terça-feira, 4 de setembro de 2018

Arquivo

O Inter de Lages e a seleção brasileira - parte 1
Conheça os craques que já defenderam camisa colorada e canarinho; no capítulo de hoje, Esnel
Na semana de abertura da Copa do Mundo de 2014, o Inter de Lages vai relembrar os craques que defenderam a camisa colorada e também a da seleção brasileira. Dessa forma, o clube vai celebrar não apenas o mundial de futebol, mas também a semana de seu aniversário: na sexta-feira, dia 13 de junho, o Colorado Lageano vai completar 65 anos de fundação.
Acompanhe a série ao longo desta semana. Boa leitura!
CRAQUE DE HOJE - ESNEL
Esnel Miraglia Lopes desembarcou no Internacional de Lages em 1952, quando tinha apenas 17 anos. Ele chegou ao clube por insistência de Armindo Araldi, dirigente e também um dos fundadores do Inter, criado por ele e mais 11 amigos em 1949. Araldi encantou-se com a categoria e os passes precisos do garoto, que ele vira em ação pelo Cruzeiro de Joaçaba em amistosos contra equipes lageanas e também enfrentando o Aliados (então principal time de Lages) pelo estadual.
Para ter Esnel, que atuava como centro-médio (ou volante, segundo a terminalogia atual), Araldi trouxe toda a família do craque para Lages. Com Esnel, o Inter não conseguiu uma de suas obsessões à época, a conquista do campeonato citadino, mas levantou a taça do Torneio Início de 1952, um dos primeiros títulos da história do clube.
Esnel ficou no Inter até 1953, quando foi contratado pelo Carlos Renaux, o time mais forte do futebol catarinense daquela época. No time de Brusque, Esnel conquistou o estadual de 1953 - e partiu para exibir seu futebol país afora.
Ao deixar o Carlos Renaux, Esnel defendeu São Paulo, Ponte Preta (clube em que ficou por oito anos), Portuguesa, Comercial de Ribeirão Preto e Batatais, todos do estado de São Paulo. Ele jogou tanto na seleção catarinense quanto na paulista - e, em 1962, vestiu a camisa amarela da seleção brasileira.
Naquele ano, Esnel foi convocado para disputar o Sul-Americano de Novos, realizado em Lima, no Peru. Sua estreia foi na vitória contra o Chile, por 3 a 2. Esnel não entrou em campo nas duas partidas seguintes, mas voltou na final, contra os donos da casa, vencida pelo Brasil por 3 a 1. A vitória deu o título da competição para o Brasil.
No retorno ao país, a seleção de novos (time formado por um misto de atletas que estavam em início de carreira e de jogadores que já não tinham mais idade para defender os juniores) enfrentou o São Paulo e o Santos - e Esnel entrou em campo em ambos os amistosos. O São Paulo venceu por 6 a 2 o primeiro jogo, realizado em 7 de fevereiro de 1962. Uma semana depois, o poderoso Santos - com Pelé e tudo - venceu por 3 a 1. Pelé fez um dos gols.
Se Armindo Araldi não tivesse insistido na contratação de Esnel, talvez a jovem revelação do Cruzeiro de Joaçaba não tivesse feito a carreira longeva e vitoriosa que fez. Araldi, que atualmente preside o conselho deliberativo do Inter, considera Esnel, ainda hoje, um dos melhores jogadores que já defenderam o Colorado Lageano.

Teste longe de casaFutsal feminino viaja para amistosos contra o Rogaciano/FME, em Criciúma
O futsal feminino do Internacional de Lages viajou neste fim de semana para Criciúma para enfrentar o Rogaciano/FME. Os confrontos, realizados no sábado, ocorreram tanto entre os times sub17 quanto entre as equipes adultas.
Os amistosos serviram para dar ritmo de competição às coloradas, que vão tentar, no fim do ano, conquistar uma medalha nos Jogos Abertos de Santa Catarina - o Inter representa Lages nos Jasc. E o adversário seria um teste à altura desse desafio: o Rogaciano é a equipe que representa Santa Catarina na Liga Futsal Feminina.
O Rogaciano venceu os dois jogos por 2 a 1. Mas, nesses confrontos, o que menos importava era o placar, e sim a possibilidade de manter a equipe em atividade para brigar por medalha nos Jasc. O Inter disputa o torneio de futebol sete feminino, mas a competição tem tido algumas rodadas suspensas por causa das chuvas.

NOS ANEXOS:
- Esnel (no destaque) com a camisa do Inter de Lages
- O futsal feminino colorado em quadra em Criciúma
 
-- 
Inter de Lages
Imprensa

www.interdelages.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim