sexta-feira, 6 de maio de 2016

Outras Palavras


Boletim de atualização - Nº 651 - 5/5/2016



Nas “guerras de quarta geração”, o inimigo somos nós
Em seu livro mais recente, Ignacio Ramonet pergunta: Qual o futuro de sociedades em que os cidadãos são vigiados simultaneamente por mega-corporações e Estados semi-policiais? (Outras Palavras)

Haverá saída do lulismo pela esquerda?
Certamente sim, apesar do golpe. Mas é provável que seus protagonistas não sejam os quadros tradicionais -- mas quem conquistou, pela primeira vez, algum espaço na sociedade brasileira. Por Henrique Mogadouro da Cunha, editor do site ConjunturaEstrutura(Outras Palavras) 

Para compreender a nova onda de ocupações estudantis
Cientista político aponta: movimento é impulsionado por desgaste da velha política, percepção de que Ensino Público está em risco, uso das mídias sociais e emergência dos grupos antes marginalizados. Wagner Romão, entrevistado por Ana Freitas, no Nexo(Outras Mídias)

Das pequenas covardias aos grandes atos de coragem
Estudantes de Odontologia da USP torturam pacientes para “acalmá-los”; enquanto isso, secundaristas enfrentam corajosamente policiais da Tropa de Choque. Por Alceu Luís Castilho (Blog do Alceu Castilho)

Monsanto: 115 anos contra o planeta e a saúde humana
Breve guia sobre as ações de transnacional que, em nome de lucros crescentes, dissemina produtos tóxicos, subjuca agricultores e se envolve nos grandes crimes de guerra praticados pelos EUA. Na Esquerda.net (Outras Mídias) 

Parque Augusta, nova esperança
Em São Paulo, ação do Ministério Público pode tornar vitoriosa uma das grandes mobilizações contemporâneas pelo Direito à Cidade e a Reforma Urbana. Por Daniel Biral e Hugo Albuquerque (Blog da Redação)

Breve nota sobre a merenda em São Paulo
Antropóloga relata seu espanto ao deparar casualmente com pobreza da comida servida aos estudantes e desânimo dos funcionários que deveriam produzi-la. Por Íris Morais Araújo (Blog da Redação)

Um punho erguido contra os názis
No gesto solitário de Tess Asplund diante da marcha nazista na Suécia, mais um sinal do novo protagonismo das mulheres e negras(Blog da Redação)

Os bancos tentam humilhar a Grécia de novo
Menos de um ano após a primeira capitulação de Atenas, outro ultimato: a aristocracia financeira nunca está saciada (Blog da Redação)

E se a União Europeia perder a Inglaterra?Faltando sete semanas para plebiscito crucial, há um quebra-cabeças a resolver: Londres quer "exceções" que nem a Alemanha, nem os países do Leste, parecem dispostos a aceitar (Blog da Redação)

Nunca antes na história dos Estados UnidosUma pesquisa explica a porquê do fenômeno Bernie Sanders: agora, 51% da juventude norte-americana rejeitam o capitalismo. Mas.. isso basta? (Blog da Redação)

--
Boletim de atualização do site Outras PalavrasA reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook

_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim