Caravana RGE retorna a Vacaria com ações de educação ambiental

Professores e estudantes da rede escolar participarão de atividades
sobre eficiência energética e meio ambiente na Casa do Povo
  

Após o Seminário Regional de Educação realizado em Vacaria no mês de março, o projeto Caravana RGE – Educando para a eficiência retorna ao município na próxima semana, com atividades de educação ambiental para professores e estudantes da rede escolar. Em sua segunda edição, o Projeto traz na bagagem educação, informação, cultura e conhecimento sobre Eficiência Energética, Uso Seguro da Energia Elétrica e Meio Ambiente ao universo escolar dos municípios da área de concessão da empresa, de forma lúdica e interativa. Em Vacaria, as atividades serão realizadas de terça a quinta-feira (7 a 9),  a partir das 9h, na Casa do Povo – Rua Borges de Medeiros, 1.987.

Durante o dia, alunos e educadores participarão de atividades desenvolvidas pelo Projeto, com o objetivo de promover o conhecimento e estimular atitudes sustentáveis, através da capacidade transformadora da educação. Na oportunidade, conhecerão a Arena Cênica, composta pelo Túnel do Conhecimento – exposição científica interativa sobre energia elétrica que estimula o público a fazer suas próprias descobertas sobre a importância da energia, e pelo espetáculo teatral “Viagem ao mundo da eletricidade”, que visa a mobilização dos diferentes públicos na dinâmica do Projeto por meio de uma abordagem sensível e divertida. Após as ações, os estudantes poderão participar do Concurso Educativo da Caravana RGE, inscrevendo um trabalho referente à temática abordada pelo Projeto.

            A Caravana RGE é uma promoção da Rio Grande Energia (RGE), em parceria com a Prefeitura de Vacaria, através da Secretaria Municipal de Educação, e 23ª Coordenadoria Regional de Educação.

O projeto

Iniciativa do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE-RGE), o Projeto Caravana RGE leva educação, cultura, diversão e informação sobre Eficiência Energética, Uso Seguro da Energia Elétrica e Meio Ambiente para o universo escolar do nosso Estado, de forma lúdica, atraente e interativa. A empresa acredita que abordar, desta forma, temas que envolvem mudança de prática e de comportamento é o caminho para a conscientização. E que é mais fácil aprender brincando, isso todo mundo sabe. O Projeto é apresentado à comunidade escolar em dois momentos. Primeiro, são realizados os Seminários Regionais de Educação, onde os professores conhecem Projeto e sua proposta pedagógica, e todas as atividades teóricas e práticas referentes aos temas. Em um segundo momento, a Caravana RGE percorre os municípios participantes do Seminário, com ações também para os alunos.

Edição 2012/2013

Em sua segunda edição (2012/2013), a Caravana vai percorrer mais 94 municípios da área de concessão da empresa, dando continuidade à cultura da mudança de comportamento para a construção de uma sociedade melhor. A estimativa é atender professores e estudantes de 1.000 escolas em 250 ações. Além dos Seminários Regionais de Educação já ocorridos em Bento Gonçalves, Gravataí, Três Passos, Cruz Alta, Vacaria, Soledade e Sarandi, será realizado mais um Seminário no município de Erechim, cidade-polo da área de concessão da RGE. São encontros preparados especialmente para os educadores, com o objetivo de apresentação do Projeto, promoção do aprendizado e troca de experiências. A expectativa é de que 2.500 docentes participem dos Seminários.

Sobre a RGE - A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Criada em 1997, a empresa atende 262 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² – 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior pólo agrícola, pecuário, industrial e turístico do Estado. Desde 2006, a RGE faz parte do grupo CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro.

Programa de Eficiência Energética - O Projeto Caravana RGE – Educando para a eficiência faz parte do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE – RGE), existente há mais de dez anos e elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O PEE-RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica implantando ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, além de diversos outros atos, dentro dos Projetos: RGE em Casa; RGE na Escola; RGE no Hospital; RGE na Indústria; RGE no Saneamento e RGE nos Prédios Públicos. Com um investimento de R$ 96.000.000,00 em 55 Projetos realizados ao longo do período, o resultado foi de uma demanda evitada de 73.000 kW e de Energia Conservada de 250 GWh/ano.

Serviço:
O quê? Caravana RGE em Vacaria
Quando? Dias 6,7 e 8 de maio, a partir das 9h
Onde? Casa do Povo – Rua Borges de Medeiros, 1.987
Entrada gratuita

Crédito fotos: Divulgação / Caravana RGE


Michelle Pereira
Assessora de Imprensa
Núcleo de Comunicação
Axis Mundi Conceito Desenvolvimento
(51) 3391.4515 / (51) 9655.5874
michelle_pereira@conceitoaxismundi.com.br


AVISO LEGAL
Esta mensagem é destinada exclusivamente para a(s) pessoa(s) a quem é dirigida, podendo conter informação confidencial e/ou legalmente privilegiada. Se você não for o destinatário desta mensagem, desde já fica notificado de abster-se a divulgar, copiar, distribuir, examinar ou, de qualquer forma, utilizar a informação contida nesta mensagem, por ser ilegal. Caso você tenha recebido esta mensagem por engano, pedimos que nos retorne este E-Mail, promovendo, desde logo, a eliminação do seu conteúdo em sua base de dados, registros ou sistema de controle.

DISCLAIMER
This message is exclusively destined to the person(s) to which it is addressed, and it may contain confidential and/or legally privileged information. If this message is not addressed to you, you are notified from now on to do not disclose, copy, distribute, examine or, in any other way, use the information contained in this message, considering that it is illegal. In case you received this message due to an error, we beg you to return this E-Mail, immediately promoting the elimination of its content from your database, records or control system.