quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Londres

Crise econômica e violência policial desatam onda de protestos em Londres

Polícia assassina jovem negro e provoca levante na periferia britânica, descontente com a crise econômica e social
Da redação do "Opinião Socialista"

 
 
  Polícia reprime manifestantes em Londres

• O assassinato de um jovem negro pela polícia no subúrbio de Londres deu início a uma onda de radicalizados protestos que em pouco tempo se alastrou pela periferia da capital britânica . Mark Duggan, de 29 anos, foi morto pela polícia no bairro de Tottenham, no último dia 4 de agosto, em uma quinta-feira, em circunstâncias ainda não esclarecidas. Ele estava em um taxi quando foi atingido pelos disparos da polícia.

A Scotland Yard havia dito que os agentes apenas responderam aos tiros efetuados pelo jovem. O jornal The Guardian, porém, informou que os primeiros exames realizados em um rádio comunicador da polícia, revelam que ele foi atingido por disparos da própria polícia.

No sábado, dia 6, cerca de 200 pessoas, entre amigos e familiares protestaram na delegacia da região pela morte do jovem, com gritos de “Justiça para Duggan”. A polícia reprimiu violentamente a manifestação e só jogou mais gasolina na revolta. O protesto logo se transformou em uma revolta radicalizada que, no domingo, já se espalhava do norte de Londres, para a periferia ao sul da cidade, em bairros como Brixton, e até mesmo próximo do centro, como Oxford Street.



Leia matéria na íntegra (e assista o vídeo) no site do PSTU: http://pstu.org.br/internacional_materia.asp?id=13166&ida=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim