sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Microcervejarias Gaúchas

Sossella apoia incentivos fiscais à microcervejarias gaúchas
Os problemas enfrentados pelas microcervejarias no Rio Grande do Sul foram discutidos nesta quarta-feira (9) em audiência pública da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa. O encontro foi proposto pelo deputado Gilmar Sossella (PDT) que apoia os incentivos fiscais às empresas, como por exemplo, o que fez Santa Catarina que reduziu para 13% o ICMS cobrado do setor, enquanto no Rio Grande do Sul o percentual continua sendo de 25%.
“Temos que ter consciência de que as microcervejarias são empresas que produzem produtos artesanais, onde o que prevalece é a qualidade e a diversidade, não estamos falando de indústrias de bebidas alcoólicas de larga escala”, comentou Sossella. O deputado justificou o pedido de audiência pública pelo fato de 11 microcervejarias já terem fechado as portas no Rio Grande do Sul por falta de incentivo.
O presidente da Associação Gaúcha das Microcervejarias, ArturWinter, afirmou que atualmente 60% da produção é usada apenas para pagar os impostos e isso inviabiliza o negócio porque as empresas são pequenas e tem em média me nos de dez funcionários. “Com o fechamento das microcervejarias o Estado perde arrecadação porque deixa de contar com mais uma fonte de recursos, se reduzir o ICMS vai ganhar na quantidade porque as empresas terão maior capacidade de investimento, vão expandir e produzir mais”, disse Winter.
O diretor jurídico da Associação Gaúcha das Microcervejarias, Jorge Henrique Gitzler, comentou as diferenças abismais entre as microcervejarias e as grandes indústrias reforçando que não é possível colocar os dois tipos de empresas no mesmo padrão fiscal.
Representando o governo do Estado participaram da audiência pública o diretor-adjunto da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, José Antônio Martins, e o diretor-adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Joni Kaercher. Porém, as propostas dos representantes do governo foram no sentido dos empresários buscarem financiamentos para o negócio.
Os deputados Gérson Burmann (PDT) e Gilmar Sossella (PDT) sugeriram uma reunião direta com o governador para falar do assunto porque os microcervejeiros precisam de incentivos fiscais e não de financiamentos para desenvolver o negócio. “A maioria já está com os equipamentos comprados, mão-de-obra treinada, a necessidade não é de financiamento e sim de redução da carga tributária”, argumentou Sossella.
O deputado se comprometeu a seguir articulando com outros parlamentares o apoio ao projeto e disse que vai realizar oficialmente, junto com outros colegas, o pedido de audiência com o governador Tarso Genro. “O objetivo é comum, o desenvolvimento do Estado, e com um bom encaminhamento da questão vamos conseguir sucesso no trabalho”, finalizou Sossella.
Também participaram da audiência os deputados Frederico Antunes (PP), Cassià Carpes (PTB) e Luis Fernando Schmidt (PT); os representantes da cervejarias Lagom, Maurício Charles dos Santos e Luciano Filipetto; Chopp Ouro, Zanir Antônio Paz; Original Bier, Luís Tiburski; Cerveja Coruja, Micael Eckert; Cervejaria Schmidt, Gustavo Dal Ri; e da Patós Produções Artísticas, Sidnei Roberto da Silva.
Fotos: Fabrício Soveral
Legenda: Deputado Sossella defende a redução de impostos para as microcervejarias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim