sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Museu do Futebol

NEWSLETTER

Edição 08 - Movembro de 2011











Dia da Consciência Negra





Para celebrar o Dia da Consciência Negra, o Museu do Futebol realizará atividades nos dias 19 e 20 de novembro, sempre às 11h e às 14h. Os visitantes poderão testar seus conhecimentos e se divertir nos jogos "Qual treinador Sou Eu?" e "Qual goleiro Sou Eu?", que relembrarão a trajetória pessoal e profissional de atletas negros que fazem parte da história do futebol brasileiro.







Rir para não chorar

Você sabia que no país onde nasceu Pelé, o maior jogador de todos os tempos, os negros já foram proibidos de jogar futebol profissionalmente? Doutor em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Centro de Memória Vasco da Fama, Ricardo Pinto dos Santos fala sobre a luta dos atletas negros para serem aceitos nos grande clubes do país.











Foi somente em 1923 que um negro passou a integrar o elenco de um grande time brasileiro. Quais mecanismos os clubes usavam para afastar o negro da prática futebolística profissional?



Se a questão for transformação, sem dúvida, ela ocorreu apenas em 1923, no Vasco da Gama, onde a presença de negros na equipe gerou o maior debate do futebol brasileiro até aquele momento - sobretudo porque os clubes, através dos seus estatutos, impediam a entrada de negros e pobres em suas equipes, bem como nos seus quadros de sócios.





Em que momento os negros começaram "a virar esse jogo"?



O futebol, no inicio do século, foi o único esporte que possibilitou aos negros uma clara ascensão social. Notadamente, os negros atentaram rapidamente para estas questões. Logo, podemos dizer que o jogo virou rapidamente e que, acima da tudo, foi fruto da compreensão dos próprios negros sobre o potencial do jogo.





Qual a importância de se contar essa história, como o faz a sala das Origens do Museu do Futebol?



O Brasil é um país que pouco lê. Essa é a maior dificuldade que encontramos para sairmos do senso comum e conseguirmos esclarecer alguns pontos na história. No futebol isso se torna mais grave, sobretudo por ser um tema tão apaixonante e que, fundamentalmente, faz parte da identidade construída do brasileiro. Com toda essa importância temos que investir profundamente em divulgar trabalhos que nos ajudem na ampliação deste olhar.









10 de novembro



Olhar com Outro Olhar em Araraquara



A abertura da exposição Olhar com Outro Olhar, em Araraquara, acontece no dia 10/11, às 9h, no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria. Grátis.



19 e 20 de novembro



Dia da Consciência Negra



Os visitantes poderão participar de dois jogos que aliam conhecimento e diversão: "Qual Goleiro Sou Eu?" e "Qual Treinador Sou Eu?". As atividades acontecem sempre às 11h e às 14h.



29 de novembro



I Fórum Aberto de Torcedores



Representantes de clubes e torcedores se reúnem para debater diversos assuntos ligados ao futebol. Na estreia do FAT, o tema será "O novo papel do torcedor: consumidor?". Às 20h. Grátis









Futebol para todos



Na Sala das Origens, 382 imagens narram a chegada do futebol ao Brasil, o início da profissionalização do esporte e a luta dos negros para serem aceitos nos clubes. Essa saga, contada como uma das grandes conquistas do povo brasileiro no século XX, inicia-se em 1923, quando o Vasco da Gama (foto) integra ao seu elenco um jogador negro.













A Cultura da AcessibilidadeDiversos especialistas se reuniram no Museu do Futebol para o Seminário "A Cultura da Acessibilidade". Aberto ao público, o evento discutiu temas como políticas públicas para acessibilidade, o desafio das comunicações e a acessibilidade à cultura.











Fichários da Sala Jogo de Corpo



Em outubro, foi finalizado o trabalho de atualização da ala dos fichários, uma verdadeira "enciclopédia gigante" com informações detalhadas sobre os 129 clubes que já participaram da série A do Campeonato Brasileiro. O Grêmio Barueri (SP) foi integrado ao seleto grupo. Venha conferir!









Encerramento do Projeto Carlitos 2011



O mês de outubro marcou a conclusão da etapa 2011 do Projeto Carlitos, uma parceria do Museu do Futebol com a escola Carlitos, que fica no bairro do Pacaembu. Ambos criaram um jogo educativo que envolveu professores, educadores e alunos e que celebrou uma parceria de sucesso entre a educação formal - escola - e a educação não formal - museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim