quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Vírus no Site Outras Palavras


Site no ar – e livre de vírus!

Car@ amig@,
Entre os últimos dias de 2012 e as primeiras horas deste ano, “Outras Palavras” sofreu (e, ao final, venceu) um ataque que visava tirar nossos sites do ar – e conseguiu fazê-lo, embora por pouco tempo. Nas primeiras horas do dia 30, o espaço onde hospedamos nossos bancos de dados foi invadido e contaminado por diversos vírus. Minutos depois, o sistema de monitoramento do Google bloqueou a entrada de usuários, para evitar a propagação da ameaça. A própria redação perdeu contado com os sistemas de atualização, o que atrasou, por mais de 24 horas, a publicação de nossa Retrospectiva 2012 (que pode ser acessada a partir daqui:http://www.outraspalavras.net/2012/12/31/outro-ano-em-que-disputamos-o-futuro/).
Ela foi ao ar, finalmente, às 22h do dia 31 – mas a alegria durou pouco. Já na tarde de ontem (1º/1), enfrentamos novo ataque, de características idênticas. Um conjunto de leitores escreveu à redação, alertando que, ao tentar acessar os textos da Retrospectiva, recebiam alerta de vírus.
Embora realizadas no auge das festas de fim de ano, as invasões foram controladas e neutralizadas em poucas horas – muito mais rápido que numa agressão anterior, na primeira semana de julho, quando foram necessários três dias para sanar a tentativa de censura eletrônica. O êxito foi possível graças à mobilização imediata de profissionais de Tecnologia da Informação comprometidos com o software livre a circulação do conhecimento sem barreiras.
Também desta vez, não foi possível, infelizmente, identificar os agressores – algo extremamente difícil. Uma leitura de nossa Retrospectiva, ou o acompanhamento regular de nossos sites, são suficientes para mapear quem pode se sentir incomodado com nossas informações e pontos de vista.
Vale agradecer, em particular tod@s os que, tendo constatado a invasão dos sites, fizeram rapidamente o alerta. A lógica da colaboração, uma das grandes pistas para a superação do capitalismo, é o que continua a alimentar nosso projeto. A luta pela liberdade na internet – um dos temas da Retrospectiva 2012 – parece mais atual que nunca. Os textos que compõem nosso balanço do ano podem ser acessados livremente e em segurança. Avisos sobre problemas no site, ou outros assuntos, serão sempre bem-vindos. Um ótimo 2013, com nosso
Forte abraço
Redação de Outras Palavras

_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
http://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim