quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Morre a primeira Atriz da Emilia





Primeira Emília da Globo, atriz Dirce Migliaccio morre no Rio
Ter, 22 Set, 06h15



Por Redação Yahoo! Brasil


PUBLICIDADE

A morte da atriz Dirce Migliaccio - uma das primeiras a interpretar a Emília, do seriado "O Sítio do Pica-Pau Amarelo" - traz à lembrança de gerações de brasileiros a mais carismática das personagens de um clássico da teledramaturgia nacional. Desbocada, atrevida e maquinativa, a boneca de pano acompanhou a popularização da televisão no Brasil e provocou a imaginação de milhares de crianças.


Desde a estreia na década de 1950, ainda na extinta TV Tupi, seis atrizes já viveram a personagem de Monteiro Lobato: Lucia Lambertini, Dirce Migliaccio, Reny de Oliveira, Suzana Abranches, Isabelle Drummond (aos 7 anos, foi a única criança a interpretar a boneca falante), e Tatyane Goulart, que estreou a última versão, iniciada em 2007.





Quando Isabelle foi escalada para ser Emília, na retomada do seriado em 12 de outubro de 2001, muitos questionaram se, por causa da pouca idade e nenhuma experiência, a garotinha daria conta de um papel desempenhado nas versões anteriores por quatro atrizes adultas. Mas houve também quem advertisse para uma espécie de maldição que rondou as emílias veteranas.


Lucia Lambertini, que interpretou a boneca na TV Tupi entre 1952 e 1963, morreu acidentalmente, na década de 1970, após tomar um medicamento errado. Dirce Migliaccio, primeria Emília na estreia do "Sítio" na Rede Globo, 1977, chegou a ficar tão exausta com as gravações que se mudou para a Bélgica para tentar esquecer a personagem antes de retomar a carreira. A terceira, Reny de Oliveira, ficou na série até 1983, ano em que posou nua na Playboy. Após papéis menores, abandonou a carreira.





Mas Suzana Abranches, a quarta Emília, contraria a tal "maldição". No final da década de 1990, a atriz fundou o grupo O Grelo Falante, com o qual fez peça de teatro e atuou e roteirizou o filme "Coisas de Mulher" (2005). Ainda assim, nenhuma dessas atrizes conseguiu manter o sucesso conquistado durante a permanência no "Sítio".


A carreira de Isabelle Drummond, no entanto, desafia a "lenda". Hoje aos 15 anos, Isabelle está no elenco de "Caras & Bocas", novela das sete da Globo. Na trama, ela é Bianca, filha de Dafne (Flávia Alessandra) e Gabriel (Malvino Salvador).





A chegada de Tatyane Goulart marcou o "Novo Sítio", que pôs fim ao formato de noveleta pré-adolescente dos últimos dois anos da versão iniciada em 2001 e resgatou aspectos lúdicos dos contos originais de Monteiro Lobato. Já encerrado, o seriado é exibido no canal Futura. A mais nova ex-Emília voltará à telinha no seriado Cinquentinha, marcado para outubro, interpretando Vanessa, jovem que se envolve com um traficante.


Cajazeira
Internada desde a última sexta-feira (18) no hospital Álvaro Ramos, no Rio de Janeiro, Dirce Migliaccio morreu em consequência de complicações de pneumonia e infecção urinária. Antes, ela se recuperava no hospital Lourenço Jorge, também no Rio, desde o dia 8 de setembro. No ano passado, ela sofreu um acidente vascular cerebral, que a deixou em uma cadeira de rodas. Desde então, vivia no Retiro dos Artistas, no Rio.


Além de Emília, ela também ganhou destaque como Judicéia Cajazeira, na novela "O Bem Amado" (1973), de Dias Gomes. Dirce estreou no teatro em 1958, com a peça "Eles não usam black tie". Em 1962, estrelou o filme "O assalto ao trem pagador", de Roberto Farias. Entre os trabalhos mais recentes estão o seriado "Casos e Acasos" (2008) e os filmes ""Xuxa em sonho de menina" (2007) e Buffo & Spallanzani" (2001).


Irmã do também ator Flavio Migliaccio, ela nasceu em São Paulo, em 30 de setembro de 1933.


"Minha irmã era uma grande atriz e fez ótimos trabalhos. É muito triste uma pessoa ficar na cama impossibilitada de fazer aquilo que gosta. Vou sentir muito a sua falta", disse Flavio, segundo nota da Rede Globo.


Visconde
Em junho do ano passado, o elenco original do primeiro "Sítio" da Globo sofreu a perda do ator André Valli, que completaria 63 anos. Ele ficou conhecido por ter interpretado o Visconde de Sabugosa, de 1977 a 1986. Valli tinha câncer e morreu em casa, no bairro de Copacabana, na zona sul do Rio.

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim