Imagem inline 1
Boletim de Atualização - Nº 310 - 23/9/2013


Imagem inline 3

Karl Marx no Quadrante Sudoeste
Ao refletir sobre geografia de S.Paulo, é inevitável lembrar ideias do velho barbudo sobre natureza desumanizadora do trabalho, em sociedades segregadas. Por Juliana M. Dias (Outras Palavras)

Um prefeito de esquerda em Nova York?
Denúncia das desigualdades, políticas públicas para pobres, casamento interracial e homoafetividade convertem Bill de Blasio em favorito à prefeitura da cidade – e surpresa no cenário norte-americano.Por Vinicius Gomes Melo (Blog)
Para uma sociologia do arame farpado
Criado há 140 anos, ele mantém-se como símbolo da opressão e seu caráter bruto. Mas diversificou-se e assumiu versões até "ecológicas", num sinal das metamorfoses do poder. Por Olivier Razac, no Le Monde Diplomatique (Outras Mídias)
Crack: novos estudos desmentem os mitos
Nos EUA, uma pesquisa intrigante revela: ideia da "dependência para sempre" é absurda; deve-se oferecer oportunidades, ao invés de estigmatizar usuários. No New York Times, com tradução do blog Desentorpecendo a Razão (Outras Mídias)


Quarenta anos sem Neruda
Morto em 1973 em circunstâncias suspeitas, ele ajudou a criar a tradição socialista do Chile e a promover salto da poesia latino-americana para modernidade. Por Flávio Aguiar, em Carta Maior (Outras Mídias)


Armas químicas em Damasco: origem pode estar na Líbia
Robert Fisk sugere: "rebeldes" extremistas lançaram ataque; estoque de gás sarin espalharam-se pelo mundo, após queda de Gaddafi. Por Cauê Seignemartin Ameni (Blog)


Depois do Pinheirinho
Documentário mostra como estão hoje as famílias que viviam na comunidade e, desalojadas, instalaram-se com dificuldade em locais extremamente precários. No canal Outros Vídeos


--
Boletim de atualização dos sites Outras Palavras Biblioteca Diplô. A reprodução é benvinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui
Acompanhe nossas novidades também no Facebook e Twitter

_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
http://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br