Começam em toda região — com força especial na Argentina — mobilizações de rua e ações culturais para enfrentar violência que vitima mulheres. Brasil participará? por María Lekant, no RT | Tradução: Inês Castilho no Outras Palavras Nada meno de 88 mulheres assassinadas por seus maridos ou pares na Colômbia; 83 no Peru, 71 na República Dominicana, 46 em […] Leia mais »
Por razão tantos dirigentes políticos e grande parte da comunicação social [norte-americana] tem medo de classificar o tiroteio ocorrido na Carolina do Sul de ato de terrorismo? Por Amy Goodman, do Esquerda.net Discutimos os padrões na cobertura de tiroteios realizados por agressores brancos com dois convidados: Anthea Butler, professora de religião e estudos africanos da Universidade da […] Leia mais »
Por mais, que facilmente se reconheça todos os estigmas de ser mulher dentro de ações mais simples do dia a dia, como nas discussões com seus amigos, maridos, parceiros, com homens em seus múltiplos grau de proximidade em que fica visível o quanto os irrita, o simples fato de ser uma voz feminina, se posicionando […] Leia mais »
Plataforma global www.heforshe.org agora está disponível em seis idiomas: Português, Inglês, Espanhol, Frances, Turco e Chinês. Expectativa é aumentar as adesões do Brasil por meio do cadastro de milhares de homens e meninos em defesa de direitos e igualdade para mulheres e meninas por meio de www.heforshe.org/pt No ONU Mulheres A partir desta sexta-feira (19/6), o público de […] Leia mais »
“Lá é o espaço da miséria humana, da moenda de espíritos e corpos. É o espaço onde floresce o ressentimento” por Claudia Belfort no Ponte O antropólogo Luiz Eduardo Soares abre a série “Sobre Crimes e Castigos”, 10 vídeos sobre a redução da maioridade penal, que a Ponte Jornalismo apresenta de hoje até sexta-feira, com a pergunta: Alguém acredita […] Leia mais »
Na democracia, pertencemos a uma comunidade política onde todos podem ser deslocados de suas posições e interesses por meio do debate e/ou de acordos. Por Marcos Rolim, do Rolim Marcos O debate político, quando feito com respeito e profundidade, possui extraordinário poder. Os melhores argumentos exercem coerção virtuosa e criam caminhos. Ainda quando isso não ocorre, a […] Leia mais »
Elizabeth Hordge-Freeman visitou a Universidade em junho Por Jessica Mello, da PUC A complexidade das famílias negras brasileiras foi exposta pela pesquisadora norte-americana Elizabeth Hordge-Freeman, da University of South Florida, dos Estados Unidos, em visita à PUCRS no mês de junho. Ela falou sobre as percepções adquiridas nos cinco anos em que pesquisou no Nordeste para entrevistar […] Leia mais »
“Falo de candomblé e os alunos dizem que é coisa do satanás”, espanta-se Xavier Vatin Por Roberto Midlej, do Correio 24 Horas O francês Xavier Vatin, 44 anos, doutor em antropologia pela Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais, de Paris, ganhou notoriedade recentemente, depois que encontrou, em uma universidade dos Estados Unidos, a única […] Leia mais »
A menina Kayllane Campos, 11 anos, atingida na testa por uma pedra no último dia 14 ao sair de um culto do candomblé, participou hoje (21) de ato contra a intolerância religiosa, na Vila da Penha, bairro da zona norte da cidade. Ela disse ter ficado muito agradecida pelas diversas manifestações de solidariedade e pediu […] Leia mais »
Mas, que tempos são esses que vivemos em nosso país chamado Brasil? Para mim, vivemos tempos de intransigências retóricas e gestos violentos fincados em argumentos do senso comum nada lógicos, porém eficazes, que explica, justifica, legitima, condena e pune pessoas ou grupos a partir de suas origens étnico-raciais, religiosas, de suas orientações sexuais, de suas […] Leia mais »
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sim