quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Resumo do dia

Terça-feira, 6/11/2018
Edição da noite
 
 
  
Sergio Moro fala: "Não posso pautar minha vida por uma fantasia de perseguição política"
Irineu Machado, gerente-geral de Notícias
Em sua primeira entrevista coletiva após dizer sim ao convite para ser ministro da Justiça no governo de Jair Bolsonaro (PSL), o juiz Sergio Moro negou que exista relação entre a decisão de prender o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aceitar participar do novo governo. Responsável pelas decisões em primeira instância da Operação Lava Jato, Moro declarou: "Isso não tem nada a ver com o processo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele foi condenado e preso porque ele cometeu um crime, e não por causa das eleições". "Eu não posso pautar minha vida com base numa fantasia, num álibi falso de perseguição política”, afirmou. Moro declarou não haver "a menor chance de utilização do ministério para perseguição política".
 
Moro evitou divergir de Bolsonaro em temas sobre posse de armas, redução da maioridade penal, terrorismo e ditadura. "Há uma situação de declarações pretéritas, nós estamos olhando para o futuro", declarou. 
 
Pela manhã, o presidente eleito participou em Brasília da sessão do Congresso Nacional em homenagem aos 30 anos da Constituição. Bolsonaro foi à capital federal pela primeira vez depois de eleito. Em rápido discurso, Bolsonaro disse: "Na topografia, existem três nortes: a quadrícula, o verdadeiro e o magnético. Na democracia, há só um norte: é o da nossa Constituição". "Temos tudo para sermos uma grande nação. A união de nós, que estamos aqui ocupando cargos-chave da República, podemos sim mudar o destino desta grande nação", afirmou o sucessor de Michel Temer.
 
Ainda em Brasília, ao sair de uma reunião no comando da Marinha, Bolsonaro disse que o general Augusto Heleno pode ir para o Gabinete de Segurança Institucional e que "é possível" que o senador Magno Malta (PP-ES), que não conseguiu a reeleição na votação de outubro, ganhe um ministério em seu governo. Bolsonaro disse que pretende anunciar seu ministério completo até o final deste mês.
 
 
Resumo do dia
Guedes diz que reforma da Previdência e BC independente levariam país a crescer até 3,5% em 2019
 
 
Fachin manda para 2ª Turma pedido de soltura de Lula motivado por "sim" de Moro a Bolsonaro
 
 
Operação do Bope na Maré (Rio) deixa 5 mortos e 8 feridos
 
 
Moro promete atenção à investigação do caso Marielle: "Esse crime tem que ser solucionado"
 
 
Análises e opiniões
   
Josias de Souza: Festa no Congresso escancara a falta de líderes
 
 
Gesner Oliveira: Mercosul não deve ser politizado nem desvalorizado
 
Placar da política externa de Bolsonaro já está em Ideologia 4 x 0 Brasil
Leonardo Sakamoto fala sobre o debate entre interesses e ideologia
 
Compartilhar essa edição do UOL Resumo do Dia:
 
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar por E-mail
Siga o UOL Resumo do Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim