sexta-feira, 1 de março de 2013

Confraria dos Ritos




FÓRUM 
"BIOMECÂNICA DOS RITOS"
aulas de interpretação, corpo, voz
e montagem do espetáculo

LABIRINTO KAFKA

EM SÃO PAULO

Local do FÓRUM:

OFICINA DE ATORES NILTON TRAVESSO

Rua Capote Valente, 667

Datas, Dias e Horários:

11, 13, 15, 18, 20, 22, 25, 27 E 29 de Março de 2013

Segundas, Quartas e Sextas - Das 18:00h às 22:30h 


Apresentação do espetáculo Labirinto Kafka
(para o público adulto com todos os participantes do Fórum)

TEATRO JUCA CHAVES - ITAIM -SP

Dia: 10 de Abril às 21h - APRESENTAÇÃO ÚNICA!

PROJETO QUARTA KAFKA


BATE PAPO 
com o encenador Janssen Hugo Lage 

Uma conversa para saber todos os detalhes do Fórum!

08 DE MARÇO - SEXTA- FEIRA 

21h - ENTRADA FRANCA 


Inscrições e informações:  (11) 3088-1258 ou (11) 95218-8664 (TIM)

OFICINA DE ATORES NILTON TRAVESSO

Rua Capote Valente, 667 - Pinheiros -SP


Release Método e Espetáculo


Biomecânica dos Ritos e o Teatro Fractal

A BIOMECÂNICA DOS RITOS e o TEATRO FRACTAL foram concebidos em 1990 por Janssen Hugo Lage, diretor artístico da Confraria dos Ritos. A filosofia de teatro e de atuação que envolve os 33 Ritos (que são práticas psicofísicas) foi desenvolvida a partir da fusão dos estudos do ator, diretor e teórico de teatro Vsevólod Meyerhold e dos rituais de purificação física e mental utilizados no antigo oriente há séculos. Todo o trabalho baseia-se no enfoque holístico da realidade, que sustenta a ideia de que o ser humano é muito mais do que a matéria física; é matéria e antimatéria; que estamos em um universo onde tudo está a interagir constantemente.

Através dos trabalhos físicos, psíquicos e intelectuais constantes e progressivos, os atores são estimulados à descoberta e ao domínio da Sensibilidade Intuitiva, da Consciência Ativa e da Egoência, conceitos de suma importância para o surgimento de novas possibilidades de expressão, que visam a construção de um melhor ator pela desconstrução de formas obsoletas de comunicação e de velhos paradigmas de atuação.

Para entender a concepção teatral de Janssen, é importante conhecer a definição de fractais; “objetos que apresentam auto-semelhança e complexidade infinita, ou seja, têm sempre cópias aproximadas de si mesmo em seu interior”. No Teatro Fractal o significado das criações do diretor está contido em si mesmas, por vezes sem dar evidências sobre o seu sentido e por outras dando informações para além dos limites do texto; pela respiração, corpo, ritmo ou tom. Seja na dramaturgia ou na encenação, as estruturas fractais aparecem e desaparecem constantemente, sem repetições precisas, mas com variações sutis, resultado da complexidade do conteúdo do trabalho desenvolvido. Curiosamente, muitas das obras de Franz Kafka são identificadas com essa visão teatral.

Espetáculo "FRAGMENTOS KAFKA" - O PROCESSO 

As obras de Kafka são, sobretudo, criticas à sociedade e análise profunda do comportamento humano. Sua escrita sui-generis sempre retrata o desespero do homem perante o absurdo do mundo. E é devido ao contexto da sociedade em que vivemos, surpreendida por episódios “kafkanianos” diários, que Janssen Hugo Lage percebe a força e a necessidade de somar as idéias e apontamentos do autor tcheco à potência do teatro.


A adaptação e encenação do mestre Janssen Hugo Lage traz duas das maiores obras do autor tcheco Franz Kafka, “O Processo” , no primeiro ato, conta o drama de Josef K., respeitável funcionário de banco que é preso de modo súbito e estranho. Ele tenta defender-se contra uma acusação que nunca lhe é formalmente apresentada e sobre a qual não consegue obter informações. “A metamorfose”, no segundo ato; traz Gregor Samsa, um caixeiro-viajante, que certa manhã acorda transformado num gigantesco inseto. Seu tormento gira em torno de sua própria situação e da forma como sua família reage à sua angústia.

Franz Kafka - Um autor de muitos processos

Franz Kafka, tcheco de língua alemã, foi considerado um dos principais escritores de literatura moderna. Sua obra retrata as ansiedades e a alienação do homem do século XX. Kafka nasceu em Praga, em 1883, cidade que pertencia ao império austro-húngaro, filho de um comerciante judeu muito abastado, cresceu sob as influências de três culturas: a judaica, a tcheca e a alemã. Na adolescência, declara-se socialista e ateu. Cursa Direito formando-se em 1906. Em 1917, é obrigado a afastar-se do trabalho devido à tuberculose. A maior parte das suas obras foi publicada postumamente. Fez parte, junto com outros escritores da época, da chamada Escola de Praga. Esse movimento era basicamente uma maneira de criação artística alicerçada em uma grande atração pelo realismo, uma inclinação à metafísica e uma síntese entre uma racional lucidez e um forte traço irônico. Além do realismo, seu estilo é marcado pela crueza e pelo detalhamento com que descreve situações incomuns. Em seus livros, é constante o confronto entre os personagens e o poder das instituições, demonstrando a impotência e a fragilidade do ser humano. Suas principais obras são “A Metamorfose” (1916) “O Processo” (1925) e “O Castelo” (1926).

Janssen Hugo Lage – Carreira

Janssen Hugo Lage é brasileiro, dramaturgo, encenador, produtor e iniciou seu trabalho em produções teatrais em 1983. Diretor de “OTELO” (1999), com o ator Norton Nascimento no principal papel, levou mais de 100.000 pessoas ao teatro em seis meses de temporada por todo o país. Após um período de quase cinco anos realizando projetos teatrais e culturais na Europa (2000-2005), Janssen retoma sua carreira no Brasil com este projeto que dá continuidade a um trabalho intenso na aplicação da sua linguagem para interpretação cênica: Biomecânica dos Ritos.

Inicia em 1985, no Centro de Pesquisas Teatral (CPT), como ator sob a direção de Antunes Filho. Em 1987, ainda participando do CPT inicia sua graduação em Direção Teatral na USP. Em 1991, principia seus trabalhos como diretor e dramaturgo com “Cemitério de Elefantes” e, em seguida a primeira montagem no Brasil de “Calígula”, em 1992, ambos no Rio de Janeiro. Em 1993, leciona na Faculdade da Cidade (RJ), aplicando a Linguagem dos Ritos, e em 1994 na Universidade Castelo Branco (RJ) e no Colégio Anglo Americano (RJ). Em 1995, dirige “Sonhos” de Henri Micheaux, espetáculo oriundo da Oficina de Montagem na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL - RJ), com posterior encenação no Festival Internacional de Teatro em Drury Lane, Londres em 1997. Ainda na CAL, em 1999, foram desenvolvidas pesquisa e criação de “Otelo”, de Shakespeare e “Intretom – Fragmentos da Linguagem”, sendo que “Otelo” percorreu o Brasil com grande sucesso, no ano de 2000. De 2001 a 2004, em Portugal, patrocinado pela Câmara Municipal de Lisboa, encena e produz o Projeto Shakespeare em Cena, onde foram realizados: “A Tempestade”, ”Rei Lear” e “Hamlet”. Em 2002/ 2003, agora na França, no CICT Centre International de Creation Theatral – Theatre dês Bouffes du Nord, Janssen participa de cursos e acompanha os ensaios de HAMLET, um dos últimos espetáculos do encenador Peter Brook. Em 2008, de volta ao Brasil origina o processo de criação de Labirinto Kafka e a criação da companhia teatral Confraria dos Ritos em Porto Alegre. LABIRINTO KAFKA GANHO 8 DOS PRINCIPAIS PRÊMIOS NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO EM ROSÁRIO DO SUL-RS


OFICINA LABIRINTO KAFKA NO THEATRO SÃO PEDRO JULHO DE 2008


Estréia LABIRINTO KAFKA - POA - JANEIRO DE 2009

LABIRINTO KAFKA - AGOSTO DE 2010
SAO PAULO



Inscrições e informações:  (11) 5012-8516
(11) 95218-8664 (TIM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim