sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Deputado Santini Debate Sobre Infraestrutura da Serra Gaúcha

Santini debate sobre infraestrutura da Serra gaúcha em Caxias do Sul

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ronaldo Santini (PTB), participou nesta quarta-feira (2), na sede da CCI de Caxias do Sul, do evento Serra em Debate. A promoção do Jornal Pioneiro e Rádio Gaúcha Serra coloca em pauta as principais demandas de mobilidade da Serra gaúcha. Na oportunidade, o parlamentar participou das discussões sobre as estradas regionais, aeroportos e ferrovia.
Este foi o quarto encontro realizado na região. Os primeiros foram em Bento Gonçalves, Nova Petrópolis e Vacaria. Representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), da Secretaria Estadual dos Transportes e da Secretaria de Aviação Civil participaram do debate, coordenado por jornalistas do Grupo RBS.
Santini questionou sobre as rodovias regionais, em especial a BR-470, que depois de federalizada, em março deste ano, apresenta índices altamente positivos nos aspectos de segurança e deverá ser contemplada com projetos de melhorias e recuperação. "Foi uma intensa luta, de várias décadas que, futuramente, observaremos os resultados", disse o parlamentar cumprimentando o grupo jornalístico pela iniciativa.
O superintendente estadual do Dnit no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, e o diretor de Infraestrutura da Secretaria Estadual dos Transportes, Ivan Bertuol, prestaram esclarecimentos sobre o andamento do Contrato de Recuperação e Manutenção (CREMA) para o trecho entre Bento Gonçalves e Nova Prata. O programa está sob responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e o representante do governo do Estado confirmou para a metade de dezembro a previsão de assinatura do contrato para ordem de início das obras.
Com relação à ponte Ernesto Dorneles, no Rio das Antas, DNIT e Daer definem ainda quem será responsável pela reforma da estrutura, com possibilidades maiores de que seja o próprio órgão estadual. O Daer havia constatado o desgaste estrutural e posteriormente autorizado a passagem de caminhões bitrens, por avaliar que não havia risco. Bertuol afirmou que esta obra dependerá de investimentos de um novo CREMA ou de uma licitação à parte.
O engenheiro Hiratan confirmou que o Ministério dos Transportes autorizará na próxima semana a elaboração de um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a BR-470, em toda a sua extensão. O trabalho deverá identificar as intervenções necessárias a serem providenciadas na rodovia.
O Trevo da Telasul, no entroncamento da BR-470 com a RSC-453 (Rota do Sol), também foi debatido. O superintendente do Dnit informou que deverá ser construída uma rotatória, com previsão de obras para mês de março de 2016. A ERS-122 já possui estudos para concessão, incluindo projeto de duplicação entre Farroupilha e São Vendelino, mas não estipulou prazos. Ele anunciou também que está em formatação o anteprojeto para para a conclusão do pavimento na BR-285, entre José dos Ausentes e a divisa com Santa Catarina, na extensão de 8,3 quilômetros.
Para a Rota do Sol, o diretor da Secretaria não confirmou elaboração de projeto de duplicação. Com relação à ERS-235, ele explicou que o pedágio de Gramado não gera recursos suficientes para viabilizar a duplicação. Portanto, a EGR está buscando outra forma de outorga da estrada. Outro tema em discussão foi a situação dos aeroportos de Vila Oliva, Canela e Vacaria. O representante estadual disse que há estudos para viabilidade dos outros dois, mas ressaltou a importância de focar as atenções no aeroporto de Vila Oliva. Sobre o transporte ferroviário revelou-se a informação que deverá ser instalada na região uma plataforma logística, com local a definir pela administradora da linha férrea que conta com terminal em Vacaria.
Presentes os prefeitos de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, de São Francisco de Paula, Juarez Hempel, e de São José dos Ausentes, Schamberlaen Silvestre. Ainda marcou presença o presidente da CICS Serra, Edson Vinícius Morello.

Legenda: Deputado Santini com outras autoridades no Serra em Debate
Foto: Nina Berthier
Texto: Ederson da Rocha MTB 13365

-- 


Gabinete do Deputado Estadual Ronaldo Santini - PTB
Assessoria de Comunicação
Jornalista: Ederson da Rocha - MTB 13.365
51 3210 1903 - 51 9548 3591
Acompanhe e siga o deputado Ronaldo Santini (PTB/RS):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim