terça-feira, 8 de outubro de 2013

Arquivo do Jornal Negritude

7/3/09

Bom dia

Poa, 27/03/09
 
Bom dia!!
 
Desejo que tenhas uma sexta-feira muito proveitosa e que teu fim de semana seja de muitas alegrias.
 
Beijos.
 
Deise Nunes.

 criado por jornalnegritude     1:00:13 am — Arquivado em: Deise Nunes — Editar

26/3/09

Caso da morte do Professor em Vacaria na mídia nacional

Violência dentro das escolas assusta famílias brasileiras

Histórias de agressões a professores, brigas entre alunos, mortes e estudantes armados, mostram que a violência virou rotina na vida de alunos e professores de escolas públicas no Brasil.
Tamanho da letra

Nesta manhã, em uma escola da periferia de São Paulo, uma adolescente foi atingida acidentalmente na perna por um tiro. A arma foi levada pelo namorado da garota.
Em Salvador, um estudante de 18 anos foi morto a tiros, dentro da escola. A polícia investiga se há envolvimento com o tráfico de drogas.
Em Vacaria, na Serra Gaúcha, Claudiomiro Abreu é acusado de matar um professor que tentou separar uma briga de alunos. O julgamento é amanhã.
“A responsabilidade é da escola, é de cada criança, de cada professor, de cada pai, deste todo que tem que caminhar junto numa relação de ajuda, se não as coisas não vão”, diz Geci dallegrave, pedagoga.
Em Porto Alegre, uma aluna de 15 anos agrediu uma professora depois de ser mandada para a sala da direção. Gláucia caiu, bateu a cabeça e teve traumatismo craniano. “Me senti pequena, me senti inútil, me senti um nada”, Gláucia da Silvia, professora..
A violência acirrou o clima na escola e prejudicou o andamento das aulas. Os alunos estão divididos e parte deles ainda defende o que a estudante fez. Agora a direção e professores buscam ações para que a escola volte a normalidade e a seu objetivo, que é o de ensinar.
Segundo um psiquiatra, os professores hoje precisam se preparar para uma realidade que não está nos livros.
“Falta recurso pro próprio professor estar capacitado para intervir e dar aula de uma maneira onde ser humano, mostrar vontade por aquilo que faz, respeito por si mesmo e pelo outro pode estar muito pequeno”, declara Renato Piltcher, psiquiatra.
Um estudo da Unesco e do Ministério da Educação mostra que quarenta e sete por cento dos professores e funcionários de escolas públicas de quatro capitais brasileiras, já foram xingados por alunos. E 11%, agredidos.
“É preciso que haja uma dinâmica que anteceda esses atos e que o preparo, que torne possível. Mais difícil pras escolas é identificar essas dinâmicas no sentido de se antecipar elas, de preveni-las”, declara Marcos Rolim, consultor da Unesco.
“É complicado, eu tenho medo, tenho medo de sair na rua. Tenho medo que aconteça tudo de novo”, diz a professora.
 criado por jornalnegritude     9:46:24 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

O Boticário

R. Marechal Floriano,405
Vacaria/RS
Tel: (54)3231-3520
 criado por jornalnegritude     2:34:50 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

Regulação de Saúde

Foto: Antonio Grzybovski

Sossella visita Central de Regulação da Saúde do Estado


O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, deputado Gilmar Sossella (PDT) visitou nesta terça-feira (24) a Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde. O complexo funciona em anexo ao Sanatório Parthenon , na zona Norte de Porto Alegre, e compreende a regulação da UTI neonatal e gestante de alto risco; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, e Central de Transplantes.

Conforme Sossella a visita teve por objetivo conhecer o funcionamento do órgão responsável pelo atendimento dos casos de alta complexidade, urgências e emergências, além de gerenciar o sistema de transplantes no Estado.

O presidente Sossella explica que este tipo de visita permite ampliar o conhecimento necessário para incrementar o trabalho da Comissão de Saúde e Meio Ambiente. Entre as propostas de trabalho está o auxílio aos gestores municipais e a conscientização do cidadão em relação aos seus direitos na área da saúde.

Sossella visitou todos os setores da central, conversou com os profissionais responsáveis pelo atendimento e verificou “inloco” a complexidade deste serviço. Embora o sistema ainda esteja em fase de implantação, Sossella acredita na eficácia e na resolutividade e segurança aos usuários do Sistema Único de Saúde.

“Ficará ainda melhor a partir do momento em que passarão a funcionar as centrais nas macro-regiões do Estado, que terão a função de regular os serviços de média complexidade, entre eles, as cirurgias eletivas”, afirma Sossella.

A visita do deputado Sossella foi acompanhada pelo coordenador da Central de Regulação Hospitalar, Eduardo Elsade; coordenador adjunto, Tércio Tedesco; coordenadora adjunta da Central de Transplantes, Denise de Oliveira; coordenadora da Central de Transplantes, Marcela de Souza.


 criado por jornalnegritude     2:19:33 am — Arquivado em: Politica — Editar

Opinião Crítica

  • Aconteceu um fato com uma pessoa que faz massagens nas horas vagas em nossa cidade. Essa pessoa que sempre debochava e ironizava de todos, até de nós e do nosso trabalho no Jornal Negritude. A dita pessoa foi fazer uma massagem para colocar a coluna de uma pessoa idosa no lugar acabou provocando a morte do idoso. Esse é o castigo para aqueles que não respeitam os outros. Acho engraçado tem gente que passa de massagista não tem preparo e nem credencial para mexer no corpo de pessoas sai por aí provocando a morte de idosos e ninguém fala nada.
  • A questão do Colégio municipal do Bairro Santa Cruz de Vacaria/RS é um caso a se pensar se era reivindicação dos moradores, mas o colégio não atingiu o número de alunos necessários para o funcionamento. Segundo informações foi a Associação de Moradores que exigiu a Escola no Bairro.  Os moradores segundo fontes no informaram nunca fora consultados. Infelizmente alguns falam em nome dos moradores através de Associações e nem sempre representam o conjunto de opiniões de todos os moradores. Um exemplo é no meu Bairro Jardim América quer construir um posto de saúde e nem se quer fui consultado para dar opinião sobre a matéria e representante do bairro sai falando em nome dos moradores. Deve-se ter cuidado se realmente os moradores são consultados nas decisões das direções de Associação de Moradores alguns representam eles próprios ou interesses de partidos e ou de personalidade políticos. As Associações de Moradores é um trampolim político para futura candidatura a vereador. O que deveria ser o canal dos moradores virou correia de transmissão de partidos políticos e interesses individuais.
  • Paulo Furtado Editor http://jornalnegritude.blogspot.com
 criado por jornalnegritude     2:13:47 am — Arquivado em: Editorial de Opinião — Editar

Destaque Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim