quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Caravana RGE


 Hoje em 10:36 AM
Caravana RGE levará educação ambiental a Monte Alegre dos Campos

Atividades sobre eficiência energética e meio ambiente serão realizadas
para professores e estudantes do município

Promover o conhecimento e estimular atitudes sustentáveis, por meio da capacidade transformadora da educação, são os objetivos do projeto Caravana RGE - Educando para a eficiência, que estará em Monte Alegre dos Campos no segundo semestre deste ano. Os últimos detalhes para a realização do Projeto no município foram acordados nesta quarta-feira (22), em reunião entre o Executivo de Relacionamento Poder Público e Grupo A da RGE – Região Campos de Cima da Serra, Rafael Dala Brida; o Prefeito de Monte Alegre dos Campos, Gilmar de Almeida Boeira; a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Simone de Fátima Gobetti Boeira; a Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Rosi Mari Wolff Rodriguez; Clóvis Maciel Paim, da Administração Pública e Água da Prefeitura e os Produtores da Caravana RGE, Talvani Sotelo Cabral e Antônio Teixeira.

A Caravana RGE – Educando para a eficiência é um projeto educativo itinerante, desenvolvido pelo Programa de Eficiência Energética da RGE (PEE-RGE), que leva educação, informação, cultura e conhecimento sobre eficiência energética, o uso seguro da energia elétrica e a conservação dos recursos naturais para estudantes e professores da rede pública de ensino dos municípios da área de abrangência da empresa, de forma lúdica e interativa.

Alunos e educadores de Monte Alegre dos Campos conhecerão a Arena Cênica, composta pelo Túnel do Conhecimento e pelo espetáculo teatral “Viagem ao mundo da eletricidade”. O Túnel do Conhecimento é uma grande estrutura inflável com experimentos científicos sobre os diversos tipos de energia e sua importância. Encenando situações e exemplos do dia a dia, o teatro envolve e gera identificação do público com a história, aproximando as pessoas dos objetivos do Projeto.

Caravana RGE 2013/2014
Em sua terceira edição, a Caravana RGE – Educando para a eficiência percorrerá mais 100 municípios gaúchos, dando continuidade à cultura da mudança de comportamento para a construção de uma sociedade melhor. Serão realizados oito Seminários Regionais de Educação para os professores e 243 ações para alunos e educadores. A estimativa, até o final do Projeto, é envolver 70 mil pessoas e atender 600 escolas. Nas duas edições anteriores, 421.301 pessoas participaram das atividades do projeto socioeducativo.
A RGE
A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Criada em 1997, a empresa atende 264 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² – 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do Estado. Desde 2006, a RGE faz parte do grupo CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro.
Programa de Eficiência Energética
O projeto Caravana RGE – Educando para a eficiência faz parte do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE – RGE), existente há treze anos e elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O PEE-RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica implantando ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, além de diversos outros atos, dentro dos Projetos: RGE em Casa; RGE na Escola; RGE no Hospital; RGE na Indústria; RGE no Saneamento e RGE nos Prédios Públicos. Com um investimento de R$ 110.000.000,00 em 60 Projetos realizados ao longo do período, o resultado foi de uma demanda evitada de 75.000 kW e de Energia Conservada de 259 GWh/ano.

Foto: Reunião oficializou a parceria entre a RGE e o Governo Municipal para a realização do projeto educativo

Esquerda/Direita: Clóvis Maciel Paim (Administração Pública e Água da Prefeitura Municipal de Monte Alegre dos Campos), Gilmar de Almeida Boeira (Prefeito Municipal de Monte Alegre dos Campos), Simone de Fátima Gobetti Boeira (Secretária Municipal de Educação e Cultura de Monte Alegre dos Campos), Talvani Sotelo Cabral (Núcleo de Produção da Axis Mundi), Rosi Mari Wolff Rodriguez (Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Monte Alegre dos Campos), Antônio Jorge Machado Teixeira (Núcleo de Produção da Axis Mundi), Rafael Dala Brida (Executivo de Relacionamento Poder Público e Grupo A da RGE Região Campos de Cima da Serra).


Luciane Nunes
Assessora de Imprensa
Axis Mundi Conceito Desenvolvimento
Fone: (51) 3391.4515 / 9371.4411




--

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim