segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Fatos de São Gabriel

Goularte acredita que fatos ocorridos em São Gabriel serão esclarecidos no mais curto prazo
22/08/2009 13:36


Em coletiva de imprensa realizada na manhã deste sábado (22), o secretário estadual da Segurança Pública, Edson Goularte, afirmou que o desejo do governo do Estado, da Secretaria, da Brigada Militar e da sociedade gaúcha é que os inquéritos instaurados pela BM e a Polícia Civil esclareçam, no mais curto prazo, os fatos ocorridos na última sexta-feira, em São Gabriel, onde durante ação de reintegração de posse na Fazenda Southal, policiais militares e integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra entraram em confronto, resultando na morte de uma pessoa. “O governo repudia tudo àquilo que leva à violência gratuita e muito menos aceita que a mesma venha a fazer parte, por imposição de terceiros, do seu modo de agir, proceder e atuar no cumprimento da lei e da manutenção da ordem”, frisou Goularte.

Ele destacou que o governo e as instituições da Segurança Pública “não toleram e não admitem nenhum tipo de violência, venha de onde vier” e lamentou que o cumprimento de uma decisão judicial tenha acarretado a perda de uma vida. Disse também que a abertura ao diálogo é proposta permanente do governo do Estado junto aos demais organismos da sociedade, objetivando sempre o encontro de caminhos de convivência pacífica, ordeira e tranqüila.

De acordo com Goularte, o crescimento da violência e da criminalidade nas cidades e no campo foi, é e será sempre uma preocupação do governo. Observou para a sucessiva relutância dos movimentos sociais em aceitar as decisões da Justiça com relação à invasão de propriedades públicas e privadas. “Isso tudo acaba impactando de alguma forma nos órgãos da Segurança Pública, que tem o dever e a obrigação de prever e prover a proteção de toda a sociedade nos seus aspectos físicos e patrimoniais.” O secretário pontuou, ainda, que quando chamados ou acionados pela Justiça os órgãos da Segurança Pública sempre pautaram suas condutas pelo uso progressivo da força, “pois é assim que aprendemos e assim que ensinamos”.

Durante a coletiva, realizada no Quartel-General da Brigada Militar, em Porto Alegre, o comandante da corporação, coronel João Carlos Trindade Lopes, leu uma nota oficial da Brigada Militar sobre o episódio e anunciou a troca do subcomandante-geral, coronel Lauro Binsfeld. Ele deixa o posto para a assunção do coronel Jones Calixtrato Barreto dos Santos, que estava na titularidade do Comando de Policiamento da Capital (CPC). Neste cargo, assumirá o coronel Altemir Folgiarini Ferreira. As posses devem ocorrer na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim