quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Burro na Posse


O burro da discórdia02/01/2013 | 17h09

Juíza pede que MPE mova ação contra o prefeito de Passa Sete por usar burro na posse

Chegada de Vanderlei Batista (PTB) montado no animal contrariou decisão judicial

Juíza pede que MPE mova ação contra o prefeito de Passa Sete por usar burro na posse Divulgação/Arquivo Pessoal
Prefeito chegou na prefeitura para posse montado em um burro emprestado Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal
Um burro está no centro de uma polêmica em Passa Sete, no Vale do Rio Pardo, depois que o prefeito Vanderlei Batista (PTB) chegou na posse montado no animal. Além de muito falatório na cidade de 5,1 mil habitantes, o uso do burro deve resultar em um processo judicial contra Batista, e ainda rendeu um apelido ao novo governante.

Nesta quarta-feira a juíza de Sobradinho, Luciane Glesse, pediu ao Ministério Público Eleitoral (MPE) que mova uma ação penal contra o prefeito pelo uso do animal. Tudo porque o uso do burro como meio de transporte contrariou uma liminar concedida pela juíza em favor da coligação adversária nas eleições de outubro, Passa Sete Somos Todos, encabeçada pelo PMDB.

Em nota, a juíza afirma que a liminar deferida na última segunda-feira foi motivada por “provas robustas” de que o burro estava sendo usado para satirizar e ofender “não só a imagem de um dos partidos integrantes da coligação, mas da democracia como um todo”. A determinação proibia a utilização de burro e de camisetas alusivas ao animal no dia da posse.

Os vídeos e fotos de Vanderlei Batista desfilando montado no animal foram encaminhadas ao MPE. De acordo com a juíza, o pedido é para que a ação penal seja movida contra o prefeito, e também contra a coligação que deu sustentação à candidatura dele, que inclui o PT, por desobediência à ordem judicial.

Segundo o promotor eleitoral designado para Sobradinho, João Ricardo Santos Tavares, a coligação do prefeito deve pagar uma multa de R$ 500 já prevista na liminar. Além disso, o caso será passado para a Procuradoria de Prefeitos.

— Esse é um delito considerado de pequeno potencial. Nesse caso é provável que se condenado ele tenha que prestar serviços, ou fazer alguma doação a uma entidade assistencial — explica o promotor.

Polêmica começou na campanha
A polêmica envolvendo o animal começou ainda na campanha. O prefeito afirma ter sido chamado de burro pelo adversário, Ataídes Lopes (PMDB), em um debate em uma rádio local. Ido, como é conhecido Ataídes, afirma que não foi bem como Vanderlei conta.

— Estávamos no debate falando sobre educação, e o transporte dos alunos. Eu disse que a vontade dele era que o povo fosse como ele. Aí foi ele que completou dizendo “burro como eu?” — lembra o candidato derrotado.

O que seria uma ofensa se transformou em símbolo de campanha para Vanderlei, e a imagem do burro passou a fazer parte da disputa — que teve desde tiros até camisetas com palavrões satirizando adversários — tudo devidamente registrado na Justiça. Depois da vitória, a história ainda gerou um apelido ao prefeito.

— Na verdade ele gostou da ideia de ser burro. E agora é assim que todo mundo chama, o prefeito burro — afirma Ido.


Prefeito: “Onde eu chego me chamam de burro velho”
No primeiro dia após a posse como prefeito, Vanderlei Batista se prepara para se defender de uma possível ação penal. Enquanto isso, tenta se acostumar com o novo apelido.

— Onde eu chego vem um gritando “o burro velho”. Fazer o que, são os meus eleitores — comenta Vanderlei.

De acordo com o prefeito, o uso do burro na posse não tinha a intenção de ofender os adversários, mas apenas cumprir uma promessa de campanha.

— Uso esse meio de transporte desde criança. Não podem proibir alguém de se deslocar montado em um burro — afirma.

Sobre o descumprimento da ação judicial, Vanderlei afirma que não foi notificado sobre a liminar da juíza que proibia o uso do animal. Ele ainda pretende processar os adversários.

— O ofendido desde o início fui eu. Me chamaram de burro e de pé de eucalipto, dizendo que em redor de mim não nascia nada — conta o prefeito.

Notícias Relacionadas

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim