sábado, 27 de abril de 2013

NPC


http://www.piratininga.org.br
    

Boletim do NPC — Nº 232 — De 15 a 30/4/2013 Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais 

Notícias do NPC


Livraria Antonio Gramsci: sempre perto de você
img
.livraria Antonio Gramsci, do NPC, é um cantinho aconchegante localizado na Cinelândia, no centro do Rio. Ela foi criada com o objetivo de difundir obras de autores da esquerda brasileira e mundial. Sua equipe está atenta aos lançamentos neste campo do pensamento político, e também às obras já existentes que não podem faltar na estante daqueles que querem mudar o mundo. Nosso prazer maior é que você venha até aqui, mas, se por acaso estiver fora do Rio, não se preocupe. Nós enviamos para todo o Brasil. Nossa loja virtual está sendo criada e, em breve, será ainda mais fácil comprar livros em uma pequena livraria de esquerda que, embora seja uma empresa, não visa ao lucro. Tudo o que se arrecada é revertido para a própria livraria. Aceitamos doações e compramos livros usados.  .
Nossos agradecimentos a todas e a todos os que nos visitam periodicamente e que nos ajudam nesta alegre tarefa. Agradecemos especialmente ao ator Milton Gonçalves que nos visita desde a nossa inauguração. À jornalista Rosane Vargas que, mesmo morando em Porto Alegre, faz suas compras na livraria Antonio Gramsci. Aos professores Muza Clara, Miguel Borba Sá, Pedro Marinho e Rodrigo Castelo. A Sérgio Granja, Theo Rodrigues, Barão, Rosivaldo, Wendel, Jurandir e a tantos outros.


Minas, Paraná e São Paulo recebem Vito Giannotti para palestras sobre trabalhadores e comunicação
http://www.piratininga.org.br/images/vitão.jpg
.
No próximo dia 3, o coordenador do NPC, Vito Giannotti, ministrará palestra para professores e funcionários técnico-administrativos da Universidade Federal de Juiz de Fora sobre os desafios da comunicação na conjuntura política atual. "O objetivo é alertar para a necessidade de os sindicalistas usarem uma linguagem compreensível para os milhares de trabalhadores que pretendem atingir", explicou. Já nos dias 4 e 5, Vito dará o curso Comunicação sindical - teoria e prática para os servidores da UFJF e para trabalhadores de outros cinco sindicatos. 
.
Conjuntura política nacional é tema de palestra ministrada por Vito Giannotti
.
Nesta sexta-feira, 26.04, Vito deu uma palestra sobre a conjuntura nacional durante a 16ª Plenária do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná (Sindjus-PR), em Curitiba. O objetivo foi apontar algumas saídas para uma ação sindical adequada e capaz de responder aos desafios do momento. 
.
Coordenador do NPC debate mídia e trabalhadores em Osasco
.
A mídia hoje e sua relação com os trabalhadores será o tema da palestra que Vito Giannotti ministrará na sexta-feira, 10.05, em Osasco. Na plateia do evento, que acontece no Instituto Zequinha Barreto, estarão trabalhadores de várias categorias.  


A Comunicação que queremos


Brasil de Fato anuncia mudanças no projeto gráfico e edições regionais
img
.
O semanário de esquerda Brasil de Fato completou dez anos em janeiro de 2013 e traz uma importante novidade a partir de maio. Além do novo projeto gráfico para a edição nacional, terá edições regionais em formato tabloide em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.
.  
Com tiragens massivas, essas edições regionais serão distribuídas gratuitamente nessas cidades em locais de grande aglomeração dos trabalhadores, como metrô, central de ônibus, trens e em locais onde está a juventude trabalhadora das grandes cidades, como por exemplo, as universidades. 
.
"No Rio de Janeiro, serão 100 mil exemplares publicados semanalmente com o objetivo de atuar de maneira mais incisiva na formação da classe trabalhadora e na luta ideológica da sociedade brasileira", diz Nilton Viana, editor-chefe do jornal. Assim, esse veículo tão importante para a esquerda do país segue mantendo seu compromisso com os movimentos sociais e com todos aqueles que lutam e sonham com outro mundo.  
.
A primeira edição regional do Rio de Janeiro será lançada no dia 1º de Maio, nas manifestações do Dia do Trabalhador.  


Radiografia da Comunicação Sindical 


Andes e Abraço caminham juntas por uma Comunicação Alternativa 
[Publicado em 25.03.2013 – Por Abraço] O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) há um bom tempo tem sido atuante em mobilizações pela democratização das comunicações, em especial, para o movimento de Rádios Comunitárias. A Abraço (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária) e o ANDES-SN já caminharam juntos em várias iniciativas, com o objetivo de levar a Radiodifusão Comunitária para dentro da Academia. Leia aqui. 

De Olho Na Mídia 


Quando a mídia decide o que devemos pensar, vivemos a ditadura da mídia
[Por Caio Teixeira] O último artigo publicado no blog no qual tratei da Democracia na Venezuela provocou a intervenção de um qualificado leitor. Questionou-me ele em relação às notícias de que Chavez havia mantido uma guerra contra a mídia privada venezuelana citando como exemplo "o enfrentamento constante com os canais de televisão Venevisión, Globovisión e RCTV (que inclusive teve o pedido de renovação de concessão negado)". Afinal, indaga ele, Chávez foi mocinho ou bandido? Ou foi apenas mais um político que viveu acreditando em suas verdades, como todos nós "normais"?.
São dúvidas comuns que assaltam corações e mentes a partir das informações circulantes em nossa mídia, travestidas de jornalismo.
.
As indagações me levaram de imediato a escrever o que reproduzo a seguir. Continua em
http://criticadaespecie.wordpress.com/ 

NPC Informa


Abraço-SP realiza ato em protesto contra criminalização das comunitárias em Campinas
http://www.piratininga.org.br/images/ato_abraco_campinas.jpg
Foto: Cris Costa 
.
Uma vigília contra a criminalização das rádios comunitárias será realizada no dia 7 de maio, em Campinas, São Paulo. A manifestação acontece para denunciar a perseguição da Anatel e da Polícia Federal às rádios comunitárias e a seus dirigentes no estado. O ponto de encontro do ato será o Largo do Pará, às 12h e, depois, os manifestantes seguem até o Fórum da Justiça Federal de Campinas. Lá irão depor as testemunhas de defesa de Jerry Oliveira, coordenador executivo da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no estado de São Paulo (Abraço-SP), indiciado por calúnia, injúria, extorsão, ameaça, resistência e incitação à violência.  
.
A representação da Anatel diz respeito ao acompanhamento que Jerry fez de duas ações da agência em 2010. Em outubro daquele ano, a Anatel realizou fiscalizações truculentas e descumpriu uma decisão que a própria agência tinha anunciado, em junho do mesmo ano, de não entrar sem mandado judicial nos locais onde funcionam rádios comunitárias.  Conforme relato da Abraço-SP, as fiscalizações aconteceram fora dos padrões: numa das residências, a proprietária acordou e se deparou com um agente dentro de seu quarto. Onde funcionava a segunda emissora, a ação truculenta teve efeito direto na saúde da companheira do radialista. Grávida de cinco meses, ela passou mal e, depois, acabou perdendo o bebê. Jerry Oliveira presenciou a ação dos agentes da Anatel, registrou a ocorrência e hoje está sendo processado. "A Anatel e a Polícia Federal personalizaram a ação na minha pessoa, mas nós entendemos que é uma criminalização contra a Abraço", aponta.


Barão de Itararé lança núcleo no Rio
http://www.piratininga.org.br/images/lanc_barao_itarare.jpg
.
[Por Marina Schneider] O Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé lançou na quinta, dia 25, um núcleo no Rio Janeiro, em debate no Sindicato dos Jornalistas com a presença de Altamiro Borges, Marcos Dantas, Orlando Guilhon e Hildegard Angel. "Temos que agregar todos os setores que lutam pela democratização da comunicação. Tenho certeza que o núcleo do Barão no Rio tem tudo para realizar muita coisa boa", afirmou Altamiro. 
.
Na ocasião, o professor Marcos Dantas (UFRJ) afirmou que o Projeto de Iniciativa Popular para comunicação incorpora algumas novidades que estão em perfeita consonância com o que há de mais avançado em termos de legislação mundial. "A proposta está completamente ajustada ao que há hoje na regulamentação das comunicações nas democracias liberais, como Reino Unido, Alemanha, Austrália e Canadá, com algumas questões que nos tocam mais de perto, como o fortalecimento das comunicações públicas e comunitárias", explicou.  
.
O Barão de Itararé promove, de 8 a 12 de maio, em São Paulo, seu 1º Curso Nacional de Comunicação. O coordenador do NPC, Vito Giannotti, participa do curso no sábado, 11.05, quando dará uma palestra sobre instrumentos e linguagens.  


Maria de Medeiros apresenta documentário sobre ditadura brasileira
http://www.piratininga.org.br/images/maria_medeiros.jpg
.
[Por Ag. Lusa] A atriz portuguesa Maria de Medeiros apresentou, no Festival de Cinema Brasileiro de Paris, o documentário "Repare Bem", sobre a ditadura militar brasileira entre os anos 60 e 80. O filme, dirigido por ela, dá a conhecer a história de coragem de três gerações de mulheres que lutaram pela sobrevivência entre o Brasil, o Chile, a Itália e a Holanda nesse período.
.
O guerrilheiro Eduardo Leite Bacuri morreu em 1970 nas mãos da ditadura militar brasileira, depois de 109 dias de tortura. A sua companheira, Denise Crispim, perseguida e presa durante a gravidez, consegue fugir para o Chile depois do nascimento da filha Eduarda.
.
No Chile encontra os pais exilados, que dedicaram a vida à luta pela liberdade. A violência da repressão volta a atingir a família com o golpe de Estado de Augusto Pinochet em 1973, o que obriga pais e filhos a dispersarem-se pelo Mundo. Depois de 40 anos vividos entre a Itália e a Holanda, Denise e Eduarda receberam a Anistia e Reparação do Brasil. 


Democratização da Comunicação


Projeto de Iniciativa Popular para comunicação será lançado em 1º de maio
http://www.piratininga.org.br/images/lei_dem_com.jpg
.
Um Projeto de Lei de iniciativa popular que propõe um novo marco regulatório para a comunicação no país foi aprovado na última plenária do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, ocorrida no dia 19 de abril, em São Paulo. Uma iniciativa como esta precisa receber a assinatura de pelo menos 1% dos eleitores, ou seja, cerca de 1,4 milhão de assinaturas. 
.
De acordo com Orlando Guilhon, da Arpub e FNDC, "o projeto tem o foco no âmbito da radiodifusão, e procura suprir a lacuna da ausência de regulamentação dos Art. 220 a 223 da nossa Constituição, que assim se encontram desde 1988, portanto, há 25 anos. Ele combate o monopólio e oligopólio, garante a complementariedade entre os sistemas privado, estatal e público, regulamenta a regionalização da produção e veiculação, fortalece a produção independente... Enfim dá um grande passo para termos uma Comunicação mais plural e com diversidade de opiniões e de fontes de informação, baseado nas deliberações da I Confecom".  
.
O projeto será lançado no dia 1º de maio, no país todo. O objetivo é conquistar o apoio da sociedade e pressionar o Congresso para o debate. "Durante mais de dois anos esperamos que o atual Governo Federal, através do Ministério das Comunicações, viesse a público e apresentasse uma proposta de Projeto de Lei, que chegou a ser anunciada para consulta pública. Mas isso acabou não acontecendo, pois o Governo parece ter receio da reação da mídia privada, que confunde propositalmente regulação com censura. Por isso, as entidades da sociedade civil cansaram de esperar", afirma Guilhon.  


Em várias cidades ocorrem atos por novo marco regulatório das comunicações
Na tarde de sexta, dia 26, movimentos sociais, partidos políticos, sindicatos e outros setores da sociedade  realizaram um ato no centro da cidade do Rio de Janeiro em defesa de um novo marco regulatório para a comunicação no país. A atividade faz parte da Campanha "Para Expressar a Liberdade", organizada por entidades que defendem a democratização da comunicação. Este é o pré-lançamento do projeto de Lei de Iniciativa Popular para um novo marco regulatório das Comunicações. As assinaturas começarão a ser coletadas no dia 1º de Maio. 


Proposta de Pauta


Ministério das Comunicações quer acabar com rádios AM
[Por Miguel do Rosário] (...) Maldade em curso. O Ministério das Comunicações tenta acabar com as rádios AM. Como todas as rádios serão digitalizadas, Paulo Bernardo defende a conversão de todas para FM, ao invés de criar também uma faixa digitalizada para AM, como existe em tantos lugares do mundo. A medida, porém, significaria o fim da maioria das pequenas rádios AM, em função da necessidade de equipamentos mais caros. Será mais um golpe contra a pluralidade informativa no país.


Sindipetro-RJ: 11ª Rodada é altamente lesiva ao país
[Por Sérgio Cruz] Em artigo publicado em seu site, o Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) denunciou a realização do 11º leilão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP). Os trabalhadores afirmam que o leilão será "um negócio altamente lesivo aos interesses nacionais". "Vai-se trocar um patrimônio calculado em três trilhões de dólares por um bilhão de dólares", diz o texto do sindicato publicado na forma de editorial do site da entidade, coordenada por Emanuel Cancella. Leia aqui.


De Olho Na Vida


Encontrados registros de índios torturados pela ditadura militar
.
Uma das fotos que fazem parte do Relatório Figueiredo / Reprodução Estado de Minas
http://www.piratininga.org.br/images/indios_torturados.jpg
.
[Por Portal Vermelho - 19.04.2013] Foi encontrado recentemente, no Museu do Índio, no Rio de Janeiro, o Relatório Figueiredo, que estava desaparecido há 45 anos. Com mais de 7 mil páginas preservadas e contendo 29 dos 30 tomos originais, o texto redigido pelo então procurador Jader de Figueiredo Correia traz denúncias de caçadas humanas promovidas com metralhadoras e dinamites atiradas de aviões, inoculações propositais de varíola em povoados isolados e doações de açúcar misturado a estricnina.
.
Uma das versões sobre o desaparecimento do material era de que ele teria sido destruído em um incêndio no Ministério do Interior.
.
No total, a expedição percorreu mais de 16 mil quilômetros, entrevistou dezenas de agentes do Serviço de Proteção aos Índios (SPI) e visitou mais de 130 aldeias. Jader de Figueiredo e sua equipe constataram diversos crimes, propuseram a investigação de outros que foram relatados pelos índios e se chocaram com a crueldade e bestialidade de agentes públicos.


Imagens da Vida 


Chacina do Borel - 10 anos
.
Foto: Henrique Zizo
http://www.piratininga.org.br/images/dalva_gabi.jpg
.
Após passeata e ato, Maria Dalva Correia da Silva e Gabriela da Silva, inauguram placa em homenagem aos quatro jovens mortos na Chacina do Borel, na Tijuca, Zona Norte do Rio, em 16 de abril de 2003. Dalva e Gabriela são, respectivamente, mãe e filha de Thiago Silva, um dos jovens.


Dicas


Aula de Muniz Sodré abre período letivo do curso de mestrado na UFF
http://www.piratininga.org.br/images/muniz_sodre.jpg 
.
O pesquisador e professor Muniz Sodré fará no próximo dia 7 de maio a abertura do período letivo do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF). Sodré abordará o tema "Comunicação e Cultura hoje". O evento será realizado às 19h, no Bloco B (Instituto de Letras), no campus do Gragoatá (Niterói/RJ). Mais informações pelo site: www.ppgmidiaecotidiano.uff.br ou e-mail ppgmc@vm.uff.br.


Lutas do povo brasileiro são recuperadas no filme Uma História de Amor e Fúria
http://www.piratininga.org.br/images/hist_amor_furia.jpg  
.
Está em cartaz em várias cidades o belo filme Uma história de amor e fúria, dirigido e escrito por Luiz Bolognesi. O mote é a bela frase "Viver sem conhecer o passado é andar no escuro", que abre e encerra o filme na voz do ator Selton Mello, um dos dubladores da animação. O longa aborda 600 anos de nossa história de levantes e insurreições. Vai desde as lutas dos guerreiros tupinambás contra os portugueses, passa pelo movimento da Balaiada, cangaço, ditadura civil-militar e termina com uma fictícia guerra pelo controle da água no futuro. São apresentadas diversas lutas contra os opressores, mostrando a força de tantos guerreiros silenciados pela nossa história oficial. "Meus heróis não viraram estátuas, morreram lutando contra aqueles que viraram", diz o protagonista. E é parte da história desses esquecidos que o filme recupera. Quem mora no Rio, terá a oportunidade de assistir a este filme na próxima edição do DOMINGO É DIA DE CINEMA. Será dia 5 de MAIO, às 9h, no cinema Odeon, na Cinelândia, por R$ 2,00.  


Os 35 melhores filmes da esquerda
ft 
.
Você pode até não concordar com a seleção feita por António Santos para a páginaDiário Liberdade (http://www.diarioliberdade.org/), mesmo assim, não deixe de ler. Tem dicas preciosas. "Cinema e socialismo foram colegas de escola no princípio do século XX. Às vezes juntos, cresceram, apaixonaram-se, magoaram-se, desiludiram-se e continuaram a aprender. Esta lista, inevitavelmente incompleta e truncada de injustiças, resgata da História do Cinema as melhores e mais belas encarnações dos ideais da esquerda", afirma Santos. Leia aqui.


Memória


Você sabia? Em abril, comemoram-se os 52 anos da vitória de Praia Girón
ft 
.
Em abril de 1961, uma importante vitória em Cuba garantiria o sucesso da Revolução Cubana.  Em 17 de abril daquele ano, exilados cubanos, sob orientação dos EUA, invadem o sul da província de Matanzas, na região de Praia Girón, com o objetivo de estabelecer ali um governo provisório. Em 72 horas os invasores foram derrotados pelas tropas cubanas lideradas por Fidel Castro. Para a vitória dos revolucionários, foi fundamental o apoio da população da região, que saiu às ruas para defender as mudanças que estavam em curso no país. A partir desse momento é declarado o caráter socialista da Revolução Cubana. 


Entrevistas


Novo livro sobre mídia é inspirado em debate realizado no NPC
ft
.
Em entrevista, Dênis de Moraes fala sobre seu último livro, Mídia, Poder e Contrapoder, avalia o papel do jornalista e os desafios da comunicação de esquerda 
.
[Por Claudia Santiago, Marina Schneider e Sheila Jacob] Foi lançado no último dia 15, o livro Mídia, Poder e Contrapoder, organizado pelo jornalista, professor e pesquisador Dênis de Moraes e que reúne artigos dele, e dos também jornalistas Ignácio Ramonet e de Pascual Serrano. A ideia do livro surgiu em 2011, no 17º Curso Anual do NPC, quando eles participaram da mesa "Século XXI: mídia e ebulição no mundo latino, árabe e europeu". "O ponto de partida de Mídia, poder e contrapoder é o compromisso comum de interpelar a contemporaneidade, cada vez mais midiatizada e mercantilizada", explica o autor na apresentação do livro.  
.
O livro parte de uma análise crítica da mídia contemporânea, suas configurações, seus métodos de atuação ideológico-culturais e suas ambições de poder político e econômico. "Desdobra-se numa segunda parte em que focalizamos experiências que se expandem na órbita da internet, contrariando a lógica financeirizante e as diretrizes editoriais dos grupos monopólicos e potencializando processos e dinâmicas comunicacionais comprometidas com a diversidade informativa e cultural", explica Dênis. 
.
Na entrevista, o autor também avalia o papel do jornalista em tempos de avanço da internet e de intensificação da concentração monopólica dos meios de comunicação. Segundo ele, "apesar dos obstáculos, há chances de evoluirmos para práticas mais instigantes, cooperativas e humanizadoras do jornalismo, aproveitando ferramentas e espaços digitais e desenvolvendo formas cooperativas e compartilhadas de produção informativa independente". Dênis também apresenta os desafios que a comunicação de esquerda precisa enfrentar para se fortalecer como ferramenta de disputa de hegemonia atual. 
.


Artigos


O pacote de maldades na Comunicação
ft
.
[Por Miguel do Rosário] É uma afronta ao bom senso que a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) pretenda instaurar critérios puramente “técnicos” na distribuição dos recursos federais. Ou seja, todos aqueles gigantes que se deram bem na ditadura, silenciaram sobre a tortura e sambaram sobre o cadáver da nossa democracia, ganham um troféu do governo. Leia o artigo completo.
.
 

Expediente



Núcleo Piratininga de Comunicação
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912 - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 www.piratininga.org.br / npiratininga@uol.com.br
.
Coordenação: Vito Giannotti
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)
Redação: Marina Schneider (29769-RJ ) e Sheila Jacob
Colaboraram nesta edição: Caio Teixeira (SC), Mário Camargo (SP), Sérgio Domingues (RJ), Vito Giannotti


Se você não quiser receber o Boletim do NPC, por favor, responda esta mensagem escrevendo REMOVA.

 

 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim