terça-feira, 26 de novembro de 2013

Deputado Estadual Santini


25/11/2013
Comissão da Desburocratização debateu alternativas para diminuir a burocracia no serviço público estadual com integrantes dos três poderes
A Comissão Especial da Desburocratização dos Serviços Públicos do Estado, presidida pelo deputado Ronaldo Santini (PTB), debateu nesta segunda-feira (25), alternativas com vistas a diminuir a burocracia no serviço público estadual. Integrantes dos três poderes participaram do debate.
Santini avaliou a audiência pública realizada como uma das mais produtivas já que estavam presentes todos os órgãos de fiscalização e controle com todos os poderes envolvidos. "Precisamos enfrentar este tema da burocracia e precisamos vencer este processo de desconfiança coletiva que existe para soltar as amarras e encurtar os caminhos que levem ao desenvolvimento do estado", reafirmou.
Também participou o deputado João Fischer (PP), que salientou a necessidadde de diálogo entre as diversas instâncias do Estado para que os processos ocorram com maior agilidade. O deputado José Sperotto (PTB) destacou que é necessário vencer o corporativismo das próprias instituições para que se avance no desenvolvimento do país. Ainda falou sobre experiências em processo de desburocratização o deputado Edson Brum, que sugeriu a criação de um fórum de discussão entre as instituições para troca de experiências que se mostraram exitosas no combate à burocracia.
Depoimentos
O representante do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Omar J. Amorim, enfatizou o espírito litigante do gaúcho para explicar o grande número de processos que chegam ao Poder Judiciário. Para Cesar Luiz Faccioli, representante do Ministério Público RS, a burocracia não é um desvalor, mas é necessário atacar os excessos. O representante da PGE, Paulo Roberto Basso, lamentou que as diversas instâncias estatais de controle não interajam e sugeriu a constituição de um fórum para trabalhar entendimentos possíveis entre os órgãos.
Para o representante da Defensoria Pùblica do Rio Grande do Sul, Marcelo Dadalt, a instituição tem buscado se desburocratizar justamente para possibilitar maior acesso dos cidadãos aos seus direitos. O superintendente-geral da Assembleia Legislativa RS, Álvaro Frankedin, desatacou que é necessário ter um conceito único de burocracia para o setor público.
Também participaram da audiência pública representantes da Escola Superior de Gestão Pública, Sindicirgs, OAB RS, Cage, Conselho Federal de Administração, TCE RS, Afocefe e Sebrae, entre outros.

Foto: 3175
Legenda: Santini e Integrantes da Comissão debatem desburocratização com os três Poderes
Créditos da Foto: Luiza Veber
Jornalista: Ederson da Rocha - MTB: 13.365
Informações: Luiz Osellame - MTE 9500 | Letícia Rodrigues - MTE 9373 (Agência de Notícias AL)


--


Gabinete do Deputado Estadual Ronaldo Santini - PTB
Assessoria de Comunicação
Jornalista: Ederson da Rocha - MTB 13.365
51 3210 1903 - 51 9548 3591
Acompanhe e siga o deputado Ronaldo Santini (PTB/RS):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim