prometida pela então centenária Lei Áurea, negros e negras se mobilizaram em todo o país, dando início a um intenso processo de reorganização de suas entidades.

E, a bem da verdade, a versão que chegou ao Congresso há cerca de 10 anos está diretamente relacionado a outro processo de mobilização, talvez o maior já realizado pelo movimento negro brasileiro, a “Marcha Zumbi dos Palmares”, em novembro de 1995. Na ocasião, cerca de 30 mil negros e negras, com uma orgulhosa coluna do PSTU que recém- completara um ano, tomaram Brasília para apresentar as reivindicações.

Naquele momento já dizíamos que a única forma de transformar nossas bandeiras em realidade seria através da luta, sem tréguas, contra todos aqueles que se beneficiavam do racismo: a patronal, os representantes da burguesia no Congresso e suas velhas oligarquias.

Passados quinze anos, o Estatuto que acaba de ser aprovado é uma confirmação do quanto estávamos certos. A retirada de vários de seus itens, bem como a completa falta de garantias de que qualquer um dos que tenham sido aprovados será implementado, são resultados diretos dos rumos que o movimento negro e a situação política “evoluíram” nas últimas décadas.

Algo que, juntamente com a posição retrógrada e reacionária de gente como Magnoli e Maggie, só fazem reforçar a necessidade de não depositarmos nenhuma confiança no governo e seu Estatuto. Assim como a crença de que a situação racial no Brasil mudará sem que aconteça uma mudança radical na sociedade.

Uma mudança que, para nós do PSTU, e para aqueles que estão construindo o “Movimento Quilombo Raça e Classe” (impulsionado pelo Grupo de Trabalho de Negros e Negras da Conlutas), só poderá acorrer no marco da luta de classes, em estreita aliança com os demais setores oprimidos e explorados e no decorrer da construção de uma sociedade socialista.

[ 22/9/2009 01:57:00 ]
Fonte: PSTU

Estatuto da Igualdade Racial

Povo,

Encontra-se abaixo o link que dá acesso à matéria produzida pela Secretaria de Negros e Negras do PSTU, sobre a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial.

Nela polemizamos tanto com os setores que estão dando apoio ao Estatuto (as principais entidades do movimento negro, hoje majoritariamente aliado ao governo) quanto com setores da "intelectualidade", como Demétrio Magnoli e Yvonne Maggie, que opõem-se ao Estatuto como uma vontade indisfarçada de negar a existência do racismo ou a necessidade de se combatê-lo, também institucionalmente.

Sintam-se a vontade para divulgar o artigo.

Wilson Silva
pela Secretaria de Negros e Negras do PSTU e
redação do "Opinião Socialista"


wilson( whsilva@usp.br ) leu esta notícia no site do PSTU
e gostaria de recomendá-la a você.

Para ler a notícia, basta clicar no link abaixo:
http://www.pstu.org.br/opressao_materia.asp?id=10729&ida=18

Atenciosamente,
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado
HTTP://WWW.PSTU.ORG.BR

Inscirções no Colégio Tiradentes

Brigada Militar abre inscrições para Colégio Tiradentes
22/09/2009 15:18


A Brigada Militar está com o processo seletivo aberto para ingresso nos Colégios Tiradentes da Brigada Militar, unidades de Porto Alegre, Passo Fundo e Santa Maria, para o ano letivo de 2010.

As inscrições podem ser feitas até o dia 23/10, pelos correios, e até 30/10, nas secretarias dos Colégios Tiradentes, das 8h às 17h de segunda-feira a quinta-feira e das 8h às 13h nas sextas-feiras.

O processo seletivo será composto de prova intelectual, física e de saúde, com destaque para o eletroencefalograma. Maiores informações podem ser encontradas no Edital Nº 083 /DE/2009, no Diário Oficial do Estado de N° 177, de 15 de Setembro de 2009, pág.52.

Fonte: Ascom BM

Nicaragua

A busca brasileira pelo tal assento, que parecia ter atingido o apice no governo FHC, parece que subiu mais alguns degraus no governo Lula.
O Brasil tem feito de tudo para ser tudo aquilo que sempre acusou os EUA, de imperialistas.
Primeiro foi enviar tropas ao Haiti, que depois de algumas mortes e até suicidio de generais, desapareceu do noticiario como se tudo lá bem estivesse... e agora ganha cores azul e branco da Nicaragua. E pelos noticiarios internacionais o Brasil surpreendeu até os bem informados americanos ao dar asilo (e se meter em problemas internos) ao deposto Zelaya.
Se é a politica certa para ganhar o tal assento não sei, mas que o Brasil não é mais o pais da politica de não interferencia de assuntos internos dos outros paises, isso não é mais mesmo.
Pelo menos vou parar de ver estudantes queimando bandeiras dos EUA sempre com o mesmo chavão: "Abaixo o imperialismo! "

|||||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||
HEITOR (((((º_º))))) CARLOS
http://portodoscasa is.blogspot. com/
|||||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||
............ ......... ......... .

Angola

BORNITO DE SOUSA NA CORRIDA AO CADEIRÃO DO GRANDE CHEFE



É de lamentar que por questões materiais ou de pura bajulação ao Grande Chefe o Dr. Bornito de Sousa defenda ultimamente o indefensável. Ele que é um quadro que sempre alimentou esperanças no seio da juventude angolana, e em particular do MPLA, onde agora é visto como um sério candidato às eleições presidenciais, depois da saída do Grande Chefe, que certamente sucederá em Setembro de 2010.

Será que este é o mesmo Bornito de Sousa?

Na sua última conferência de imprensa, o Dr. Bornito de Sousa, fez uma incursão sobre o modelo constitucional a seguir, reportando-se ao tal modelo sul africano, quando na verdade não existe nenhum modelo sul africano inovador, o que existem são modelos já inventados, nomeadamente o Presidencialismo, o Semi-Presidencialis mo ou o Parlamentarismo. O modelo sul africano, que nos querem vender como verdadeiramente inovador, é um modelo Parlamentarista como o da maioria dos países de influência e tradição inglesa, como é claramente o caso da África do Sul.

Neste caso, e só a título de mero exemplo, os Membros do Gabinete são oriundos do Parlamento, ou seja, os Membros do Governo são escolhidos de entre os Deputados eleitos, à excepção de dois, que podem ser independentes, não sendo provenientes do Parlamento.

Defendemos com afinco que os Militantes do MPLA, inclusivamente o seu Presidente, não podem violar o Programa do MPLA, a sua história – que é, em certa medida, a história de Angola – e a nossa Lei Constitucional. No entanto, estão a fazê-lo, neste caso concreto, violando claramente e sem pudor o Programa do MPLA, a nossa história, a nossa Lei Constitucional, tudo ao proporem um sistema de governo parlamentarista, que em nada honra o trabalho de transição democrática, e de democratização do país até agora desenvolvido.

Contudo, se conseguirem alterar o Programa do MPLA no Congresso, e posteriormente, fazer uma nova Constituição com este novo sistema de governo, que é o que vislumbramos que sucederá, o que vai acontecer é que o Nosso Grande Chefe vai tudo fazer para impor ao MPLA um Programa e uma Constituição que sirva os seus interesses, correndo-se com isso o grande risco de dividir o MPLA, pois todos sabemos que não existirá consenso nesta matéria.

O Dr. Bornito de Sousa afirma que se for eleito o Presidente nos termos definidos na actual Constituição corre-se o risco de se eleger um presidente interino. Pergunto, neste caso, o Parlamento também não será interino? Na verdade, ao propor o mencionado modelo sul africano a Assembleia Nacional deverá ser dissolvida e serão realizadas outras eleições com novo cabeça-de-lista que será possivelmente o Senhor Nando, ou em alternativa, o Grande Chefe passa o poder transitoriamente até 2012 ao Presidente da Assembleia Nacional.

Significa isto que, a Constituição a ser aprovada em 2010 (o que não acreditamos) será congelada até às novas eleições, tudo de encontro aos estratagemas que o Dr. Bornito de Sousa e os seus comparsas vão criando no seio deste Novo MPLA, estruturado à medida dos seus interesses, composto por autómatos no poder, que respondem SIM às solicitações dos Grandes Senhores.

Eis o cenário idílico, é aprovada a nova Constituição em Setembro de 2010, o Grande Chefe retira-se da política activa como é seu desejo, o Presidente da Assembleia Nacional assume o poder de forma transitória em 2011, em 2012 fazem-se novas eleições e o Senhor Nando torna-se cabeça-de-lista. Eis o algoritmo perfeito!

Só se esqueceram de equacionar que volvidos trinta anos de independência, os angolanos cresceram e não são estúpidos!

Este modelo elaborado à medida dos interesses daqueles que corrompem a democracia, este modelo que silencia aqueles que são competentes e que fazem, de facto, algo por este país, que silencia os justos e que beneficia de forma inadmissível os Grandes Chefes que controlam a nossa nação, choca com o Programa do MPLA, colide com a sua história, pelo que os militantes que o defendem deveriam de ser punidos nos termos da Disciplina Partidária, pois trata-se de uma violação do Programa do MPLA e do abuso das suas funções no Partido e no Estado, condutas puníveis nos termos do Artigo 22.º dos Estatutos do MPLA, cuja sanção pode culminar com a expulsão.

O MPLA é um grande partido histórico, e muitos dos seus melhores filhos derramaram sangue em prol da liberdade dos Angolanos, não podendo por isso ficar refém das vontades do Grande Chefe ou de uma qualquer máfia internacional que assim o pretende.

Sabemos que o Grande Chefe fez muito por Angola, e Angola ficará sempre grata, conservando- lhe o seu lugar na nossa história. É hora de o Grande Chefe ter o descanso justo e merecido na sua residência do Miramar a partir de Setembro de 2010. Contudo, a transição tem de ser natural, há que seguir o exemplo de Moçambique e da Frelimo.

Sabemos, igualmente, que em Angola não voltaremos à guerra, mas os familiares do Grande Chefe já não terão as facilidades a que estão habituados, não ficarão a custo zero, não lhes serão oferecidas Uniteis, Cimangolas e Moviceis. Estes presentes acabaram, e quiçá, retornarão ao seu patrão inicial, o Estado Angolano, e aos angolanos a quem pertencem.

Voltando ao Dr. Bornito de Sousa, teria, certamente, sido muito mais inteligente da sua parte e dos seus comparsas, terem feito eleições legislativas e presidenciais em 2008, e assim, a nova constituição seria elaborada e aprovada para vigorar já em 2012.

No presente, o Comité Central do MPLA recomendou e de forma correcta, cumprindo com os seus Estatutos, a realização de eleições por sufrágio universal directo. Assim, o Dr. Bornito de Sousa como bom militante que é, não deveria atropelar os Estatutos para agradar o Grande Chefe. Ou será que o Dr. Bornito de Sousa enquanto Chefe da Bancada Parlamentar pensa que por esta via poderá chegar ao cadeirão do Grande Chefe? Engana-se!

Para quem é um leitor atento, as opções do Grande Chefe, estão a tornar-se claras. Primeiro, e de forma transitória, tudo fará para ficar o Senhor Nando a comandar a Nação, e depois de o terreno ficar limpo, entrará o Grupo de Tecnocratas liderado por Pitra Neto.

Finalmente questionamos o porquê de tanta complicação, devemos é seguir o modelo de TOGO, GABAO e brevemente SENEGAL e LÍBIA. Coloquem o filho do Chefe de Estado como substituto do Grande Chefe, e todos continuarão a ser servir e a serem servidos como se do Grande Chefe se tratasse. Tenho dito!



Amigos de Angola

Esporte Interativo

TCE questiona gastos de Diárias

23 de setembro de 2009 | N° 16103AlertaVoltar para a edição de hojeDADOS IMPRECISOS
TCE questiona gastos com diárias
Deputados que viajam ao Interior recebem R$ 578 e pernoitam em casaMesmo viajando para os municípios de origem, onde pernoitam em suas casas, deputados estaduais receberam diárias de até R$ 578 no ano passado.

Só em 2008, deputados e assessores consumiram R$ 3.698.391,95 com esse tipo de despesa. Não há ilegalidade no procedimento. Relatório sigiloso do Tribunal de Contas do Estado (TCE) afirma que há “imprecisões” na forma como é feita a comprovação dos gastos.

A descoberta só foi possível graças ao Portal da Transparência, lançado pelo governo do Estado. Até então, o máximo que o site da Assembleia na internet revelava eram os valores gastos a cada mês. Ontem, a página do parlamento referente às diárias foi retirada do ar “para manutenção”.

Entre os 10 parlamentares campeões em viagens no ano passado, pelo menos quatro receberam diárias cheias para pernoitar em suas próprias casas no Interior. O deputado Kalil Sehbe (PDT), por exemplo, gastou R$ 42 mil em diárias em 2008, mas desse valor, R$ 16.536 (equivalentes a 35 diárias) corresponderam a deslocamentos que tiveram como destino sua própria cidade, Caxias do Sul, onde ele admite não dormir em hotel.

Conforme o Portal da Transparência, o deputado Francisco Appio (PP), também recebeu diárias para pernoitar em Vacaria, onde possui apartamento. Foram R$ 12,6 mil de um total de R$ 44,7 mil que recebeu em 2008.

Integrante do grupo que recebeu para pernoitar em casa, o presidente da Assembleia Ivar Pavan (PT), recebeu 24 diárias para viagens que tiveram como destino, segundo o Portal da Transparência, a cidade de Erechim, onde possui apartamento. Ele admitiu ficar em sua residência, mesmo recebendo diária integral, mas disse que as correspondentes a viagens para Erechim também foram gastas em outros municípios. O estatuto do servidor determina que a diária cubra alimentação e estadia.

giovani.grizotti@rbstv.com.br

GIOVANI GRIZOTTI
Contrapontos
TRECHOS DA NOTA DA ASSEMBLEIA
Diante da reportagem veiculada nesta terça-feira (22/09), no Jornal do Almoço da RBS TV, que induz a população a pensar que os deputados recebem diárias para “dormir em suas residências”, a Assembleia Legislativa esclarece:
- As informações não condizem com a verdade. O Parlamento concede diárias a deputados e servidores para o cumprimento de roteiros realizados no interior do Estado, utilizando o mesmo critério do Poder Executivo, Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas do Estado. Adota-se um valor fixo e não o ressarcimento por despesa comprovada. Assim, as notas fiscais da prestação de contas servem apenas para comprovar a realização do roteiro e não a totalidade do gasto. Portanto, não há nenhuma ilegalidade na forma atual de utilização de diárias.
- (...) Em 2008, o gasto com diárias representou menos de 1,2% do total das despesas (...)
- (...) A Assembleia Legislativa deu todas as informações necessárias para que a reportagem traduzisse a verdade. No entanto, as informações foram distorcidas. (...)
OS CITADOS
O que disse o presidente da Assembleia, Ivar Pavan (PT) Não há comprovação do gasto de todo roteiro, apenas uma nota para comprovar que estive naquela região. O que disse o deputado Francisco Appio (PP)
O deputado desenvolve atividades na região. No local onde vai, não há só despesas de alimentação.
O que disse o deputado Kalil Sehbe (PDT)
Não quis gravar entrevista, mas disse que seus gastos estão dentro da normalidade.


Fonte: Zero Hora

Semana Social

Semana Social da BM divulga ações de prevenção no Espaço do Governo do Estado
22/09/2009 17:16


No Espaço do Governo na Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini, a Semana Social da Brigada Militar (BM) é grande oportunidade para escolas e cidadãos conhecerem a diversidade ações da instituição à sociedade. Distribuição de folderes, apresentação de vídeos, campanhas e orientações sobre prevenção contra drogas, como o crack, riscos da mistura bebida e direção de veículos, o patrulhamento aéreo, o trabalho dos bombeiros e aulas práticas de trânsito, entre outras ações, estão disponíveis até sexta-feira, no espaço, das 9h às 17h. Como esta é também a Semana Nacional do Trânsito, foi montada no local a Escolinha ABC de Trânsito da BM com uma pista sinalizada.

Pela primeira vez em Porto Alegre, uma turma de 62 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vanius Abílio dos Santos, conheceu nesta terça-feira (22), o Palácio Piratini e participou da Semana Social da BM. "Foi muito importante para os estudantes este contato com os ensinamentos da Brigada que contribuem para a formação de motoristas e cidadãos mais conscientes", observou a professora de História Rosana Jardim. Os alunos assistiram à exposição sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), receberam conhecimentos fundamentais sobre trânsito e sinais, para motoristas e pedestres, e interagiram com perguntas, respondidas pelos oficiais da BM.

Em seus nove anos, a Escolinha ABC de Trânsito da BM - do Comando Rodoviário da BM - já repassou ensinamentos para mais de 70 mil pessoas, conforme informou o coordenador, sargento Luis Borges dos Santos. Desde março, aproximadamente, 13 mil pessoas assistiram as aulas. "Não são apenas estudantes, levamos as instruções a crianças, adultos e idosos. Mas as crianças tem papel importante, principalmente na orientação de pessoas da terceira idade", disse. Na exposição institucional da BM, são mostrados equipamentos, fotos, banners, viaturas e fardamentos históricos/especiais. Na sala de aula são ministradas instruções rápidas (30min) do Proerd e da Escolinha ABC do Trânsito.

Ao todo, o complexo de atividades da Semana Social da BM ocupará áreas de visibilidade. Por exemplo, serão montados balões institucionais, haverá apresentação de músicas com a Banda da BM e ainda animação com bonecos representando a corporação. Ao mesmo tempo, as oficinas orientam os alunos quanto aos cuidados e perigos das drogas e do trânsito.

Fonte: Site do Estado

Projetos para combate e Prevenção ás Drogas

Estado tem mais de 250 projetos inscritos para receber recursos para combate e prevenção às drogas
22/09/2009 17:29


Prefeituras e ONGs de 148 municípios do Estado inscreveram projetos para receber recursos do R$ 1 milhão do governo do Estado contra o combate e prevenção às drogas. Ao todo, foram enviados 258 projetos - 156 de entidades governamentais e 111 de organizações da sociedade civil.

A próxima etapa é a avaliação do material enviado. Serão escolhidos, no mínimo, 44 projetos, e a expectativa é de que seja possível beneficiar cerca de 70 em todo o Rio Grande. Os recursos serão divididos em três categorias: projetos até R$ 50 mil, voltados à estrutura e suporte de comunidades terapêuticas que sigam critérios técnicos de execução do trabalho; projetos de até R$ 25 mil, para prefeituras investirem em contratação e treinamento de equipes especializadas em prevenção e atendimento; e projetos de até R$ 15 mil, para suporte a novos projetos de prevenção de entidades sociais. Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, 55 mil gaúchos são dependentes de crack no Estado.

Prefeituras e ONGs selecionadas receberão capacitação para treinamento das equipes e aperfeiçoamento dos projetos, por meio de parceria entre a Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social e a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. O processo de implantação do projeto será monitorado e, ao final, os resultados serão avaliados.

Fonte: Site do Estado

Festival Candango


Informações: http://www.candangocantador.com.br





Comunicação SID/MinC

Telefone: (61) 2024-2379

E-mail: identidadecultural@cultura.gov.br

Site: http://www.cultura.gov.br/sid

Blog: http://blogs.cultura.gov.br/diversidade_cultural/

Twitter: http://twitter.com/diversidademinc







Prezado usuário,

O envio desta mensagem foi realizado por meio da lista de endereços da Secretaria da Identidade e da Divrsidade Cultural do Ministério da Cultura - SID/MinC

As mensagens são enviadas a pessoas que se cadastraram, previamente, ou foram indicadas por terceiros.

Caso não deseje receber mensagens da SID, por favor, responda este email com o título "remover" como assunto. Se quiser ser cadastrado nessa lista, envie um email com seus dados para elisangela.souza@cultura.gov.br com o título "inscrever" no campo assunto.

Quatro Prisões

Polícia Civil efetua quatro prisões nesta terça-feira
22/09/2009 18:26


Agentes da Delegacia de Capturas (Decap), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), prenderam nesta terça-feira (22) quatro foragidos da Justiça, sendo dois homens e duas mulheres.

O primeiro foragido, um homem de 39 anos de idade, foi preso na Rua Agenor Mendes Ouriques, no bairro Nonoai, zona sul de Porto Alegre. Contra o indivíduo havia um mandado de prisão por estelionato, expedido pela 2ª Vara Federal Criminal de Porto Alegre. A segunda prisão, por falsidade ideológica, de um homem de 66 anos, ocorreu na Rua Independência, bairro Santa Catarina, em Sapucaia do Sul. A primeira foragida, de 46 anos, foi presa na Avenida Vicente Monteggia, no bairro Cavalhada, em Porto Alegre. Ela possuía contra si um mandado de prisão preventiva por homicídio, expedido pela 1ª Vara do Júri do Foro Central de Porto Alegre. A segunda mulher, de 45 anos, foi presa por estelionato, na Avenida Bento Gonçalves, Vila São José, no bairro Partenon, na Capital.

Os foragidos foram encaminhados ao Presídio Central e as foragidas ao Presídio Feminino Madre Pelletier.

A DECAP recebe denúncias anônimas pelo número 0800.510.46.68.

Fonte: Ascom PC

Palácio Piratini


Energia
Yeda reitera mobilização do Estado para receber royalties do pré-sal
Foi sugerida a distribuição de recursos via Fundos de Participação dos Estados e Municípios. Desenvolvimento Social
RS tem mais de 250 projetos inscritos para receber recursos para combate e prevenção às drogas
Serão escolhidos, no mínimo, 44 projetos, e a expectativa é de que seja possível beneficiar cerca de 70 em todo o Rio Grande. Educação
Abertas inscrições para a contratação de servidores
As vagas temporárias são para sete regiões, e as inscrições podem ser feitas até o dia 28. Ensino
Inscrições ao Colégio Tiradentes seguem até dia 30 de setembro
Seleção é para as unidades do colégio da Brigada Militar em Porto Alegre, Passo Fundo e Santa Maria. Cultura
Programação de 36 horas celebra os 19 anos da Casa de Cultura Mario Quintana
A programação, que recebeu o nome de 36 Horas sem Parar, começa às 9h de sexta-feira (25) e segue até as 21h deste sábado (26). Segurança
Governo estimula educação para o trânsito e a prevenção ao uso de drogas
Escolas e cidadãos podem conhecer as ações da BM, no Espaço do Governo, em frente ao Palácio Piratini.

Dois Homens Presos

Polícia Civil prende dois homens por roubo de moto
22/09/2009 18:29


Agentes de investigação da Delegacia de Furtos Roubos Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Uruguaiana prenderam, na tarde desta terça-feira (22), dois indivíduos, de 28 e 34 anos de idade. Eles são acusados de terem roubado a moto de um moto-táxi, na noite de 11 de setembro e depois terem pedido R$ 500,00 para devolverem o veículo.

A prisão ocorreu no bairro Santo Inácio, na periferia da cidade. Um dos homens estava em liberdade condicional por roubo, desde abril, e o outro possui antecedentes criminais por assalto e porte ilegal de arma. Os dois tiveram prisões preventivas decretadas pela Justiça e foram encaminhados à Penitenciária Modulada de Uruguaiana.

Fonte: Ascom PC

Esquema Fraaudulento na Internet

Operação Novelo da Polícia Civil prende líder de esquema fraudulento pela Internet
22/09/2009 18:34


Agentes operacionais da Chefia de Polícia prenderam, nesta terça-feira (22), em um hotel no centro da Capital, um homem de 38 anos de idade, apontado pela Polícia como líder de um sistema de jogos e apostas on-line. O processo fraudulento, utilizado pelo suspeito na obtenção de ganhos ilícitos, em detrimento de usuários e apostadores era praticado em grande parte do território nacional (12 estados brasileiros).

Em cumprimento a mandado de prisão temporária, expedido pela 1ª Vara Criminal de Sorocaba, São Paulo, a prisão ocorreu graças ao trabalho conjunto de policiais civis, gaúchos e paulistas.

Fonte: Ascom PC

Notícias da Prefeitura de Porto Alegre


Notícias


A MANCHETE
Atividades estimulam uso de transporte alternativo
DESTAQUES
Capital vai sediar evento mundial de saneamento
Carta aberta ao Legislativo pela revitalização do Cais
Prêmio Porto Alegre Turismo será entregue amanhã
Francesa Isabelle Huppert fecha o Em Cena com Quartett
Reunião discute soluções para comerciantes do Camelódromo
Construções de Theo Wiederspahn em roteiro de caminhada
EVENTOS
ProJovem recebe inscrições na Esquina Democrática até amanhã
Energias renováveis é tema de encontro nacional
Entregue reforma da Unidade de Saúde Guarujá
PREVISÃO DO TEMPO
Confira a previsão do tempo desta quarta-feira, dia 23
TEMPO HOJE
Veja imagem de satélite
VEJA PAUTAS DO DIA
Veja pautas para o dia 23 de setembro



Notícias da prefeitura na imprensa

Clique nos links abaixo para ter acesso a todas as notícias sobre a prefeitura veiculadas em jornal, TV, rádio e Internet:

Notícias em Jornal Notícias em TV Notícias em Rádio Notícias na Internet




Todas as Notícias

A MANCHETE
Atividades estimulam uso de transporte alternativo

Pedaladas pela cidade podem trazer benefícios não só para a saúde. No Dia Internacional Na Cidade Sem Meu Carro, hoje, o porto-alegrense foi incentivado a usar a bicicleta e o transporte coletivo para melhorar as condições do trânsito e reduzir a poluição do ar. A travessia segura nas faixas, tema de campanha da prefeitura, também foi lembrada. Agentes da EPTC foram às escolas orientar alunos sobre riscos de atropelamento. Leia mais...

DESTAQUES
Capital vai sediar evento mundial de saneamento
A apresentação de Porto Alegre como cidade sede do Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária Ambiental, em 2011, será hoje, a partir das 21h, em Recife, onde ocorre a edição deste ano. Terceiro maior evento mundial sobre o tema, o congresso promete colocar a Capital no centro dos debates sobre saneamento. A expectativa é de que o encontro atraia para Porto Alegre cerca de 9 mil pessoas de 20 países. Leia mais...

Carta aberta ao Legislativo pela revitalização do Cais

Assinada por 27 instituições públicas e privadas ligadas ao turismo, a carta será entregue amanhã, às 11h, na Câmara Municipal. O documento registra o apoio do setor ao projeto de revitalização do Cais Mauá, em tramitação no Legislativo. Na quinta-feira, a partir das 18h, as entidades estarão mobilizadas no Plenário Otávio Rocha da Câmara, onde ocorrerá, às 19h, a audiência pública para debater o projeto. Leia mais...

Construções de Theo Wiederspahn em roteiro de caminhada
Prédios históricos da cidade, como o Margs, Memorial do RS, Santander Cultural e Centro de Cultura Mário Quintana, têm assinatura do arquiteto alemão Theodor Wiederspahn. No sábado, 26, os porto-alegrenses poderão conhecer as histórias das construções durante passeio guiado pelo doutor e mestre em Arquitetura, Cláudio Pereira. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com. Leia mais...

Prêmio Porto Alegre Turismo será entregue amanhã

Os 11 indicados ao Porto Alegre Turismo 2009 recebem o prêmio amanhã, 23. A cerimônia será a partir das 20h no Hotel Plaza São Rafael. Instituída pela Secretaria de Turismo, a iniciativa busca reconhecer a contribuição de entidades, empresas, empresários, profissionais e personalidades para o desenvolvimento da área e projeção da cidade como destino turístico nos mercados nacional e internacional. Leia mais...

Francesa Isabelle Huppert fecha o Em Cena com Quartett
Considerada uma das maiores estrelas do cinema francês, Isabelle Huppert fará três apresentações no festival: amanhã, quinta e sexta-feira, a partir das 21h, no Teatro do Sesi. A temporada de Quartett no país integra as comemorações do Ano da França no Brasil. Direção do texano Robert Wilson, Quartett é baseada na obra de Choderlos de Laclos ("As relações perigosas"), escrita por Heiner Muller. Leia mais...

Reunião discute soluções para comerciantes do Camelódromo

O encontro entre secretários municipais, vereadores e lideranças dos comerciantes produziu avanços para enfrentar as dificuldades alegadas por locadores de espaços no bloco B, pelo pouco movimento de público no setor, o que tem gerado inadimplência. Os comerciantes terão até 15 de dezembro para renegociar dívidas com a concessionária e retomar o pagamento dos aluguéis a partir daquela data. Leia mais...

EVENTOS
Energias renováveis é tema de encontro nacional

Dentro da programação da Semana da Primavera, a Smam realiza amanhã e quinta-feira o seminário “Eficiência Energética e Energias Renováveis em Cidades Brasileiras”. No encontro, instituições vão apresentar casos concretos do uso de energias renováveis e de resíduos sólidos como fonte de energia. O evento abre às 9h, na sede do CREA, na rua Guilherme Alves, 1010. Leia mais...

ProJovem recebe inscrições na Esquina Democrática até amanhã

Jovens de 18 a 29 anos que quiserem se inscrever devem comparecer ao local com carteira de identidade, comprovante de residência e histórico escolar. Durante o curso, os alunos têm qualificação profissional, iniciação à informática e bolsa-auxílio de R$ 100. As aulas começam em 1º de outubro. Leia mais...

Entregue reforma da Unidade de Saúde Guarujá

As obras foram inauguradas hoje pelo secretário de Saúde, Eliseu Santos. Entre as melhorias estão pintura geral, revisão do telhado, eliminação de rachaduras, reforma dos banheiros e conserto no balcão de atendimento da recepção. A iniciativa dá continuidade ao Programa de Recuperação de Unidades de Saúde, que qualificou 78 prédios dos serviços de saúde. Leia mais...

PREVISÃO DO TEMPO
Confira a previsão do tempo desta quarta-feira, dia 23
(Clique aqui)

TEMPO HOJE
Veja imagem de satélite
(Clique aqui)

VEJA PAUTAS DO DIA
Veja pautas para o dia 23 de setembro
(Clique aqui)




Editado pela Supervisão de Comunicação Social
E-mail - Telefones (51)3289.3900 / (51)3289.3932 / (51)3289.3926
Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.

Imagens do Piratini




Destaques do Dia
Reunião em Brasília
Governadora Yeda Crusius em reunião com o assessor econômico da representação do governo do Estado em Brasilia, Eduardo Merlin(E), e o secretário Elói Guimarães sobre o pré-sal.

Local: Brasília - DF
Data: 22/09/2009
Foto: Jefferson Bernardes / Palácio Piratini
Código: 31849

Secretário da Educação Ervino Deon
Retrato do secretário da Educação, Ervino Deon.

Local: Porto Alegre - RS
Data: 22/09/2009
Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
Código: 31854

Chefe de Gabinete da Governadora recebe convite para a Expomarau 2009
O chefe de Gabinete da Governadora, Ricardo Lied, recebe em nome da governadora Yeda Crusius o convite para a Expomarau 2009, Feira Comercial, Industrial Serviços e Agropecuária de Marau.

Local: Porto Alegre - RS
Data: 22/09/2009
Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
Código: 31855

Chefe da Casa Civil recebe convite do presidente da ACIL sobre a Zona de Processamento de Exportações
O Chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, recebe convite do presidente e vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa do Livramento - ACIL, respectivamente Sérgio Oliveira e Enrique Rodrigues, para participar de debate sobre a Zona de Processamento de Exportações para o Município. Estiveram presentes o deputado estadual Frederico Antunes e o superintendente Legislativo da Assembléia Legislativa, Jorge Greceler.

Local: Porto Alegre - RS
Data: 22/09/2009
Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
Código: 31856

Semana Nacional de Trânsito
Governo do Estado em parceria com a Brigada Militar e Detran-RS, durante prevenção de trânsito, na Semana Nacional de Trânsito, com participação dos alunos do PROERDI e escolas do entorno do Palácio Piratini.

Local: Porto Alegre - RS
Data: 22/09/2009
Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
Código: 31848

Página Rural


19:46 » SP: exportações brasileiras de celulose e papel apontam alta em agosto
19:31 » DF: Gabeira defende envolvimento da ciência nas discussões entre setor agropecuário e ambientalistas
19:20 » DF: cooperativas buscam novos mercados na China
19:10 » RS: Núcleo Gabrielense de Criadores de Hereford e Braford realiza encontro técnico na sexta-feira
18:57 » DF: Mato Grosso lidera exportação brasileira de soja
18:42 » MG: Emater incentiva projeto de preservação ambiental
18:36 » RS: Livramento sedia 1º Seminário Internacional de Repressão ao Comércio Ilícito de Agrotóxicos da PF
18:36 » MG: trabalhadores recebem treinamento em aplicação de agrotóxicos
18:33 » RS: jurados do Uruguai escolherão os melhores na Exposição Nacional do Hereford e Braford
18:30 » MT: Acrimat participa da Assembleia Geral do Independência
18:24 » MS: grupo irá testar “identificação animal” em dia de campo
18:22 » RS: rodadas de negócios e pauta técnica do Frutal Cone Sul atraem fruticultores de Marcelino Ramos
18:20 » GO: Fesurv dá início a III Semana Agronômica
18:17 » RS: Cotrijal e Emater realizam curso em Não-Me-Toque
18:12 » SC: convênio entre Estado e BRDE permitirá exportação de bovinos vivos para Europa
18:06 » PR: presidente da Cocamar particia do plantio da árvore 100 milhões
18:06 » DF: normas ambientais precisam considerar critérios da ciência e a economia do País, diz Kátia Abreu
18:03 » DF: Brasil deve conhecer mais seus biomas, diz Allysson Paulinelli
17:55 » DF: especialista afirma que clonagem não traz riscos à saúde
17:49 » MS: presidente do Sicredi participa de evento em Dourados
17:47 » BA: cooperados serão treinados para operar na fábrica de processamento de cebola
17:44 » ES: Cachoeiro de Itapemirim começa a adquirir produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar
17:41 » BA: governo baiano entrega mais 13,2 mil mudas de seringueira no Sul do Estado
17:41 » MT: veterinários destacam as ações de defesa agropecuária do Indea no Estado
17:34 » AC: Fundo Amazônia financia ações de desenvolvimento científico
17:32 » DF: Embrapa participa de congresso de incentivo ao consumo de frutas e hortaliças
17:31 » SP: workshop sobre bem-estar em equinos ocorrerá no Instituto de Zootecnia
17:23 » RS: começa período ideal de prevenção aos carrapatos no Estado
17:17 » Inglaterra: africanos dispostos a apoiar Brasil na Organização Internacional do Café
16:57 » SP: Ceagesp traz variedades de flores na Primavera
16:51 » PR: Comissão do Concurso Café Qualidade Paraná faz degustação em Mandaguari
16:41 » SP: Valinhos vai sediar 1º laboratório de astrobiologia do Brasil
16:38 » EUA: orgânicos do Brasil participam da Biofach América
16:35 » SP: Dia da Empresa na BM&FBOVESPA destaca hoje a Brasil Foods
16:23 » DF: diretor do MDA destaca agricultura familiar na produção de alimentos
16:20 » PR: nota técnica do Iapar deve ajudar produtores prejudicados pelas chuvas
16:09 » AL: começa nesta quarta-feira a 32ª Exposição Agropecuária da Bacia Leiteira em Batalha
16:01 » DF: Prêmio Mapa de Jornalismo recebe inscrições até dezembro
15:59 » RS: nova variedade de citros garante maior renda para produtor de Pelotas
15:38 » RS: Fetag promove Seminário Estadual sobre Biocombustíveis
15:32 » PR: vazio sanitário da soja retarda aparecimento da ferrugem asiática
15:22 » EUA: confira o fechamento do mercado futuro do algodão hoje na Bolsa de Nova York
15:20 » EUA: confira fechamento do mercado futuro do trigo nas bolsas de Chicago e Kansas
15:19 » EUA: confira o fechamento do mercado futuro da soja na Bolsa de Chicago
15:15 » MG: cursos de Zootecnia e de Engenharia de Alimentos da Fazu se unem em dia de campo
15:12 » RS: começa a semeadura de arroz em Uruguaiana
15:09 » SC: Ocesc fará o 8º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas do Estado
15:02 » RS: Emater participa de IV Seminário Termas e Lagos e de Encontro de Turismo Rural
15:00 » AM: Sebrae e parceiros mostram potencial agrícola do Estado
14:58 » SP: empresários de MT participam da Fiaflora 2009
14:54 » MG: Cozinha Nelore Natural oferece cursos de culinária para o Projeto UAI na Expoinel 2009
14:52 » SP: rotação de cana-de-açúcar com oleaginosas será discutida em seminário
14:49 » PB: Estado vai incrementar a economia com produção de pescado de água doce e cana-de-açucar
14:47 » RO: Idaron apresenta ações para comissão da Comissão Nacional da Agricultura
14:43 » MT: Famato analisa a associação dos frigoríficos Friboi/JBS e Bertin
14:41 » TO: fruticultura ganha reforço para elevar qualidade da produção
14:38 » DF: chegada da primavera marca iníco do plantio de grãos
14:30 » RJ: dia de campo para a qualidade da pós colheita de morango acontece em Nova Friburgo
14:28 » DF: Embrapa Hortaliças promove melhoramento participativo de batata orgânica
14:23 » PA: Plano Safra 2009/2010 garante R$ 480 milhões para agricultura familiar
14:20 » ES: primavera intensifica a produção de flores no Estado
14:13 » MS: inscrições para mestrado em Agronomia se encerram dia 30
14:10 » MT: Tangará da Serra vai sediar evento sobre o potencial agrícola do Estado
14:06 » RJ: cresce recolhimento de embalagens de agrotóxicos
14:03 » MG: CeasaMinas é referência para novo entreposto no Acre
13:56 » MG: Epamig Norte do Estado destaca agroenergia em dia de campo
11:58 » SP: preços do milho estáveis em mercado lento, informa o Cepea
11:54 » SP: volta da produção estabiliza indicador do etanol, informa Cepea
11:50 » SP: maior demanda aquece mercado do arroz, informa Cepea
11:47 » DF: inscrições para missão à Arábia Saudita terminam nesta sexta-feira, diz o Mapa
11:43 » DF: Câmara de Agricultura Irrigada debate Sistema de Plantio Direto
10:08 » DF: Stephanes quer ver fundo de catástrofe em prática até 2011
09:13 » RJ: qualidade da colheita e da pós colheita do morango é tema de dia de campo em Nova Friburgo
08:59 » DF: audiência discute compensação para quem preservar floresta
08:26 » DF: Mapa explica processo de seleção de adidos agrícolas
08:20 » PB: AgroEx prepara produtores rurais de Campina Grande para exportar
08:13 » DF: Inmet prevê chuva em todo o Brasil
08:09 » PR: Beckhauser tem nova gerência comercial

Ver todas notícias







INDICADORESFUTURO
Índice Venc. Valor %
Açúcar . . .
Álcool . . .
Algodão . . .
Bezerro . . .
Boi Gordo Out 79,77 +1,48
Café Dez 158,10 +0,99
Etanol . . .
Milho Nov 19,81 +0,51
Soja Nov 24,90 +1,01

Índices: 22/09 - Fonte: BM&F
Para saber mais clique aqui

FÍSICO
Índice Praça Valor %
Açucar SP 56,37 -0,28
Algodão SP 113,98 0,00
Arroz RS 28,44 +0,61
Bezerro MS 604,12 -0,45
Boi Gordo SP 78,16 +0,59
Café SP 264,11 +1,07
Etanol PR . .
Milho Camp. 19,05 +0,28
Soja PR 45,53 -0,11

Índices: 22/09 - Fonte: CEPEA
Para saber mais clique aqui
ARTIGOSConvivência familiar: educação para o meio rural

A educação de jovens e crianças passa por três segmentos: a família, a escola e a comunidade, que são instituições fundamentais na formação do cidadão e na sua preparação para o trabalho. Dessa forma, sendo a família a primeira escola do ser humano, é responsabilidade dos pais suprir necessidades básicas de seus filhos, formar atitudes e valores. A função da família é fundamental para a formação do futuro cidadão, preparando-o para a vida e para o trabalho. A educação no campo, desenvolvida pelos pais, baseia-se na convivência familiar, onde cada membro da família desenvolve suas atividades na propriedade, visando o crescimento da mesma seja nas atividades de subsistência ou de diversificação, contribuindo com o crescimento e desenvolvimento da unidade familiar.

Leia mais MULTIMÍDIA




SP: cultivo de condimentares gera renda ao agricultor


Embrapa Transferência de Tecnologia, de Campinas/SP, destaca os aspectos importantes da produção de plantas condimentares que devem ser observados pelos produtores interessados nesta cadeia produtiva.


Ver vídeo




Caso não queira mais receber nosso boletim de notícias, envie um e-mail para paginarural@paginarural.com.br com assunto "DESCADASTRAR E-MAIL".

Destaque Vermelho

DESTAQUES DA EDIÇÃO DE HOJE DO PORTAL VERMELHO



A guerra de Canudos contada em vídeo nos versos d'O Rappa

A farsa do discurso de Aécio Neves





22/09/2009 - 8h03
Blog da Periferia

Repressão policial diante da legação Honduras convulsionada
Lula adverte Micheletti: 'Não mexam na nossa embaixada'
O presidente Lula disse ao governo golpista de Honduras que espera que as forças repressivas "não mexam na embaixada brasileira". A legação abriga o presidente eleito, Manuel Zelaya, que voltou ao país.





Eleições 2010
Líder do PSB alerta para armadilha sobre confronto Ciro x Dilma CNI/Ibope
Popularidade de Lula sobe para 81% e votos em Serra caem 4 pontos
Argentina
Cerco ao monopólio: Cristina Kirchner busca agilizar lei de mídia TV
Filme Lula, o filho do Brasil vai virar também minissérie



Especial
CONFERÊNCIA NACIONAL DE COMUNICAÇÃO


A escolha de Dilma: patriotismo sim

Gilson Reis
Dez razões para defender o pré-sal


Eron Bezerra
Crise ambiental: Qual a alternativa ao protocolo de Kyoto?


Carlos Pompe
Ética, moralismo e impotência em ação


Augusto César Petta
"Você, colaborador, está disponibilizado para o mercado!"


Regina Abrahão
Falar de Marina deu o que falar



Esta é uma mensagem automática, favor não responder

Destaques do Vermelho é um serviço diário gratuito do www.vermelho.org.br

Ciro Gomes

Líder do PSB alerta para armadilha sobre confronto Ciro X Dilma
O líder do PSB na Câmara dos Deputados, Rodrigo Rollemberg (DF), que participava, junto com o pré-candidato do partido à Presidência da República, deputado Ciro Gomes (CE), de um ato de adesão de novos integrantes à sigla nesta segunda (21), em Tocantins, pediu cautela à militância sobre a boa colocação de Ciro nas pesquisas eleitorais.
Rollemberg revelou uma preocupação do próprio Ciro Gomes, segundo a qual os adversários e alguns setores da imprensa podem usar o momento para promover um confronto entre ele e a pré-candidata petista, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

"Disputa certa à Presidência” é o título de uma matéria publicada nesta segunda no Correio Braziliense dando conta de que uma pesquisa CNI/Ibope, lidera pelo governador José Serra (PSDB-SP), traria Ciro na segunda colocação à frente de Dilma.

A diferença entre os dois seria provocada pela entrada da senadora Marina Silva (PV-AC) na disputa. Dois líderes do partido admitiram ao jornal que essa realidade dá mais fôlego para a candidatura própria do PSB.

“É sempre muito positivo esse tipo de notícias porque anima a militância. O que nós temos que tomar cuidado é que nossos adversários e setores da imprensa querem nos intrigar com a candidatura petista. Isso não é bom nem para um e nem para o outro”, disse o líder socialista.

Na opinião dele o momento é de moderação e tranquilidade. “São duas candidaturas legítimas do mesmo campo político. A ministra Dilma reúne todas as condições para ser candidata e uma boa candidata à Presidência da República como Ciro também (...), mas nós estamos com muito cuidado para não entrar em nenhum tipo de armadilha ou provocação em relação à disputa.”

Palanques nos estados

Questionado sobre a dificuldade que o partido terá em receber apoio do PT nos estados caso tenha Ciro na disputa, Rollemberg admitiu que isso seria um problema para os socialista, porém, acha essa questão menor “diante dos interesses nacionais.”

No caso particular de Pernambuco onde o governador do partido Eduardo Campos quer o apoio petista, o líder diz que no estado a sigla vai insistir numa aliança. “Vejo a possibilidade de o PT apoiar o PSB em Pernambuco e o PSB apoiar o PT em outros estados independente das candidaturas presidenciais. Agora se não for possível faremos o que já fizemos em Pernambuco: uma campanha extremamente respeitosa e estaremos unidos no segundo turno”, diz.

Quanto ao domicílio eleitoral de Ciro Gomes, que foi convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a transferir o título do Ceará para São Paulo onde disputaria o governo, o líder do PSB disse não ter conversado sobre o assunto com pré-candidato.

“A minha impressão é que ele deve mudar o título por causa da alternativa que foi colocada. Mas estou convencido da correção da nossa tese de que uma eleição plebiscitária não cabe no quadro de diversidade da política brasileira e que a candidatura do Ciro ganha musculatura a olhos vistos”, argumentou.

De Brasília,
Iram Alfaia

Popularidade de Lula Sobe


Popularidade de Lula sobe para 81% e votos de Serra caem 4 pontos
Enquanto a grande imprensa tenta desesperadamente carimbar a pesquisa CNI/Ibope como uma má notícia para o bloco governista, os números mostram que é a oposição quem deveria se preocupar com os resultados. A pesquisa não apenas mostra que a popularidade do governo Lula continua nas alturas, com a aprovação ao presidente alcançando 81%, como também mostra que o principal candidato da direita, José Serra (PSDB), perdeu intenções de voto, caindo de 38 para 34% dos votos.

Lula continua sendo o personagem principal da disputa de 2010
A pesquisa revela ainda que, na cabeça do eleitor, não está consolidada a identidade dos candidatos com os programas que eles representam. Esse dado fica evidente no contraste entre a aprovação do governo (69%) e a intenção de voto da candidata Dilma Rousseff (18 a 14%) que representa a continuidade deste governo. A oposição também não consegue mostrar-se como alternativa programática, já que quando seu candidato preferencial (José Serra) é substituído pelo também tucano Aécio Neves, as intenções de voto da oposição de direita despencam de 34 para 12%.

Avaliação positiva

Segundo a pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira, a avaliação do governo Lula oscilou positivamente e retornou ao mesmo patamar de setembro do ano passado, o segundo melhor resultado de toda a série realizada desde a posse do presidente, em 2003.

A avaliação positiva do governo subiu de 68% em junho para 69% em setembro. 22% avaliam o governo Lula como regular, e 9% como ruim ou péssimo.

A aprovação do presidente Lula (a pergunta é: você aprova ou desaprova a maneira como o presidente Lula está governando o Brasil?) também aumentou, subiu de 80% em junho para 81% em setembro. No Nordeste, chega a 90%. O índice dos que desaprovam a forma de Lula governar foi de 16% em junho para 17% agora.

A pesquisa CNI/Ibope também traz um índice que mede o grau de confiança da população no presidente da República. Os entrevistados são questionados se confiam ou não no presidente. Os que confiam foram 76% tanto agora quanto em junho. Já os que não confiam passou de 21% em junho para 22% em setembro.

A nota média de Lula em setembro foi de 7,6, contra 7,5 recebida pelo petista em junho deste ano.

Na comparação entre o primeiro e o segundo mandatos do presidente, 44% consideram em setembro que o segundo é melhor que o anterior. Outros 40% consideram igual, e 14% dizem que o segundo é pior que o primeiro. Os índices foram similares a junho deste ano.

Cenários para 2010: Ciro sobe, Serra e Dilma descem

No capítulo sobre as eleições de 2010, a pesquisa CNI/Ibope testou seis cenários de candidaturas a presidente, alternando para cada simulação os nomes mais cotados do PSDB, o governador de São Paulo, José Serra, e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves. Em quatro deles, foi incluído pela primeira vez o nome da senadora Marina Silva, que aparece com intenções de voto entre 6% e 11%.

Em apenas dois cenários, nos quais Marina não aparece, é possível fazer a comparação com a pesquisa anterior. Nestas duas simulações, Serra ee Dilma registram queda nas intenções de voto. O tucano recua quatro pontos percentuais e Dilma recua de três a quatro pontos, dependendo do nome do candidato do PSDB. A pesquisa aponta crescimento das intenções de voto do deputado federal Ciro Gomes e da vereadora e ex-senadora Heloísa Helena.Veja os dados abaixo:

Lista 1

* José Serra – 34% (Eram 38% em junho).

* Ciro Gomes – 17% (Eram 12% em junho).

* Dilma Rousseff – 15% (Eram 18% em junho).

* Heloísa Helena – 10% (Eram 7% em junho).

* Não sabe – 10% (Eram 12% em junho).


Lista 2

* Ciro Gomes – 27% (Eram 22% em junho).

* Dilma Rousseff – 17% (Eram 21% em junho).

* Aécio Neves – 12% (Eram 12% em junho).

* Heloísa Helena – 13% (Eram 11% em junho).

* Não sabe – 12% (Eram 15% em junho).

Nos cenários em que a provável candidata do PV aparece, Serra continua liderando quando seu nome é incluído, mas com margem menor de vantagem sobre os adversários. Quando Aécio é o candidato tucano, Ciro Gomes passa a liderar a disputa.

Veja os números:

Lista 3 (com Serra e Heloisa)

* José Serra – 34%

* Dilma Rousseff – 14%

* Ciro Gomes – 14%

* Heloísa Helena – 8%

* Marina Silva – 6%

* Não sabe – 10%

Lista 4 (com Aécio e Heloisa)

* Ciro Gomes – 25%

* Dilma Rousseff – 16%

* Aécio Neves – 12%

* Heloísa Helena – 11%

* Marina Silva – 8%

* Não sabe – 12%

Lista 5 (com Serra e Sem Heloisa)

* José Serra – 35%

* Ciro Gomes – 17%

* Dilma Rousseff – 15%

* Marina Silva – 8%

* Não sabe – 10%

Lista 6 (com Aécio e Sem Heloisa)

* Ciro Gomes – 28%

* Dilma Rousseff – 18%

* Aécio Neves – 13%

* Marina Silva – 11%

* Não sabe – 12%

Educação em alta, desemprego em baixa

No capítulo da pesquisa que aborda áreas específicas de atuação, todos os nove itens investigados registram melhora da avaliação do governo. Os aumentos mais expressivos ocorrem no combate à fome e à pobreza, na área do meio ambiente, na educação e no combate ao desemprego.

A área com a maior melhora do governo foi a educação. A aprovação da atuação do governo na área subiu dez pontos percentuais e agora é de 69%.

Pela primeira vez este ano, cai para menos da metade da população o percentual dos que acreditam que o desemprego irá aumentar. Um recuo até março, mostra como essa mudança de perspectiva em relação ao desemprego é expressiva. Há seis meses, 68% acreditavam que o desemprego “aumentaria muito” ou “aumentaria” e apenas 13% apostavam no aumento da oferta de empregos. Nesse intervalo, houve uma queda notável de 28 pontos percentuais na perspectiva de piora do mercado de trabalho. Hoje, para 40% dos brasileiros, o desemprego “aumentará muito” ou “aumentará”, enquanto 25% acreditam no aumento da oferta de empregos. Outros 30% acreditam que o emprego se manterá nos níveis atuais. No
intervalo entre junho e setembro, os movimentos se mantiveram expressivos.

Os itens que ainda são desaprovados pela maioria da população: juros, impostos, saúde e segurança pública.

Pré-sal é a notícia mais lembrada

Entre as notícias mais lembradas pelos entrevistados, a que aparece em primeiro lugar é o anúncio do marco regulatório do pré-sal. Segundo a pesquisa, 16% disseram lembrar dessa informação. Em seguida, aparece a crise do Senado Federal (15%) e a compra de caças pela FAB, a Força Aérea Brasileira (11%).

Questionados especificamente sobre o pré-sal, 59% dos entrevistados dizem que já ouviram falar da exploração do petróleo na camada pré-sal. Outros 39% dizem que nunca ouviram falar.

Segundo a pesquisa, baixou de 78%, na pesquisa anterior, para 71% aqueles que consideram a crise econômica mundial muito grave. Ainda segundo o Ibope, 52% dos entrevistados dizem que o governo teve uma atuação positiva no combate à crise.

Mais de metade dos entrevistados (59%) acha que a saúde deve estar entre as áreas prioritárias para o próximo presidente. Em seguida, estão educação (44%), empregos (35%) e segurança (30%).

A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, feita pelo Ibope, ouviu 2002 pessoas entre 11 a 14 de setembro em 142 municípios. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos e grau de confiança de 95%. A Pesquisa CNI-Ibope é realizada trimestralmente para avaliar o desempenho da administração federal.. Chama atenção o fato da pesquisa ter sido divulgada apenas 8 dias depois de finalizada, um prazo bastante elevado se comparado com pesquisas anteriores, que eram divulgadas com dois ou no máximo três dias após sua conclusão.

Clique aqui para baixar a íntegra da pesquisa: CNI-Ibope 2009/09 (PDF - 1880kb)

Da redação,
com agências

Filme do Lula

Filme "Lula, o filho do Brasil" vai virar também minissérie
O cineasta Fábio Barreto está adaptando para a TV o roteiro do longa-metragem "Lula, o Filho do Brasil", que chegará aos cinemas no início de 2010. "Serão quatro capítulos, que estamos escrevendo agora. A história do presidente é muito rica e rende bem mais que um filme", afirma o diretor.
Barreto diz que tentará manter na versão televisiva atores do filme, que é baseado no livro de Denise Paraná. Alguns deles, como Glória Pires, têm contrato com a TV Globo. A minissérie, contudo, ainda não tem emissora definida.

"Estou conversando com algumas, há muito interesse, mas não fechei com ninguém. Mas será, com certeza, um projeto para TV aberta", diz Barreto. Segundo o diretor, a minissérie só irá ao ar depois das eleições presidenciais do fim do ano, diferentemente do filme.

O orçamento da série está calculado por Barreto em R$ 15 milhões, quase o mesmo do longa-metragem. Nem o filme nem a série terão Lula na Presidência da República. Ambos mostrarão a vida de Lula desde Caetés, no interior pernambucano, até os momentos que antecederam a fundação do PT.

Pantanal

No embalo da minissérie sobre a vida de Lula, Fábio Barreto ressuscitou outro projeto de TV: uma minissérie sobre o Marechal Cândido Rondon, planejada há três anos, com cenas gravadas no Pantanal. "Mas estou readaptando, de 20 para quatro capítulos, com orçamento de R$ 4,5 milhões em vez de R$ 10 milhões. Já tenho patrocínios como Correios e Eletrobrás", diz ele, que inicialmente exibiria o programa na Rede TV!. "Pode ser lá, mas não está nada certo."

Com Folha de S.Paulo

Ruy Carlos Ostermann





Pilcha, não
Ruy Carlos Ostermann


Não me sinto pilchado. Acho que nunca andei de bombacha, chapéu e lenço atado no pescoço. E não por nenhuma dessas razões intelectuais e citadinas: é que nunca usei. Filho de colonos alemães, nascido em cidade alemã na sua origem, São Leopoldo, cavalo só vi à distância e com o maior respeito, logo depois de bem assustado.

Tudo isso faz uma diferença na formação de um guri do Interior. Descobri muitas coisas, passei longo tempo na fazendola de minha avó, pesquei no arroio, subi em árvore, dormi ao relento, debaixo de árvores até que os mosquitos impedissem. Mas andar a cavalo, nunca andei. Nem tinha cavalo nos pequenos campos de minha avó materna, nem vaca ou bode.

Agora mesmo estou me dando conta de que a funda, as gaiolas, as galinhas, os cachorros sucessivos (um deles, o Rex, morreu nos trilhos do trem e desde então precisei me esforçar para entender aquelas máquinas), o carrinho de lomba, e as noites longas que aproveitava para pensar em aventuras e viagens, causavam um prazer maravilhoso, na raiz da pele, entre os dedos dos pés, raspando pela cabeça. Ficava leve debaixo das cobertas, e sonhava.

Mas, de fato, pilcha, não.

Traçando a Caipira

Poa, 23/09/09


Ahahahahah....

Beijos.

Deise Nunes.



O sonho de Adolfo era casar com uma moça virgem e ingênua.

Por isso ele resolveu ir para a roça, procurar uma caipira daquelas bem bobinhas. E foi lá que ele conheceu Lindalva, a garota dos seus sonhos. Linda, meiga, ingênua...

Era tudo que ele queria!

Em dois meses e eles se casaram. Na noite de núpcias, Carlos resolveu explicar tudo sobre sexo para a jovem esposa. Para começar, botou o negócio pra fora e disse:

— Meu bem, isso aqui é pinto!

A caipirinha arregalou os olhos e disse:

— Credo, uai! Então por que ocê num dá milho pra ele ficar logo um galo que nem o do Janjão?

Mudança de Rotatória

Prefeitura estuda mudanças para a rotatória

No local têm sido registrados diversos acidentes. Estes índices estão aumentando cada vez mais. A alta velocidade, falta de atenção e imprudência dos motoristas são alguns dos fatores que tem elevado as estatísticas. Nos horários de maior movimentação formam-se longas filas, tanto na Rua Júlio de Castilhos, quanto na Avenida Militar.
Em entrevista à Rádio Fátima, o usuário da via, Adalécio Kovaleski, sugeriu a colocação de sinaleiras no local. Já o empresário das proximidades da rotatória, Cléo Maraschin destaca que um dos problemas está na falta de sinalização.
De acordo com o Secretário Municipal de Planejamento, Vladimir Pinotti a Prefeitura vai iniciar um estudo técnico, para apontar as mudanças viáveis para o local.
Entre os últimos acidentes registrados na rotatória da Júlio de Castilhos com a Avenida Militar está o dessa segunda-feira, 21/09, que envolveu quatro veículos, sendo dois carros, uma moto e um caminhão.

Rádio Fátima AM (Jornalismo), 23/09/2009, 08h20

Será Lula vem para o Rodeio?


Foto: Rádio Fátima
A comitiva de Vacaria RS com Presidente Lula em Brasilia - DF

Editorial de Opinião

* Numa emissora de Rádio de Vacaria/RS promoveu uma enquete sobre o Feriado Municipal do dia 08 de Setembro dia de Nossa Senhora da Oliveira, muitas opiniões do senso comum, sem conhecimento de causa. defesas da manutenção do feriado mais ótica católica. A Câmara de Vereadores bem que poderia elaborar um Referendo Popular para que a população votasse se quer o não o feriado municipal para dia 08 de Setembro ou 08 de Dezembro. Seria um bom debate uma verdadeira consulta popular fica aqui a nossa sugestão.

* Segundo um morador do centro da cidade de Vacaria/RS o recolhimento do lixo orgânico inicia a partir das 22:00 hs até a madrugada. Deveria esse recolhimento ser pelo menos duas vezes ao dia, pois o centro da cidade concentra o maior lixo de restaurantes,lancherias e de outras atividades. Pobre dos moradores do centro que tem que aturar o mau cheiro do lixo de manhã e tarde principalmente no verão. Fica aqui a sugestão vamos priorizar o centro da cidade no recolhimento do lixo.
Paulo furtado
Editor Jornal Negritude

Morre Dirce Migliaccio



Terça-feira, 22 de Setembro de 2009
Morre Dirce Migliaccio



Data de nascimento
30 de setembro de 1933
Local de nascimento
São PauloP
Data de falecimento
22 de setembro de 2009, aos 75 anos

Local de falecimento
Rio de Janeiro
Trabalhos notáveis
Emília emSítio do Pica-pau Amarelo
IMDb
Dirce Migliaccio (São Paulo, 30 de setembro de 1933 — Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2009[1]) foi uma atriz brasileira.
Ficou mais conhecida por ter interpretado Emília do Sítio do Pica-pau Amarelo, em 1977, e uma das "Irmãs Cajazeiras" da telenovela O Bem-Amado, de Dias Gomes.
Dirce Migliaccio era irmã do também ator Flávio Migliaccio.
Dirce faleceu de problemas respiratórios e infecção urinária em Jacarepaguá, na Cidade do Rio de Janeiro.
Carreira
Na televisão
1965 Paixão de Outono - Célia
1969 Nino, o Italianinho - Nena
1970 Toninho on the Rocks
1971 A Fábrica - Maria
1971 A Selvagem
1973 O Bem-Amado - Judicéia Cajazeira
1977/1978 Sítio do Picapau Amarelo - Emília
1979 Marron Glacé - Dona Angelina
1980/1985 O Bem-Amado (minissérie) - Judicéia Cajazeira
1985 A Gata Comeu - Conceição
1996 Quem é Você - Carolin
1996 Sai de Baixo - Irmã Imaculada (participação especial)
1996/1997 A comédia da vida privada
1998 Você Decide
2001/2002 Brava Gente
2004 Da cor do pecado - Zazi
2004 Sob Nova Direção
2008 Casos e Acasos - avó de Raquel
No cinema
1962 The Beggars
1962 O Assalto ao Trem Pagador
1965 Mitt hem är Copacabana
1965 Pluft, o Fantasminha
1975 Conjugal Warfare
1975 O Roubo das Calcinhas
1975 O Caçador Fantasma
1986 Baixo Gávea
1998 Simão, o Fantasma Trapalhão
2000 Célia e Rosita
2001 Bufo & Spallanzani
2007 Sem Controle
Fonte: Blog Movimento Cultural

Morre a primeira Atriz da Emilia





Primeira Emília da Globo, atriz Dirce Migliaccio morre no Rio
Ter, 22 Set, 06h15



Por Redação Yahoo! Brasil


PUBLICIDADE

A morte da atriz Dirce Migliaccio - uma das primeiras a interpretar a Emília, do seriado "O Sítio do Pica-Pau Amarelo" - traz à lembrança de gerações de brasileiros a mais carismática das personagens de um clássico da teledramaturgia nacional. Desbocada, atrevida e maquinativa, a boneca de pano acompanhou a popularização da televisão no Brasil e provocou a imaginação de milhares de crianças.


Desde a estreia na década de 1950, ainda na extinta TV Tupi, seis atrizes já viveram a personagem de Monteiro Lobato: Lucia Lambertini, Dirce Migliaccio, Reny de Oliveira, Suzana Abranches, Isabelle Drummond (aos 7 anos, foi a única criança a interpretar a boneca falante), e Tatyane Goulart, que estreou a última versão, iniciada em 2007.





Quando Isabelle foi escalada para ser Emília, na retomada do seriado em 12 de outubro de 2001, muitos questionaram se, por causa da pouca idade e nenhuma experiência, a garotinha daria conta de um papel desempenhado nas versões anteriores por quatro atrizes adultas. Mas houve também quem advertisse para uma espécie de maldição que rondou as emílias veteranas.


Lucia Lambertini, que interpretou a boneca na TV Tupi entre 1952 e 1963, morreu acidentalmente, na década de 1970, após tomar um medicamento errado. Dirce Migliaccio, primeria Emília na estreia do "Sítio" na Rede Globo, 1977, chegou a ficar tão exausta com as gravações que se mudou para a Bélgica para tentar esquecer a personagem antes de retomar a carreira. A terceira, Reny de Oliveira, ficou na série até 1983, ano em que posou nua na Playboy. Após papéis menores, abandonou a carreira.





Mas Suzana Abranches, a quarta Emília, contraria a tal "maldição". No final da década de 1990, a atriz fundou o grupo O Grelo Falante, com o qual fez peça de teatro e atuou e roteirizou o filme "Coisas de Mulher" (2005). Ainda assim, nenhuma dessas atrizes conseguiu manter o sucesso conquistado durante a permanência no "Sítio".


A carreira de Isabelle Drummond, no entanto, desafia a "lenda". Hoje aos 15 anos, Isabelle está no elenco de "Caras & Bocas", novela das sete da Globo. Na trama, ela é Bianca, filha de Dafne (Flávia Alessandra) e Gabriel (Malvino Salvador).





A chegada de Tatyane Goulart marcou o "Novo Sítio", que pôs fim ao formato de noveleta pré-adolescente dos últimos dois anos da versão iniciada em 2001 e resgatou aspectos lúdicos dos contos originais de Monteiro Lobato. Já encerrado, o seriado é exibido no canal Futura. A mais nova ex-Emília voltará à telinha no seriado Cinquentinha, marcado para outubro, interpretando Vanessa, jovem que se envolve com um traficante.


Cajazeira
Internada desde a última sexta-feira (18) no hospital Álvaro Ramos, no Rio de Janeiro, Dirce Migliaccio morreu em consequência de complicações de pneumonia e infecção urinária. Antes, ela se recuperava no hospital Lourenço Jorge, também no Rio, desde o dia 8 de setembro. No ano passado, ela sofreu um acidente vascular cerebral, que a deixou em uma cadeira de rodas. Desde então, vivia no Retiro dos Artistas, no Rio.


Além de Emília, ela também ganhou destaque como Judicéia Cajazeira, na novela "O Bem Amado" (1973), de Dias Gomes. Dirce estreou no teatro em 1958, com a peça "Eles não usam black tie". Em 1962, estrelou o filme "O assalto ao trem pagador", de Roberto Farias. Entre os trabalhos mais recentes estão o seriado "Casos e Acasos" (2008) e os filmes ""Xuxa em sonho de menina" (2007) e Buffo & Spallanzani" (2001).


Irmã do também ator Flavio Migliaccio, ela nasceu em São Paulo, em 30 de setembro de 1933.


"Minha irmã era uma grande atriz e fez ótimos trabalhos. É muito triste uma pessoa ficar na cama impossibilitada de fazer aquilo que gosta. Vou sentir muito a sua falta", disse Flavio, segundo nota da Rede Globo.


Visconde
Em junho do ano passado, o elenco original do primeiro "Sítio" da Globo sofreu a perda do ator André Valli, que completaria 63 anos. Ele ficou conhecido por ter interpretado o Visconde de Sabugosa, de 1977 a 1986. Valli tinha câncer e morreu em casa, no bairro de Copacabana, na zona sul do Rio.

Fonte: Yahoo