quinta-feira, 5 de março de 2015

Inter de Lages SC na Disputa do Título Catarinense





Sob chuva, Inter derrota o Avaí e vai brigar pelo título estadual
Não é força de expressão: a noite de 4 de março de 2015 já entrou para a história do Esporte Clube Internacional. A vitória por 2 a 0 contra o Avaí levou o Inter ao hexagonal decisivo do estadual e, de quebra, colocou o clube na Série D do Campeonato Brasileiro. O Colorado Lageano não briga pelo título do Catarinense há mais de duas décadas.
O Inter precisava da vitória para tentar seguir adiante no campeonato, e foi buscá-la desde o início. Reinaldo abriu o placar aos 4 minutos de jogo. Ele recebeu a bola fora da área, girou sobre seu marcador e bateu com força. A bola entrou à esquerda do goleiro Diego, em mais um golaço do Inter na competição.
Pouco depois, o Avaí quase empatou. Fernando Henrique salvou o Inter, em uma finalização avaiana à queima-roupa. Mas o lance não ofuscou o domínio territorial colorado. O time tocava a bola e assustava nos contra-ataques, empurrado pelos mais de 3 mil entusiasmados torcedores. 
Aos 23 minutos, Marcelinho Paraíba bateu falta, encobriu Diego e acertou o travessão. Dois minutos depois, após cobrança de escanteio, Vitor Hugo quase abriu o placar, de cabeça. Entre um lance e outro, a torcida puxava seu tradicional "olê, olê, olê, olê, Inter! Inter!"
Calyson teve ótima chance para ampliar aos 38 minutos, mas chutou por cima depois de driblar o goleiro. O meia-atacante se redimiu aos 40 minutos: em contra-ataque pela esquerda, ele entrou na área e tocou por cima de Diego. Mas o belo gol foi invalidado: segundo a arbitragem, Reinaldo empurrou o zagueiro avaiano quando a bola estava prestes a entrar.
O número de lances de ataque diminuiu no segundo tempo. Um dos mais perigosos foi do Avaí. Aos 18 minutos, Rômulo bateu de longe para tentar encobrir Fernando Henrique, mas o goleiro colorado salto e fez mais uma ótima defesa.
Perto dos 30 minutos, com o campo pesado por causa da forte chuva, os colorados começaram a tocar a bola para tentar mantê-la no ataque, sem correr o risco de sofrer o empate. Mas ainda havia tempo para mais emoção. Aos 42 minutos, Lucas Gabriel pegou a bola na defesa e lançou na ponta-esquerda, para Valdo Bacabal. O atacante passou pelo marcador e, quase sem ângulo, tocou por cima de Diego.
Foi a senha para a explosão da torcida colorada. A chuva não deu trégua durante toda a partida, mas ninguém deixou o estádio enquanto a arbitragem não encerrou o duelo. Com o apito final, os torcedores vibraram - mas permaneceram tensos por mais 40 segundos. Era o tempo que faltava para o encerramento do jogo entre Marcílio Dias e Guarani de Palhoça. A partida estava empatada por 1 a 1. Se o Guarani fizesse mais um gol, ultrapassaria o Inter e poderia comprometer a classificação colorada.
Quando o jogo terminou também em Itajaí, houve nova vibração no Vidal Ramos Júnior. O Inter estava de novo no grupo dos clubes que vão decidir o título catarinense. A última vez que o Inter entrou na fase decisiva do estadual foi em 1992. E, ao chegar ao hexagonal, o Colorado Lageano assegurou também o direito de ser um dos dois clubes que representarão Santa Catarina na Série D do Campeonato Brasileiro de 2015 - o outro é o Metropolitano. É a primeira competição nacional que o Inter vai disputar em 49 anos. A última - e única - foi a Taça Brasil de 1966 (saiba mais no texto a seguir).
O Internacional estreia no hexagonal decisivo neste domingo, em casa, contra o Figueirense. O jogo será às 16h. No hexagonal, todos os clubes jogam contra todos, em jogos de ida e volta. Os dois melhores do hexagonal farão as finais do campeonato.
INTER 2 x 0 AVAÍ
INTER: Fernando Henrique, Canavarros, Hebert, Lázaro e Jefinho; Vitor Hugo (Diogo), Michel Schmöller, Lucas Gabriel, Marcelinho Paraíba e Calyson (Valdo Bacabal); Reinaldo (Bruno). Técnico: Marcelo Mabilia
AVAÍ: Diego, Renato (Cássio), Philipe Maia, Jéci e Eltinho; Eduardo Neto, Revson (Edinho), Renan Oliveira (Renan) e Marquinhos; Rômulo e Bruno Mendes. Técnico: Geninho
Gols: Reinaldo (4'/1T) e Valdo Bacabal (42'/2T)
Público: 3.190 torcedores
Renda: R$ 54.820
***Veja e baixe fotos da partida no perfil oficial do Inter no Flickr

Com vaga no Brasileiro, Inter retorna a uma competição nacional após 49 anos
vitória sobre o Avaí por 2 a 0 nesta quarta-feira deu ao Internacional de Lages uma das vagas no hexagonal final, formado pelos seis clubes que vão brigar pelo título estadual. Mas a classificação para a fase decisiva do Campeonato Catarinense não foi a única conquista do clube obtida com a vitória. A passagem à próxima fase pôs o Inter também na Série D do Brasileiro em 2015, o que marcará o retorno do Colorado Lageano a uma competição nacional após 49 anos.
A primeira - e única - vez que o clube participou de uma competição de alcance nacional foi em 1966. Por ter sido o campeão catarinense de 1965 - em decisão disputada apenas em março de 1966 -, o Inter ganhou o direito de representar o estado na Taça Brasil da temporada seguinte. A Taça Brasil era, então, o grande torneio nacional do futebol brasileiro. Em 2010, seus vencedores foram homologados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como legítimos campeões brasileiros.
A Taça Brasil era disputada em sistema de mata-mata. O Inter enfrentou o Ferroviário, campeão paranaense de 1965 e um dos clubes que, após sucessivas fusões, deram origem ao Paraná Clube. O primeiro jogo, em Lages, acabou com empate por 3 a 3. No jogo da volta, realizado no Estádio Durival de Brito, em Curitiba, os donos da casa venceram por 2 a 0 e eliminaram o Colorado Lageano.
Com sua entrada na Série D, o Inter pode, enfim, começar a planejar um calendário anual. Esse é um dos passos mais importantes do projeto de reorganização do clube iniciado em 2013, quando o Inter ainda estava na terceira divisão do Campeonato Catarinense.
O Metropolitano será o outro representante do estado na Série D do Brasileiro em 2015. O início da competição está previsto para o dia 12 de julho.

NOS ANEXOS:
- Comemoração debaixo de forte chuva, no gramado e nas arquibancadas (Foto: Nilton Wolff)
- Reinaldo, autor do primeiro gol colorado (Foto: Fom Conradi)
- Valdo Bacabal, que fez o segundo gol do Inter no jogo (Foto: Nilton Wolff)
- O Inter de Lages na Taça Brasil de 1966 (Foto: reprodução do livro "Aquelas Camisas Vermelhas"/acervo Mauricio Neves de Jesus)

-- 
Inter de Lages
Imprensa

www.interdelages.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim