domingo, 11 de novembro de 2012

Feira do Livro

58º Feira do Livro de Porto Alegre

Atenção!

Hoje à noite, ocorre o tradicional cortejo de encerramento da 58ª Feira do Livro. Às 20h, no Cais do Porto, haverá uma concentração que seguirá para a Praça da Alfândega, a partir das 20h30min, com a participação de músicos e cantoria.

-.-.-.-

Temática de domingo 11/11: Consciência Planetária 

Um domingo de consciência planetária

A Consciência Planetária propõe mudar a relação de dominação do ser humano sobre a natureza e criar um modo de produção e de consumo respeitoso com o meio ambiente.  Para refletir sobre o assunto, a Feira do Livro promove várias atividades, neste domingo, dia 11 de novembro.

A Hora do educador, às 14h, na Casa do Pensamento,  será sobre a consciência planetária com o Grupo de Voluntários do GreenPeace-Porto Alegre.

Às 14h30min, na Sala dos Jacarandás do Memorial do RS, Ana Lucia Azevedo conta histórias curiosas, a partir de suas entrevistas com  cientistas, agricultores, pescadores, esportistas e também caçadores de tempestades. Atividade conta tradução simultânea para Libras (Língua Brasileira de Sinais). Mais tarde, às 16h, na Praça de Autógrafos,  ela recebe leitores para o momento de dedicatórias em "Novos Tempos".

Ana é editora de ciência, meio ambiente e história do jornal O Globo. Em 23 anos de jornalismo já publicou mais de mil reportagens sobre temas ligados à ciência. Em 2011, recebeu o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica (CNPq) - a mais importante distinção concedida ao jornalismo de ciência no Brasil -, pelo conjunto de sua carreira. Ganhou também o Esso de Jornalismo na categoria Informação Científica, Ambiental e Tecnológica (2002).

Na Sala Oeste do Santander Cultural, às 15h, a contribuição dos estudos científicos interdisciplinares acerca das possibilidades de construção da paz social pelo não ocultamento dos conflitos é o assunto de debate entre Eduardo Pazinato, José Roberto Iglesias, Rochele Fellini Fachinetto.

Em seguida, às 16h30min, também na Sala Oesten, o advogado e político Fabio Feldmann  traça um panorama acurado dos desafios ambientais e sociais que é necessário enfrentar para ter um futuro sustentável. Feldman atua na área de meio ambiente e desenvolvimento sustentável desde os anos 70, como militante, parlamentar, secretário de estado e consultor. Participou da criação da Fundação SOS Mata Atlântica e da Associação de Defesa da Juréia. Ao longo dos últimos 30 anos, foi membro do conselho de diversas ONGs, nacionais e internacionais.

-.-.-.-

Confira outras atividades da programação do último dia da Feira:

Domingo, 11/11

Programação na área Adulta

14h30 - Novos tempos. Ana Lucia Azevedo, autora do livro, entrevistou cientistas, agricultores, pescadores, esportistas e também caçadores de tempestades, e nos
brinda com histórias curiosas como a do homem que saltou de balão para estudar a estratosfera. Local: Sala dos Jacarandás - Memorial do RS.

15h - Conflitos sociais e perspectivas da paz. A contribuição dos estudos científicos interdisciplinares acerca das possibilidades de construção da paz social pelo não ocultamento dos conflitos. Com Eduardo Pazinato, José Roberto Iglesias, Rochele Fellini Fachinetto e mediação de Alex Niche Teixeira. Local: Sala Oeste - Santander Cultural.

17h - Saúde, direito e bioética. As múltiplas interfaces entre as questões relacionadas à saúde, ao direito e a bioética, com Márcia Santana Fernandes, Judith Martins- -Costa e Denise Oliveira Cezar. Local: Sala Leste - Santander Cultural.

18h30 - Encontro com Mia Couto. Presença do escritor, jornalista e biólogo moçambicano em bate-papo com Jane Tutikian, Ruy Carlos Ostermann e Donaldo Schüler. Coordenação de Bia Corrêa do Lago. Local: Teatro Sancho Pança - Armazém B do Cais do Porto.

Programação na área Infantil e Juvenil

14h - Aprenda a desenhar com a família Falcote. Oficina digital com Jerri Costa e Taise Teixeira. Local: Sala de Vídeo.

14h - Consciência planetária. Palestra com voluntários do GreenPeace, de Porto Alegre. Local: Casa do Pensamento.

14h - Pela Cultura da Paz. Oficina de origami, com Marli Heck. Local: Ateliê da Imagem.

15h30 - Herdeiros de Sonserina. Encontro do fã-clube da saga Harry Potter, Herdeiros de Sonserina. Local: Território das Escolas.

16h - Concertos Comunitários Zaffari. Concertos Comunitários Zaffari em homenagem ao patrono Luiz Coronel. Deck dos Autógrafos - Pórtico Central do Cais do Porto.

Autógrafos

17h - Klester Cavalcanti - Dias de inferno na Síria - Saraiva - Praça de Autógrafos.


18h - Fabio Feldmann - Sustentabilidade planetária: onde eu entro nisso? - Terra Virgem - Praça de Autógrafos.

18h - Daniel Skowronsky (org.), Luiz Coronel, Celso Bernardi e Roberto Sirotsky
- Ideias registradas - Inteligência Corporativa / Pluralcom - Praça de Autógrafos.

19h - Caroline Silveira Bauer - Brasil e Argentina ditadura, desaparecimentos e políticas de memória - Medianiz - Praça de Autógrafos.



 
 
A 58ª Feira do Livro de Porto Alegre tem os apoios das leis estadual e federal de incentivo à cultura: Pró-Cultura/RS (Secretaria de Estado da Cultura) e Lei Rouanet (Ministério da Cultura)

Realização
Câmara Rio-Grandense do Livro

Equipe Assessoria de Imprensa
                             Anajara Godoi, Bianca Rosa, Fernanda Coiro, Gabriela Venzke,                                Luciana Vicente, Raquel Paulino, Rodrigo Peixoto

Coordenação
Carla de Andrade (51 9806-4427) e Cristiane Ostermann

www.feiradolivro-poa.com.br
Rodapé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim