Hamm trata da prorrogação do custeio agrícola do arroz e soja com presidente da Caixa
Hamm argumenta sobre a importância da Caixa agilizar a prorrogação dos pagamentos dos financiamentos dos produtores que comprovarem perdas em suas lavouras, decorrentes do excesso de chuva durante a safra.
Conforme o presidente da Associação, Jair Rossato e o diretor Cristiano Vargas Cabreira, ao longo das últimas safras, os agricultores enfrentaram inúmeras dificuldades, sejam por natureza climática, comercial e/ou jurídica, o que minimiza aos resultados econômicos e financeiros dos produtores rurais, afetando diretamente a economia. Na safra de 2015/2016, com o voto do Conselho Monetário Nacional (CMN), foi autorizada as prorrogações pelas resoluções 4504 para o arroz e 4508 para a soja. Esse assunto teve especial atenção do deputado Afonso Hamm durante audiências nos órgãos competentes e também com a realização de audiência pública na Fenarroz.
Durante a reunião, o ministro informou que a Caixa está empenhada em analisar os pleitos de prorrogação do arroz e da soja, em especial do sul do país. Ainda relatou que está sendo realizada uma força-tarefa para analisar os contratos. Na oportunidade, Hamm agendou uma nova rodada de negociações junto aos agricultores e representantes da Caixa, de Brasília, durante a Expointer/RS, que será realizada nesta semana. O encontro também contou com a presença do vice-presidente de Negócios, Fábio Lenza, Superintendente do Agronegócio, Marcio Recalde e o gerente nacional, Luiz Roberto Caires.
Deputado Afonso Hamm participa da abertura da 39º Expointer
Neste ano, a principal feira de Agronegócio da América Latina tem a perspectiva de receber mais de 500 mil visitantes, os quais terão a oportunidade de observar as melhorias visíveis do parque e uma mostra de tecnologia e genética de ponta, além da possibilidade de bons negócios com máquinas e animais, dos mais de 2 mil expositores.
Após a solenidade, Hamm acompanhou o ministro Blairo Maggi em compromissos com os setores do leite, do vinho e da cachaça, do arroz e da erva-mate, que aproveitaram a oportunidade para pleitear demandas que proporcionarão maior desenvolvimento ao agronegócio gaúcho.